Internet

11/06/2015 11h41 - Atualizado em 11/06/2015 11h56

Google Imagens: 11 ideias para usar o buscador que ajudam no dia a dia

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Lançado em 2001, o Google Imagens é o motor de busca gráfica mais popular do mundo. Com funcionamento simples e a ferramenta ajuda bastante no dia a dia, seja ao permitir saber se alguém está usando uma foto sua indevidamente ou mesmo descobrir novas receitas, o nome de objetos e outras coisas. Confira as dicas a seguir e explore todo o potencial do Google Imagens.

Lista tem 10 dicas para você usar todas as funções do Google Imagens

Google Imagens tem funcionamento simples (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Google Imagens tem funcionamento simples (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

1) Papel de parede

O Google Imagens pode facilitar muito o trabalho de procurar um papel de parede para seu computador. Uma forma simples é digitar “papel de parede” junto com o tipo de imagem que você quer, como “papel de parede pássaro”. Outra dica é escrever a expressão em inglês, o que pode gerar mais resultados. Para aprimorar a busca, defina o tamanho exato do wallpaper nas ferramentas de pesquisa.

Pesquisa por papel de parede no Google Imagens (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Pesquisa por papel de parede no Google Imagens (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

2) Buscar fotos por autoria

Uma forma de conhecer mais obras de determinado artista visual é usar seu nome no Google Imagens. Podem ser quadros, fotografias, esculturas ou qualquer outra forma de expressão. Da mesma maneira, é possível procurar por peças publicitárias criadas por uma agência específica ou fotos de certas revistas.

3) Verificar se a imagem é original

Você tem um blog, recebeu uma foto legal para ilustrar um post mas não sabe se ela já foi publicada em outros sites. A "prova dos nove" pode ser tirada com o Google, que mostrará todas as ocorrências de imagens visualmente parecidas. Dessa forma você consegue saber se a foto é uma novidade na Internet ou não.

Pesquisa se foto já foi publicada em outros sites (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Pesquisa se foto já foi publicada em outros sites (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4) Descobrir se estão usando sua foto de forma indevida

Pessoas usando fotos sem a devida autorização é um problema bastante comum. Para se resguardar deste problema você pode realizar busca na sua imagem e ver se ela foi publicada por alguma pessoa ou empresa. Isso vale tanto para fotos pessoais quanto para profissionais, protegidas por direitos autorais.

5) Interesses gastronômicos

Com um monte de gente postando foto de comida nas redes sociais, é comum ficar com vontade de comer algum prato ou sobremesa, mas não saber exatamente do que se trata. Se isso acontecer com você é só usar a ferramenta de busca por imagem. Os principais resultados irão mostrar sites com fotos similares – e muito provavelmente acompanharão a receita.

Google Imagens pode ajudar a descobrir receitas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Google Imagens pode ajudar a descobrir receitas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

6) Conhecer celebridades

Alguém postou a foto de uma pessoa famosa nas redes sociais e você não faz a menor ideia de quem seja? Busque a celebridade no Google Imagens. Depois de saber o nome será possível pesquisar mais sobre o indivíduo e se inteirar sobre o que estão falando dele.

7) Identificar produtos

Ao viajar para outros países é comum encontrarmos produtos que desconhecemos. Quando isso ocorrer, tire uma foto da embalagem e faça upload do arquivo através do campo de busca do Google Imagens.

É possível fazer upload de fotos para pesquisar no Google Imagens (Foto: Reprodução/Raquel Freire)É possível fazer upload de fotos para pesquisar no Google Imagens (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

8) Descobrir plantas

O mesmo pode acontecer com plantas, especialmente se você for um curioso pela flora. Registre o vegetal que despertou seu interesse, pesquise a imagem no Google e acabe de vez com a dúvida sobre que espécie é.

9) Identificar espécies de animais

Você foi para um ambiente diferente e encontrou vários bichos que nunca viu. Antes de mexer no animal, use o Google Imagens para conhecer a espécie e saber se ela é perigosa ou não.

10) Pesquisar mapas impressos

Mapas impressos ainda são importantes em uma série de áreas. Procure mapas de determinado lugar no Google Imagens que ele retornará com um grande número de variações, que atenderão a diferentes necessidades.

Google Imagens mostra grande variação de mapas impressos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Google Imagens mostra grande variação de mapas impressos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

11) Adicionar uma foto ao Google Imagens

Se você quiser que uma fotografia sua apareça nos resultados do Google Imagens, basta postá-la em uma página como site, blog ou Tumblr. Quanto melhor for a descrição da foto, mais fácil será encontrá-la pelas pessoas que usarem o motor de busca.

Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares