Internet

18/06/2015 10h00 - Atualizado em 18/06/2015 10h00

Google Translate: lista tem 12 dicas para aproveitar o melhor do tradutor

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O Google Translate é o serviço de tradução online mais utilizado, mesmo assim alguns de seus recursos não são muito conhecidos. Você sabia que ele pode traduzir documentos, fotos e até salvar idiomas para traduções offline? Confira essas e mais dicas na nossa lista e aproveite melhor o tradutor.

Translate Community: Ajude a melhorar os resultados do Google Tradutor

Saiba como funciona o tradutor do Google (Foto: Reprodução/Youtube) (Foto: Saiba como funciona o tradutor do Google (Foto: Reprodução/Youtube))Veja 12 dicas para usar melhor o Google Tradutor e se dar bem no computador e no celular (Foto: Reprodução/Youtube)


1) Traduzir texto

O Google Tradutor pode traduzir textos de forma muito simples, mesmo que você não saiba qual é a língua. Selecione os idiomas desejados ou, caso não tenha certeza, clique em “Detectar idioma”. O texto será traduzido conforme você escreve e, quanto mais escrever, mais detalhada será a tradução.

2) Traduzir imagens

Se você quer traduzir alguma imagem com texto e está com preguiça ou quer economizar o tempo de digitação, você pode fazer isso através de uma simples foto. Abra o aplicativo e aponte a câmera para a imagem a ser traduzida e aguarde a tradução. Veja aqui o passo a passo para traduzir placas.

É possível traduzir textos através de fotos usando o Google Tradutor no celular (Foto: Divulgação/Google)É possível traduzir textos através de fotos usando o Google Tradutor no celular (Foto: Divulgação/Google)

3) Traduzir offline

O Google Tradutor permite fazer o download de idiomas para seu dispositivo, o que pode ser útil em alguma viagem. O processo é simples: selecione o idioma no aplicativo e clique no ícone de download ao lado do nome. Se você não encontrar o ícone, é porque esse idioma ainda não está disponível offline. Por enquanto, o recurso funciona apenas em aparelhos com Android. Veja aqui o passo a passo.

4) Traduzir pela fala

Para traduzir utilizando a voz, basta clicar no ícone do microfone no canto inferior esquerdo da caixa de tradução. Quando for solicitado, através do comando “Fale agora”, diga pausadamente a frase ou a palavra que deseja traduzir. Em alguns idiomas, você ouvirá a tradução falada; veja como usar.

5) Traduzir pela escrita

O Google Tradutor consegue identificar palavras através da escrita (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)O Google Tradutor consegue identificar palavras através da escrita (Foto: Reprodução/Maria Clara Pestre)


Caso seu teclado não possua suporte aos caracteres do idioma que deseja traduzir, é possível escrever a palavra. Para isso, basta selecionar os idiomas e clicar no ícone ao lado do microfone no canto inferior da caixa esquerda. Ali, escolha a opção de escrita e, com o mouse escreva a frase à traduzir. 

6) Traduzir uma conversa bilíngue

O Google Tradutor também ajuda na hora de conversar com alguém que fale outro idioma. Abra o aplicativo e selecione os idiomas. Em seguida, basta pressionar o botão com o ícone do microfone e falar. O tradutor irá reconhecer o idioma falado e traduzir para o outro automaticamente.

7) Traduzir páginas da web e documentos

Traduza documentos utilizando o Google Tradutor (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Traduza documentos utilizando o Google Tradutor (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O usuário pode traduzir conteúdos especiais, como páginas da web e documentos - a função está disponível apenas na versão para computador. Para tradução de website, selecione os idiomas, digite o endereço desejado na caixa à esquerda e clique em traduzir. Um link com a página no idioma selecionado será criado. Basta clicar nele.

Para traduzir um documento, clique em “traduza um documento” embaixo da caixa do lado esquerdo da página. Pronto, agora basta selecionar o arquivo e o documento será traduzido para o idioma desejado.

8) Ver ou excluir o histórico de traduções

Você também pode visualizar e excluir o histórico de traduções, mostrado na tela inicial do app. Para excluir um item individualmente, basta deslizar a palavra para a direita ou esquerda. Já para remover todo o histórico de uma só vez, acesse configurações e selecione “Limpar histórico”.

9) Salvar traduções em uma lista

Você pode salvar traduções para acessar posteriormente (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Você pode salvar traduções para acessar posteriormente (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

O Google Tradutor também te permite salvar as traduções em uma lista para serem acessadas posteriormente, inclusive offline. Para salvar, basta clicar no ícone da estrela embaixo da palavra traduzida. Para ver a lista completa, clique no ícone no canto superior direito da página.

Adicionar o plugin tradutor ao seu site

Você também pode tornar o seu site disponível em outros idiomas adicionando o plugin do Google Tradutor. Basta acessar a página de configurações do tradutor (translate.google.com), clicar em “Adicionar a seu website agora” e seguir as instruções.

Se você quiser que os usuários tenham acesso ao seu site já em versão traduzida, basta adicionar  #googtrans(en|CÓDIGO_IDIOMA_DEST) ao final da URL. Por exemplo, se for do inglês para o português, o link ficará da seguinte forma:

http://translate.google.com/support/#googtrans(en|pt).

Modificar seu teclado para outros idiomas

Clique na seta ao lado do ícone do microfone para escolher o teclado (Reprodução/Juliana Pixinine)Clique na seta ao lado do ícone do microfone para escolher o teclado (Reprodução/Juliana Pixinine)

É possível alterar o layout do seu teclado para pesquisar em outros idiomas no Google Tradutor. Primeiro, escolha os dois idiomas na barra superior e, em seguida, clique na seta ao lado do ícone do microfone. Escolha o teclado que deseja utilizar, incluindo a opção escrita, de acordo com o idioma selecionado previamente por você.

Ajude a melhorar o Google Tradutor

O Google Translate convocou profissionais e usuários comuns para ajudar a melhorar o serviço. Se você também que contribuir, vá até a Comunidade do Google Tradutor, disponível em inglês. Sua ajuda pode vir de três formas: traduzindo, classificando ou validando traduções. Dessa forma, também é possível colaborar para adicionar novos idiomas. Atualmente o serviço já conta com mais de 70 línguas.

O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares