Celular

19/06/2015 06h30 - Atualizado em 19/06/2015 06h30

Por que a bateria dos smartphones acaba tão rápido? Entenda

Carol Danelli
por
Da redação

Bom desempenho da bateria é um fator importante na hora de escolher um smartphone. Mas, quanto mais funcionalidades o aparelho tem, mais nos afastamos da ideia de boa performance. Alguns fatores como conexão, brilho da tela e, claro, o uso contínuo, fazem a carga ir embora mais rápido, mas podem ser otimizadas e fazer o smart funcionar de um jeito melhor. Confira quem são os principais vilões da bateria e o que fazer para salvar o seu smartphone.

Dez mentiras contadas sobre a bateria dos smartphones

carregador-motorola-cel (Foto: Divulgação)Conexão, brilho da tela e o uso contínuo são os maiores vilões do consumo de bateria (Foto: Divulgação)



Conexões

Estar conectado à internet não gasta apenas o pacote de dados 3G ou 4G, demanda também um esforço maior da bateria. A culpa é dos aplicativos que mantêm a atividade em background, como o Facebook, o e-mail e o WhatsApp

Esses apps continuam funcionando mesmo quando o seu smartphone está na bolsa ou enquanto você dorme e é isso que faz com que você receba as notificações. Esse recurso exige que a bateria continue trabalhando, enquanto deveria descansar.

moto-g-conexao (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Desabilite as conexões do seu smartphone para aumentar a vida da bateria (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Além da conexão de rede de dados, estar em um lugar com pouco sinal da sua operadora faz com que o aparelho precise “gritar” para se comunicar. Segundo o diretor de desenvolvimento de produtos da Qualcomm Roberto Medeiros, quanto menor o sinal, mais bateria se gasta. Porém, ele explica: “se você estiver em um lugar com o sinal cheio, mas as redes estiverem congestionadas, o aparelho continuará tentando se comunicar melhor, e com isso forçará mais a bateria”.

Solução: Uma forma de ajudar a poupar bateria é desligar as conexões Wi-Fi, 3G/4G, GPS, Localização e Bluetooth enquanto não estiver utilizando. Quando estiver completamente sem sinal, aproveite e desligue o aparelho, ou ative o modo avião.

Tela

Imagine um exército que está dormindo. Ao tocar a sirene, todos os soldados devem correr e entrar em formação. É isso que acontece cada vez que o usuário ativa a tela de um smartphone. A tela é a maior vilã das baterias e quanto maior ela é, mais ela gasta, pois precisa de mais “soldados”.

galaxy-s6-edge-problema-foto (Foto: Galaxy S6 Edge (Foto: Anna Kellen/ TechTudo))Telas grandes, com muito brilho e notificações gastam mais bateria (Foto: Anna Kellen/ TechTudo)

Solução: Controlar o brilho da tela e deixar o aparelho bloqueado é uma saída para ajudar a não gastar tanta carga. Alguns celulares possuem uma tecnologia que adequa o brilho da tela de acordo com a luminosidade do ambiente. Para quem não possui tais smarts, é possível encontrar softwares que cumprem o papel, como o Screen Filter.

Outra saída é utilizar temas mais escuros, papeis de paredes estáticos e desabilitar as notificações pull e push dos aplicativos.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Confira no Fórum do TechTudo

Consumo do usuário

Não, não é brincadeira. O usuário (sim, você!) é um dos principais vilões do consumo da bateria do smartphone. Os celulares têm cada vez mais funções e, por isso, são utilizados o tempo todo. Uma pesquisa feita pela agência britânica Tecmark, em 2014, identificou que os usuários checam o celular, em média 2.000 vezes por semana. Quase 300 vezes por dia. Quem nunca desbloqueou a tela pra ver se tinha alguma notificação do WhatsApp?

Antigamente, as baterias eram de Níquel e Cádimo, piores que as atuais, mas os aparelhos serviam apenas para ligar/receber chamadas, enviar sms e, no máximo, jogar Snake, o famoso "jogo da cobrinha". A tecnologia dos aparelhos avançou muito mais que a das baterias e, atualmente, temos muitas funções nos celulares, com baterias que não acompanharam sua evolução.

Jogo da cobrinha app (Foto: Divulgação)Além de telas menores, os celulares antigos tinham menos funções, por isso, a bateria durava mais (Foto: Divulgação)

Jogos e reprodução de vídeos são fatores que influenciam muito no gasto. Alguns vídeos, no entanto, já são H.265, um formato compactado que não ocupa tanto espaço e nem depende tanto do desempenho da bateria. 

Solução: De acordo com Roberto Medeiros, a saída é procurar celulares com bateria de íon de lítio, que possuem maior quantidade de mAH, e que suporte à tecnologia Quick Charge, pois possibilita recarregar completamente o aparelho em menos tempo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Targino Filho
    2015-06-20T09:35:31  

    Compre um Blackberry, certeza da bateria não te deixar na mão. Desisti de produtos da Samsung, todos um lixo.

    recentes

    populares

    • Targino Filho
      2015-06-20T09:35:31  

      BlackBerry faliu

  • Vinicius Mateus
    2016-02-17T10:13:15

    Um dos Aplicativos que mais prejudica a Bateria e o Facebook, já foi comprovado que sem ele o Aparelho apresenta uma melhora de 15%..

  • Eduardo Couto
    2015-07-28T00:38:40

    Infelizmente com a quantidade de apps que usamos a bateria vai pro saco.. Eu aprendi a usar aquele psafe pro android que ajuda a limpar o celular e dar uma guinada na bateria

  • Maicon Magalhães
    2015-06-20T05:47:18

    Uma dica util para a bateria durar mais é colocar no freezer por umas 8 horas, vão por min que vcs serão mais felizes kkk

  • Nivaldo Junior
    2015-06-19T22:14:38

    A melhor maneira de economizar bateria é deixar o celular desligado.

  • Fabio Batista
    2015-06-19T21:37:30

    Dicas: 1 - Não instale o aplicativo do Facebook 2 - Não instale o aplicativo do Facebook 3 - Não instale o aplicativo do Facebook "E o verso é repetido 44 vezes..."

  • Michel Jaime
    2015-06-19T20:12:25

    Acaba rápido.... para quem não tem um Sony...

  • Soberano
    2015-06-19T20:28:21

    Acho que se for o zéfone 5 só uma bateria de caminhão resolve kkkkkkkk

  • Daniel Lima
    2015-06-19T20:15:15

    O assunto é pastel ou bateria? AFFFF...

  • Lucinete Mello
    2015-06-19T18:26:42

    A grafia está correta. O sujeito e a bateria dos smartphones -o núcleo do sujeito e: bateria -portanto, a bateria acaba.

  • Edgar Bretas
    2015-06-19T15:39:53  

    Fui na lanchonete chinesa aqui no rio e perguntei de q era o pastel, a atendente chinesa me falou q tinha de carne e de flango com catupili ( lembrei logo dos cães encontrado congelado nos frezzers em uma lanchonete chinesa) e pedi de frango, to eu terminando meu lanche e pousa um pombo do meu lado, derrepente a atendente pega um pano e espanta o pombo gritando Xô flango, Xô flango, Xô flango......

    recentes

    populares

    • Edgar Bretas
      2015-06-19T15:39:53  

      kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Edgar Bretas
      2015-06-19T15:39:53  

      mitou kkkkkkkk

  • Wagner Vaz
    2015-06-19T12:16:51  

    Estagiário, o verbo deve concordar com o sujeito na oração, então: Por que a bateria dos smartphones acabaM tão rápido? Entenda;

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-06-19T12:16:51  

      Você é burro, cara!

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-06-19T12:16:51  

      sujeito é a bateria e não os smartphones, jamata.

  • Marcos Sousa
    2015-06-19T17:21:36

    E so sair do face e whatsapp q ela dura o dia td.

  • Abelardo Mauad
    2015-06-19T16:31:13

    Isso é igualzinho o cara que compra um carro de 6 cilindros, paga mais de R$ 200 mil e pergunta: é econômico?

  • Ahmad Hammoud
    2015-06-19T16:07:14

    então teu pastel era de pombo eca.

  • Sylvio Pascolato
    2015-06-19T15:56:29

    A materia traz boas dicas. Mais a conta é simples, se vc quer um smarth com tela acima de 4,7, 3g/4g, jogos, wapp, fb, messenger, skype, instagran, emails, tirar selfies e algo mais que não lembro ande com o carregador. Vc tem uma ferrari e ficar arrumando meios de economizar com combustível, nao pega subida, nao faz ultrapassagens, não coloca 4, 5, 6 marcha.... não adianta. De que vale o investimento.

  • Lucas Souza
    2015-06-19T15:55:12

    ja faco tudo isso mas minha bateria nao passa de 1 dia e meio nem atirando fogo...

  • Jessica Carvalho
    2015-06-19T15:20:10  

    Achei o Moto Maxx por R$ 1.671 no bizoo .com.br e você ainda pode ganhar até R$ 63,00 de reembolso em dinheiro na pechincha!

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-06-19T15:20:10  

      funciona

  • Wagner Vaz
    2015-06-19T12:19:07  

    Atropelando a Língua Portuguesa, isso é Brasil.

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-06-19T12:19:07  

      Cara, se toca!! O sujeito na oração é "a bateria". "dos smartphones" é complemento do sujeito. Portanto o texto está correto!!

  • Alessandro Queiroz
    2015-06-19T15:09:24

    Usar o brilho automático não gasta mais bateria, já que o sensor fica o tempo todo tentando detectar a luz do ambiente pra ajudar o brilho? Não seria melhor controlar manualmente e deixar sempre mais baixo?

  • Gleyson Castro
    2015-06-19T14:53:25

    é mais facil deixa modo aviao antes dormi kk

  • Everton Castro
    2015-06-19T13:16:45  

    não vou deixar de usar meu celular porque a bateria esta descarregando rapido, compramos aparelhos pelas suas funcionabilidades e minha dica e que comprem aparelhos que tenham bateria removiveis, deixa uma no bolso carregada acabou coloca a outra e pronto nada de economia precisamos do melhor que eles possam nos proporcionar!

    recentes

    populares

    • Everton Castro
      2015-06-19T13:16:45  

      Já ouviu falar em power bank? Bateria extra não se usa há tempos....

    recentes

    populares

    • Everton Castro
      2015-06-19T13:16:45  

      Ou compra aquelas baterias externas para poder dar uma, duas ou três cargas nele... tem ums pequenas que não são tão complicadas de levar no dia-a-dia.

  • Décio
    2015-06-19T13:53:19

    Já ouviram falar em power bank?....então procurem saber...

  • Felipe Henrique
    2015-06-19T14:32:55

    MOTOROLA >>>> IPHONE !!!

  • Rosemberg Segundo
    2015-06-19T14:13:19

    O que tem que melhorar são as baterias! cada vez mais, os smartphones vão ter mais aplicativos e mais processamento, com essas baterias que na maioria não passam de 2000mA fica difícil durar mais que 12 hs em atividade continua. Já tem pilhas recarregáveis com 5000mA porque não tem baterias com essas cargas ainda???