Mouse

30/06/2015 07h00 - Atualizado em 30/06/2015 07h00

Seu mouse parou de funcionar ‘do nada’? Veja as possíveis causas e soluções

Itair Siqueira
por
Para o TechTudo

O mouse é um item indispensável ao PC ou a alguns notebooks. Por ser usado com muita frequência, pode apresentar alguns problemas com o tempo de uso e isso prejudicar a utilização do computador para tarefas simples, como acessar a internet ou até para jogar alguns games. Preparamos uma lista de problemas e possíveis causas que podem atrapalhar o desempenho do mouse. Confira!

Mouse: conheça a história deste periférico tão importante atualmente

Saiba identificar possíveis problemas em seu mouse.  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Saiba identificar possíveis problemas em seu mouse (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Mau contato

Muitos mouses podem apresentar problemas de mau contato, principalmente os paralelos. Ao usar o computador e notar que o mouse para de repente, ou simplesmente não se move, verificar se ele está bem conectado na porta USB é uma das primeiras coisas a se fazer. Caso ele esteja bem conectado e mesmo assim o problema não for resolvido, desligue o computador, troque o mouse para outra entrada USB e ligue a máquina novamente. Assim, o sistema operacional pode reconhecer o mouse.

Trocar o mouse de porta usb pode ajudar a solucionar o problema (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Trocar o mouse de porta usb pode ajudar a solucionar o problema (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Cabo

Se o seu mouse for com fio, provavelmente ele deve estar embolado na bagunça de fios que um computador pode ter. Com certa frequência, o cabo fica preso e a gente tem que dar aquele "puxãozinho" para dar uma folga ao mouse.

Só que esses pequenos puxões danificam os fios que estão dentro do cabo que, por sua vez, são muito finos, fazendo com que eles se rompam e isso prejudique o funcionamento do mouse, podendo até inutilizá-lo. Deixar o fio do mouse sempre livre é uma ótima opção, evita danos ao cabo e prolonga a vida útil do mouse.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

Arrumar os cabos de maneira organizada evita que os mesmos se partam. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Arrumar os cabos de maneira organizada evita que os mesmos se partam. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Pilha ou problema no receptor

Com a evolução da tecnologia wireless, alguns mouses ganharam um ótimo upgrade e passaram a ser sem fios. Isso facilitou muito a vida de quem já estava cansado dos fios e precisava de mais liberdade para trabalhar ou jogar. Só que, para funcionar, os mouses precisam de baterias, sendo, normalmente, uma ou duas pilhas.

Com o uso, as pilhas vão perdendo força e o mouse também perde desempenho. Caso seu mouse esteja travado ou dando saltos na tela, verifique se a pilha está carregada. Alguns deles possuem indicadores luminosos para alertar que a bateria está fraca. Caso a bateria esteja carregada, verifique se o receptor está corretamente ligado na porta USB. Trocar o plug de porta também é uma opção caso não resolva o problema.

Alguns mouses possuem indicadores luminosos que avisam quando a bateria está acabando. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Alguns mouses possuem indicadores luminosos que avisam quando a bateria está acabando. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Software

Alguns mouses possuem muitos botões e muitas funções, como no caso do Razer Ourobouros, um mouse voltado para o público gamer que tem alta performance e várias funções programadas para facilitar o acesso a alguns componentes do jogo de forma rápida e precisa.

Caso você tenha um mouse desse tipo e alguns botões não estejam funcionando, verifique se o driver do mouse está corretamente instalado. Há também o próprio software que a fabricante disponibiliza para que você possa fazer um ajuste personalizado dos botões. Verifique se a versão do software que está instalada é a mesma do seu mouse e, como de costume, faça um check-up nos cabos e conectores para evitar possíveis dores de cabeça.

razer-ourobourosMouse Gamer Razer Ourobouros com várias funções. (Foto:Reprodução/Razer)

Mousepad

Pode não parecer, mas o mousepad tem função importantíssima na performance do seu mouse. Para quem faz trabalhos que exijam precisão, um bom mousepad faz toda a diferença na hora de executar a ação. Cada mouse tem uma quantidade de DPIs (dots per inch) ou pontos por polegadas.

Se um mouse tem 1000 DPIs, isso significa que ele lerá 1000 pontos por polegada. Se você não usa mousepad, pode estar perdendo toda a precisão que seu produto tem a oferecer. A dica é usar mousepads escuros, pois eles não refletem a luz óptica, assim, evitará pequenos travamentos ou imprecisões durante suas atividades.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares