Jogos de aventura

02/07/2015 08h00 - Atualizado em 02/07/2015 08h00

BioShock, The Witcher e mais: veja games que foram inspirados em livros

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Não é só no cinema que são feitas adaptações de famosas obras literárias. A indústria de games também usa a trama de livros consagrados para desenvolver o enredo de suas histórias e dar vida aos personagens. Esse é o caso de títulos como Assassin’s Creed, BioShock, The Witcher. Confira agora a lista de jogos populares que foram inspirados em livros.

Assassin’s Creed: conheça os livros e HQs que complementam a história do jogo

Spec Ops: The Line, The Witcher, BioShock, Dune e outros games adaptados da literatura (Arte: Daniel Ribeiro)Spec Ops: The Line, The Witcher, BioShock, Dune e outros games adaptados da literatura (Arte: Daniel Ribeiro)

BioShock (PC, Xbox 360 e PS3)

BioShock é um game de tiro em primeira pessoa com uma trama repleta de referências da filósofa russa Ayn Rand. Além disso, os cenários da cidade subaquática de Rapture exibem uma série de citações dos romances "A Revolta de Atlas" e "A Nascente" da autora.

Em BioShock o jogador conhece uma Rapture com toda doutrina objetivista de Any Rant (Foto: Divulgação)Em BioShock o jogador conhece uma Rapture com toda doutrina objetivista de Any Rant (Foto: Divulgação)

As sequências BioShock 2 e BioShock Infinite não fazem menção as obras de Rand. O jogador encontra ainda em seus ambientes distópicos alusões aos livros "1984", "A Revolução dos Bichos" e "Um Pouco de Ar, Por Favor!", do escritor britânico George Orwell .

Spec Ops: The Line (PC, Xbox 360 e PS3)

Protagonizado por um habilidoso soldado, Spec Ops: The Line é um jogo de tiro em primeira pessoa. A trama do game foi totalmente adaptada do livro "No coração das trevas", de Joseph Conrad.

Em um clima parecido com Apocalypse Now, Spec Ops: The Line também é uma adaptação de No coração das trevas (Foto: Divulgação)Em um clima parecido com Apocalypse Now, Spec Ops: The Line também é uma adaptação de No coração das trevas (Foto: Divulgação)

Com a missão de encontrar o coronel John Konrad, o jogador participa de imersivos combates em cenários de guerras, em uma Dubai devastada, ao mesmo tempo em que uma angustiante e complexa trama psicológica ocorre.

Assassin’s Creed (PC, PS3, Xbox 360 e Nintendo DS)

Inspirado no romance "Alamut", escrito pelo esloveno Vladimir Bartol em 1938, Assassin’s Creed apresenta um enredo bastante parecido com o livro, porém, com vários personagens substituídos por figuras históricas.

 Assassin’s Creed  recria toda a história e os mitos por trás de Assassinos e Templários no livro Alamut (Foto: Divulgação) Assassin’s Creed recria toda a história e os mitos por trás de Assassinos e Templários no livro Alamut (Foto: Divulgação)

A divertida jogabilidade e a envolvente premissa central de sua trama - destacando a rivalidade secular entre duas sociedades secretas - consagrou as continuações do jogo como uma das séries mais famosas da Ubisoft.

Alan Wake (PC e Xbox 360)

Alan Wake é um game de ação protagonizado por um autor de best-sellers de horror. Com muitas referências ao famoso escritor de romances de terror Stephen King e suas obras, o jogador encontra um clima de suspense imersivo e assustador.

Várias cenas de Alan Wake fazem referência às adaptações cinematográficas dos livros de Stephen King (Foto: Divulgação)Várias cenas de Alan Wake fazem referência às adaptações cinematográficas dos livros de Stephen King (Foto: Divulgação)

Além disso, o título possui muitas animações que reproduzem cenas de filmes inspirados em livros do autor, como "O iluminado", "Saco de Ossos" e "Apanhador de Sonhos e Insônia".

The Witcher (PC)

Em um imersivo mundo de fantasia medieval, The Witcher é um RPG de ação em terceira pessoa. A trama dele foi totalmente inspirada na série de livros de mesmo nome, escrita por Andrzej Sapkowski.

The Witcher práticamente dá vida ao herói Geralt de Rivia dos livros de Andrzej Sapkowski (Foto: Divulgação)The Witcher práticamente dá vida ao herói Geralt de Rivia dos livros de Andrzej Sapkowski (Foto: Divulgação)

Geralt de Rivia é o protagonista dessa e das demais sequências. O jogador se depara com muitas tramas e elementos que também estão no universo da saga literária.

Metro 2033 (PC e Xbox 360)

Metro 2033 é um jogo de tiro em primeira pessoa que também é uma adaptação do romance homônimo, escrito por Dmitriy Glukhovskiy. A trama apresenta um desolador mundo pós-apocalíptico povoado por sobreviventes de facções políticas e militares.

Em uma atmosfera sombria e imersiva, Metro 2033 coloca o jogador na perceptiva do protagonista do livro (Foto: Divulgação)Em uma atmosfera sombria e imersiva, Metro 2033 coloca o jogador na perceptiva do protagonista do livro (Foto: Divulgação)

O jogador acompanha a história a partir da perspectiva de Ayrtom, o jovem protagonista do livro, que participa de uma perigosa missão de resgate. Nessa jornada, o personagem precisará enfrentar gangues de criminosos, grupos extremistas e misteriosas criaturas mutantes.

American McGee’s Alice (PC, PS3, Xbox 360)

Com uma atmosfera intensa e sombria, American McGee’s Alice é um game de ação e terror psicológico em terceira pessoa que continua a história dos famosos livros infantis de Lewis Carrol.

American McGees Alice resgata a famosa personagem do clássico infantil em um universo macabro (Foto: Divulgação)American McGee's Alice resgata a famosa personagem do clássico infantil em um universo macabro (Foto: Divulgação)

A trama se passa alguns anos após as aventuras de Alice no país do espelho, com a protagonista já com 18 anos e internada em um hospício. O game faz várias referências aos personagens das obras do autor inglês, ao mesmo tempo em que o enredo macabro explora combates violentos e perturbadores.

Dune II: The Building of a Dynasty (PC e Mega Drive)

Lançado em 1992, Dune II: The Building of a Dynasty foi o jogo de estratégia em tempo real que consolidou o gênero, além de influenciar a jogabilidade das franquias Command & Conquer e Warcraft e Starcraft.

Famoso por consagrar o gênero de estratégia em tempo real, Dune II é inspirado em um dos maiores sucessos de ficção cientifica já escrito (Foto: Divulgação)Famoso por consagrar o gênero de estratégia em tempo real, Dune II é inspirado em um dos maiores sucessos de ficção cientifica já escrito (Foto: Divulgação)

Baseado no romance "Duna", escrito pelo americano Frank Herbert, o jogador precisa escolher uma das três casas reais interplanetárias que estão disponíveis para dominar militarmente o planeta de Arrakis.

Tom Clancy’s Rainbow Six (PC, PSX e N64)

Tom Clancy’s Rainbow Six foi o primeiro game de tiro tático em primeira pessoa de uma famosa franquia. O jogo foi totalmente inspirado no livro Rainbow 6, do escritor e historiador americano Tom Clancy, conhecido por seus romances de espionagem.

Tom Clancy’s escreveu livros que inspiraram games e ainda ajudou a elaborar suas tramas (Foto: Reprodução)Tom Clancy’s escreveu livros que inspiraram games e ainda ajudou a elaborar suas tramas (Foto: Reprodução)

Os games são protagonizados por John Clark, o herói do livro responsável pela unidade antiterrorista com os melhores soldados do mundo que dá nome ao jogo. Tom Clancy também ajudou a escrever a história das sequências de Rainbow Six e das franquias Splinter Cell, Ghost Recon, EndWar e H.A.W.X.

Dante’s Inferno (PC, PS3 e Xbox 360)

Com um enredo inspirado na obra "Divina Comédia", de Dante Alighieri, Dante’s Inferno é um game de ação e aventura em terceira pessoa que procura retratar os cenários do submundo no poema épico.

O jogador precisa ajudar o protagonista Dante, um habilidoso cavaleiro templário, a atravessar cada um dos nove círculos do inferno para resgatar das mãos de Lúcifer a alma de sua amada Beatrice.

Qual o melhor jogo de 2014? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares