Sistemas Operacionais

30/07/2015 16h15 - Atualizado em 22/02/2016 16h56

Windows 7 ou 8? Comparativo analisa também o novo Windows 10

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Ficar em dúvida sobre atualizar ou não o Windows para a versão 10 é normal. Muitas alterações foram feitas no sistema operacional da Microsoft e nem todo mundo sabe que mudanças são essas. Veja o rápido comparativo entre o Windows 7 ou 8. Ou, ainda, compare com o novo Windows 10 e veja quais deles tem as mais novas funções e apps.

Como forçar o download e a instalação do Windows 10 no seu computador

Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10? Entenda por que é vantagem atualizar o sistema (Foto: Reprodução/TechTudo)Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10? Entenda por que é vantagem atualizar o sistema (Foto: Reprodução/TechTudo)


Menu Iniciar: Presente nos Windows 7 e 10, mas ausente no Windows 8.1. Torna o sistema mais intuitivo e familiar aos usuários da Microsoft. No Windows 10, incorpora os live tiles (blocos dinâmicos).

Inicialização rápida: Hyperboot & InstantGo, ferramentas que permitem retomar rapidamente o trabalho no Windows, são encontradas nas versões 8.1 e 10. Com o recurso ativado, o sistema é capaz de manter a conexão com a Internet mesmo em modo de espera, permitindo fazer downloads e atualizar programas em segundo plano. No Windows 7, não há qualquer sinal dessa função.

Menu Iniciar está no Windows 7 e 10 (Foto: Laura Martins/TechTudo) (Foto: Menu Iniciar está no Windows 7 e 10 (Foto: Laura Martins/TechTudo))Menu Iniciar está no Windows 7 e 10; no último, porém, foi totalmente repaginado (Foto: Laura Martins/TechTudo)


Fixação de aplicativos: Fixar aplicações na barra de tarefas é possível nas três versões do Windows. No entanto, no Menu Iniciar, usando blocos, isso só pode ser feito no Windows 10.

Personalização: Da mesma forma, Windows 7, 8.1 e 10 permitem personalizar seu computador. Plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones, fontes… Tudo pode ser alterado para que a área de trabalho fique com a sua cara. Datado, o mais antigo pode parecer "sem graça". 

Windows Hello: Apenas o Windows 10 tem suporte ao Windows Hello, ferramenta de autenticação biométrica permite logar no sistema sem precisar de senhas. O recurso, vale lembrar, requer hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos.

Windows Hello está presente apenas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows Hello está presente apenas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

OneDrive integrado: Nas versões 8.1 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No Windows 7 isso não é possível.

Continuum: Só presente no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.

Microsoft Edge: O novo navegador da Microsoft está disponível somente no Windows 10. As versões anteriores do sistema vinham equipadas com o velho e polêmico Internet Explorer.

Presente apenas no Windows 10, Microsoft Edge substitui IE (Foto: Divulgação/Microsoft)Presente apenas no Windows 10, Microsoft Edge substitui IE (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows Store: A loja de aplicativos da Microsoft integra os Windows 8.1 e 10. Com funcionamento análogo à Google Play Store e à Apple Store, o ambiente permite comprar jogos, apps, filmes, músicas e programas de TV. A estrutura de apps só está disponível a a partir do 8.1.

Integração com Xbox: O Windows 7 não tem integração com o Xbox, mas as versões 8.1 e 10 têm. A diferença é que no Windows 8.1 o modo multiplayer é pago, enquanto que no Windows 10 é gratuito.

Desktops virtuais: Entre as versões, o Windows 10 é o único sistema que conta com desktop virtual de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela.

Desktop virtual é recurso nativo apenas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)Desktop virtual é recurso nativo apenas no Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)


Veja a tabela das funções do Windows

Windows8.1 10 
 Menu Iniciar ✓  ✓
 Fixação de aplicativos ✓✓  ✓
 Personalização ✓ ✓ ✓
 Windows Hello   ✓
 OneDrive Integrado ✓  ✓
 Continuum    ✓
 Microsoft Edge    ✓
Multitarefa     ✓
 Windows Store   ✓  ✓

Via Microsoft



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Santos
    2017-01-31T19:33:08

    Windows 7 é mais compatível que os outros (nisso ele tem vantagem)

  • Jarves
    2015-11-02T01:41:48  

    Esqueci de mencionar. Para Pedro Costa. Ditado popular: quando a esmola é demais o santo desconfia...windows 10...de graça....hunnn....aí tem.

    recentes

    populares

    • Jarves
      2015-11-02T01:41:48  

      Microsoft fecha os olhos quanto à pirataria residencial. Eles só cobram por uso comercial, ou seja, de empresas.

    recentes

    populares

    • Jarves
      2015-11-02T01:41:48  

      Na verdade a plataforma do windows 10 há diversas portas de entrada mais acessíveis a NSA. Seus dados são facilmente visualizados pelo governo americano. Tipo um free access. Acredito que quem não deve não teme é claro. Mas eu por exemplo quem trabalha com estudos e pesquisas. Principalmente pesquisas serias não gostaria de ter seus dados acessados.

  • Gui Marques
    2015-08-10T22:47:41  

    Fiz instalacao limpa do w10. Muito melhor q windows 7 e 8 mais rapido e consome menos memoria. Todos drivers rodando liso. Jogos tbm. Graficamente muito melhor. E vale a pena lembrar q a partir do 8 o kernel eh BSD muito melhor q NT. E agora no 10 podemos ver claramente os efeitos iguais do compiz do linux.

    recentes

    populares

    • Gui Marques
      2015-08-10T22:47:41  

      Isso eu concordo Linux é melhor

  • Rodrigo Rocha
    2015-08-11T15:35:48  

    Nenhum windows supera o Windows XP!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Rocha
      2015-08-11T15:35:48  

      Eu não to comparando a técnologia, e sim a usabilidade e aceitação.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Rocha
      2015-08-11T15:35:48  

      O kernel do XP é igual em todos os windons... De puro os programas que faço no XP rodando em máquina virtual pq o XP é mais leve..... sempre vai existir um uso p o Xp

  • Fernando Silva
    2015-09-25T16:04:24  

    Windows 10 Home 32 bits rodando que nem bumbum de neném! Obs: Olha que a configuração do meu pc é bem básico: Core 2 Duo 2.7, memória DDR2 3 GB. Funcionando normalmente =D

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2015-09-25T16:04:24  

      Primeiramente verifique o espaço em disco, ja que devido ao uso antes da atualizacao, verifique quanto de memoria o windows e os programas estao rodando se voce tem 4 gb e o pc ta usando 3.7 ja viu entao o problema eata aii. Tenta limpar arquivos e softwares inuteis, verifique os driver alguns drivers podem estar desatualizados ou nao serem compativeis com o novo S.O. e etc nao culpe o software por peoblemas de hardware

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2015-09-25T16:04:24  

      Se isso é básico, imagina meu Celeron 1.5 com 2 GB RAM... Nem tento, aliás a porcaria da Positivo (melhor ser chamada de Negativo) não atualiza os drivers.

  • Jarves
    2015-11-02T01:34:55  

    Windows 10 entra forçado ao tentar formatar um pc, com Windows 7 e 8.1. Somente o 8 e o XP estão fora desta lista. pra quem só usa para navegar...mais para quem usa softwares pesados de edição....só lamento....

    recentes

    populares

    • Jarves
      2015-11-02T01:34:55  

      Nao intendi sua citação...

  • Unknown
    2015-11-21T15:57:54  

    A verdade é o pessoal que não gosta de inovação tecnológica fica presa no passado usando Xp e 7 quem gosta de atualidade e coisas novas usa 8.1 e 10.

    recentes

    populares

    • Unknown
      2015-11-21T15:57:54  

      Não sei pq as pessoas negativam tanto esse comentário... XP já morreu faz tempo, e o 7 já tem um monte de coisa que não roda mais nele...

  • Pedro Costa
    2015-08-30T22:10:21  

    Windows 10 é Top !!! Windows 7 é muito bom também, mas tudo evolui, aos melancólicos de plantão: vamos acompanhar a evolução pessoal, windows 7 é passado, windows xp é pré-histórico. Viva a modernidade, viva Windows 10 !!! kkkk

    recentes

    populares

    • Pedro Costa
      2015-08-30T22:10:21  

      Eu tenho um not Dell com i5, 6gb ram, hd de 1tb e pelo que pesquisei não fui o único a ter problemas com o explorer do w10. Que o w10 é funcional eu não tenho dúvidas, testei ele ainda na versão beta e depois atualizei assim que lançou, mais acho que é azar mesmo de estar acontecendo isso. Entrei em contato com a dell e eles me aconselharam a voltar ao w8.1 e aguardar o sistemas receber correções.

    recentes

    populares

    • Pedro Costa
      2015-08-30T22:10:21  

      Máquina boa Daniel, bem usual.Boa sorte!

  • Amável Pinto
    2015-07-31T16:39:52  

    Essa do multitarefa doeu! XP se revirou no túmulo. Não, pera... XP não morreu ainda.

    recentes

    populares

    • Amável Pinto
      2015-07-31T16:39:52  

      Sem dúvida, Arthur Barth. O sarcasmo é sobre a "tabela das funções" que, convenhamos, é no mínimo um grande deslize. Onde está escrito Multitarefa, deveria ser "Visão de Tarefas", nome correto do novo recurso em PT-BR.

    recentes

    populares

    • Amável Pinto
      2015-07-31T16:39:52  

      Pra mim o windows 7 ainda é o melhor de todos, se formos contar outras diferenças entre o windows 10 e o windows 7, exemplo: o windows 10 tem incopatibilidade de muitos programas que rodam no xp/vista/7, o média player não reproduz um dvd de vídeo, não tem media center, e muitos outros, pois se fosse contar esse comentário iria ficar muito grande, mas possa ultilizar ele criando uma partição no meu HD.

  • Maria Reis
    2015-09-26T15:13:49  

    O melhor Windows é o mais estável e nesse momento o mais estável entre o 8;1 e o 10 é o 8.1

    recentes

    populares

    • Maria Reis
      2015-09-26T15:13:49  

      Windows 10 Home 64 bits funcionando perfeito em um Intel Atom 1.80Ghz com 2Gb RAM, para quem fala que com 2Gb de RAM fica ruim tem que usar a versão 64 bits do Windows 10... Do 7 ficava uma carroça com os 2Gb e era obrigado a usar o 32Bits, Já que a diferença é enquanto o 32 bits trabalha com 32 pacotes o 64 bits trabalha com 64 pacotes agilizando os trabalhos.

  • Icaro Bilinski
    2015-07-30T17:18:40  

    Fiz questão de fazer criar um login cheio de frescuras para falar dizer que vcs está Sertos!!! win7 e 8.1 não são multitarefa!

    recentes

    populares

    • Icaro Bilinski
      2015-07-30T17:18:40  

      nao perderá nada querida

    recentes

    populares

    • Icaro Bilinski
      2015-07-30T17:18:40  

      eu tive problemas com windows 10, a instalação foi show depois de um tempo começou a ficar um pouco lento, configuração da máquina um core i3 com 4 GB de ram DDR3, coloquei o cd do 7 para formatar e antes de qualquer procedimento de exclusão de partição ou formatação o hd já estava vazio

  • David Coelho
    2015-08-05T19:20:38  

    Lembrando que leitor biométrico já tinha no Windows 8. Eu usava no meu DELL Vostro.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-08-05T19:20:38  

      Nos dois casos é através de programas próprios do aparelho....

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-08-05T19:20:38  

      Errado, no Windows 8 era nativo. Pois tinha que ir em configurações > Segurança.

  • George Santos
    2015-07-31T21:20:22  

    Prefiro o Kurumin !

    recentes

    populares

    • George Santos
      2015-07-31T21:20:22  

      prefiro sua mãe

  • Pedro Guilherme