Celular

31/07/2015 09h00 - Atualizado em 31/07/2015 09h00

Galaxy S5 travando com Android Lollipop? Veja dicas de como resolver

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Alguns smartphones Galaxy S5apresentaram travamentos ou lentidão depois da atualização para o Android 5.0 (Lollipop). Isso prejudica o funcionamento, e pode desagradar a muitos usuários que preferem uma plataforma fluida, como na versão anterior do sistema. Por isso, confira dicas que podem deixar o sistema mais rápido e resolver o problema no aparelho da Samsung.

Como saber se um Galaxy S5 é original? Veja dicas e não caia em golpes

Na disputa com o Nexus 5, Galaxy S5 sai vencedor (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Na disputa com o Nexus 5, Galaxy S5 sai vencedor (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Confira formas de fazer o Galaxy S5 parar de travar com o Android Lollipop (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1) Esvaziar o smart

Para começar, é importante garantir que os travamentos não são resultado de um smartphone com memória lotada. Tente deletar fotos e vídeos que não precisa mais ou fazer backup na nuvem com Dropbox, Google Drive, entre outros serviços. O CCleaner é uma boa opção para limpar o cache, aqueles arquivos temporários que lotam o armazenamento sem o usuário perceber.

Libere espaço na memória do Galaxy S5 para melhorar o funcionamento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Libere espaço na memória do Galaxy S5 para melhorar o funcionamento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para verificar quanto de espaço de armazenamento e memória RAM estão ocupados, vá em "Configurações" e selecione "Armazenamento". Note que é mostrado o espaço total do Galaxy S5, com 16 GB. Caso precise de mais espaço, é recomendado comprar um cartão externo microSD para salvar os arquivos. No caso, o smart tem capacidade para até 128 GB.

2) Desinstalar apps

A instalação de cada aplicativo também ocupa espaço na memória do Galaxy. Além de fazer a limpeza de arquivos, uma boa dica é selecionar aqueles apps que não usa mais para desinstalar de vez do celular. Ao final do procedimento, vale verificar se não ficaram para trás pastas com arquivos, fotos editadas e vídeos fragmentados, que lotam o armazenamento.

Desinstale apps que não usa mais para liberar espaço (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desinstale apps que não usa mais para liberar espaço (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para isso, no Galaxy S5 com Lollipop, acesse o ícone “Meus Arquivos”, e, na tela seguinte, veja que há a divisão entre vídeos, imagens, áudio e mais, mostrando o espaço ocupado por cada um. Para acessar as pastas salvas no celular, toque em “Memória Interna” e delete o que não precisa mais.

3) Desativar animações

O Android Lollipop tem como característica a presença de animações durante o uso de recursos, para abrir janelas, apps e mais. No entanto, isso pode deixar o celular mais lento, já que demanda mais esforço da memória RAM. Caso o usuário enfrente problemas com a velocidade, e não queira resetar o aparelho, uma dica é desativar as animações.

Desativando animações para deixar o Android mais rápido (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desativando animações para deixar o Android mais rápido (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para isso, acesse as configurações e ative o modo de desenvolvedor no Android. Depois, estarão listadas as animações com a velocidade de execução: desative as que preferir e confira o resultado.

4) Fazer backup e restaurar

Se nada disso resolver, a solução mais eficaz é fazer o backup dos dados e resetar o aparelho para os padrões de fábrica. Isso vai eliminar a atualização Lollipop do celular e remover possíveis erros no sistema móvel. Para ajudar, confira uma lista com os melhores apps para fazer backup no Android, salvar contatos, conversas, fotos, vídeos e mais no microSD ou nuvem.

Solução dos travamentos pode precisar de uma restauração do sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Solução dos travamentos pode precisar de uma restauração do sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Depois que os dados estiverem salvos, inicie o processo para restaurar os padrões de fábrica do Galaxy S5. O sistema vai voltar para a versão inicial, que, neste caso, é o Android 4.4.2 (KitKat). Se a plataforma voltou a ficar com funcionamento fluido, você pode tentar novamente o update.

5) Instalar apenas a atualização oficial

Na hora de instalar uma atualização do Android no seu Galaxy S5, é importante lembrar que você deve fazer o download do update oficial, liberado para o smart. Muitos usuários baixam firmwares de sites e tentam instalar por conta própria. Essas versões podem conter bugs ou erros, o que afeta o funcionamento do celular.

Faça a atualização baixando o pacote oficial da Samsung para o Lollipop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a atualização baixando o pacote oficial da Samsung para o Lollipop (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Confira neste tutorial como atualizar o smart Galaxy para o Android 5.0 Lollipop de forma correta. O procedimento é feito pelas configurações do celular, no item “Sobre o dispositivo”. O usuário deve estar conectado a uma Internet rápida, além de manter a bateria do smart cheia antes de iniciar, com carga acima de 70%, para evitar falhas durante a instalação do sistema móvel.

Qual é a sua opinião sobre o Galaxy S6? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Costa
    2015-07-31T21:14:57  

    É só instalar o sistema "iOS 8" da Apple. Vai parar de travar na hora!

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-07-31T21:14:57  

      Vai sonhando... kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2015-07-31T21:14:57  

      esses applemaniacos não se ligam que a Apple já era.

  • Carlos Siciliano
    2015-08-26T11:35:17

    Meu s5 foi atualizado com a versão 5.0 direto da Samsung. Ficou uma droga. Se eu restaurar para o padrão de fábrica é certeza que ele retorna para a versão 4.2 kit Kate? Até onde eu sei depois de ema atualização do sistema operacional o celular permanece com a última versão instalada. Foi assim com um s2 que eu tinha.