Sistemas Operacionais

06/07/2015 17h01 - Atualizado em 06/07/2015 17h01

Liberte seu PC: veja uma lista com sete distribuições do Linux gratuitas

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Linux/GNU é o terceiro sistema operacional para desktop mais usado do mundo, e o único do top três que é de código aberto. Essa característica possibilita a criação de diferentes versões, com características distintas. Confira sete distribuições gratuitas do Linux que vão tornar sua vida mais fácil.

Linux: Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar

Veja sete distribuições gratuitas do Linux (Foto: Reprodução/Linux)Veja sete distribuições gratuitas do Linux (Foto: Reprodução/Linux)


1) Ubuntu MATE

Lançado em 2004, o Ubuntu é uma das distribuições mais populares. A mais recente delas é Ubuntu Mate, que trouxe melhorias, mantendo a facilidade de instalação. Também oferece várias aplicações importantes, entre as quais destacam-se Firefox, Thunderbird, LibreOffice, VLC Media Player e Steam.

Interface da distribuição do Linux Ubuntu MATE (Foto: Divulgação/Ubuntu MATE)Interface da distribuição do Linux Ubuntu MATE (Foto: Divulgação/Ubuntu MATE)

2) openSUSE

A openSUSE tem como característica principal a instalação simples e a flexibilidade da interface. Ela usa o YaST, uma espécie de portal onde é possível gerenciar o computador e ajustar configurações. O openSUSE conta ainda com Tumbleweed, que atualiza o sistema e aplicativos automaticamente.

Área de trabalho do openSUSE, distribuição do Linux (Foto: Divulgação/openSUSE)Área de trabalho do openSUSE, distribuição do Linux (Foto: Divulgação/openSUSE)

3) Mint

O Mint pode ser instalado facilmente a partir de USB ou DVD e oferece suporte multimédia completo. Não possui muitos recursos, mas é bastante estável. Assim, esta distribuição é para quem não tem paciência em fazer regressões do sistema, especialmente por contar com gerenciador de atualização. O Mint ainda suporta diversas interfaces populares, como Cinnamon, Mate, LMDE e KDE.

Distribuição do Linux Mint (Foto: Divulgação/Mint)Distribuição do Linux Mint (Foto: Divulgação/Mint)

4) Fedora

O Fedora tem três opções de perfil, variando conforme as necessidades do usuário. É possível baixar a versão workstation, a baseada na nuvem ou para servidor. O sistema usa principalmente a interface Gnome, mas outras opções de ambientes de trabalho também estão disponíveis. Esta distribuição é conhecida por ter muitas atualizações, com meses ou mesmo semanas de intervalo.

Área de trabalho da distribuição do Linux Fedora (Foto: Divulgação/Fedora)Área de trabalho da distribuição do Linux Fedora (Foto: Divulgação/Fedora)

5) Debian

Uma das mais antigas distribuições, o Debian é uma boa escolha para workstations e servidores. A versão de estação de trabalho vem com GIMP e LibreOffice pré-instalados. Possui suporte a diferentes interfaces, embora a Gnome seja a mais usada. O usuário pode optar pelas versões estável, em teste e instável, de acordo com seu próprio ânimo em desbravar novos recursos.

Debian é uma das distribuições do Linux mais antigas (Foto: Divulgação/Debian)Debian é uma das distribuições do Linux mais antigas (Foto: Divulgação/Debian)

6) SteamOS

O SteamOS é um sistema operacional voltado para gamers. Desenvolvido pela Valve, o sistema operacional é baseado na arquitetura do Linux e está em fase beta. Por causa disso, o suporte a jogos em máquinas com Linux é pequeno, embora esteja crescendo. Atualmennte o Steam OS já tem mais de mil games compatíveis com o Linux, de diversos perfis de desenvolvedores.

SteamOS, sistema com arquitetura Linux para gamers (Foto: Divulgação/Valve)SteamOS, sistema com arquitetura Linux para gamers (Foto: Divulgação/Valve)

7) Lubuntu

O Lubuntu é uma versão ultra leve do Ubuntu. Pensado para dispositivos com pouca RAM – e baixas especificações em geral -, como netbooks ou micros antigos. A distribuição usa interface LXDE, que apresenta aparência simples, mas bonita. Como consequência, o Lubuntu também consome menos energia.

Lubunto, versão leve do Ubuntu para dispositivos com baixas especificações (Foto: Divulgação/Lubuntu)Lubunto, versão leve do Ubuntu para dispositivos com baixas especificações (Foto: Divulgação/Lubuntu)

Qual é a melhor distribuição Linux? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mirai Densetsu
    2015-07-08T15:44:52  

    A manchete devia estar dizendo SEIS distribuições, já que citou o buguntu duas vezes.

    recentes

    populares

    • Mirai Densetsu
      2015-07-08T15:44:52  

      porque a distribuição Ubuntu faz novos sistema o que é igual a uma atualização só que divididas em outros sistemas

    recentes

    populares

    • Mirai Densetsu
      2015-07-08T15:44:52  

      Mas as duas distribuições citadas são exatamente a mesma coisa. Só muda o ambiente gráfico e mais nada.