Jogos de luta

03/07/2015 08h00 - Atualizado em 11/09/2015 14h28

Mortal Kombat: confira a evolução de gráficos dos títulos da série

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Mortal Kombat é uma franquia muito popular de luta que existe há mais de duas décadas. O MK foi lançado em 1992 e foi considerado um choque para mídia. Isso porque era a primeira vez que um game trazia tanta violência, o que mais tarde se tornou uma marca. Os gráficos também sempre foram um dos principais destaques dos títulos. Confira agora a evolução visual da série, que passou da captura fotográfica para modelos poligonais com grande riqueza de detalhes.

Confira o review de Mortal Kombat X

    Mortal Kombat: veja como foi a evolução gráfica da série (Foto: Divulgação) Mortal Kombat: veja como foi a evolução gráfica da série (Foto: Divulgação)

- Mortal Kombat (1992)

O game foi um dos primeiros jogos para consoles a exibir pessoas se matando em combates com muita violência. Mas o que mais chamava a atenção era o realismo (para a época) dos gráficos.


A Midway contou com um recurso inovador: a captura de imagens de atores reais a partir da digitalização de fotos, as quais depois eram transformadas em “sprites”. Curiosamente, Mortal Kombat não foi o primeiro título da desenvolvedora a capturar imagens. Esse "cargo" pertence ao modesto Pit Fighter.

- Mortal Kombat II (1993)

O processo de captura de Mortal Kombat foi rapidamente replicado por outras produtoras de jogos de luta. Mas a Midway virou uma expert no recurso. Para Mortal Kombat II, a empresa alterou pouco a fórmula de digitalização e apenas melhorou a resolução das imagens dos personagens. Apesar disso, ela ainda investiu no maior detalhamento dos cenários e, claro, adicionou mais sangue pixelizado.


Para capturar movimentos de personagens não humanos, como Goro e Kintaro, a produtora ainda utilizava recursos arcaicos, como bonecos de animação. Esse recurso ainda seria usado em Sheeva e Motaro, em MK 3.

- Mortal Kombat 3 (1995)

As primeiras versões de Mortal Kombat podem parecer “toscas” para os dias atuais. Mas, naquele tempo, os títulos representavam o que havia de melhor na digitalização de atores. Isso estabeleceu um padrão alto no desenvolvimento de games.


O terceiro capítulo da série trouxe um grande avanço na captura de imagens. Objetos renderizados em 3D foram usados nos cenários, que podiam mudar de lugar conforme a luta acontecia. A animação também melhorou bastante, mas, infelizmente, as versões para consoles caseiros seriam bastante modestas e não teriam muito do refinamento da versão para arcades.

- Mortal Kombat 4 e MK Mythologies: Sub-Zero (1997)

Depois do lançamento de Ultimate Mortal Kombat 3 e MK Trilogy para os o recém-chegados PlayStation One e Nintendo 64, a Midway finalmente decidiu lançar-se na produção de jogos com recursos tridimensionais. A produtora montou dois times: um para o desenvolvimento de Mortal Kombat 4 e outro para explorar novas possibilidades.


Assim, surgia Mortal Kombat Mythologies, jogo de ação que contava a história de Sub-zero. MK 4 e Mythologies contavam com cenas não interativas com grande apelo visual. Um recurso impressionante para a época - mas que seria conferido apenas no PlayStation. MK Mythologies foi o último título da série a apresentar atores digitalizados, enquanto MK 4 não foi muito bem recebido pelos fãs. Isso porque eles acharam os personagens em 3D toscos e com movimentação estranha.

Com isso, começava um dilema para os jogos seguintes de MK: apesar de serem bem avaliados pela crítica, eles não despertavam o interesse dos fãs, ao contrário de Street Fighter, Tekken, Virtua Fighter e outros.

- Mortal Kombat Deadly Alliance, Deception e Armagedon (2002 a 2006)

Assim como no PlayStation One e Nintendo 64, os anos foram difíceis para a franquia nos consoles Playstation 2, Game Cube e Xbox. Apesar de ter uma boa receptividade fora do Brasil, os games da franquia pouco cativavam os brasileiros.


Os três jogos foram desenvolvidos a partir da RenderWare Engine, o que havia de melhor na época em ternos de desenvolvimento de jogos. Mesmo com apostas em gráficos cada vez mais realistas, as diferenças em relação à jogabilidade clássica eram apontadas como o principal ponto negativo.

- Mortal Kombat (2011)

A NetherRealm Studios, formada a partir da extinta Midway, decidiu criar o nono título da franquia como um reboot. Mortal Kombat é um dos games da série com maior evolução gráfica, rodando sobre uma versão modificada da Unreal Engine 3.


Graças à boa modelagem dos personagens e do potencial gráfico dos consoles Xbox 360 e PlayStation 3, Mortal Kombat conquistou um novo nível de violência - muito mais visceral que os jogos anteriores. Uma das novidades dessa versão é o X-ray, um golpe capaz de quebrar ossos do oponente.

- Mortal Kombat X (2015)

Mortal Kombat X foi lançado em 2015. Embora não apresente uma grande mudança visual - principalmente em consoles como PlayStation 4 e Xbox One -, MK X mantém a qualidade visual acima da média e taxa de quadros a suaves 60 frames por segundo.


Ainda que utilize a modesta Unreal Engine 3, MK X continua com uma brutalidade ímpar com X-Ray e Fatalities criativos, mostrando os órgãos internos dos personagens sendo estraçalhados por golpes devastadores.

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  • Henriqe Silva
    2015-07-25T06:14:29

    Pura nostalgia!

  • Mateus Vieira
    2015-07-03T21:46:53  

    Está bem! Vou ser um pouco mais humilde. Eu sou um perito em MK1. Sou um dos melhores do mundo no primeiro jogo da série. Quem tiver MK Arcade Kollection no PS3 e quiser tentar a sorte comigo, estamos ae! ID= CASTLEVIAN.

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    • Mateus Vieira
      2015-07-03T21:46:53  

      Enquanto vc fica comentando,o que a sua fica fazendo ??..Vou correr atras da minha ...kkkk

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    • Mateus Vieira
      2015-07-03T21:46:53  

      Ta aqui comigo dando risada. Kkkk já to cuidando.

  • Raphael Borges
    2015-07-03T14:15:32  

    Pra mim o melhor deles é o Ultimate Mortal Kombat 3; não consegui até hoje decorar fórmulas de física nem de matemática financeira, mas as sequências de golpes (hits), os códigos e alguns brutallitys (ex: kung lao, kabal, sektor, cyrax e smoke etc) eu não eskeci nunka.

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    • Raphael Borges
      2015-07-03T14:15:32  

      Era bom jogar UMK3 no SNES.

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    • Raphael Borges
      2015-07-03T14:15:32  

      O melhor de todos para mim. UMK3 SNES

  • Rasputin
    2015-07-04T08:39:09

    Se for pararmos prá pensar, todos os golpes normais dos personagens são iguais, tirando os especiais e os personagens de 4 braços. Eu sempre me amarrei em MK.

  • Mateus Vieira
    2015-07-03T21:53:35

    Eu sou um perito em MK1. Sou um dos melhores do mundo no primeiro jogo da série. Quem tiver MK Arcade Kollection no PS3 e quiser tentar a sorte comigo na PSN, estamos ae! ID= CASTLEVIAN.

  • Ivan.caldas
    2015-07-03T13:24:23  

    no trampo o youtube é bloqueado, bom vou voltar a trabalhar.

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    • Ivan.caldas
      2015-07-03T13:24:23  

      VERDADE MANDA FOTOS AI, KKKKKKKKKKKKK

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    • Ivan.caldas
      2015-07-03T13:24:23  

      No meu não é bloqueado! hehehe

  • Mateus Vieira
    2015-07-03T21:08:59

    Eu sou o melhor do Brasil e um dos melhores do mundo em MK1, primeiro jogo da série. Quem tiver PS3 e quiser tentar a sorte comigo na PSN, estamos ae! ID= CASTLEVIAN.

  • Alexandre Lara
    2015-07-03T12:18:21  

    Matéria fraquinha ein ??Esqueceram de Mortal Kombat x DC ??Que apesar de dividir opniões tirou a Midway da lama e nasceu Netherealm....versões mobile....(teve até uma verão para o nes)etc..."vamu istudá istagiário"..

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    • Alexandre Lara
      2015-07-03T12:18:21  

      esse jogo é um lixo!!! ponto para o estagiário

  • Paulo Ferreira
    2015-07-03T15:23:58  

    Pq o Sub Zero sempre apanha pro Scorpion nos vídeos promocionais do MK? O cara n ganha uma

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    • Paulo Ferreira
      2015-07-03T15:23:58  

      Porque o criador da série ja falou que gosta mais do scorpion

  • Romildo Veiga
    2015-07-03T13:36:36  

    Esta matéria parecendo aqueles post's de Fóruns.

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    • Romildo Veiga
      2015-07-03T13:36:36  

      o melhor foi o mk2 lembro ate hj alguns fatalitys segura o B vai pro final da tela / 2x tras 1 pra baixo 1pra frente solta o B com subzero / segura o b todo segundo round com shang tsung chega perto e solta o B. vicio era tanto q lembro quase todos ainda.