Sistemas Operacionais

31/07/2015 14h28 - Atualizado em 31/07/2015 14h28

Tudo que os usuários de Windows 7 precisam saber sobre o Windows 10

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Lançado em 2009, o Windows 7 ainda é um dos sistemas mais populares da Microsoft. Assim como as versões 95, 98, XP e Vista, ele marcou uma era e conquistou os usuários. Por isso, muitos estão em dúvida sobre a atualizar ou não para o Windows 10. Veja tudo que você precisa saber, antes de migrar.

Comparativo rápido põe Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 lado a lado

3036464-poster-p-1-windows-10-start-button (Foto: 3036464-poster-p-1-windows-10-start-button)Descubra se a atualização para o Windows 10 é a coisa certa para você (Foto: Divulgação/Microsoft)


Menu Iniciar

Assim como o Windows 7 chegou para consertar o estrago causado pelo Windows Vista, o novo Windows 10 vem para corrigir alguns erros cometidos no Windows 8. O principal deles foi dar fim ao tradicional Menu Iniciar. Pois bem, no Windows 10 ele está de volta, com os botões de desligar e reiniciar, exatamente no mesmo lugar, como o usuário antigo do velho Windows 7 já está acostumado.

Dados e configurações

Ao migrar para o Windows 10, suas preferências, configurações, programas e arquivos serão mantidos. Para se prevenir caso o backup automático não funcionar, salve o que é importante antes do update.

Cortana

O Windows 10 conta com a Cortana, assistente pessoal da Microsoft. Com ela, o usuário pode usar sua voz normal para executar ações como “desativar Wi-Fi”. Por enquanto, ela ainda não entende português, mas uma versão para brasileiros vai chegar até o final desse ano. Para quem não gosta de "falar com o computador", é possível utilizar uma barra de texto para digitar os comandos.

Windows 10 traz assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft) Windows 10 traz assistente pessoal Cortana (Foto: Divulgação/Microsoft)

Gadgets

O Windows 7 permite incluir widgets, chamados de “Gadgets” pela Microsoft, na área de trabalho. Se você os usa, pode se despedir deles ao fazer a atualização, pois o Windows 10 não tem o recurso.

Versões do Windows 10

Há duas versões do novo sistema operacional para o consumidor final: Windows 10 Home e Windows 10 Pro. As duas são idênticas, exceto por recursos extras na versão Pro, tais como serviços de acesso remoto e Windows Update for Business.

Os usuários Windows 7 devem ter pelo menos o Service Pack 1 (SP1) instalado para fazer o update. Caso você não tenha, atualize o sistema uma primeira vez. Os computadores com Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic e Windows 7 Home Premium receberão update para o Windows 10 Home. Já os que tiverem Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate ganharão o Windows 10 Pro.

Games

Se você é gamer, a atualização para o Windows 10 pode ser bastante atrativa. O sistema é integrado ao Xbox, com streaming para o PC nativo. Além disso, a API gráfica DirectX 12 é exclusiva do Windows 10, o que significa que você vai precisar atualizar o software caso queira imagens superdetalhadas.

Integração com Xbox é atrativo do Windows 10 para gamers (Foto: Divulgação/Microsoft)Integração com Xbox é atrativo do Windows 10 para gamers (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows Media Center

Presente no Windows 7 e lançado em 2001, o Windows Media Center ficou de fora no novo sistema operacional. Caso você não queira abandoná-lo de jeito nenhum, o update pode não ser uma opção.

Atualização do Windows 10 funciona em computador com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 

Voltando ao Windows 7

Fez a atualização para o Windows 10 e se arrependeu? Não se preocupe, é possível reverter a situação. Basta ir na página de configurações, entrar em “Update e segurança” e selecionar “Recuperação”.

É preciso fazer isso no prazo de até um mês após a atualização do seu PC para o Windows 10.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Antonio
    2015-08-02T17:38:12

    Atualizar é fria! É só pra identificar os pirata!

  • Fabio Oliveira
    2015-08-13T13:58:48

    É a mesma historia quando lançaram o 7 : "o melhor sempre vai ser o XP, XP é melhor em tudo". Hoje ninguém quer largar o 7. So o tempo vai mostrar se ele vai ser aceito ou não. O problema é que o 10 se tornou muito de uso pessoal, deixando as empresas de lado. Onde mais de uma pessoa acessa o pc.

  • Cristhian Sousa
    2015-08-04T11:21:41

    Francamente, não trocarei meu W7 por nenhum posterior (até enquanto digito isto), não vi vantagens, apenas coisas supérfluas. Aparência legal, mas desempenho abaixo do esperado. Com o W7 eu tenho total controle. Até agora a Microsoft não me surpreendeu com seus novos sistemas. Pra mim parou no W7.

  • Ageu Barreto
    2015-08-04T05:19:51

    Eu atualizei para w10, mas voltei para w7 novamente. Pois no w10 minha Placa De Video Ati Hd3850 não rodou perfeitamente, não abria e dava erro no Driver AMD Catalyst. Por mais que eu tivesse feito o update para a versão AMD Catalyst 15.2 Win10 . continuava o mesmo problema. ai resolvi voltar para o w7 de novo. Vou aguardar mais um tempo até está 100% o sistema.

  • Bruno Santucci
    2015-08-02T11:49:59

    Duas coisas estranhas aconteceram após instalar Win 10 no inicio funcionou perfeitamente depois no meu outro note com Win 8.1 o papel de parede foi trocado pelo mesmo do note com win 10, depois os dois notes descofiguraram o Wi-Fi e fiquei sem , porem no Ubuntu continuou normal, só consegui entrar com cabo eternet

  • Luiz Junior
    2015-07-31T20:02:43  

    Não consegui atualizar o meu windows 7 para o 10. O meu windows não é pirata. Alguém poderia me fornecer alguma informação?

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2015-07-31T20:02:43  

      Não precisei baixar Iso, foi pelo update mesmo.....no começo apareceu falha, mas é só tentar algumas vezes que dá certo....acho q falhou por causa do tráfego pesado.

    recentes

    populares

    • Luiz Junior
      2015-07-31T20:02:43  

      O problemas que ocorreu comigo ao fazer update do Win 7 para o 10 foi uma coisa banal. Um conflito com o Avast. Basta desligar ou deletar o Avast que ele instala normal

  • Rogerio Silva
    2015-08-01T13:07:38

    Achei bem legal o novo Windows. Usava a versão 7 e "furei a fila" da reserva conforme instruções do Techtudo em outra matéria....foi bem tranquilo e toda a instalação não passou de 1 hora de duração.

  • Marcelo Freire
    2015-07-31T22:27:25  

    O sistema novo realmente está leve, me agradou bastante. Não fiz reserva nenhuma, e baixei hoje de tarde. Usava o 8.1, e pra baixar, apenas fui no site da Microsoft e baixei o MediaCreationTools, baixei em formato .ISO e emulei com o daemon tools, depois foi só instalar. Não precisa aguardar.

    recentes

    populares

    • Marcelo Freire
      2015-07-31T22:27:25  

      Realizei os mesmo procedimentos e em 2 horas ja estava instalado o W10, sendo que eu utilizava W7.

  • Pedro R
    2015-08-01T03:01:27

    possuo duas maquinas, um desktop com windows 7 e um notbook com windows 8.1, ambos estão dando problema na hora de atualizar. e quando tento baixar a ISO direto do site. no final do download, quando vai fazer a verificação aparece simplesmente problema. meu windows não é pirata! se for pirata vou processar a lenovo! ahuhauhauhuha

  • Gustavo Balbino
    2015-07-31T18:40:06  

    To esperando o meu atualizar e até agora nada

    recentes

    populares

    • Gustavo Balbino
      2015-07-31T18:40:06  

      agendei e foi muito facil a atualizaçao, gostei

    recentes

    populares

    • Gustavo Balbino
      2015-07-31T18:40:06  

      No site da microsoft tem um programa q baixa e atualiza

  • Daniel Bittencourt
    2015-07-31T15:54:12  

    esperando os comentários

    recentes

    populares

    • Daniel Bittencourt
      2015-07-31T15:54:12  

      Excluídos? Claro que não. Trata-se de uma atualização.

    recentes

    populares

    • Daniel Bittencourt
      2015-07-31T15:54:12  

      Aguardando...

  • Bruno Mol
    2015-07-31T16:43:45  

    Mostrar aplicativos mais usados", e "mostrar aplicativos adicionados recentemente",

    recentes

    populares

    • Bruno Mol
      2015-07-31T16:43:45  

      Não chego no meu pc a atualização

  • Albert Barotto
    2015-07-31T18:16:40

    baixei o win 10 pro por enquanto estou achando bom estou estudando o sistema ainda

  • Antonio Lendzion
    2015-07-31T17:55:53

    Esqueci de mencionar um aviso importante aos que possuem HD SSD... o Windows 10 reseta a opção de Desfragmentação de disco automática... um daqueles recursos de agendamento automático. Só lembrando não é recomendado desfragmentar HDs SSD.

  • Gilberto Filho
    2015-07-31T15:59:21  

    WIndows 10 é o Andoidre dos PCS

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2015-07-31T15:59:21  

      estou baixando e muito anciosa para começar a usar...rsrs

  • Antonio Lendzion
    2015-07-31T17:48:17

    Foi colocado na reportagem que "suas preferências, configurações, programas e arquivos serão mantidos. ", porém, não é bem isso que aconteceu comigo. Algumas personalizações que fiz do sistema foram totalmente resetadas após a migração. Outro problema que percebi é que os programas que não são compatíveis com o Windows 10 são simplesmente desinstalados durante a migração. Acho que deveria haver, durante a atualização, uma verificação dos programas que não são compatíveis, mostrar quais são eles e perguntar ao usuário se ele deseja realizar a migração mesmo assim.