Jogos de ação

19/07/2015 08h00 - Atualizado em 19/07/2015 08h00

Veja a evolução dos gráficos de Call of Duty, popular franquia de tiro

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Call of Duty é a série de jogos de tiro em primeira pessoa da Activision, que se destaca entre os games do gênero graças a seu popular modo online e campanhas repletas de ação e cenas cinematográficas. Com mais de 10 anos de estrada, a franquia mudou muito, inclusive em sua parte visual, que evoluiu com o passar do tempo. Confira a comparação entre os títulos, desde o primeiro Call of Duty até Call of Duty: Black Ops 3.

Call of Duty: Black Ops 3 é o novo game da popular franquia FPS

Call of Duty: veja a evolução de gráficos da popular franquia (Foto: Divulgação)Call of Duty: veja a evolução de gráficos da popular franquia (Foto: DivulgaçãoActivision)

Call of Duty

Primeiro título da série, Call of Duty foi lançado em 2003 com a missão de combater o então popular Medal of Honor, da EA. O sucesso foi instantâneo e o game logo figurou entre os favoritos dos fãs do gênero, também graças a seus bons gráficos.


Call of Duty 2

Já no início do longo ciclo de vida do Xbox 360, Call of Duty 2 foi um dos principais títulos do console, e também ganhou versões para PC e aparelhos da geração anterior. A melhoria no visual era notável e também um dos grandes trunfos do game na concorrência contra outros shooters da época.


Call of Duty 3

O game foi apresentado com destaque para os espetaculares efeitos visuais. Além disso, ele contava com um modo campanha digno de Oscar, graças aos belíssimos gráficos, que deram um incrível salto de qualidade.


Call of Duty 4: Modern Warfare

Primeiro game da série a abandonar a temática da segunda guerra mundial, Modern Warfare foi o precursor do subgênero que aborda conflitos modernos. Considerado um dos melhores da série, o jogo também se destacou por seus gráficos e campanha multiplayer memorável.


Call of Duty: World at War

De volta à segunda guerra mundial, World at War abusou das premiadas mecânicas de Modern Warfare para revigorar o tema. Com isso, ele acertou em cheio, pois agradou os velhos fãs da franquia. A parte visual também pôde aproveitar da evolução do último título, com belas recriações de cenários de combate.


Call of Duty: Modern Warfare 2

Continuação da bem sucedida primeira versão, Modern Warfare 2 foi pivô de diversas polêmicas envolvendo passagens muito violentas durante sua campanha. As cenas extremamente realistas, cortesia dos incríveis gráficos do game, mostravam um massacre em um aeroporto, e dividiram opiniões.


Call of Duty: Black Ops

Já estabelecido como o número um do gênero em vendas, Black Ops chegou com a missão de adicionar novidades à fórmula do game. Ele obteve sucesso com sua campanha cheia de ação, multiplayer online de qualidade e o divertido modo Zombies.


Call of Duty: Modern Warfare 3

Depois de mais algumas polêmicas sobre violência, o título estourou como um dos maiores sucessos da história dos videogames, e se envolveu em disputas diretas com o maior concorrente, Battlefield 3.


Call of Duty: Black Ops 2

A sequência Black Ops 2 apostou em versões futuristas de armas, equipamentos e mapas, dividindo opiniões entre os fãs de longa data. Outra mudança foi na campanha, que abriu um leque de decisões para os jogadores.


Call of Duty: Ghosts

Após versões com gráficos um tanto parecidos, Ghosts iniciou os trabalhos da série na nova geração de consoles, com versões para Xbox One e PlayStation 4. O impacto foi imediato, mas não demorou até o game ser considerado uma das versões mais fracas da história da série.


Call of Duty: Advanced Warfare

Correndo atrás do prejuízo causado pela última versão, Advanced Warfare chegou com status de salvador da pátria. Ele ousou ao incluir os poderosos exoesqueletos, capazes de fazer com que os soldados saltem grandes alturas. Os gráficos também receberam atenção especial e foram um dos destaques da versão, que foi bem recebida pelos jogadores.


Call of Duty: Black Ops 3

Agendado para o final de 2015, o game é aguardado com ansiedade pela enorme comunidade de fãs da franquia e promete mais novidades em todos os modos de jogo. Pelos trechos de gameplay liberados, também é fácil criar expectativa para a parte visual do título, que deve ser a mais bonita da história da série.


O que você acha de Call of Duty: Advanced Warfare? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Pinheiro
    2015-07-20T10:17:06

    Realmente houve evolução nos jogos, mas isso já era obrigação desde o ps1. Mas jogos Ótimos tanto o cod quanto o bf. Jogo os dois e me amarro,já o melhor de todos que não teve para a nova geração ao menos até agora E poderia surpreender seria o black do ps2.

  • Ivan Barbosa
    2015-07-20T09:42:17  

    JOGO MAIS OS BF 3 E BF4 SÃO MAIS REAIS.

    recentes

    populares

    • Ivan Barbosa
      2015-07-20T09:42:17  

      cod é vida...bf tédio...sem mais

    recentes

    populares

    • Ivan Barbosa
      2015-07-20T09:42:17  

      Não! battlefield era uma bosta .

  • Raposão Campeão
    2018-06-15T00:14:35

    Call of Duty: ghosts bom ! o melhor

  • Marco Santos
    2015-07-20T08:46:58  

    Mano, cadê o melhor ? Black Ops 1 é MONSTRO ! O melhor da série, na minha humilde opinião...

    recentes

    populares

    • Marco Santos
      2015-07-20T08:46:58  

      uma bosta black ops 1 \2

  • Paulo Luizari
    2015-07-19T22:26:49

    evolução de gráficos ? é isso mesmo que eu li ? acho que essa galera não conhece battlefield ,esse sim pode se falar em evolução ,jogo quase perfeito em tudo ,jogabilidade, gráfico, diversão, evolução, excelente em tudo ,agora os call of duty eram bons,foram piorando ano a ano,agora virou caça níquel, só querer lucros e nada de melhorar ,saudades do modern warfare 4

  • Michael Landgraf
    2015-07-20T08:55:55  

    Ainda nem li os comentários mais certeza que vai ter algum FanBoy de Battlefield.......

    recentes

    populares

    • Michael Landgraf
      2015-07-20T08:55:55  

      isso é bobagem eu gosto do dois bf e Cod pra mim os dois são bons

    recentes

    populares

    • Michael Landgraf
      2015-07-20T08:55:55  

      mais COD e melhor kkkkkkk

  • Tiago Silva
    2015-07-19T12:56:03  

    Deveriam ter usado todas as versões do PC com as melhores placas de vídeo pra mostrar a diferença. Há videos com gráficos muito melhores dos que foram mostrados nessa matéria.

    recentes

    populares

    • Tiago Silva
      2015-07-19T12:56:03  

      CARA N SABE FAZER MATERIAL MANO KKKKKKKKKK tu tem toda razão

  • Rogerio Francisco
    2015-07-19T21:04:47  

    O ruim da maioria dos COD é que se você ficar parado, brota inimigos sem parar.

    recentes

    populares

    • Rogerio Francisco
      2015-07-19T21:04:47  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk camper , exatamente

    recentes

    populares

    • Rogerio Francisco
      2015-07-19T21:04:47  

      Nem jogo on line, gosto mesmo é de campanha, é que jogos assim ficam surreais, prefiro MOH ou Brothers in Arms

  • Bruno Nardini
    2015-07-19T13:10:29  

    Revolução nos gráficos e retrocesso em todo o resto. MW3 foi uma piada de mau gosto, BO2 se salvou, mas depois dele, só lixo.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-07-19T13:10:29  

      bruno deve ser um fanboy de BF KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-07-19T13:10:29  

      9 meses depois...

  • Smile Vieira
    2015-08-03T08:58:38  

    Lembro do Lançamento de COD2 Nossa, que maravilha era. comprei rezando pra rodar no meu PC. e quando instalei e rodou, foram umas 2 noites sem dormir.

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-08-03T08:58:38  

      MELHOR DA FRANQUIA FOI O COD 4 MW

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-08-03T08:58:38  

      NA MINHA OPINIÃO KKK

  • Lindemberg Lyra
    2015-07-20T10:19:56  

    Joguei todos e o mais lixoso de todos foi sem dúvida o COD Ghosts, esse foi o dinheiro mais mal gasto em games que já fiz na minha vida!!

    recentes

    populares

    • Lindemberg Lyra
      2015-07-20T10:19:56  

      KKKKKKK ENTÃO PRODUZ UM MELHOR

  • Matheus Neris
    2015-07-20T10:01:39

    cod só mw2, bf wins

  • Pescador Parrudo
    2015-07-19T16:05:05  

    MW2 melhor multiplayer disparado!

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2015-07-19T16:05:05  

      mw2 é o melhor!

  • Daniel Alves
    2015-07-20T09:05:54

    Melhor jogo que eu já joguei foi MW2 e BO2.

  • Ivan Barbosa
    2015-07-20T08:54:55

    EU PARTICULARMENTE, GOSTO MUITO DO WARFARE 2

  • John Carlos
    2015-07-19T23:02:02

    Tô jogando o the wolfenstein the old blood e os gráficos são melhores que esses.

  • Michael Souza
    2015-07-19T22:42:38

    Falar q aw foi bem recebida e um equívoco com certeza quem fez a matéria não joga

  • Thiago Rodrigues
    2015-07-19T20:19:25

    Ainda prefiro os gráficos e jogabilidade do Crysis....

  • Marcelo Silva
    2015-07-19T17:47:58  

    Mw3 imbatível o resto não presta

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2015-07-19T17:47:58  

      verdade.

  • Marcelo Silva
    2015-07-19T17:46:19

    Se não tivesse mechido no jogo ele seria top ainda mas inventaram tanto que perdeu a essência.

  • Felipe Morais
    2015-07-19T17:12:53

    Sinceramente, pode ser até que os gráficos estejam se aperfeiçoando, mas o s enredos estão cada vez piores. Não consigo entender a graça de jogar uma campanha correndo. Por mais que a segunda guerra já tenha sido muito explorada, ainda há o que explorar. Mas ainda sim, dá para fazer um combate atual sem esse ritmo counter strike.

  • Erico Andrade
    2015-07-19T15:54:51

    Detesto a temática futurista, acabou com a série. Prefiro a boa e velha Segunda Guerra.

  • Murilo
    2015-07-19T15:42:47

    Mw3 o melhor

  • Adriano Fachiolli
    2015-07-19T10:39:36  

    Acho que estragaram a série com esses jogos futuristas demais.

    recentes

    populares

    • Adriano Fachiolli
      2015-07-19T10:39:36  

      Disse tudo, para mim o Black Ops 2 foi o último que prestou, é um pouco futurista mas o multiplayer nem tanto.