Roteador

19/07/2015 07h00 - Atualizado em 15/09/2016 11h28

Wi-Fi ruim? Veja roteadores dual band com melhor custo-benefício no Brasil

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Se você mora em lugar com aglomeração de pessoas – como em condomínios, por exemplo – pode estar sofrendo com interferência na sua rede Wi-Fi. Isso acontece basicamente por conta de ter muitos roteadores ligados ao mesmo tempo e operando na mesma frequência e canal. Uma das consequências é a diminuição de velocidade de transferência de dados dentro da rede.

Novo Wi-Fi cria conexão inteligente entre gadgets sem precisar de Internet

archer-c2-roteador-review1 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lista mostra as principais opções para você (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Para evitar esse tipo de problema, hoje existe no mercado roteadores do tipo dual band. Eles operam tanto na frequência 2.4GHz quanto na faixa de 5GHz. As principais diferenças entre eles estão em uma maior quantidade de canais e taxa de transferência de dados. Roteadores que operam em 5GHz, apesar de terem um alcance menor, tem uma melhor qualidade de sinal e possui até 23 canais distintos.

Listamos alguns roteadores dual band com melhor custo-benefício do Brasil. Mas lembre-se: antes de comprar um, é preciso certificar que seus dispositivos são compatíveis com roteadores de 5GHz. Outra dica antes de colocar a mão no bolso é verificar a incidência das redes Wireless com o aplicativo Wi-Fi Analyser. Confira.

D-Link DIR-816L

 DIR-816L tem tecnologia exclusiva da D-Link (Foto: Divulgação/D-Link) DIR-816L tem tecnologia exclusiva da D-Link (Foto: Divulgação/D-Link)

Custando em torno de R$ 180, o D-Link Dir-816 já é um roteador dual band preparado para o futuro. É compatível com o novo padrão AC, possui duas antenas externas de 5dbi e tem a função mydlink Cloud que permite, por exemplo, a visualização de uma câmera de segurança remotamente.

TP-Link Archer C20i

C20i faz parte da linha Archer da TP-Link (Foto: Divulgação/TP-Link)C20i faz parte da linha Archer da TP-Link (Foto: Divulgação/TP-Link)

Outro modelo com design pouco comum é o Archer C20i, da TP-Link. O roteador opera simultanemante nas frequências 2.4GHz e 5GHz, é compatível com protocolo AC, tem porta USB, e possui três antes internas. Seu preço gira em torno de R$ 200. 

Belkin N600

Traseira do Belkin-N600 (Foto: Divulgação/Belkin)Traseira do Belkin-N600 (Foto: Divulgação/Belkin)

Com design diferenciado, o Belkin N600 é um roteador dual band pouco conhecido, mas com um ótimo custo-benefício. Operando sob protocolo N com até 300Mbps de transferência de arquivos na rede, ele conta com quatro antenas internas, permite bloqueio de sites direto pelo setup e entrada USB. Seu preço gira em torno de R$ 120.

Qual o número de conexões simultâneas de um roteador wireless? Confira no Fórum do TechTudo.

Multilaser RE075

Modelo da Multilaser pode ser encontrado por cerca de R$ 190 (Foto: Divulgação/Multilaser)Modelo da Multilaser pode ser encontrado por cerca de R$ 190 (Foto: Divulgação/Multilaser)

Com duas antenas externas de 5dbi e uma taxa de transferência de até 300Mbps, o Multilaser RE075 é outra opção pouco conhecida entre roteadores. Ele é dual band, tem controle de largura de banda e WPS. Pode ser encontrado por  cerca de R$ 190.

TP-Link N600 WDR3500

TL-WDR3500 tem entrada USB e permite servidor FTP (Foto: Divulgação/TP-Link)TL-WDR3500 tem entrada USB e permite servidor FTP (Foto: Divulgação/TP-Link)

O N600 WDR3500 é outra opção da TP-Link para roteadores dual band. Com até 300Mbps de transferência de dados na rede, ele conta com porta USB, duas antenas externas de 5dbi, suporte para servidor FTP e gerenciamento remoto. Pode ser encontrado por cerca de R$ 200.

D-Link DIR-803

DIR-803 custa cerca de R$ 170 (Foto: Divulgação/D-Link)DIR-803 custa cerca de R$ 170 (Foto: Divulgação/D-Link)

Outro modelo da D-link compatível com o novo protocolo AC e com custo-benefício é o DIR-803. Custando cerca de R$ 170, ele suporta até 750Mbps de transferência na rede (300Mbps em 2.4GHz e 450Mbps em 5GHz), duas antenas externas, e também é compatível com IPV6.

Linksys E2500

E2500 da Linksys é um dos mais conhecidos da lista (Foto: Divulgação/Linksys)E2500 da Linksys é um dos mais conhecidos da lista (Foto: Divulgação/Linksys)

Custando cerca de R$ 320, o Linksys E2500 é um dos roteadores dual band mais robustos para essa faixa de preço. Ele conta com 4 antenas internas, gerenciamento de banda e até 600Mbps de transferência.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elcio
    2015-07-19T15:34:20  

    Coloquei bombril aqui na antena ,aumentou uns 20% a velocidade

    recentes

    populares

    • Elcio
      2015-07-19T15:34:20  

      esqueceram de colocar a ASUS. sem duvida a melhor !!

    recentes

    populares

    • Elcio
      2015-07-19T15:34:20  

      O N10? Já tive dois que estragaram, ele trava do nada e já era... a própria Asus diz que é bug do hardware e não tem solução.

  • Willian Dias
    2015-07-20T09:48:18

    Com coisa que o problema é o roteador kkkkkkk

  • Caio Chaves
    2015-07-20T10:54:30

    Roteador domestico e enfatizando o IPV6. Não entendo isso

  • Ricardo Santos
    2015-07-20T10:27:54

    Esse tipo de marketing deveria ser proibido. Isso não é reportagem! Mais uma enrolação, mais uma para enfiar goela abaixo dos desavisados e desinformados! Propaganda ridícula !!!

  • Ricardo Santos
    2015-07-20T10:24:57

    Tudo enganação.

  • Edi Rorato
    2015-07-20T05:50:29  

    Quem dera o problema de velocidade de acesso fossem os roteadores. O cara compra 10Mb e recebe um sinal muito instavel chegando ateh 20% disso, qualquer roteadorzinho meia boca consegue prover vazao ao que essas operadoras oferecem. O maior problema normalmente eh o alcance e o sinal. Os melhores sao Linksys EA6900 AC1900, D-Link DIR-880L Wireless AC1900, Asus DSL-AC68U, Netgear Nighthawk R7000, ASUS RT-AC3200 Tri-Band.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-07-20T05:50:29  

      Fabio, sorte sua, por enquanto tu eh uma minoria restrita. De qualquer forma, um roteador 802.11n (300/150Mb) simples ja supriria essa tua largura de banda. Em cidades do Interior do Brasil as vezes eh dificil conseguir 10Mb. Mas de qqr forma se eu tivesse essa largura compraria um router destes que citei acima com padrao ac, usb 3.0 para fazer um media center legal. Enfim...

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2015-07-20T05:50:29  

      A questão da velocidade do roteador incide diretamente na velocidade da rede local. Em matéria de velocidade do provedor de internet, jamais chegaremos as velocidades que a tecnologia dos roteadores nos proporciona. Tenho um Linksys EA6900, comprei especificamente para trabalhar em rede com stream. top. Em matéria de internet, a minha nem chega a 15 Mb.

  • Mineiro
    2015-07-20T08:53:50  

    Propaganda em forma de reportagem! É só pagar! Todos roteadores da mesma empresa!!

    recentes

    populares

    • Mineiro
      2015-07-20T08:53:50  

      Se pagaram para estar na reportagem, não sei, mas eu contei 5 empresas diferentes: D-Link, TP-Link, Linksys, Belkin e Multilaser.

  • JUNIOR WALSH
    2015-07-20T08:29:42

    Vale lembrar que para o dual band funcione, sua placa de wireless deve ter essa opção. Caso contrario não funciona!

  • Kelvin Santos
    2015-07-20T02:27:09

    TUDO uma farsa o segredo é saber fazer modulação de rede e ter uma boa fonte de alimentação no roteador e pronto .

  • Gilmar Faustino
    2015-07-19T22:07:57  

    Bando de mentirosos não sabem de nada e vem mentir pra galera, falem somente o necessário, se não sabem do assunto calem a boca. As operadoras no Brasil são uma piada!

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2015-07-19T22:07:57  

      Tu leu a matéria ? Aqui está falando de roteadores e não de operadoras. Aliás roteadores não servem obrigatoriamente para repetir o sinal da internet das operadoras, já que que tem a função também de ligar computadores que estão na mesma rede.

  • Erionaldo Barros
    2015-07-19T20:37:29

    Matéria desnecessária,com o que as operadoras oferecem aos consumidores,isso é piada,só desinformado acredita nisso...

  • Erionaldo Barros
    2015-07-19T20:37:29

    Matéria desnecessária,com o que as operadoras oferecem aos consumidores,isso é piada,só desinformado acredita nisso...

  • André Souza
    2015-07-19T19:05:12  

    Nenum desses lixos presta. o bom mesmo é o Mikrotik. Super configurável, estável. Muito bom! O único que fez o meu pc conectar no wifi com 300mbps...

    recentes

    populares

    • André Souza
      2015-07-19T19:05:12  

      Parabéns, agora tenta navegar em 300mbps... Não vai conseguir, pois não adianta tu conectar com o roteador nesta velocidade e não ter uma internet q suporte... E existem vários roteadores que conectam tranquilamente em 300mbps...

  • Thales
    2015-07-19T19:55:15

    em relação à tecnologia, o brasil está ferrado... todo mundo sabe que quem faz isso são as operadoras.

  • Joao Pereira
    2015-07-19T19:34:13

    no fim, compre o airport da Apple mesmo .... foi o unico que deu jeito no meu wifi

  • Dionísio Silva
    2015-07-19T15:33:54  

    Cinco anos atrás, esta matéria seria pioneira. kkkk O problema não é o roteador. O problema é o gateway, a conexão com a operadora que em média é de 5 megabits. Vergonha...

    recentes

    populares

    • Dionísio Silva
      2015-07-19T15:33:54  

      Não ééé.... tadinhos, só os estagiários do tectudo não sabem que tudo isso não vale de nada, já que a internet oferecida no Brasil é uma porcaria (pra não dizer b....).

  • Porangatu
    2015-07-19T19:00:26

    Vou ter que reclamar pro meu vizinho, ele precisa dar um UP na internet dele.

  • Cassiano Filho
    2015-07-19T18:32:48

    Tudo aqui é pra lá de milagroso, é fantástico, é excepcional....cada matéria chifrim q vou te contar, eu hein

  • Sérgio Fernandes