Jogos de RPG

01/08/2015 08h00 - Atualizado em 31/03/2016 07h52

Conheça as 10 melhores remasterizações para a nova geração de consoles

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

Embora a nova geração de consoles tenha uma biblioteca repleta de excelentes títulos exclusivos, como The Witcher 3: Wild Hunt, Batman: Arkham Knight e Bloodborne, não há como negar que, de fato, o número de remasterizações ainda é maior. Enquanto muitos relançamentos são questionáveis por não oferecerem nada de novo, além da resolução e taxa de frames elevadas, outros jogos destacam-se com elementos inéditos adicionados ao material original. Confira a lista com as melhores reedições para PlayStation 4 e Xbox One.

Resident Evil 0 HD exibe gráficos remasterizados em trailer

GTA 5 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)GTA 5: game recebeu tratamento especial. (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)


GTA 5 (PlayStation 4, Xbox One e PC)

O famoso game de mundo aberto da Rockstar, protagonizado por Franklin, Michael e Trevor, recebeu tratamento especial, além do aprimoramento visual. O modo em primeira pessoa, no qual é possível se aventurar por Los Santos online e offline sob uma nova perspectiva, proporcionou uma experiência bastante diferente aos jogadores já familiarizados com o jogo.

A adição do modo em primeira pessoa, juntamente com novas playlists musicais, texturas bem trabalhadas, efeitos de iluminação remodelados e resolução em 1080p, tornaram GTA 5 de PS4, Xbox One e PC a versão definitiva.

Halo: The Master Chief Collection (Xbox One)

A compilação exclusiva do Xbox One, que inclui os clássicos jogos protagonizados por Master Chief, talvez seja a remasterização mais valiosa até o momento. Isso porque, o robusto pacote oferece versões repaginadas dos principais games da franquia e seus respectivos modos multiplayer.

Halo: The Master Chief Collection (Foto: Divulgação)Halo: The Master Chief Collection: pacote contém os títulos protagonizados por Master Chief (Foto: Divulgação/343 Industries<b></b>)

Rodando em 1080p e 60 fps, as cutscenes foram reajustadas e o gameplay teve alterações gritantes, como ajustes de iluminação e modelagem de personagens e objetos, inclusive das expressões faciais dos personagens. Além disso, os efeitos sonoros e as canções da trilha foram retrabalhados para manter a essência futurista que consagrou a série.

The Last of Us Remastered (PS4)

Considerado por muitos sites especializados como um dos melhores jogos exclusivos da Sony, mesmo nos 20 anos de existência da marca PlayStation, The Last of Us é um título difícil de ser aprimorado, justamente por já ser bom o bastante.

The Last of Us Remastered (Foto: Reprodução/Diego Borges)The Last of Us Remastered: jogo já era perfeito e foi aprimorado (Foto: Reprodução/Diego Borges)

Contudo, a Naughty Dog soube aperfeiçoar como ninguém o que já era praticamente perfeito e trouxe um jogo rodando melhor em 1080p e 60 fps, além da envolvente expansão Left Behind inserida no pacote. O multiplayer também está presente para satisfazer os fãs de games competitivos mais estratégicos.

Resident Evil HD Remaster (PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC)

Após 20 anos do lançamento da versão original do “pai do terror”, o clássico Resident Evil ressurgiu como uma edição retrabalhada do remake de GameCube, que chegou às lojas em 2002. A experiência como um todo permanece intacta, porém a jogabilidade foi otimizada com movimentação moderna e comandos mais precisos.

Resident Evil HD Remaster (Foto: Divulgação)Resident Evil HD Remaster: game lançado para o GameCube ganhou edição especial para console da nova geração (Foto: Divulgação/Capcom)

Graficamente, a mudança estética é absurda, visto que a Capcom conseguiu implementar texturas e sofisticar as modelagens dos inimigos, além de traduzir com maestria os elementos que consagraram a obra-prima de horror. Mesmo que algumas mecânicas tenham envelhecido mal, não há como negar que Resident Evil HD Remaster continua assustador.

Dark Souls 2: Scholar of the First Sin (Xbox One, PlayStation 4 e PC)

A versão definitiva do título da From Software pode ter sido lapidada em todos os aspectos, mas a jornada permanece complexa e punitiva. Em Dark Souls 2: Scholar of the First Sin, o jogador é capaz de desfrutar de todos os conteúdos adicionais (Crown of the Sunken King, Crown of the Old Iron King e Crown of the Ivor King) lançados anteriormente, assim como da história original.

Dark Souls 2: Scholar of the First Sin (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Dark Souls 2: Scholar of the First Sin: melhorias não mudaram a dificuldade absurda do RPG (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Dark Souls 2 HD também traz mudanças significativas à jogabilidade, como a inteligência artificial refinada e um novo sistema de posicionamento de inimigos. O reinado de Drangleic foi reconstruído com desafios inéditos e aprimoramentos visuais relevantes, introduzindo texturas caprichadas em alta resolução. Vale lembrar que Scholar of the First Sin roda em 1080p e 60 fps em ambas plataformas.

 Borderlands: The Handsome Collection (Xbox One e PS4)

Digamos que coletâneas “next-gen” são sempre bem-vindas. Isso porque, o jogador que não teve a oportunidade de se aventurar no game durante o período de lançamento, poderá adquirir o conteúdo completo rodando em 1080p e 60 fps por um valor mais em conta.

Borderlands: The Handsome Collection (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Borderlands: The Handsome Collection: pacote vem com todos os DLCs (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Apesar de não conter o primeiro título da série, Borderlands: The Handsome Collection faz jus ao nome que carrega ao oferecer Borderlands 2 com todos os DLCs, o que representa centenas de horas de gameplay. A compilação também presenteia o usuário com Borderlands: The Pre-Sequel, o mais recente jogo da franquia, que consagrou-se com mecânicas inéditas e inovadoras, como a baixa gravidade.

Devil May Cry 4 Special Edition (PS4, Xbox One e PC)

Devil May Cry 4 Special Edition não se contenta em ser apenas uma versão mais bonita do clássico. A reedição do popular game de ação e aventura protagonizado por Nero e Dante inclui três personagens de jogos anteriores (Vergil, Lady e Trish), um modo turbo para amplificar a velocidade da jogatina e a insana modalidade Legendary Dark Night, herdada do PC.

Devil May Cry 4 Special Edition (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Devil May Cry 4 Special Edition: personagens do jogos anteriores reaparecem na versão remasterizada (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Com um visual muito mais convidativo e rodando a 1080p e 60 quadros por segundo, a fluidez na jogabilidade é nítida e facilita a execução de combos mais elaborados. Embora algumas mecânicas estejam obsoletas, a Special Edition disponibiliza novas experiências, que vão além das melhorias visuais.

God of War 3 Remastered (PS4)

Lançado exclusivamente para PlayStation 4, God of War 3 Remastered marca a primeira aparição de Kratos no console de nova geração da Sony. A aventura que conclui a jornada de vingança do Deus da Guerra está belíssima, visto que consegue rodar perfeitamente em 1080p e 60 quadros por segundo.

God of War 3 Remastered (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)God of War 3 Remastered: Kratos estreia no PS4 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

A fluidez dos 60 quadros por segundo torna a jogabilidade muito mais precisa e visualmente impressionante, com diversos elementos presentes na tela ao mesmo tempo, sem qualquer tipo de travamento ocasional. no entanto, God of War 3 Remastered deixa a desejar, pois não há nada de novo em termos de conteúdo. Por outro lado, tecnicamente falando, é uma das melhores remasterizações disponíveis no mercado.

Tomb Raider: Definitive Edition (Xbox One e PS4)

Tomb Raider é, sem dúvida, o melhor jogo da heroína. Lançado originalmente em 2013 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, a aventura de Lara Croft foi uma das primeiras remasterizações a aterrissar nos console de nova geração.

Tomb Raider: Definitive Edition (Reprodução/Eurogamer)Tomb Raider: Definitive Edition: heroína ganha versão remasterizada (Reprodução/Eurogamer)

Rodando em 1080p em ambos os videogames, a versão definitiva do reboot apresenta novas camadas de texturas e conteúdos adicionais voltados à modalidade multiplayer.

Grim Fandango Remastered (PS4 e PC)

O jogo de aventura point-and-click com história cômica e clima noir foi recriado pela Double Fine, sob a direção do gênio Tim Schafer. Felizmente, a essência de Grim Fandango permaneceu intocada para trazer de volta Manny Calavera e outros personagens repletos de personalidade.

Grim Fandango Remastered (Foto: Divulgação)Grim Fandango Remastered: reedição mantém essência do jogo original (Foto: Divulgação/Double Fine)

Lançado em 1998, o game ficou marcado pela densa narrativa, composta por diálogos bem-humorados e referências em homenagem ao Dia dos Mortos. O visual recebeu tratamento especial, com texturas em alta resolução e áudio regravado. Com certeza é um clássico que merece ser revisitado.

Até que ponto a remasterização de jogos é legal? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Silva
    2015-11-11T14:12:58

    1080p sim, em config do xbox ONE tem essa opção ou é um truque? Será que me enganei? Não só no que eu vejo, e que o povo ai também né? 1080p e pronto.

  • Wagner Silva
    2015-11-11T14:10:07

    Queria saber qual foi o animal que deu 4.000 reais em um videogame, é o rei do camarote? Hum... Não vi diferenças em nenhum dos consoles, há só o valor!

  • Maria Rangel
    2015-08-01T20:51:11  

    QUERIA SABER QUEM FOI O ANIMAL QUE ESCREVEU ISSO, POIS OS JOGOS DO XBOX NÃO RODAM EM 1080P, SÓ 720P... ESSES ESTAGIÁRIOS

    recentes

    populares

    • Maria Rangel
      2015-08-01T20:51:11  

      O Xbox One não roda em 1080p. Vai estudar mulecada!!

    recentes

    populares

    • Maria Rangel
      2015-08-01T20:51:11  

      Pior que roda fera. Até então, o Forza 6 é em 1080p. Quem precisa estudar é você.

  • Leandro Almeida
    2015-08-13T01:36:59

    Podiam remasterizar o Kelly slater pro surf

  • Zé Caichão
    2015-08-03T13:58:50  

    TLOU&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt; RESTO

    recentes

    populares

    • Zé Caichão
      2015-08-03T13:58:50  

      Tadinho... Sabe tudo de jogos.

  • Stephani Araujo
    2015-08-01T19:29:08

    Parabéns. ...ficou muito bom todas lega

  • Fernando Neto
    2015-08-01T17:44:47  

    God of war é um jogo bonito, mas de pouco desafio, não é difícil é melhor alugar(se e que alguém ainda faz isso) ou pegar emprestado e em um dia VC termina

    recentes

    populares

    • Fernando Neto
      2015-08-01T17:44:47  

      Melhor assim... por que se o jogo for tão grande quanto assassins creed eh melhor desistir .... ooooo jogo grande esse unity mesmo desistir ... fica tudo muito repetitivo... saudade de jogos que zerava em um dia.

  • Tudomeu
    2015-08-01T18:47:56

    Faltou o Metro Redux,na minha opinião a melhor remasterização.

  • Claudio Silva
    2015-08-01T11:50:43

    Grim fandango merece respeito. O resto e só money maker para as produtoras que estão sem criatividade.