Internet

14/08/2015 08h01 - Atualizado em 14/08/2015 14h00

Exclusivo: FaceGlória, FaceTimão... Veja sites 'em guerra' com o Facebook

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Após a polêmica entre o Facebook e a rede social Faceglória, o TechTudo encontrou mais dez registros de marcas que estão sendo contestados pela famosa rede social de Mark Zuckerberg. As ações foram registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) entre 2013 e 2015. Algumas delas envolvem plataformas rivais, lanchonetes, torcidas de futebol, assistência médica e empresas editoras.

Cinco redes sociais brasileiras muito curiosas que são 'quase o Facebook'

Faceglória (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Após polêmica com Faceglória, mais 10 sites estão 'em guerra' com o Facebook (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Questionado sobre cada pedido de patente, o Facebook afirma que toma as medidas para proteção da marca. “Como dona de uma das marcas mais famosas registradas da Internet, o Facebook toma medidas para evitar que as pessoas se confundam ou sejam levadas a erro, assim como para proteger a nossa marca”, diz o comunicado oficial enviado pela assessoria da rede social ao TechTudo.

Confira a lista das marcas que incomodaram o Facebook e o serviço que cada uma delas oferece. Todos os processos podem ser conferidos no site do INPI através do número ao final das descrições. 

1. Facebooque

O pedido foi feito pela “prm comércio de informatica e serviços ltda me” (sic) em outubro de 2014. Sua especificação é “Pesquisa de dados em arquivos de computador [para terceiros]”. O Facebook entrou com pedido de Oposição em janeiro de 2015 e, apesar da objeção feita no início de maio pelo Facebooque, em 29 do mesmo mês o Facebook enviou documentações para provar sua Oposição. Uma busca pela marca entrega a URL (facebooque.com.br), de um site de "classificados de negócios".

Número do processo: 908410670

2. Facecristo

Criado por Acir dos Santos (mesmo criador do Faceglória e responsável por outras patentes ligadas ao Facebook), o pedido de registro de marca foi realizado em janeiro deste ano. Em maio, o Facebook realizou o pedido de Oposição. Até então, não houve mais nenhuma atualização do processo no INPI.

Número do processo: 90892863

Facebooque (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Facebook já enviou documentos para provar sua Oposição ao Facebooque (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

3. Facetimão

O Facetimão é mais uma marca do fundador do Faceglória. O pedido de registro é mais antigo, de 2013, e desta vez a Oposição é dupla: Facebook e Sport Club Corinthians Paulista (por "Timão" ser a maneira como o time paulistano é conhecido). Acir dos Santos apresentou Manifestação para as duas empresas em 2014 e, até agora, não há uma resolução sobre o caso "rede social e futebol".

Número do processo: 906379628

4. Faceverdão

A história se repete exatamente da mesma maneira neste caso. O pedido, feito novamente por Acir dos Santos em 2013, teve Oposição do Facebook e Sociedade Esportiva Palmeiras (pelo uso do termo "Verdão"). Novamente o criador enviou uma Manifestação para ambos e ainda não há resposta.

Número do processo: 906379482

O TechTudo teve acesso à uma notificação extrajudicial enviada pela Dannemann Siemses Advogados, que faz a assessoria do Facebook no Brasil, para Acir dos Santos. No documento, os advogados pedem não só a mudança de nome do Faceglória, mas citam a insistência de Acir tentar registrar nomes que se pareçam com o Facebook, incluindo os outros casos acima, desta mesma lista.

Faceverdão (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Página do Faceverdão está fora do ar (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

5. Facegod

O pedido foi feito para ser um nome de agência de propaganda no site do INPI. O registro é de Gleiciano Cupertino em março de 2013 e em setembro do mesmo ano o Facebook entrou com Oposição. A falta do pagamento de uma taxa para seguir com o processo por parte de Cupertino estendeu a ação e uma nova Manifestação foi feita e ainda está em situação de análise pelo instituto.

Número do processo: 906030404

6.  Facemedia

Celso Eduardo Trevisan fez o pedido de registro de marca do Facemedia no final de 2014. A possível agência de propaganda já tem logo, mas pode não ir para frente com esse nome. O Facebook fez uma Oposição em março de 2015 e a Manifestação de Trevisan ainda está sendo estudada pelo INPI.

Número do processo: 908610262

7. Faceburguer

Apesar de ser o nome de uma lanchonete, o Facebook não gostou nada da ideia e pediu, também, uma Oposição no INPI. O pedido foi feito por um titular CNPJ de mesmo nome no início de 2013. Após a Oposição, em outubro de 2013, nada mais foi feito, mas o protesto do Facebook continua em aberto.

Número do processo: 905996216

Faceburguer (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Ao buscar Faceburguer no Facebook aparecem mais de 100 páginas com o nome (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

8. Facebaby

A marca que deveria ser utilizada como assistência médica, de acordo com o pedido, foi também reclamada pela rede social de Zuckerberg. O registro, feito por Lilian Simone Zaboto, em maio de 2013, teve pedido de Oposição em novembro do mesmo ano pela rede social. Desde então, nenhum outro documento foi adicionado e o pedido de registro continua em aberto no INPI.

Número do processo: 906216818

9. Faceblog

Esse é o primeiro pedido de Oposição que já foi concedido pelo INPI. A Editora Areopago pediu o registro da marca em 2012. Em janeiro de 2013, o Facebook entrou com a Oposição e, apesar da Manifestação feita pela Editora, após a rede social enviar documentos, o Instituto aceitou a Oposição.

Número do processo: 904911160

10. Facemail

O Facemail, pedido pela mesma empresa Editora Aeropago, teve também a Oposição concedida – assim como o exemplo acima. A história começou em maio de 2012 e em janeiro de 2013 a rede de Zuckerberg reclamou. Mesmo que a Editora tenha tentado se Manifestar, o INPI recusou a marca.

Número do processo: 904842398 

Tentamos entrar em contato com os responsáveis pelos pedidos de marca. Infelizmente, obtivemos uma resposta apenas de Acir dos Santos. Ele se limitou a dizer que algumas pessoas pedem registros de marcas mesmo que não tenham intenção de utilizá-las. A Dannemann Siemses Advogados disse que o responsável pelo assunto estava de férias e, até o momento, não retornaram aos pedidos do TechTudo.

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Fialho
    2015-08-15T10:07:21

    Facebook ta de sacanagem né agora "Face" é palavra registrada... lol

  • Alan Kevedo
    2015-08-14T23:49:21

    A Internet é pública, mas as empresas têm dono. Pra nós , a sabedoria pode nascer em qualquer país, mas a filosofia é grega, champanhe é francesa e qualquer coisa comece por FACE deve ser só do Facebook. Outra coisa, falando por mim, não me apareça com nada ligado a Bíblias, não, viu?

  • David Coelho
    2015-08-14T22:45:16

    Eu quero saber do facepussy.