23/08/2015 07h00 - Atualizado em 24/08/2015 10h10

Lista reúne 10 franquias de games com as histórias mais interessantes

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Resident Evil, Final Fantasy, Metal Gear Solid e Silent Hill são algumas das franquias com histórias mais memoráveis. O sucesso desses enredos está na combinação de vários fatores, como personagens carismáticos, reviravoltas e profundidade da trama. Veja a lista com os 10 títulos marcantes no mundo dos games e saiba detalhes de cada um. Vale lembrar também que o texto pode conter spoilers.

GTA, Destiny, Crysis e mais: confira os 20 jogos mais caros da história

Final Fantasy

Final Fantasy é uma franquia de RPG criada pela Square Enix – antiga Square –, que tem um grande trunfo na manga: cada jogo é independente do outro. Com mais de 14 jogos já lançados, a empresa explora bem essa qualidade, afinal há sempre a possibilidade de contar algo novo, sem preocupações com cronologia.

Final Fantasy 7 (Foto: Divulgação/Square Enix)Final Fantasy 7: o game é um dos mais bem-sucedidos da franquia (Foto: Divulgação/Square Enix)


Final Fantasy 7 é um dos mais conhecidos exemplos da saga. A história traz jovens mercenários que conseguem salvar o mundo de um meteoro e de um tirano poderoso. Quando o assunto é trama, Final Fantasy 6 também não pode ficar de fora. O game é lembrado pela jornada da protagonista, que desperta novos poderes com a ajuda dos amigos. 

Metal Gear Solid

Pode não parecer, mas Metal Gear Solid é o tipo de jogo que emociona. A história central esconde muito sentimento, que conta com o herói Solid Snake como protagonista. O homem é um espião com experiência em invasões diversas.

metal-gear-solid-5-trailernovo (Foto: Divulgação)Metal Gear Solid está entre os games com melhores histórias (Foto: Divulgação/Konami)


Hideo Kojima, criador da saga, é especialista em contar bons enredos. Solid Snake participou da maioria dos volumes como protagonista, mas teve que dividir espaço com o chefão Naked Snake. Solid é um clone modificado do personagem poderoso. Metal Gear Solid tem cinco games principais e alguns spin-offs, todos com reviravoltas e momentos inacreditáveis.

Batman Arkham

Batman sempre teve jogos de videogame, mas nenhum deles formou uma franquia completa antes de Arkham. Composta por cinco títulos, a produção narra como o Cavaleiro das Trevas conteve a fuga em massa de um centro psiquiátrico e retomou o controle da cidade.

Batman e seus aliados em Arkham Knight (Foto: Divulgação/Warner)Batman Arkham Knight: game conduz bem a história complexa do herói (Foto: Divulgação/Warner)


O destaque fica por conta de Arkham City, segundo episódio, com uma Gotham tomada por bandidos e sitiada pela polícia. Batman precisa descobrir quem é o responsável pelo caos e prender os criminosos. Além da profundidade narrativa, a saga também apresenta gráficos realistas e dublagem ótima.

Silent Hill

Silent Hill é um thriller psicológico combinado com game de terror. Nem todos os títulos lançados fazem jus à qualidade da franquia, mas os melhores apresentam conteúdos incríveis, a começar pelo primeiro da série e o popular Silent Hill 2.

silenthilldp1 (Foto: silenthilldp1)Silent Hill é uma das mais famosas franquias de horror (Foto: Divulgação/Konami)


O ponto positivo da série é não apostar no horror puro e simples. Para tudo há um motivo no game. Assim você pode descobrir segredos e passar por momentos perturbadores na vida dos protagonistas. Hoje a saga anda um pouco esquecida pela Konami, mas já viveu tempos de ouro.

Resident Evil

Resident Evil é outra franquia de horror de sucesso. A saga da Capcom já pareceu com filmes de zumbi de antigamente, mas a trama evoluiu tanto que hoje os jogos contam com personagens fixos e históricos complexos. Além disso, há outros que aparecem apenas em alguns capítulos.

Jill e Chris em Resident Evil 5 (Foto: Divulgação/Capcom)Resident Evil 5: Chris e Jill são dois dos principais personagens (Foto: Divulgação/Capcom)


O game apresenta a Corporação Umbrella, responsável por vazamentos de vírus que transforma as pessoas em zumbis. Nos primeiros games, o foco era a saga da empresa, porém, recentemente, outras corporações apareceram para atrapalhar os protagonistas. Esses heróis são figuras recorrentes como Chris Redfield, Jill Valentine, Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Barry Burton.

Assassin’s Creed

Desenvolvida pela Ubisoft, Assassin’s Creed é outra franquia poderosa. O título inovou ao apresentar um universo que mistura antiguidade com elementos modernos. Por meio de ferramentas especiais, os protagonistas podem desvendar mistérios dos antepassados.

Assassin’s Creed tem ação em diversas eras (Foto: Divulgação/Ubisoft)Assassin’s Creed oferece ação em diversas eras (Foto: Divulgação/Ubisoft)


Desmond foi o protagonista durante muito tempo, e reviveu o passado de personagens como Altair, Ezio e Connor, assassinos da Ordem Secreta. Isso inclui passar por momentos como as cruzadas, a Itália Renascentista e o início da colonização dos Estados Unidos. Com o tempo, personalidades históricas e mais momentos importantes passaram a fazer parte do game.

Prince of Persia

Prince of Persia pode ser uma franquia esquecida pela Ubisoft, mas nunca ficará de fora do coração dos fãs. A produtora realizou a façanha de pegar um jogo clássico de computadores e transformar em saga épica com a trilogia Sands of Time, composta por The Sands of Time, The Warrior Within e The Two Thrones.

Prince of Persia com ação em Warrior Within (Foto: Divulgação/Ubisoft)Prince of Persia com ação em The Warrior Within (Foto: Divulgação/Ubisoft)


O título acompanha o príncipe sem nome, que foge depois de ser incriminado, passa por desafios tremendos e retorna, ao fim da trilogia, para recuperar a honra. Mais jogos da franquia foram lançados, mas com pouca ou nenhuma ligação nessa trilogia principal.

Zelda

The Legend of Zelda é uma franquia da Nintendo e, principalmente, uma grande ideia. Apesar de todos os jogos serem independentes entre si, eles fazem parte de uma mesma cronologia. Ou seja, um não influencia o outro, mas há uma linha do tempo oficial que organiza os títulos.

Link é um herói de muitas eras em The Legend of Zelda (Foto: Divulgação/Nintendo)The Legend of Zelda conta com Link, herói de muitas eras no game (Foto: Divulgação/Nintendo)


Não há uma explicação clara para a ligação indireta entre os games, mas esse é um dos charmes de Zelda. O enredo acompanha as aventuras do herói Link, que sempre tem a missão de salvar a princesa em diversas realidades. Os jogos, porém, sempre variam a partir disso.

Mass Effect

Mass Effect é uma ficção científica épica em três games. Ainda que o última não tenha sido tão elogiado pelos fãs na época do lançamento, ele faz parte de algo maior. No caso, uma franquia de tirar o fôlego.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação) (Foto: Mass Effect 3 (Foto: Divulgação))Mass Effect: o Comandante Shepard cruza galáxias para salvar criaturas (Foto: Divulgação/EA)


Comandante Shepard é o capitão da nave Normandy. Ele cruza galáxias para salvar diversas raças da ameaça dos Reapers, criaturas que exterminam todas as formas de vida. A jogabilidade em terceira pessoa com elementos de ação reforça o desespero passado pelo protagonista. 

Baldur’s Gate

Baldur’s Gate é um clássico para PC inspirado no RPG Dungeons & Dragons. Apesar de não ter um protagonista, o game apresenta personagens marcantes e elementos que deixam o usuário curioso do início ao fim.

  O já clássico Baldur’s Gate (Foto: Divulgação/Black Isle)Baldur’s Gate já se tornou um game clássico para PC (Foto: Divulgação/Black Isle)


Formada por dois jogos principais e alguns spin-offs, a franquia acompanha a luta de guerreiros que se tornam grandes ameaças ao revelar os poderes para o mundo. Os fãs até hoje lamentam que um terceiro game nunca foi confirmado, apesar das edições especiais de sucesso.

Qual nome você daria para o próximo jogo do Batman? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Messias
    2015-10-28T00:21:32

    God of War e Far Cry 3 bate em todos ai.

  • Pokopika
    2015-10-04T03:19:20

    top de historias sem half life, é um top totalmente sem sentido

  • Luis Paulo
    2015-09-04T11:03:37

    Falto o Elder Srolls

  • Matheus Amorim
    2015-08-28T10:56:57

    Poderia ter melhorado um pouco mais essa lista... Tem muita franquia faltando que dá de 10 a 0 em algumas aí.

  • Rafael
    2015-08-26T15:02:12

    Faltou Bioshock.

  • Raphael Oliveira
    2015-08-23T11:30:56

    Poderiam adicionar The Witcher, Skyrim, Fallout, Deus Ex...

  • Alex Giacomin
    2015-08-23T11:50:05

    melhor historia na minha opiniao sao red dead redemption e the last of us

  • Fernanda
    2015-08-23T11:59:30

    Faltou Shenmue