Celular

14/08/2015 09h00 - Atualizado em 14/08/2015 11h11

Moto G 3: cinco coisas que você precisa saber sobre o novo smartphone

Nicolly Vimercate
por
Do TechTudo

O Moto G 3 foi lançado em julho, trazendo várias novidades. A nova versão do smartphone da Motorola é à prova d’água, tem milhares de opções de personalização, além de novos recursos de conexão inteligente e de gestos. Confira cinco curiosidades sobre o Moto G 3ª geração.

Testamos o Moto G 3: celular à prova d’água está mais potente

Resistente à água... doce

O Moto G 3 pode ficar submerso em até um metro de água por 30 minutos. Mas não é recomendado usar o aparelho em água salgada ou com cloro, mesmo caso do Xperia M4 Aqua. O fator iPX7 mantém o smartphone a salvo de respingos e quedas acidentais. Logo, o Moto G 3 não deve ser usado durante natação nem ficar sob jatos d’água. Ele também não é resistente à poeira. 

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto G 3 pode ficar mergulhado em até 1 metro (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)


Apesar de não ser projetado para funcionar embaixo d’água, é possível tirar fotos com o celular mergulhado. Basta abrir a câmera e apertar um dos botões de volume - função pouco conhecida, mas já presente no primeiro Moto G e no Moto G 2013. Um detalhe muito importante: a capa traseira precisa estar perfeitamente encaixada para proteger o celular.

Alternância entre chips

O suporte dual chip funciona de forma inteligente. Os dois espaços para cartão suportam conectividade 4G. Ou seja, o chip escolhido para conexão de dados é definido como 3G ou 4G, independente do slot em que ele está inserido. E o outro, sem conexão com Internet , é automaticamente definido para somente 2G.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto G 3 conta com função dual SIM inteligente (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)



Na hora de fazer uma ligação, o smartphone sugere ou seleciona automaticamente um dos dois chips com base na operadora do contato ou no histórico de chamadas -  função já existe em alguns aparelhos da Samsung. Para ativar a seleção automática de SIM card no novo Moto G, vá em Configurar > Gerenciar Cartão SIM > Configurações de Ligação.


Qual celular comprar por até mil reais? Veja no Fórum do TechTudo

Três mil combinações

Além das novas Motorola Shells (capinhas coloridas) e da nova textura, é possível personalizar várias outras características do Moto G 3. O recurso Moto Maker oferece ao usuário cerca de 3 mil combinações possíveis para o celular. Desde o corpo do aparelho, que pode ser preto ou branco, passando pelas dez opções de cores da capa e do acabamento metálico ao redor da câmera e considerando também detalhes de software, papéis de parede e gravação de uma frase de até 14 caracteres na capinha. 

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Motorola Shells são as capinhas coloridas disponíveis para o Moto G 3 e Moto X Play ou Style (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quanto ao hardware, o Moto G 3 pode ser encontrado nas seguintes versões e preços (no site oficial da fabricante): 
– 8 GB e 1 GB de RAM por R$ 849; 
– 16 GB e 1 GB de RAM por R$ 889; 
– 16 GB, 1 GB de RAM e TV digital HD por R$ 929;
– 16 GB e 2 GB de RAM por R$ 979.

Moto G 3 e Moto G 2 têm muitas diferenças no design (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto G 3 e Moto G 2 têm muitas diferenças no design (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)



Um pouco mais grosso

Uma diferença entre o Moto G 3 e o Moto G 2 é o tamanho. São 142,1 mm de altura; 72,4 mm de largura; e espessura (curva) que varia de 6,1mm a 11,6 mm. Já “velho” Moto G tem 141,5 mm x 70,7mm x 6,0 a  11,0 mm. Apesar de ser uma diferença de poucos milímetros, com o novo design, o Moto G 2015 parece ser bem mais “gordinho” que seu antecessor. Mas o peso permanece o mesmo: 155 gramas.

E por falar em Moto G 2, o aparelho não está mais sendo fabricado, as vendas continuam apenas enquanto durar o estoque atual.

Moto G 3 (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Moto G 3 tem nova textura na capa e corpo levemente mais grosso (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)



Lanterna e câmera

Por fim, o Moto G 3 trouxe dois atalhos divertidos para a câmera e a lanterna, que já estavam presentes no Moto X 2013. Basta girar o pulso duas vezes para abrir (ou fechar) o app da câmera. Já a lanterna pode ser acionada ao balançar o celular duas vezes rapidamente. Esses recursos de gestos podem ser configurados no aplicativo Moto, que já vem instalado no smart. Leva um tempo até aprender os movimentos certos. E talvez a função não seja tão utilizada no dia a dia. Mas é uma curiosidade interessante para mostrar aos amigos o que celular novo é capaz de fazer.

As duas câmeras do Moto G receberam melhorias (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo) (Foto: As duas câmeras do Moto G receberam melhorias (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)) A câmera do Moto G 3 tem 13 megapixels e pode ser acionada girando o pulso duas vezes (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marise Vieira
    2016-08-28T10:06:03

    eu sempre adorei a marca motorola desde que chegou no brasil eu amo meu moto g 3

  • Raquel Casati
    2016-07-09T07:00:49

    Comprei o moto g 3 geração ele desliga sozinho trava toda hora a bateria esquenta muito e não segura a carga estou completamente decepcionada com essa marca achei que era bom

  • Jair Mito
    2015-08-14T16:58:51  

    iphone 4s Melhor que esse "Baratinho" :P

    recentes

    populares

    • Jair Mito
      2015-08-14T16:58:51  

      Jair, tenho os dois aqui em mãos e o 4s deixou a desejar desde a última atualização. A minha noiva tem o 5s e roda redondo ainda, mas o 4s tu exagerou. Apesar do SO da mac não travar normalmente, meu 4s ficou triste depois dessas duas últimas atualizações dele. Esse moto g novo ta tirando onda com a concorrência, peguei o de 1 de ram e estou super satisfeito. ( apesar de que ainda pra fazer transação online utilize do meu ipad por achar mais seguro )

    recentes

    populares

    • Jair Mito
      2015-08-14T16:58:51  

      Ele eh um jumento então.. tenho um 4S nunca travou diferente do boladão S5 que meu amigo comprou na época que saiu e um mês depois estava chorando pq precisava desliga sempre ele porque travava e cheio de vírus dizia ele...

  • Guilherme Coelho
    2015-08-14T12:28:55  

    UMA VEZ IPHONE,NUNCA MAIS TRAVA TRAVA !

    recentes

    populares

    • Guilherme Coelho
      2015-08-14T12:28:55  

      moto x play é um bom aparelho realmente, mas pra mim, eu não concordo que um aparelho custe mais que 800 R$

    recentes

    populares

    • Guilherme Coelho
      2015-08-14T12:28:55  

      iphone e seu potente Dual-Core hahahahahahahaha pagar mais de mil por isso? Eu não! Eu tenho meu moto X play e to facero auahahua

  • Alexandre Oliveira
    2016-05-31T17:13:48

    O MOTO G3 modelo xt1544 é o melhor MOTO G de todos os tempos. Considero até melhor que o MOTO G4 apesar de só ter 1GB de RAM. Esse aparelho consegue gerenciar muito bem o hardware que possui, resistência a água, ótima autonomia de bateria e outras qualidades mais.

  • Robson Souza
    2016-05-24T10:07:51

    O moto g3 tem a capacidade de transmitir as imagens vídeos do aparelho pra TV através do cabo HDMI??e qual seria o cabo certo? obrigado

  • Eduarda Cavalcante
    2016-05-23T19:06:28

    Gente meu moto g 3 geração sumiu a tv a alguns meses oqie eu faço ? E tento baixá-la no play store e nao consigo !

  • Danilo Lucena
    2016-01-20T15:21:47  

    Eu tenho esse Moto g3,comprei faz 15 dias e ele levou uma que de mais de um metro(quase 2),no site,logo acima ele descreve que é aprova de água e de quedas ocasionais,minha pergunta é:Uma queda dessa altura não vai comprometer a vida útil do aparelho,podendo daqui a alguns meses da algum problema?

    recentes

    populares

    • Danilo Lucena
      2016-01-20T15:21:47  

      cara. dois metros de altura nao eh bem uma queda ocasional ne?

  • Wesley
    2016-02-03T00:26:57  

    Logo no começo é citado que o aparelho "motorola g3 é aprova d'agua" Más é mentira este aparelho é apenas "Resistente a água". Que isso fique bem claro..

    recentes

    populares

    • Wesley
      2016-02-03T00:26:57  

      Atualizam os seus Moto g para o Android 6.0. Mashmaloow

    recentes

    populares

    • Wesley
      2016-02-03T00:26:57  

      É normal demora, para atualizar o Moto g demora 20 minutos, igual o Iphone.

  • Alexia Oliveira
    2015-09-27T13:24:49  

    Ele não é à prova d'agua, e sim resistente à água!

    recentes

    populares

    • Alexia Oliveira
      2015-09-27T13:24:49  

      Atualização do sistema do meu motog3 ta demorando muito pra fazer Download .Isso e normal ?? O d vcs demoraram ?? Me ajudem

    recentes

    populares

    • Alexia Oliveira
      2015-09-27T13:24:49  

      derrubei ele num lago com carpas ontem . retirei da agua, retirei a sequei por fora e dentro da capinha por precaução, e nao deu nenhum problema.

  • Ranniely Pergentino
    2016-01-11T17:43:28  

    Eu comprei o moto g3 a alguns meses e até agora não tive nenhum problema , porém a aproximadamente 2 dias atrás chegou uma mensagem de atualização do sistema e após essa atualização notei que na galeria as fotos das pastas criadas no celular não aparecem mais e gostaria de saber se tem uma solução para isso ??

    recentes

    populares

    • Ranniely Pergentino
      2016-01-11T17:43:28  

      Aconteceu o mesmo comigo! Fui renomear os álbuns e as fotos sumiram, tentei recuperar mas sem backup não ia adiantar nada. Se alguém souber de alguma coisa, se é por causa da atualização ou sei lá, por favor deixa um comentário aqui.

    recentes

    populares

    • Ranniely Pergentino
      2016-01-11T17:43:28  

      talvez pq suas fotos estejam no Cartao de memoria

  • Alex
    2016-02-21T12:47:55

    meu moto g 3 entou agua oq fazer

  • Fabricio Brito
    2015-12-27T10:33:10  

    pessoal comprei um moto g 3 deixei ele cair na agua ele ficou com uma luz acesa no local do fone e nao apaga espero que alguem possa min ajudar.

    recentes

    populares

    • Fabricio Brito
      2015-12-27T10:33:10  

      o meu tbm teve isso mais botei para carregar e ligou normalmente

  • Sara Donai
    2016-02-11T00:57:28  

    Recentemente a câmera frontal do meu G3 parou de pegar, será que tem outros assim e por que será? Eu mesmo posso corrigir o erro?

    recentes

    populares

    • Sara Donai
      2016-02-11T00:57:28  

      Por quanto foi que tu comprou e quais as especificações?

  • João Schimit
    2016-01-24T02:11:47

    Nada a reclamar do meu motoG 3 melhor que o iPhone que eu tinha

  • Guilherme Coelho
    2015-08-14T12:29:31  

    IOS QUEM TEM TEM,QUEM NÃO TEM TRAVA!

    recentes

    populares

    • Guilherme Coelho
      2015-08-14T12:29:31  

      ate parece que iphone nao trava kkk, e digo por experiencia propria, pq eu tenho

    recentes

    populares

    • Guilherme Coelho
      2015-08-14T12:29:31  

      Air tudo farinha do mesmo saco

  • Raimundo Neto
    2015-09-29T21:38:05  

    Comprei e o que eu não gostei muito que foi anunciado que o moto G3 viria com 2G de memória. Depois que comprei, sites de avaliação de smartphones avisou que teria várias versões. Falta de respeito ninguém que entenda dá 990 reais para um smart de 1G, pode ter o melhor processador que for mas nada adianta se o restante não for do mesmo nível. Isso é Brasil

    recentes

    populares

    • Raimundo Neto
      2015-09-29T21:38:05  

      comprei o meu moto G3 e tou amando, só queria saber se a parte de trás da capa o sheels, pode mudar e onde vende

    recentes

    populares

    • Raimundo Neto
      2015-09-29T21:38:05  

      Luzinete Santos, pode mudar sim; o que aconteceu com as suas shells? Ele vem com duas adicionais na caixa... Para comprar outras vc procura no site.

  • Gilson Melo
    2015-08-14T11:29:06  

    De que adianta ter 2gb de RAM se ainda continua travando, a google precisa aprender com a APPLE e MICROSOFT sobre gerenciamento de memoria ram. Só acho... Quando a GOOGLE aprender isso , eu volto pra o Android...

    recentes

    populares

    • Gilson Melo
      2015-08-14T11:29:06  

      Eu tenho um Lumia 930, e não tenho o que reclamar, só saio da Microsoft pra um Apple, quando eu tiver condições financeiras... kkkkkkk...! Mas pra Android, apenas o Nexus 6... que se salva... Mais só uma pergunta: Por que os Androids da Asus e Xiaomi precisam de 4 gb de ram, enquando Iphone 6, Lumias precisam apenas de 1 (Iphone) e 2 (LumiaS)... esta ai a diferença, GERENCIAMENTO DE MEMORIA RAM... de que adianta ter um Snapdragon 820 se não consegue gerenciar a memoria RAM... Abre o olho GOOGLE...

    recentes

    populares

    • Gilson Melo
      2015-08-14T11:29:06  

      Muita gente falando queo sistema ios nao trava, trava sim, tenho um iphone 5s e msm com poucos app fica dizendo que nao tem armazenamento, trava na hora de mudar de um aplicativo pro outro, ou quando ta nos contatos por exemplo e vai pra um aplicativo, desliga só, esquenta muito, mudei a pouco tempo de celular para o moto x play e to amando, não tenho do que reclamar

  • Erik Gustavo
    2015-09-01T09:49:06  

    Eu tenho um moto g 3. Usei apenas 2 meses, tive problemas com água, não entrou pela proteção traseira, mas entrou água do mesmo jeito por outro lugar (que eu não sei), ficou uma mancha acinzentada na tela e a câmera parou de pegar. Outro ponto ruim é que se você deixar ele cair, a tela desloca e o touchscreen fica descontrolado (bugado). A própria atendente da motorola disse pra não por embaixo dágua e que esse certificado na verdade é só pra acidentes. Então não abusem porque eu me prejudiquei com o meu!

    recentes

    populares

    • Erik Gustavo
      2015-09-01T09:49:06  

      o meu ja caiu varias vezes e a tela não quebrou ou trincou,mais assim a capinha que eu tenho ela é ótima e também ajuda muito.

  • Kako Antibis
    2015-10-05T12:34:36  

    A motorola não coloca outra forma de acesso além do botão lateral de ligar, conclusão, toda vez que se precisa ligar a tela, se usa o mesmo botão, então o desgaste é muito mais rápido...aqui em casa temos 3 motorolas e todos apresentaram defeito nos botões antes de 1 ano de uso. Deveriam colocar um outro botão com nos aparelhos da Samsung, além de uma câmera frontal com mais resolução. Outro problema já é estético, os aparelhos estão muito espeços, deveriam ser mais finos.

    recentes

    populares

    • Kako Antibis
      2015-10-05T12:34:36  

      Acho que a Motorola atendeu sua reclamação. Comprei um Moto G3, e o que gostei bastante, foi que agora sempre que você muda o celular de posição, aparece na tela o Relógio e Abaixo dele um cadeado que ao ser arrastado para baixo desbloqueia o Celular sem necessidade de apertar o botão de bloqueio lateral, reduzindo assim a quantidade de cliques no mesmo prolongando sua vida útil. Coisa que nos anteriores não tinha.

    recentes

    populares

    • Kako Antibis
      2015-10-05T12:34:36  

      O que o Emerson falou é verdade,eu comprei um Moto G 3 e ela é um ótimo aparelho,câmeras top de mais gostei muito

  • Silvio Ferrari
    2015-10-26T12:06:24  

    As funcionalidades são boas, mas o LCD Gorila Glass é muito fino e trinca com facilidade. PROBLEMA DE PROJETO. O conserto é o preço de um aparelho novo. Já falei com a Motorola e terei que arrumar por conta. Este é meu 4 smartphone e nunca vi nada igual -- quebrar com facilidade e nem trincar a película de vidro, portanto FUJAM do MOTO 3 G, MOTO X Play.... Saudades do moto razer HD... que era muito bom. Já tem outras pessoas reclamando

    recentes

    populares

    • Silvio Ferrari
      2015-10-26T12:06:24  

      Queria Saber por que ele fica regeitando o cartão de memória?

    recentes

    populares

    • Silvio Ferrari
      2015-10-26T12:06:24  

      Tenho cinco meses com o meu e to gostando, tirando esse negócio do cartão de moria q o celular sempre regeita alguem aí sabe uma forma de firmar o sd

  • Kako Antibis
    2015-10-05T12:37:43  

    ....o site ficou doido e repetiu o comentário...rsrs

    recentes

    populares

    • Kako Antibis
      2015-10-05T12:37:43  

      Minha câmera frontal do moto g 3 sumiu o quê Fasso ? :'(

  • Otavio Ribeiro
    2015-09-29T12:46:57  

    Uma bosta, não faz nem uma mês que comprei e minha câmera frontal parou de funcionar, foi do nada ...

    recentes

    populares

    • Otavio Ribeiro
      2015-09-29T12:46:57  

      Mas isso é fichinha pelo que vem por aí...

    recentes

    populares

    • Otavio Ribeiro
      2015-09-29T12:46:57  

      Não se eu não estou conseguindo configurar , mas a câmera do motog 2 é melhor do que a do motog 3. Não estou gostando! E fora que ele fica quente a toa.

  • Bruno Ribeiro
    2015-09-29T16:20:36  

    Comprei o modelo com 2GB de ram e 16GB de armazenamento , estou achando uma maravilha, super rápido e sem travamentos

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2015-09-29T16:20:36  

      Comprei oo modelo que deveria vim com 2G e veio com 1G. Fica muito lento que preciso reiniciar.

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2015-09-29T16:20:36  

      vc não se informou direito, o modelo com 2GB de ram só é vendido pelo site da motorola pela ferramenta do moto maker...

  • Linguador
    2015-09-29T19:53:13

    Quando alguém começa a falar que qualquer celular com Android trava perto de mim, eu pego o meu Android e saio de fininho... depois eu finjo que nem tenho celular.