Facebook, Instagram e WhatsApp, se somados, contam com quase 2,6 bilhões de usuários ativos todos os meses. Mas, nem sempre foi assim. No início, as redes sociais tiveram que se esforçar para conquistar membros e sofreram tantas transformações ao longo dos anos que ficaram quase irreconhecíveis. Você se lembra de como elas eram no começo? Relembre o design original dos sites.
Cinco redes sociais brasileiras muito curiosas que são 'quase o Facebook'

O Facebook pode estar até pensando em realidade virtual. Mas, em 2005, um ano após sua criação, o site era assim, bem simples, como mostra a foto acima. Quando ainda era conhecida como The Facebook, a rede social era limitada para alunos de Universidades dos Estados Unidos. Em sua página inicial, seus principais objetivos eram resumidos como: descobrir quem está em suas aulas, procurar por 'amigos de amigos' e por pessoas da faculdade. Quem diria, o universitário virou um gigante.

Inicialmente conhecido como Twttr, o microblog foi criado em 2006 com a intenção de ser o "SMS da Internet". Embora seu design tenha mudado muito com o tempo, suas funcionalidades permaneceram as mesmas: responder a pergunta "o que você está fazendo?" de forma rápida e curta - 140 caracteres.

Recentemente o YouTube comemorou seus 10 anos de existência, mas pouca gente sabe que a plataforma de vídeos nem sempre foi do Google. Em 2005, o site foi criado por dois funcionários do Paypal e fez tanto sucesso que foi adquirido pela gigante de buscas no ano seguinte por US$ 1,65 bi.

Criada em 2003, o MySpace.html">Myspace chegou a ser a rede social mais popular do mundo, mas logo foi destronada pela plataforma de Mark Zuckerberg. Em seus anos de glória, o MySpace foi muito utilizado por artistas aspirantes em busca de fama. Hoje em dia o site foi completamente reformulado e funciona mais como um portal de notícias sobre música, engajando fãs, cantores, bandas e músicos.

O Orkut surgiu em 2004 como uma rede social filiada ao Google e é a única plataforma dessa lista que deixou de existir - foi desativada em 2014. Com recursos como comunidades, depoimentos e "sorte do dia", o Orkut foi tão popular no Brasil que logo após seu fim foi lançada uma nova rede, o Orkuti, que reproduz as mesmas funcionalidades da antiga plataforma. Atualmente, o domínio 'orkut.google.com' funciona como um arquivo com as comunidades da rede social que você pode visitar como um museu.
Veja como recuperar seus arquivos no Orkut
Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.