Jogos de ação

16/08/2015 07h00 - Atualizado em 24/08/2015 11h22

Uncharted, Call of Duty e mais: conheça games que ‘ensinam’ História

Zíngara Lofrano
por
Da redação

Os games invadiram as salas de aula. Com o objetivo de facilitar o aprendizado, os títulos trazem roteiro, personagens e diversos elementos inspirados em fatos históricos do mundo real. As franquias Call of Duty e Uncharted são alguns clássicos exemplos disso. Quer saber mais? Confira a lista com quatro jogos que ensinam História "de verdade". As sugestões foram feitas pelo professor e pesquisador Christiano Britto Monteiro.

Minecraft vai para salas de aula, ganha portal e bate recorde de vendas

Call of Duty: Black Ops 3 será o primeiro da série com opção de protagonista feminina (Foto: Reprodução/Gematsu) (Foto: Call of Duty: Black Ops 3 será o primeiro da série com opção de protagonista feminina (Foto: Reprodução/Gematsu))Call of Duty: Black Ops 3 é considerado o título mais polêmico da franquia de ação (Foto: Reprodução/Gematsu)


This War of Mine

This War of Mine não é um título de guerra convencional: os tiros em primeira pessoa foram substituídos por uma trama intensa com visual sombrio. Disponível apenas para PC, a aventura coloca os personagens em uma guerra devastadora. Inspirado em eventos do mundo real, o jogo apresenta um abrigo ultra-realista, que deve ser administrado pelo usuário.

This War of Mine (Foto: Reprodução)This War of Mine traz roteiro intenso e visual sombrio (Foto: Reprodução)

Valiant Hearts: The Great War

Valiant Hearts: The Great War é um marco entre os games históricos. Isso porque o título apresenta um formato que “analisa” documentos que são registrados por indivíduos comuns, além do Estado e outros elementos. Além disso, o jogo foi lançado quando a Primeira Guerra Mundial completou cem anos.

Valiant Hearts: The Great War traz uma dose extra de emoção e charme para a PS Plus de março (Foto: Divulgação) (Foto: Valiant Hearts: The Great War traz uma dose extra de emoção e charme para a PS Plus de março (Foto: Divulgação))Valiant Hearts: The Great War foi lançado quando a Primeira Guerra completou cem anos (Foto: Divulgação)

Uncharted

Produzida pela Naughty Dog, a popular franquia de ação tem quatro títulos. Em cada um dos games, Nathan Drake, protagonista da saga, realiza missões e soluciona mistérios com a ajuda de personagens históricos.

Drake e Sam continuam a perseguição da E3 2015 em Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução/Gear Nuke) (Foto: Drake e Sam continuam a perseguição da E3 2015 em Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução/Gear Nuke))Uncharted 4: A Thief's End: Drake e Sam continuam a perseguição no game (Foto: Reprodução/Gear Nuke)

Em Uncharted: Drake's Fortune, a trama é desenrolada a partir do diário de Francis Drake, um pirata da era elisabetana, considerado um herói pelos ingleses. Já em Uncharted 2: Among Thieves, são os registros de Marco Polo que norteiam Drake. Em Uncharted 3: Drake's Deception, os relatos do herói militar Lawrence da Arábia, conhecido também como T. E. Lawrence, estão no centro da história. O roteiro de Uncharted 4 ainda não foi revelado. O que será que vem por aí?

Call of Duty

Call of Duty: Black Ops 3 anuncia as datas de sua beta multiplayer para os jogadores (Foto: Reprodução/DigitalSpy) (Foto: Call of Duty: Black Ops 3 anuncia as datas de sua beta multiplayer para os jogadores (Foto: Reprodução/DigitalSpy))Call of Duty: Black Ops 3 anuncia as datas de sua beta multiplayer para os jogadores (Foto: Reprodução/DigitalSpy)

A popular franquia de ação conta com muitos elementos históricos, e Black Ops pode ser considerado o mais polêmico. No capítulo, um sósia de Fidel Castro é assassinado em um momento da Guerra Fria, entre 1945 e 1968. Além disso, os jogadores podem ver a invasão da Baía dos Porcos e a Guerra do Vietnã.

Qual a melhor franquia: Uncharted ou Tomb Raider? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juninho Ribeiro
    2015-08-17T13:52:26

    na boa , não ter mencionado assassin's creed foi ridiculo

  • Joseph Clinton
    2015-08-17T18:25:57

    Faltou Assassin's mesmo, nunca aprendi tanto sobre a revolução francesa com o Unity.

  • Rogerio Rosa
    2015-08-16T08:09:32  

    Imperdoável essa matéria não falar do principal franquia de games históricos que é Assassin's Creed ! Cada capítulo , cada cidade é descrito com uma riqueza de detalhes e um vasto banco de dados histórico disponível em toda a franquia e durante todo o jogo! Até outro game da produtora é histórico, Watch Dogs descreve com perfeição a cidade de Chicago!

    recentes

    populares

    • Rogerio Rosa
      2015-08-16T08:09:32  

      Esses dois jogos ai são lixos digitais.

    recentes

    populares

    • Rogerio Rosa
      2015-08-16T08:09:32  

      Vc é retardado Dr. Parkinson não sabe apreciar esses dois gigantes na franquia de jogos... aposto que na sua casa vc joga Minecraft!!