Jogos de ação

02/08/2015 07h00 - Atualizado em 03/08/2015 17h57

Veja a evolução de gráficos da popular franquia Resident Evil

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Resident Evil é a clássica franquia de survival horror da Capcom, que marcou época no mundo dos games com seus jogos aterrorizantes e repletos de segredos. Lançado pela primeira vez no PlayStation, o game teve diversas versões, com direito a novas funções e gráficos refinados. Confira a evolução do visual de Resident Evil.

Resident Evil Revelations 2: confira novas imagens e detalhes da história

Resident Evil: veja a evolução de gráficos da popular franquia (Foto: Reprodução)Resident Evil: veja a evolução de gráficos da popular franquia (Foto: Reprodução)

Resident Evil

Primeiro jogo da série, Resident Evil chegou ao PlayStation em 1996, e logo fez enorme sucesso entre os donos do console graças às suas mecânicas extremamente interessantes e o clima de terror que atraia curiosos para o game.


Outro destaque eram os gráficos. O game apostava em câmeras fixadas em alguns pontos do cenário, que davam uma boa visibilidade do ambiente, e também ocultavam, alguns elementos, reservando grandes sustos para os jogadores.

Resident Evil 2

Na carona do sucesso do primeiro título, Resident Evil 2 foi lançado, e acertou em cheio ao trazer mais das características do título original. O game rapidamente entrou na lista de clássicos instantâneos do console, e é considerado um dos melhores da série até hoje.

Resident Evil 2 é um dos melhores da franquia (Foto: Reprodução)Resident Evil 2 é um dos melhores da franquia (Foto: Reprodução)

Depois de poucos minutos de jogo, era possível reparar na clara evolução gráfica do game, que era mais bonito e colorido do que o antecessor, tudo isso sem abrir mão do clima sombrio e assustador.

Resident Evil 3: Nemesis

Com o status de grande blockbuster, Resident Evil Nemesis chegou ao PlayStation, Dreamcast e PC, e fez bonito ao mostrar que a franquia continuava em seus melhores dias, tanto nas mecânicas quanto na parte gráfica.

Resident Evil 3: Nemesis trouxe novidades e belos gráficos (Foto: Reprodução)Resident Evil 3: Nemesis trouxe novidades e belos gráficos (Foto: Reprodução)

Com versões para o poderoso console da Sega e para computadores, o game teve melhorias pra lá de consideráveis nos seus gráficos, com personagens e ambientes mais bem modelados, e efeitos de qualidade.

Resident Evil Code: Veronica

Lançado originalmente no Dreamcast. o game foi o primeiro título a não chegar a uma plataforma da Sony em seu lançamento. O game trouxe cenários renderizados em 3D pela primeira vez, e foi um dos títulos mais relevantes do console da Sega.

Code: Veronica chegou primeiro ao Dreamcast (Foto: Reprodução)Code: Veronica chegou primeiro ao Dreamcast (Foto: Reprodução)


Resident Evil Remake

Exclusivo do Game Cube no seu lançamento, em 2002, o jogo revive as memoráveis aventuras do primeiro game da série. A grande novidade são os gráficos melhorados, que transformaram completamente o visual do game.

Remake do primeiro game fez sucesso no Game Cube (Foto: Reprodução)Remake do primeiro game fez sucesso no Game Cube (Foto: Reprodução)


Resident Evil Zero

Outro título do Game Cube, Resident Evil Zero se passa antes do primeiro game da franquia. Focado em puzzles, o game usava o poder do console da Nintendo para criar gráficos de qualidade.

RE Zero se passa antes do primeiro game (Foto: Reprodução)RE Zero se passa antes do primeiro game (Foto: Reprodução)


Resident Evil 4

Cercado de muita expectativa por parte dos fãs, o game chegou a Game Cube e Playstation 2 repleto de mudanças, e dividiu opiniões entre os novos e velhos adeptos da franquia.

Resident Evil 4 foi alvo de polêmicas, mas agradou (Foto: Reprodução)Resident Evil 4 foi alvo de polêmicas, mas agradou (Foto: Reprodução)

Apesar da polêmica, a parte gráfica deu um salto impressionante, muito graças ao poder dos consoles da nova geração. O resultado foi um dos games mais bonitos de sua geração.

Resident Evil 5

Com a chegada de Xbox 360 e PlayStation 3, muito se esperava da nova versão do game, que veio no nome de Resident Evil 5, lançado no começo de 2009.

Resident Evil 5 elevou o nível dos gráficos do game (Foto: Reprodução)Resident Evil 5 elevou o nível dos gráficos do game (Foto: Reprodução)

Mais uma vez, a grande estrela foram os gráficos, suportado pela capacidade dos consoles. Efeitos de luz e partículas, personagens muito detalhados e um amplo mapa foram destaques do game.

Resident Evil Revelations

Lançado originalmente no Nintendo 3DS, o título fez tanto sucesso que terminou portado para o PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Especialmente considerando que trata-se de uma versão portátil, o game é pra lá de apresentável, com bonitos gráficos tridimensionais.

Revelations chegou primeiro no 3DS (Foto: Reprodução)Revelations chegou primeiro no 3DS (Foto: Reprodução)


Resident Evil: Operation Raccoon

Preenchendo o gap até o lançamento de Resident Evil 6, Operation Raccoon chegou ao Xbox 360, PS3 e PCs, e terminou não agradando muito os fãs da série. Os gráficos, por outro lado, eram bonitos, dando um bom ar de novo à franquia.

Operation Raccoon dividiu opiniões, mas tinha bons gráficos (Foto: Reprodução)Operation Raccoon dividiu opiniões, mas tinha bons gráficos (Foto: Reprodução)


Resident Evil 6

Lançados em um momento mais maduro da vida dos consoles da geração passada, Resident Evil 6 não foi unanimidade entre os velhos fãs da franquia, mas certamente arrancou suspiros com seus bonitos e polidos gráficos, que superavam os de seu antecessor em todas as formas imagináveis.

Resident Evil 6 impressionou na última geração (Foto: Reprodução)Resident Evil 6 impressionou na última geração (Foto: Reprodução)


Resident Evil HD Remaster

Mais um remake do primeiro título da série, dessa vez com direito a gráficos em altíssima resolução. É difícil não se impressionar com o avanço de um game tão antigo, que se passaria facilmente por um título recente.

Segundo remake do primeiro game é ainda mais bonito (Foto: Reprodução)Segundo remake do primeiro game é ainda mais bonito (Foto: Reprodução)


Resident Evil Revelations 2

Mais recente lançamento da série, Revelations 2 foi lançado em quatro episódios separados, que constroem a campanha completa do game. Com direito a versões para os consoles da nova geração, o game conta com gráficos muito bonitos e caprichados.

Revelations 2 também está nos consoles da nova geração (Foto: Reprodução)Revelations 2 também está nos consoles da nova geração (Foto: Reprodução)

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raposão Campeão
    2018-06-14T23:15:02  

    SÃO tudo uma bosta resident evil 2, 3, 4, 5, 6, 7.

    recentes

    populares

    • Raposão Campeão
      2018-06-14T23:15:02  

      Você que é uma bosta

  • Cumpadi Washington
    2015-08-02T22:29:29

    eu curti o 4, os outros antigos eram legais para a epoca, mas nao me adaptei tao bem com aquela movimentação feito tanque de guerra. hehe

  • Iguaci Dias
    2015-08-02T11:05:49  

    Faltaram outbreak 1 e 2

    recentes

    populares

    • Iguaci Dias
      2015-08-02T11:05:49  

      Cara o Resident Evil Outbreak File 2 naquela Floresta aonde tem uma construção Tomada por Plantas carnívoras que Sofreram uma Mutação é Sensacional e os Mortos Vivos se Transformando em Plantas!!! cara que Doido! Jogo Incrível!

    recentes

    populares

    • Iguaci Dias
      2015-08-02T11:05:49  

      Não! kkkkkkkkkkkkkk . resident evil outbreak file 2 uma bosta.

  • Claudio Almeida
    2015-08-02T10:40:35  

    Pra mim o melhor foi resident evil 3 nêmesis, sempre mas horas que você conseguia algo pra evoluir no jogo ele sempre aparecia... Também gosto muito do RE 2 e do RE 4...

    recentes

    populares

    • Claudio Almeida
      2015-08-02T10:40:35  

      Melhor ainda foi Resident Evil Outbreak e Resident Evil Outbreak File 2!

    recentes

    populares

    • Claudio Almeida
      2015-08-02T10:40:35  

      Não . Resident Evil Outbreak uma bosta. tmb Resident Evil Outbreak File 2 é uma bosta. k .

  • Smile Vieira
    2015-08-03T08:47:59  

    Nos jogos atuais da franquia temos de lutar contra essas mutações, e não mais zumbis, uma coisa terrivelmente ruim, pois ao invés de manter a história no mesmo clima de terror dos primeiros títulos, trouxe um ar de lutar contra bio-terroristas e não contra zumbis. Trágico. :/

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-08-03T08:47:59  

      LEia a história dos Resident Evil e verá que o Resident 3 verdadeiro é o Code Verônica (DC, PS2), o 3 Nêmesis foi só uma jogada de marketing, pois não sairiam mas RE para PS1. Tanto que até no filme, o Nemesis ja aparece no 2 e o Heskel no 3 (Vilão do Code Veronica). Resident 1, 2, Code verônica, 4, 5 e 6! Mas, concordo com a premissa que "REsident Evil" de verdade foi só até o Code: VEronica! Os sustos eram terríveis kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-08-03T08:47:59  

      Cala boca pq o jogo "resident evil - code veronica" era uma bosta.................

  • Danilo
    2015-08-03T10:14:56  

    Antigamente era mal feito mas os jogos tinham essência,hoje em dia tem gráfico mas a gente joga por jogar.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-08-03T10:14:56  

      Infelizmente esses RE's 4, 5, 6 Deixam a Desejar Eu Prefiro Silent Hill

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-08-03T10:14:56  

      Silent Hill é uma franquia do capeta que eu nunca tive muitos colhões pra jogar por sentir um medo do cacete. Haha

  • Thiago Monteiro
    2016-12-24T17:52:55

    Os primeiros jogos da franquia tinha um sistema de jogo que proporcionava um suspense e terror muito psicológicos. Eu gostei muito de RE4, 5 e 6, mas a tensão não era a mesma dos primeiros jogos. Hoje instalei Resident Evil Revelations 2 e achei bacana. Consegui ficar com medo. haha

  • Felipe Murayama
    2015-08-17T15:11:57  

    Quando vocês vão entender que o horror dos antigos RE era baseado no sistema do jogo. Câmera, Jogabilidade e etc ... O jogo te deixava tenso pelo pouca mobilidade, pela falta de visão! Vai ser muito difícil trazer o horror de volta, sem trazer o velho sistema.

    recentes

    populares

    • Felipe Murayama
      2015-08-17T15:11:57  

      Era um suspense muito psicológico. Instalei hoje Resident Evil Revelations 2 e senti um pouco da tensão dos primeiros jogos.

  • Darylmar Fonseca
    2015-09-10T15:50:31

    Eu gostei do RE 1, 2 e 3 e ponto. Acabou! O 4 apesar de eu ter zerado 5 vezes rsrsrs, trouxe muitas mudanças não muito legais, pra falar a verdade não me dava susto nenhum, era só mais um bom jogo de ação. Os atuais, junto com os filmes, e a história depois do 3 ficou uma porcaria, e esses re-lançamentos do 1 se alterasse só o gráfico ia ser legal mas eles mudaram o enredo e outras coisas mais que na minha opinião já estragou o game. Então, salve o PS1.

  • Português
    2015-08-02T13:04:06  

    RE4, RE 5 Revelatiosn são Jogos de Crianças Nerds que se acham hackers que não sabem nada da Essência do Início da História do Jogo, resident Evil Acabou no Outbreak!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-02T13:04:06  

      pra mim acabou no 3... do 4 em diante foi só lixo.

    recentes

    populares

    • Português
      2015-08-02T13:04:06  

      Everson Oliveira Falou só Fatos e Verdades!

  • Smile Vieira
    2015-08-03T08:45:17  

    Resident Evil 1, 2 e 3 do Psone são os melhores, de te arrancar sustos e as vezes gritos. Me lembro de jogar quando criança, e até hoje se retornar a jogar tais títulos com toda a certeza deixaria todos esses das gerações mais sofisticadas no chinelo. Outro título que me chamou atenção foi o Resident Evil 4, do Ps2, devido à evolução gráfica e imersão do game, mas não se compara ao horror game dos três primeiros.

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-08-03T08:45:17  

      E aquela Menina Siamesa no Subsolo do Resident Evil HDTV Remaster cara! Que Cruel!

  • Hugo Fraga
    2015-08-05T13:51:24

    Eu joguei o 3, no Dreamcast, eu ficava com mó medo kkk, era legal que o memory card do DreamCast aparecia os batimentos cardíacos no display.

  • J. Augusto
    2015-08-03T21:54:38

    os q realmente davam susto eram os de ps1 (do 1 ao 3) o resto só valeu pela melhora nos gráficos. Das plataformas d ps2 até as atuais só os gráficos e a história q ficaram bem legais, mas nenhuma conseguiram meter medo igual as clássicas.

  • Alex Santos
    2015-08-03T15:59:08

    só prestou até o 3, depois só veio uns jogos sem graça.. o melhor continuara sendo o 1, na minha opinião o melhor jogo de tiro e suspense lançado até hoje..

  • Snake Plisken
    2015-08-03T11:18:58

    ok

  • Snake Plisken
    2015-08-03T11:13:40

    O gráficos melhoram e o conteúdo e desafio vão na direção contrária! É uma piada mesmo! Todo mundo sente falta dos primeiros games da série. Nunca esqueço aqueles sustos que eu tomava jogando Resident Evil 2 e 3! É uma pena!

  • Smile Vieira
    2015-08-03T11:08:01

    Ouvi dizer que dariam reboot na série, se for verdade, o que particularmente acho difícil acontecer, mas se acontecer, tomara que não rume por esse mesmo caminho, e se mantenha na linha do horror game que foram os primeiros títulos da série.

  • Ricardo Hartmann
    2015-08-03T10:28:39

    Vamos ver se a capcom se liga, e lança os próximos resident evil inspirado na essência dos 1,2 e 3 com mais terror e menos ação.

  • Daniel Alves
    2015-08-03T08:14:01

    Foi o único jogo de residente evil que eu salvei era do DREAM CAST, que é CODE: VERONICA, precisava até de revista na época..rsrs

  • Maicon
    2015-08-02T21:47:17  

    Uma série de survival horror que infelizmente se transformou em uma série de tiroteio insano a lá CoD ou Battlefield.

    recentes

    populares

    • Maicon
      2015-08-02T21:47:17  

      Há Diferenças entre Resident Evil e RE Os melhores são Resident Evil que acaba no Outbreak File 2 e os Lixos são RE 4, RE 5, RE 6, RE Revelatiosn que querem ser GTA e Battlefield joguinho de Nerd que se acha Hacker

    recentes

    populares

    • Maicon
      2015-08-02T21:47:17  

      DISSE TUDO MAICON!

  • Português
    2015-08-02T23:24:36

    Foi Lançado a Bomba Atômica em Raccon City no Resident Evil 3! Então Resident Evil acabou no 3 e Pronto acabou! O Code Veronica foi bom também, jogo complementar! Depois transformaram o Resident em Lixo só isso, Jogos de Aventura contra Favelados RE4, RE5 RE6 e Revelations são joguinhos para fans de Anitta e MC Gui

  • Português
    2015-08-02T13:01:35

    Resident Evil Se Transformou em Lixo deixando de ser Jogo de terror para ser um jogo contra Terroristas, Resident Evil acabou no Resident Evil Outbreak File 2

  • Português
    2015-08-02T12:13:51

    Resident Evil Hoje deveria ser Todos em Primeira pessoa hoje querem Imitar muito o GTA!

  • Português
    2015-08-02T12:12:23

    Resident Evil Zero é muito Fantástico deveriam criar uma Edição HDTV Remaster porque é MELHOR do que o Resident Evil remake Sem Dúvidas! Vejam depois o que acontece depois de a Rebecca e o Prisioner sair do trem olha que gráfico, Vocês nunca viram Nada tão Fantástico em jogo cara!

  • Leandro
    2015-08-02T11:08:52  

    Zerei o RE4 inúmeras vezes...o cinco tmbm joguei bastante o 6 ainda não joguei. ...os outros antes do quatro tmbm nunca joguei...ah sei lá q vim faze aqui fui...

    recentes

    populares

    • Leandro