Celular

28/09/2015 16h07 - Atualizado em 28/09/2015 16h07

Conheça 10 funções superúteis do iPhone que apareceram no iOS 9

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O iOS 9, nova versão do sistema operacional da Apple, chegou com diversas melhorias e novidades para os usuários de iPhones e iPads. Porém, muitas funções ficam escondidas e passam despercebidas pelos usuários.

Celular lento? Veja quais apps gastam mais memória RAM no Android

Para te ajudar a tirar o melhor proveito do seu dispositivo, listamos dez recursos escondidos na nova atualização do iOS, lançada oficialmente no dia 16 de setembro. Agora é possível desenhar no bloco de notas e fazer marcações em fotos, por exemplo.

iphone-6-tela-grande-destaque (Foto: Divulgação)Veja tudo que você pode fazer no iOS 9 (Foto: Lucas Mendes)

1) Ligação entre aplicativos

Use a nova funcionalidade para voltar ao aplicativo anterior (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Use a nova funcionalidade para voltar ao aplicativo anterior (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Ao navegar pelo smartphone, é comum um aplicativo levar para outros por meio de links e compartilhamentos. Antes, era necessário sair do app aberto para, então, abrir novamente o anterior. Com o iOS 9, a tarefa foi simplificada, já que você pode voltar exatamente para onde estava com o botão localizado no canto superior esquerdo da tela.

2) Marcação em fotos

Marque suas fotos antes de enviá-las por e-mail (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Marque suas fotos antes de enviá-las por e-mail (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Se você deseja apontar algo específico em uma foto ao enviá-la por e-mail, agora é possível. Basta adicionar a imagem ao corpo de texto do e-mail e pressioná-la. Em seguida, clique na seta até aparecer “Marcações” e selecione. Um painel de edição com diferentes cores irá aparecer, marque e desenhe na imagem como desejar. Depois, clique em “ok” e termine de escrever e enviar sua mensagem.

3) Conversão de sites em PDF

Salve páginas da web em formato PDF no iBooks (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Salve páginas da web em formato PDF no iBooks (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Agora também é possível salvar o conteúdo de sites em PDF. Sem nenhum alarde, o iOS 9 ganhou a funcionalidade diretamente no app de leitura iBooks. Para isso, abra a página desejada, clique no botão de compartilhamento na barra inferior e procure por “Salvar PDF no iBooks”.

4) Calculadora na barra de pesquisa

Use a barra de pesquisa para  fazer cálculos no iOS 9 (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Use a barra de pesquisa para fazer cálculos no iOS 9 (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Se você deseja fazer uma conta rapidamente, não precisa mais perder tempo abrindo a calculadora do seu iPhone 6 ou iPhone 6S (entre outros modelos). Com o iOS 9, cálculos podem ser feitos até mesmo na barra de pesquisa do aparelho. Basta deslizar a tela para baixo e inserir a equação, e o resultado será mostrado na hora na tela. O Spotlight ficou mais inteligente – assim como já acontecia nos Macs.

5) Versão para computador

Pressione o botão de atualizar e selecione a versão para computador (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Pressione o botão de atualizar e selecione a versão para computador (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Como acessar a versão desktop de um site no Safari do iOS 9?

Algumas pessoas preferem acessar uma página na internet com a versão para computador em vez de utilizar a para smartphones e tablets. Com o iOS 9, ficou mais simples optar por isso. Basta pressionar o botão de atualizar, ao lado da URL da página, e clicar em “Versão para Computador”.

6) Novo Notas

O Notas do iPhone está totalmente reformulado (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)O Notas do iPhone está totalmente reformulado (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Pode esquecer o velho e simples “Notas” do iPhone. Agora o aplicativo surge totalmente reformulado e com diversas funcionalidades e recursos. Você pode optar por editar o texto e até mesmo criar imagens com pincel fino, grosso ou usando uma régua para linhas, além de várias cores disponíveis para as suas anotações.

7) Selecionar várias fotos

Basta deslizar o dedo sobre a tela para selecionar várias fotos de uma vez só (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Basta deslizar o dedo sobre a tela para selecionar várias fotos de uma vez só (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Como apagar todas as capturas de tela de uma vez no iPhone com iOS 9?

Selecionar várias fotos no iPhone costumava tomar bastante tempo dos usuários, já que era necessário clicar em uma por uma. Com a atualização, a tarefa ficou muito mais simples. Agora, basta clicar em “Selecionar”, tocar na primeira foto que você deseja marcar e deslizar até a última, sem precisar clicar em cada uma separadamente.

8) Rotas de transporte público

Use o Mapas do iPhone para ver rotas de transporte público (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Use o Mapas do iPhone para ver rotas de transporte público (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Outra novidade do iOS 9 é no Mapas, que agora também mostra rotas de transporte público, como já é feito pelo Google Maps, por exemplo. Digite sua localização e destino final e clique em “Transporte público” para ver sugestões de intinerário. Para ver outras opções, toque em “Mais rotas”.

Como as rotas de transporte público no Brasil ainda não estão disponível, o Mapas sugere aplicativos (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Como as rotas de transporte público no Brasil ainda não estão disponível, o Mapas sugere aplicativos (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Por enquanto, a novidade não está disponível para o Brasil. Ao tentar procurar por um local, o aplicativo informa que rotas de transporte público ainda não estão disponíveis e sugere aplicativos que o façam. No exemplo abaixo, está o Rio de Janeiro, mas o teste foi realizado com outras cidades no país, e acontece o mesmo.

9) Economia de energia

Ative o Modo de Pouca Energia para economizar bateria do seu celular (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Ative o Modo de Pouca Energia para economizar bateria do seu celular (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

iPhone: como descobrir quais apps estão ‘drenando’ a bateria no iOS 9

Muitas das reclamações de usuários de iPhones e iPads são sobre a duração da bateria do dispositivo. Com o objetivo de melhorar um pouco a autonomia do smartphone, o iOS 9 traz um modo de economia de energia. Quando o seu aparelho chega a 20%, aparece uma mensagem na tela sugerindo ativar o modo, mas você também pode ativá-lo antes disso. Basta ir até Ajustes > Bateria > Modo de Pouca Energia.

10) Organização de notificações

Organize as notificações da forma como preferir (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Organize as notificações da forma como preferir (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Como agrupar as notificações do iOS por aplicativo?

O iOS 9 deu ao usuário mais autonomia em relação à organização das notificações na tela do aparelho. Agora, você pode optar que elas apareçam em ordem cronológica ou separadas por aplicativos, como era feito antes da atualização. Para configurar da forma de sua preferência, vá em Ajustes > Notificações e organize como preferir.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Buceto
    2015-11-05T18:01:28  

    A MELHOR função que encontrei no IOS 9 foi o "ERRO 53". A atualização inutilizou meu iPHONE 6. Cinco dias após vencer a garantia. E a Apple? Mandou eu comprar outro.

    recentes

    populares

    • Buceto
      2015-11-05T18:01:28  

      Meu iPhone 5 com 2 anos e 1 mês de uso estava com a bateria estragada. A garantia era somente de 1 ano, e mesmo assim me deram um celular novinho. A Apple está longe de ser uma empresa perfeita, mas no quesito atendimento ao cliente eles são imbatíveis. Mas tem que ser loja da Apple mesmo. Nada de autorizada.

    recentes

    populares

    • Buceto
      2015-11-05T18:01:28  

      Augusto, de onde você é? Qual loja você foi para que ocorresse a troca?

  • Buceto
    2015-11-22T19:20:20  

    A MELHOR função que encontrei no IOS 9 foi o "ERRO 53". A atualização inutilizou meu iPHONE 6. Cinco dias após vencer a garantia. E a Apple? Mandou eu comprar outro

    recentes

    populares

    • Buceto
      2015-11-22T19:20:20  

      Quem mandou usar Jail Break.

  • João Ninguém
    2015-10-08T17:25:54  

    Muita gente Classe C aqui criticando mas morrendo de vontade de ter um iPhone! Só não compram por um simples fato: NAO TEM DINHEIRO.

    recentes

    populares

    • João Ninguém
      2015-10-08T17:25:54  

      O iPhone não é fabricado na China, é apenas montado na China. O Xbox também é montado na China, mas ninguém diz que é xing-ling, né?

    recentes

    populares

    • João Ninguém
      2015-10-08T17:25:54  

      Todas as grandes marcas estão nesta mesma situação Ana!

  • Linguador
    2015-09-29T23:40:15  

    Você tem um iPhone? Ahh que pena! Então, descarregue a sua frustração aqui e saia de fininho.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-29T23:40:15  

      Recalcado é expressão de piriguete Wagner! kkkkk

    recentes

    populares

    • Linguador
      2015-09-29T23:40:15  

      Vai procurar um argumento que é melhor kkkk

  • Gustavo Escobar
    2015-11-04T13:51:04

    Odeio Android! Dane-se! Sistema horrível cheio de falhas e bugs que dá nos nervos! Já tive. Não quero nunca mais!

  • Vinicius Veroneze
    2015-09-28T17:29:38  

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Vinicius Veroneze
      2015-09-28T17:29:38  

      eu acho babaquice essas discussões, mas vamos. Primeiro não sei o que o ios copia do android porque não uso android. Segundo, posso estar errado, mas o serviço Siri veio antes do Google Now, que os dois são muito bons, tanto que uso os dois. Terceiro, discussão mais besta, eu tenho iphone porque prefiro, ficava irritado com android que travava.

    recentes

    populares

    • Vinicius Veroneze
      2015-09-28T17:29:38  

      Julio, o serviço de reconhecimento por voz é velho pra caramba. Mas tem gente que é cego msm, dos dois lados.

  • Joao Paulo
    2015-10-26T18:55:09

    Já faz algum tempo que estou usando um Iphone. Me acostumei rápido com sistema da Apple, é bem rápido e intuitivo. Claro que eu sinto saudade da maior liberdade que o Android proporciona, porém fluidez o sistema da Maça e a maior segurança em transações me atraem mais.

  • João Henrique
    2015-10-22T08:42:38  

    Só esse "voltar para x" que ficou horrível, todo deslocado do padrão do sistema, parece que foi colocado de última hora. O restante é muito bem vindo.

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2015-10-22T08:42:38  

      Eu tinha um Galaxy S5 mini , e não podia ter o Facebook instalado porque travava demais. Meu iPhone 5c não travou com nada até agora, acredito que os dois estão no mesmo nível de preço.

  • Matheus Borges
    2015-10-22T09:04:54

    Tão falando sério? Nada demais, a maioria desses recurso já uso há tempos no Android!

  • João Henrique
    2015-10-22T09:00:18

    Engraçado que todo usuário de android que comenta aqui na techtudo é ex-iphone

  • Realmember Fox
    2015-10-13T12:50:08  

    Cadê os IR? Cadê e o suporte DLNA nativo? Cadê o BT desbloqueado? Cadê a conectividade com Joysticks? Cadê um bom display com bom nível de preto? Cadê a liberdade que só o Android é capaz de oferecer? Resumindo tudo isso que IOS 9 está oferecendo já existia desde os primeiro Smarthphones. Kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Realmember Fox
      2015-10-13T12:50:08  

      A questão não é quando, mas se tem qualidade ou não.

  • Roberto Carvalho
    2015-10-14T09:04:47

    Intinerário????? Só por Deus!

  • Julio Souza
    2015-10-11T12:34:21

    Isso é a coisa mas legal do mundo. salve iPhone !

  • Slackmode
    2015-10-10T13:07:32

    ja acho o seguinte que enquanto todos discutem sobre qual seria a melhor opção de OS, os caras enchem os bolsos com nosso dinheiro rsrsrs, cada um usa a roupa que gosta

  • Paulo Lima
    2015-10-09T14:00:14

    Resumindo, tudo que tinha no Windows e no Android

  • Rogério Alditore
    2015-09-28T16:52:41  

    Aff Techtudo....que revolução hein?

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-28T16:52:41  

      E vc somente continuou com a mesma discussão ridícula dizendo que os usuários do iphone acham que é o melhor celular do mundo, cada um usa o que quer, não importa se foi comprado em 24 vezes ou a vista o que importa é que o aparelho é da pessoa e foi o que escolheu, pronto, não aguento mais essas infantilidades nos comentários do Techtudo.....

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2015-09-28T16:52:41  

      Minha postagem é apenas uma resposta à imbecilidade alheia sobre tais "argumentos", sei que você não enxerga isso e tá se doendo pelos outros, ou até por você mesmo, quem sabe?

  • Erasmo Silva
    2015-09-28T23:04:58  

    meu WINDOWS PHONE 640 DTV já faz tudo isso e muito mais aff.... que fracasso da apple

    recentes

    populares

    • Erasmo Silva
      2015-09-28T23:04:58  

      Resposta com zoação = falta de argumento! FATO! kkk

    recentes

    populares

    • Erasmo Silva
      2015-09-28T23:04:58  

      Uma salva de palmas para o Zé do Caichão, apenas comentários idiotas criticando as pessoas, tenho pena de você... .

  • Gustavo Henrique
    2015-09-28T21:31:15  

    Desenhar na tela? Selecionar várias fotos? ECONOMIA DE BATERIA? Isso já deve existir desde o Android do Biscoito kkk.

    recentes

    populares

    • Gustavo Henrique
      2015-09-28T21:31:15  

      agradeça sua mãe tbm, ops =\, olha minha personalidade caindo de novo

    recentes

    populares

    • Gustavo Henrique
      2015-09-28T21:31:15  

      "sua mãe, inveja, pobre"... argumento pra defender a Apple que é bom, NADA!

  • Damyhonn Paulino
    2015-10-07T11:01:03  

    A dica 5 está totalmente errada.

    recentes

    populares

    • Damyhonn Paulino
      2015-10-07T11:01:03  

      Sim ali é o botão de refresh

  • Paulo Neto
    2015-10-07T21:59:46

    Finalmente boas dicas do Techtudo

  • Marcos Voto
    2015-09-28T22:49:51  

    Vcs ganham quanto pra defender a Apple ou a samsung? Ou fazem isso só por idiotice mesmo?

    recentes

    populares

    • Marcos Voto
      2015-09-28T22:49:51  

      obrigado ricardo!!

    recentes

    populares

    • Marcos Voto
      2015-09-28T22:49:51  

      Há um equívoco aí Zé, se vc entrar nas matérias sobre Android vai encontrar um monte de iPhans chorando sua dor de cotovelo.

  • Sinval Pinheiro
    2015-09-28T17:28:08  

    Quanta coisa nova tem pelo menos 4 anos que isso ja existe !!!

    recentes

    populares

    • Sinval Pinheiro
      2015-09-28T17:28:08  

      kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Sinval Pinheiro
      2015-09-28T17:28:08  

      A zoação existe desde que tais funções existem, há pelo menos 3 anos atrás! kkk

  • Rodrigo Cavalcanti
    2015-09-28T17:45:53  

    puxa vida meu moto x 2014 calcula para mim eu apenas falando para ele, quanta evolução no iOS hein?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Cavalcanti
      2015-09-28T17:45:53  

      Fatality

    recentes

    populares

    • Rodrigo Cavalcanti
      2015-09-28T17:45:53  

      kkkkkk

  • Pablo Barcelos
    2015-09-29T08:18:28  

    Grande revolução mesmo, a muito dessas coisas eu faço só falando com meu Moto x...kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Pablo Barcelos
      2015-09-29T08:18:28  

      Gostei da sua resposta Caroline, está a um nível bem superior da maioria dos fanboys da Apple, mas não esqueça que também está cheio de xingling por aí imitando o iPhone, se duvidar até mais os concorrentes.

    recentes

    populares

    • Pablo Barcelos
      2015-09-29T08:18:28  

      *Até mais que os concorrentes.

  • Diogo
    2015-09-29T10:30:41  

    não adianta gente Ios sempre vai ser melhor que Android aceitem isso hehe só pelo fato de TRAVAR Menos já vale a pena

    recentes

    populares

    • Diogo
      2015-09-29T10:30:41  

      Ai depende da configuração do celular

    recentes

    populares

    • Diogo
      2015-09-29T10:30:41  

      Pessoal, segundo o Diogo o iOS sempre vai ser melhor que Android só porque ele quer e pronto, aceitem!