Redes sociais

11/09/2015 08h00 - Atualizado em 11/09/2015 08h00

Dicas de Facebook; truques e tutoriais que vão resolver sua vida

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Facebook é a rede social mais acessada do mundo, com mais de um bilhão de membros. A plataforma oferece configurações ocultas e recursos que prometem facilitar o dia a dia dos usuários. Confira uma lista com 55 dicas - incluindo alguns truques e tutoriais - que vão torná-lo um ninja do Facebook.

Como esconder as suas curtidas no Facebook

Use Ctrl+F (Windows) ou Command+F (Mac) para buscar a dica que você precisa. Caso não encontre, participe do Fórum do TechTudo e deixe a sua dúvida. A lista será sempre atualizada com novos tutoriais.

Facebook_Home_04 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Facebook TechTudo; Curta facebook.com/techtudo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)


1. Ensinar seus amigos a pronunciar seu nome 

Algumas pessoas possuem nomes difíceis de pronunciar, com muitas vogais ou mais comuns em outras línguas. Saiba que há uma maneira de ensinar os amigos a falar seu nome corretamente.

2. Desativar a confirmação de leitura do chat do Facebook

Sabe quando você está conversando com alguém no Facebook e aparece “Visualizado em” embaixo da última mensagem enviada? Então, essa notificação mostra quando a pessoa leu a mensagem.

Porém, algumas pessoas não gostam dessa função. É possível desativar o recurso de confirmação de leitura e impedir que outra pessoa veja quando você leu as últimas mensagens dela.

3. Mandar parabéns para os aniversariantes do dia automaticamente

O Facebook permite que você exporte da agenda as datas de nascimento de seus contatos para serviços como Google Calendar, iCal e Outlook. Através do IFTTT, você pode configurar o perfil na rede social para mandar “Feliz Aniversário” automaticamente e nunca mais ser cobrado por isso. 

4. Encontrar posts antigos

O internauta pode ainda achar um post específico seguindo essas dicas. Essa dica vale até mesmo para aquela publicação de anos atrás que você se arrependeu ou está precisando do link e não lembra mais qual é.

5. Postar GIFs no Facebook

Por muito tempo, Mark Zuckerberg não permitiu posts com GIFs no Facebook. Mas, agora isso é possível. Veja como postar GIFs e veja seis dicas.

6. Esconder sua lista de amigos

Sabia que todos podem ver quem são seus amigos? Se você não quiser que qualquer usuário veja essa informação, pode ocultar isso com poucos cliques. Basta ir até seu perfil na rede social, acessar a lista e mudar o público que pode ter acesso a esse dado. Ninguém saberá com quem você anda.

7. Desligar o Auto Play dos vídeos do Facebook

Muitos usuários se incomodam com o autoplay dos vídeos e anúncios publicados no Facebook. Se você é um deles, saiba que é possível desligar essa opção nas configurações do perfil.

8. Trocar o status de relacionamento discretamente

Enquanto alguns usuários querem gritar aos quatro cantos que começaram a namorar ou que estão solteiros, outros preferem manter a discrição. Alterando algumas opções nas configurações de privacidade, você pode trocar o status de relacionamento sem que  isso seja publicado no mural.

9. Salvar no Dropbox as fotos em que você é marcado

Você pode criar uma receita no IFTTT que permite salvar todas as fotos em que você é marcado no Facebook no Dropbox. A dica é útil para você manter um registro das suas imagens que outras pessoas postam. Mesmo que esse contato deixe de usar o Facebook, você terá um arquivo de todas as fotos.

10. Marcar conversas como “não lidas”

Às vezes, o usuário não tem tempo de responder imediatamente e acaba esquecendo de disso. Saiba que é possível marcar a conversa como “não lida”, tanto no desktop quanto nos apps para smartphones e tablets. Desse jeito, você verá a notificação e se lembrará de responder à mensagem depois.

11. Adicionar figuras e emojis às suas fotos

O Facebook permite que, quando o internauta posta uma foto, possa inserir stickers e outros emojis. A função é bem simples e a "brincadeira" pode ser feita no momento em que a imagem for publicada.

12. Descobrir quem está rastreando o seu Facebook e tracar seu perfil

Em alguns momentos, para usar algum aplicativo ou serviço, os usuários acabam dando acesso a determinados dados da sua conta no Facebook. Isso permite que os donos desses aplicativos rastreiem essas informações. Porem, é possível identificar e bloquear o perfil contra a espionagem.

13. Assistir vídeos sempre em HD

O Facebook decide a qualidade do vídeo que você vai assistir baseado na velocidade da conexão. Porém, existe uma forma de definir a qualidade padrão de todos os vídeos que podem ser vistos na rede social. Para isso, basta ir em "Configurações de Vídeo" e escolher a opção “HD, se disponível”.

14. Baixar vídeos sem utilizar nenhum programa

Você sabia que é possível salvar vídeos no computador sem utilizar nenhum programa? Para isso, basta usar um navegador compatível com o HTML5 e clicar com o botão direito do mouse em cima do vídeo. Depois, é só clicar na opção “Salvar vídeo como”. Caso prefira, veja uma lista de apps.

15. Ativar a função “Ver Primeiro”

Essa função permite personalizar o feed de notícias. Basta ir em uma página ou perfil de alguém e definir quais atualizações quer ver primeiro. Assim, qualquer post novo aparecerá no topo do feed.

16. Pesquisar posts dentro de grupos

Você já viu que é possível encontrar posts antigos. Mas, como encontrar publicações em grupos? É fácil. Basta usar o campo de busca como se você estivesse no Google, confira o passo a passo.

17. Salvar links para ler depois

O Facebook permite salvar qualquer link, música, foto, vídeo, aplicativo ou jogo para ver depois. 

Veja dica como salvar links para ver depois no Facebook:


18. Ativar o vídeo em PIP (Picture in Picture) 

Os vídeos em PIP permitem que o usuário destaque o vídeo, que fica ‘flutuando’ na tela, enquanto navega por outros conteúdos da rede social. Isso pode ser feito nas configurações do próprio vídeo, enquanto ele está em execução. Assim, você pode rolar o feed sem perder a gravação.

19. Parar de receber convites de jogos, apps e eventos

Quem nunca recebeu aqueles convites de jogos, apps e eventos chatos, que não para de chegar? Por sorte, é possível configurar o perfil para parar de receber esses convites para sempre na rede social.

20. Evitar amigos chatos

Ainda assim, podem existir alguns "amigos chatos" na rede social. Para isso, há três dicas: primeiro, exclua o post; depois, escolha quais posts vão aparecer no seu feed de notícias e, por fim, fique offline.

21. Usar e abusar do IFTTT 

O IFTTT (If This Than That) é um serviço que executa ações automaticamente. Conheça 20 dicas essenciais para você usar no Facebook, que vão desde a fazer backup até post automático.

22. IFTTT + YouTube + Facebook

É possível integrar os três serviços. Através do IFTTT, você pode interligar o YouTube ao seu perfil do Facebook. Dessa forma, sempre que você postar um vídeo, será automaticamente divulgado no Facebook. Confira 20 "receitas" para você usar o YouTube com o Facebook.

23. Enviar sua localização pelo Messenger

Chega de se perder! Em dispositivos móveis, é possível enviar a localização exata para algum contato com quem você esteja conversando. Basta tocar na mensagem e, depois, em “Enviar localização”.

24. Usar o Facebook Messenger pelo PC

O Facebook Messenger ganhou uma versão para PC, assim como o WhatsApp Web. Para usá-lo, basta acessar o site. Assim, você poderá conversar com os amigos sem se distrair com o feed.

25. Encerrar a sessão remotamente pelo celular

Se você usou o Facebook no PC de algum amigo e esqueceu ele aberto, saiba que é possível encerrar a sessão por meio do smartphone. Para isso, basta ir nas Configurações de Segurança e, depois, no item “Sessões ativas” para se deslogar de uma sessão específica ou de todas elas ao mesmo tempo.

26. Encontrar locais perto de você

Se você está em dúvida para onde ir e não quer usar o Google Maps, o Facebook pode resolver esse problema. Indo em Aplicativos e, depois, em “Locais nas imediações”, você pode encontrar lugares interessantes para visitar e que estejam perto de você, como bares, restaurantes e baladas.

27. Escolher quem pode publicar no seu perfil

Se você não quer que qualquer pessoa publique na sua linha do tempo, é possível definir quem pode postar no seu mural. Vá em Configurações e, em Linha do Tempo e Configurações de Marcações.

28. Usar o Facebook offline

Sabia que é possível usar o Facebook offline? Sim, isso é possível graças às mensagens SMS. Por meio delas, os usuários podem postar, curtir e muito mais. Basta usar comandos específicos.

29. Editar seus álbuns de fotos

Para editar álbuns de fotos, acesse Álbuns. No canto superior direito, haverá um botão  “Editar”. Clicando nele, você poderá mudar o nome do álbum, corrigir informações erradas, legendas etc.

30. Saber se alguém entrou no seu Facebook

Está desconfiado? O Facebook possui opções que avisam sempre que o perfil for acessado por um novo dispositivo. Dessa forma, você consegue identificar se a conta foi acessada por outra pessoa, em outro lugar. Vá até Configurações de Segurança e ative a aprovação de login.

31. Apagar as pesquisas recentes

Com objetivo de proteger a sua privacidade, a rede social de Mark Zuckerberg possui configurações que permitem apagar as pesquisas recentes. Assim, você impede que outras pessoas que peguem o seu celular ou acessem o seu computador saibam o que ou quem você pesquisa na rede social.

32. Criar álbuns de fotos para bebês e bichos de estimação

Existe coisa mais fofa que bebês e pets? O Facebook criou um novo recurso chamado de Scrapbook para criar álbuns de fotos exclusivos e personalizados para crianças, cachorros e gatos. Para habilitar a função, é necessário colocar o Facebook em inglês e, depois seguir, alguns passos

33. Saber quando haverá um show da sua banda favorita na cidade

Você sabia que o Facebook pode avisar quando suas bandas favoritas forem fazer um show na cidade? Para isso, basta ir até a página da banda ou artista, depois na aba Eventos e clicar no botão “Assinar”.

34. Ativar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas aumenta a segurança da conta. Além da senha, o usuário precisa inserir também um código enviado para o celular para poder acessar seu perfil. É preciso ir até as configurações do Facebook e, depois, na seção “Segurança” para ativar o recurso.

35. Curtir posts da minha própria página com meu perfil

Muitos usuários possuem fan pages. E você poder querer curtiu seu próprio post com o perfil pessoal. Basta alterar para o perfil que está online e curtir você mesmo. Para isso, clique na seta que se encontra no canto superior direito e escolha o usuário na sessão “Usar Facebook como”.

36. Mudar seu nome no Facebook

Mudar o nome no Facebook poderá ser útil caso tenha se casado, separado, mudado o nome etc. Você pode fazer isso indo em Configurações Gerais da Conta e clicando no link “Editar” ao lado do nome.

37. Mudar seu sexo no Facebook

A mudança de sexo segue o mesmo padrão da mudança de nome. O Facebook incluiu 17 novas opções de gênero, com objetivo de incluir membros da comunidade LGBT que queiram se identificar claramente como homossexuais, trans, travestis e outros. Basta ir em Configurações Gerais e mudar.

38. Conhecer alguns easter eggs e curiosidades do Facebook

O Facebook possui alguns easter eggs, surpresas escondidas. Confira uma lista com 9 deles que você poderá usar, como emojis escondidos, descobrir quem te deletou, criar conversas falsas, escrita espelhada, de cabeça para baixo e outras coisas curiosas na rede social.

39. Compartilhar seu post, exceto com uma pessoa

Você pode compartilhar os posts apenas com amigos escolhidos. Para isso, antes de publicar, clique no ícone do “globo terrestre”, que indica que aquela publicação é pública e clique em “Customizado”. Depois, escolha os amigos que não poderão ver a publicação. Veja como fazer isso com posts antigos.

40. Saiber as dimensões da foto de capa

Não é fácil escolher uma imagem para o perfil. O que pode ajudar é você saber as dimensões exatas e ver uma lista de 10 aplicativos que fazem o recorte automaticamente. Para ficar 100% no desktop, procure usar fotos de 851 x 315 pixels. No celular, as dimensões mostradas são 399 x 150 pixels.

41. Parar de receber convites de jogos

Não existe coisa mais chata que convites para jogos no Facebook. Mas existe uma maneira de interromper esses convites e notificações. No app para celular, clique em “Mais”, depois, vá em “Notificações” e desmarque as opções “Solicitações de aplicativos” e “Convites de aplicativos”.

42. Esconder o seu status do chat de alguns amigos

O Facebook dedura quem está online, mas permite ficar offline para alguns contatos. Abra a janela de conversa e clique na engrenagem. Vá em “Configurações Avançadas” e marque a opção “Desligue o chat apenas para alguns amigos”. Então, é só escolher quais amigos não devem te ver online.

43. Enviar dinheiro pelo Facebook Messenger

É possível enviar pagamentos para os amigos através do Facebook Messenger. Para isso, vá até as Configurações do Facebook e clique em “Pagamentos”. Basta configurar uma conta bancária válida. Aparecerá um ícone de um cifrão ($) nas janelas de conversa para quem você pode mandar dinheiro.

44. Criar um vídeo com uma retrospectiva de toda a sua história no Facebook

Acessando a página Lookback, você pode criar um vídeo com todas as ações no Facebook. Depois, é só compartilhar com os amigos. Você pode baixar e também editar o conteúdo do vídeo.

45. Marcar todas as notificações e conversas como lidas

Nem sempre é possível ler todas as notificações que chegam até você. Mas, para que elas não se acumulem, você pode marcar todas como lidas. Basta clicar no ícone de notificações (o globo terrestre) ou de conversas (os balões de fala) e clicar no link “Marcar tudo como lido”.

46. Desativar comentários e curtidas na foto de perfil

Você pode desativar comentários e curtidas na foto de perfil por alterar a privacidade dela. Assim como a função ampliar, que pode ser bloqueada. Abra a imagem e altere o nível de privacidade para “Somente eu”. Com isso, apenas você poderá comentar e curtir a foto com o seu rosto.

47. Apagar mensagens individuais e não a conversa inteira

Se você quiser apagar alguns trechos de uma conversa, basta clicar na aba “Mensagens” e selecionar uma das conversas. Clique na engrenagem que se encontra no canto superior direito e selecione a opção “Excluir mensagens”. A partir daí, é só selecionar as mensagens para apagar e, depois, “Excluir”.

48. Editar comentários e posts

É possível também editar comentários e posts depois de publicados. Embaixo de cada um deles, há um pequeno link: “Editar”. Basta clicar para editar o comentário ou o post e republicar o conteúdo.

49. Adicionar pessoas à lista de melhores amigos

Você pode escolher alguns contatos para serem seus melhores amigos e, com isso, você verá todas as atualizações deles. Acesse o perfil do amigo e, na foto de capa, você verá um botão chamado “Amigos”. Clique nele e selecione a opção “Melhores amigos”, para poder fazer esse filtro.

50. Deixar de seguir um amigo, página ou grupo irritante

Você também pode deixar de seguir um post, um amigo ou uma página. Para isso, em vez de clicar em “Amigos”, clique em “Seguindo” e, em seguida, clique em “Deixar de seguir” o conteúdo.

51. Fazer chamadas de áudio e vídeo pelo computador

Além de ter conversas por texto, você pode também fazer chamadas de voz e de vídeo. Obviamente, você precisará ter um microfone e uma câmera. Na janela de conversa de videochamadas, você verá um ícone de uma câmera e de um telefone. Clicando no ícone da câmera você inicia uma chamada de vídeo. Já no ícone do telefone inicia uma chamada de voz, como no seu telefone comum.

Veja como é fácil fazer videochamadas no Facebook Messenger, no celular


52. Girar fotos que já foram postadas

Se você postou uma foto e ela não saiu na orientação que você queria, é possível girá-la mesmo depois de ter publicado o post. Para isso, clique na foto, passe o cursor do mouse sobre ela e clique em Opções. Depois, clique em Girar para a esquerda ou direita. Se ainda não postou, vale uma edição.

53. Desativar as sugestões de marcações de fotos

Sempre que algum amigo postar fotos em que você aparece, o Facebook sugere marcações. Você pode impedir indo nas configurações do perfil e clicando em “Linha do tempo e marcações”, que se encontra à esquerda. Em seguida, clique em “Como eu gerencio as marcações que as pessoas adicionam e as sugestões de marcação?”. Depois, clique em “Quem vê as sugestões de marcações quando fotos parecidas com você são carregadas?” e escolha uma das opções do menu suspenso.

54. Ativar o alerta de login por e-mail ou SMS e verificação em duas etapas

O Facebook pode avisar você sobre logins na conta a partir de um e-mail ou mesmo uma mensagem de texto (SMS) no celular. Para ativar a função, vá até “Configurações de Segurança”, clique na seção “Alertas de login” e selecione um dos tipos de alertas, como SMS ou e-mail.

55. Descobrir quem te excluiu do Facebook

Infelizmente, a rede social não mostra quais dos contatos desfizeram amizade com você. Mas, usando a ferramenta “Who Deleted Me on Facebook”, é possível descobrir quem excluiu você.

56. Excluir o Facebook

Desistiu? A rede social de Zuckerberg é muito popular, mas como excluir nossa conta quando não quisermos mais fazer parte dela? Confira e veja como cancelar a conta definitivamente.

Essas foram as 56 dicas infalíveis para usar o Facebook, a rede social mais popular do momento.

Bônus! 30 coisas que o Facebook sabe sobre você


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Carneiro
    2015-09-14T23:19:36

    Que maneiro!!! Quanta coisa dá para fazer e eu nem tinha ideia.

  • Ophelie
    2015-09-12T00:24:08

    Quando Facebook vai parar de mostrar o tempo que você acessou por última vez? Tão chato isso!