Internet

03/09/2015 08h00 - Atualizado em 03/09/2015 08h00

A história do logo do Google em sete momentos rápidos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A logo do Google foi repaginada na terça-feira (1). Criada em 1998, a empresa acabou de passar pela maior reorganização da sua história. A nova cara da gigante de buscas abandonou sombras e relevos e adotou um design plano. O resultado é bem diferente do original. Confira agora a história da marca em sete momentos.

Google tem novo logo; Veja quais produtos já aderiram a mudança

1998

Os fundadores do buscador, Sergey Brin e Larry Page, criaram a primeiro logo para o projeto de pós-graduação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Além do uso de sombras e serifas, a imagem trazia também um ponto de exclamação.

Primeiro logo do Google trazia um ponto de exclamação no final (Foto: Divulgação)A primeira logo do Google trazia um ponto de exclamação no final (Foto: Divulgação/Google)


30 de agosto de 1998

Primeiro Doodle celebrou o festival Burning Man, do qual Sergey Brin é fã (Foto: Divulgação)Primeiro Doodle celebrou o festival Burning Man é fã (Foto: Divulgação/Google)

Qual o melhor aplicativo de GPS para celular? Comente no Fórum do TechTudo.

No mesmo ano, a imagem ganhou a primeira modificação graças ao Burning Man, festival de contracultura dos EUA. Page, Brin e o ex-diretor da companhia, Eric Schmidt, resolveram homenagear o evento porque são grandes fãs. 

A logo passou a mostrar o boneco da festa. A imagem foi enviada em respostas de e-mails que justificavam a ausência dos executivos durante o evento daquele ano. Esse foi também o primeiro Doodle criado.

Setembro de 1998

Google foi liberado para uso com mesmo logo criado em Stanford (Foto: Divulgação)Google foi liberado para uso com a mesma logo criada na Universidade de Stanford (Foto: Divulgação/Google)

Dias depois da estreia do Doodle, a gigante de buscas ganhou o endereço na Internet e foi liberada para os primeiros usuários. A logo usada foi a mesma criada em Stanford, nos Estados Unidos. A única diferença era a palavra “Beta” no rodapé.

Maio de 1999

Mudança mais radical deixou a tipografia mais discreta (Foto: Divulgação)Mudança mais radical deixou a tipografia mais discreta (Foto: Divulgação/Google)

Oito meses depois, a logo recebeu a primeira grande mudança: a tipografia com contornos espessos foi abandonada e um estilo mais elegante foi adotado. A imagem é marcada também por um forte sombreado em cada letra, característica que foi abandonada mais tarde.

Maio de 2010

Logo seguinte abandonou sombreados mais fortes (Foto: Divulgação)A logo de 2010 abandonou os sombreados mais fortes (Foto: Divulgação/Google)

Passaram-se 11 anos até que a logo do Google+ começasse a adotar um visual mais plano, seguindo novas tendências de design. A primeira mudança foi feita nas sombras, que foram retiradas do contorno externo e mantidas somente dentro das letras.

Setembro de 2013

Em 2013, logo ficou completamente plano (Foto: Divulgação)Em 2013, a logo ficou completamente plana (Foto: Divulgação/Google)

Mais de três anos depois, a logo ficou plana de vez: as sombras foram abandonadas completamente. Foram feitos também alguns ajustes tipográficos. Com mudanças muito discretas, essa foi a logo usada pela gigante das buscas até setembro 2015.

Setembro de 2015

Novo logo trouxe a maior mudança em anos (Foto: Divulgação)A nova logo trouxe a maior mudança em anos (Foto: Divulgação/Google)

O Google mudou completamente a logo. A letra “G” passou a ser usada nos produtos da empresa, como Maps, Google+ etc. O desenho é baseado no que a empresa chama de “pontos do Google”, que estão, a partir de agora, no visual de todos os produtos.

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Silva
    2015-09-04T10:33:57

    Gostei do no logo, só não gostei do G colorido que fica nas abas quando está no google.

  • Fernanda Araújo
    2015-09-04T00:01:39

    Gostei mais do q usávamos de 2013, esse parece mais site pra criança.

  • Alena Tavares
    2015-09-03T13:56:26

    Não gostei.