Celular

25/09/2015 08h01 - Atualizado em 25/09/2015 15h24

Lumia 640: cinco coisas que você precisa saber sobre o smartphone

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Lumia 640 tem preço em conta e diversas funcionalidades. Custando R$ 549 e equipado com o Windows Phone 8.1, o celular é uma boa opção tanto para baixar aplicativos e jogos como para usar uma boa câmera de selfies.

Windows 10: confira quais celulares serão os primeiros a receber o sistema

Se você está em dúvida se o aparelho é bom o suficiente para enfrentar rivais como Lumia 730, Lumia 535 ou o Moto G 3, o TechTudo reuniu cinco características do Lumia 640 que você precisa saber.

Lumia 640 XL é um celular gigante e com boas configurações para o usuário (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 640 XL é um celular gigante e com boas configurações para o usuário (Foto: Divulgação/Microsoft)

1 - 640 ou 640 XL: fique com o tamanho de tela que preferir

O Lumia 640 tem uma versão extra com tela maior e algumas diferenças nas especificações: o Lumia 640 XL. Enquanto o Lumia 640 tem display de 5 polegadas (um pouco maior do que a o iPhone 6) , o modelo XL aposta em um telão de 5,7 polegadas, mesmo tamanho do Galaxy Note 5.

Ambos os modelos trazem a resolução HD (720p) de fábrica, mas o tamanho pode influenciar na qualidade de imagem. Enquanto o Lumia 640 possui densidade de 294 ppi, o 640 XL traz apenas 259 ppi. Em outras palavras, isso significa que a versão menor do smartphone oferece contornos mais definidos nas imagens, o que deve facilitar especialmente a leitura e dar mais nitidez a filmes e jogos.

Há ainda outra versão do mesmo modelo: o Lumia 640 XL LTE, que também vem com tela de 5,7 polegadas, mas tem como principal diferença a conectividade 4G.

As três versões do Lumia 640 carregam praticamente as mesmas especificações. Processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna, com entrada para cartão de memória de até 128 GB. Já a bateria do aparelho menor tem 2.500 mAh, enquanto as versões XL e XL LTE trazem 3.000 mAh. 

O TechTudo testou os dois aparelhos durante a MWC; confira no vídeo:


2 - As funcionalidades fazem diferença no preço

As diferenças entre as variantes do smartphone se refletem no preço. O Lumia 640, modelo básico da linha, vem com dual-chip, 3G e TV Digital e está disponível em lojas online com preço a partir de R$ 549. A versão Lumia 640 LTE, que tem conexão 4G, pode vir com único chip sem TV - vendido exclusivamente pela Claro - por R$ 768.

Lumia 640 traz TV Digital no Brasil e suporte para dois chips (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 640 traz TV Digital no Brasil e suporte para dois chips (Foto: Divulgação/Microsoft)

Já o Lumia 640 XL, que tem tela maior, vem com função dual-chip e 3G, mas sem TV Digital, e pode ser comprado por R$ 584. Por fim, o Lumia 640 XL LTE, com display amplo e conectividade 4G aparece por R$ 849 em algumas lojas virtuais.

As cores dos modelos variam de acordo com a loja, mas é possível encontrá-los nas opções preto, branco e azul. Há também uma capa laranja disponível.

3 - O Windows 10 está garantido

Se você gosta de ter o sistema do seu celular atualizado, o Lumia 640 é uma boa escolha. A Microsoft já confirmou que o aparelho receberá o novo Windows 10 Mobile, que encontra-se em fase de testes. O sistema traz mudanças visuais importantes e funcionalidades como conexão com pendrives, teclado virtual renovado, integração com PCs e os aplicativos universais do Windows.

A data da entrega da atualização para o Lumia 640, porém, ainda é um mistério. Por enquanto, a Microsoft não revelou quando pretende lançar o novo sistema para os modelos atuais. A expectativa é que o anúncio seja feito com a apresentação dos novos tops de linha Lumia 950 e Lumia 950 XL no próximo dia 6 de outubro.

Windows Phone é uma boa opção? Comente no Fórum do TechTudo

4 - A câmera tem diversos truques e recursos

Quando o assunto é fotografia, os aparelhos da Microsoft se saem bem. O Lumia 640 menor traz uma câmera de 8 megapixels com Flash LED e gravação em Full HD (1080p), além de frontal com 1 MP para selfies e chamadas em HD (720p). A câmera do Lumia 640 XL, porém, é melhor: 13 megapixels para o sensor traseiro com lentes Carl Zeiss e 5 MP para o frontal, ambos com gravação em Full HD.

Lumia 640 XL tem câmera de 13 megapixels traseira e frontal de 5 megapixels (Foto: Reprodução/Microsoft)Lumia 640 XL tem câmera de 13 megapixels traseira e frontal de 5 megapixels (Foto: Reprodução/Microsoft)

O apelo para fotografia dos aparelhos da Microsoft não está somente na câmera. Eles trazem um conjunto de aplicativos como o Lumia Câmera, que dá controle manual completo ao usuário e tem suporte ao Living Images, fotos animadas que podem ter inspirado as Live Photos do iPhone 6S. Além disso, há o Lumia Selfie para autorretratos, Nokia Cinemagraph para criação de GIFs animados, Creative Studio para edição de imagens, entre outros aplicativos.

5 - Nem todos os apps populares estão na loja

A Windows Store evoluiu bastante desde o seu lançamento, mas se você está vindo do Android ou iOS, também deve ficar atento aos aplicativos que não estão disponíveis na loja. A mais sentida, por exemplo, é o Snapchat, que não aparece de forma alguma. O mesmo acontece com o bichinho Pou.

O Tinder não pode ser encontrado oficialmente, mas possui clientes como o 6tin com funções completas e até adicionais. Mesmo caso com o 6tag, cliente superior ao app do Instagram para Windows Phone, que não recebe atualizações há um bom tempo. Portanto, vale pesquisar se o seu app preferido está disponível para o Lumia 640, além das especificações, antes de comprar o aparelho.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Sousa
    2017-05-25T12:30:45

    Eu ja usei vários lumias: 535, 925, 640, , o que uso atalmente é o 640xl lte 5.7". Estou muito satisfeito no geral. E quando estiver em melhores condições financeiras, comprarei o nokia6. Pu se não me contentarei com o 950xl. Este ultimo so não comprei devido a tela q não achei ou não tem de 5.7" ou mais. Porem jamais trocaria por outras marcas ou sistema. Embora não conheço todas. Mas sei que só a nokia tem o Windows Phone então adeus as outras.

  • Everton
    2016-07-27T18:36:39  

    Penso eu que esses sites só podem existir treta nesses comentários abaixo pra engrandecimento de certos smartphones. Eu tenho esse Lumia 640XL e não nada disso que dizem nos comentários. O aparelho em si é sim rápido para uso do dia a dia. Agora com relação a câmera. Esses smartphone é uma porcaria em forma de smartphone. Que câmera tosca. As imagens não tem cor,são mortas sem vida nenhuma no modo automático. E no modo manual ate que da uma melhoradinha. Vou te falar a verdade ate o antigo lumia 520 da minha esposa dava um banho na câmera dele.

    recentes

    populares

    • Everton
      2016-07-27T18:36:39  

      parabens, e a primeira critica que vejo em um lumia referente a qualidade de fotos.. estranho, nao?

    recentes

    populares

    • Everton
      2016-07-27T18:36:39  

      Tambem acho.Tenho um 640XL e adoro!!

  • André
    2016-12-03T15:56:58

    Comprei o 640 por 459,00 semana passada no ML corre que ainda tem.

  • Professor
    2015-09-27T10:26:24  

    Comprei recentemente o Lumia 640 DTV... e vale cada centavo, as fotos são excelentes e o aparelho é muito bonito, além disso qual smartphone pagaria meros R$ 476,00 com igual funcionalidade..?

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-09-27T10:26:24  

      Paguei R$ 900 por um Lumia 640 DTV e esta muito caro pelo desempenho que apresenta.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-09-27T10:26:24  

      Paguei R$370,00 no meu esta semana.

  • Paulo Nakamura
    2016-10-21T13:36:05

    O aparelho é show, mesmo com camera self limitada, mas apps praticamente não existe.

  • Emerson Coutinho
    2016-09-12T02:58:54

    Falta muita coisa pois sou usuário da Nextel e não tem a função rádio não tem app que bloqueia outros aplicativos falta muitos app que outros smartphone com outros sistemas utilizam sinceramente eu gosto muito do aparelho porem não recomendo falta muito

  • Manoel Gonçalves
    2016-08-30T20:45:04  

    para quê vou querer um smartphone que só faz o básico, faz ligações e tira fotos? não tem apps populares

    recentes

    populares

    • Manoel Gonçalves
      2016-08-30T20:45:04  

      depende do tipo de app que vc quer......

  • Fabio
    2016-07-25T11:23:29

    lancado por 600 e poucos reais, agora ta mais de 1000. nao compro! digam nao a essa absurdo.

  • Cleverson Sobrinho
    2016-04-10T11:31:53

    Excelente Smartphone! Após atualização para Windows 10 ficou ainda melhor. Rápido e sem engasgos, bateria com fôlego para o dia inteiro, fotos com ótima qualidade. Altamente recomendado.

  • Bruno Moraes
    2015-09-25T11:59:19  

    Tenho o 640 XL 4G e não me arrependo em nada por ter trocado o Android pelo Windows Phone... E esse aparelho é sensacional.

    recentes

    populares

    • Bruno Moraes
      2015-09-25T11:59:19  

      Por acaso alguem sabe algum aplicativo na loja do windows que os substituem o play store e o google play ???

    recentes

    populares

    • Bruno Moraes
      2015-09-25T11:59:19  

      e so clicar na sacola loja, la tem alguns aplicativos legais, ja substitui muitos que eu usava no android por similares

  • Terror Bicolor
    2016-04-05T13:28:51

    tenho um xl e ele e top pode carimba

  • Claudio Maragna
    2015-11-16T16:29:53

    Eu tenho o Lumia 530 a um ano. Perfeito estado,parece que eu recebi ontem. Tenho tres capas de cores diferentes. Todas encaixam bem. Tenho todos os apps que me servem bem,vídeos e fotos. To passando p/o Lumia 535 em dezembro. Super satisfeito.

  • Valdir Santos
    2016-02-08T11:46:37

    Acabei de comprar um Lumia 640 preto para minha esposa. Ainda não chegou, e espero que ela goste. Pois o anterior era um Lg L90. Ciente da mudança para o sintema Windows, espero que ela goste. Apostei em: Tela de 5", na marca, bateria, designer, e ótimo custo x benefício (R$ 549,00 + frete de R$ 13,00). A única dúvida realmente é quanto à qualidade das fotos,. Conforme pesquisa via net , há muitos comentários que são de boa qualidade, com exceção da câmera frontal (0,9 Mp).

  • Douglas Lima
    2015-09-26T09:31:24  

    Enquanto não atualizar esse sistema e melhorar 100%, ainda prefiro qualquer Android. Minha experiencia com WP não foi nada legal, aplicativos de péssima qualidade, principalmente o Whatsapp com aqueles famosos atrasos nas notificações.

    recentes

    populares

    • Douglas Lima
      2015-09-26T09:31:24  

      REalmente quanto ao Sistema operacional, ponto para Windows. O sistema windows é muito melhor que android. Mais fluido, mais rápido, não trava, economiza e gerencia melhor a bateria. A própria Google já reconheceu, ainda que não publicamente que o sistema WP é mais "leve" que o android. Por outro lado, não bastasse a ínfima quantidade de aplicativos para WP se comparado ao Android, muitos apps que deveriam ser idênticos dão algum bug no WP. Há um bug no whatsapp de atraso nas notificações. Vamos ver se com o Windows 10 o problema será sanado.

    recentes

    populares

    • Douglas Lima
      2015-09-26T09:31:24  

      Douglas. Sempre tive iPhone, desde o iPhone 2 até o 4s. Mudei agora no começo de 2015 pro Windows Phone e não me arrependo um centímetro de ter trocado de aparelho e Sistema Operacional. Nunca tive problemas de notificações de qualquer programa, muito menos do WhatsApp, ou seja, nenhum outro aplicativo me da um delay se quer de retorno. Salvo quando as notificações são mediante INTERNET e eu não tenha sinal da operadora ou um wifi.

  • Nilton
    2015-09-26T08:21:47  

    trabalho com consertos e mnt de computadores e celulares os telefones da linha windows tem bom desempenhos mais a engenharia e péssima os botões estragam muito fácil formato de tampa que faz o cel ficar folgado depois de pouco tempo de uso sem peças no mercado para reparo.

    recentes

    populares

    • Nilton
      2015-09-26T08:21:47  

      Eu tenho um 625 já tem um ano e nunca apresentou nenhum tipo de problema. E olha que levou algumas quedas. Essa questão de defeitos é muito relativa, não podemos generalizar.

  • Victor
    2015-09-25T16:49:04  

    tenho zenfone 5 mas to loco pra voltar pro lumia,a bateria do zenfone é uma vergonha,nao tem modelo nem preço q faça eu trocar este zenfone por outro zenfone,ASUS nao mais.....

    recentes

    populares

    • Victor
      2015-09-25T16:49:04  

      Bateria nunca foi o forte do zenfone. Devia ter prestado atençao antes de comprar. Agora nao se compara esses lumia com zenfone

  • Botafogo Campeão
    2015-09-25T18:21:07

    Se os desenvolvedores de apps vestissem a camisa e programassem apps decentes, mudaria hoje mesmo para o WP. testei aplicativos de bancos onde uso muito e fiquei surpreendido com a péssima qualidade em relação aos do Android. Os aparelhos são show, as câmeras ótimas, mas alguns apps?? fala sério tio bill

  • Luciano Lucshark
    2015-09-25T20:56:15

    Eu jogo online com ele,o mesmo não trava e muito melhor que muitos pcs existentes.

  • Luiz Nogueira
    2015-09-25T20:23:05

    Mais uma p,orcaria em lançamento......No ano que vem vira l,ixo

  • Cesar Novaes
    2015-09-25T19:01:36

    Recebi o 640 X da Vivo e não troco WP por Android de forma alguma. Não tem nenhum aplicativo que eu necessito que eu não tenha conseguido na loja nokia. A relação custo benefício dos aparelhos Lumia é imbatível.

  • Bruno Santos
    2015-09-25T18:44:44

    Tenho um LUMIA720 a dois e ontem comprei o LUMIA 640XL no Submarino por R$ 584. Nunca tive problemas com WP, já passei muita raiva com Android e desisti.

  • Ulisses Oliveira
    2015-09-25T17:30:18  

    Eu já tive celular Symbian, Windows, IOS, mas na minha opinião, o Android é melhor...

    recentes

    populares

    • Ulisses Oliveira
      2015-09-25T17:30:18  

      Travóide nele!

  • Hackmous
    2015-09-25T17:05:04  

    Vale a pena instalar o windows 10 se seu Lumia tem 1GB.

    recentes

    populares

    • Hackmous
      2015-09-25T17:05:04  

      *não requer de...

  • Hackmous
    2015-09-25T17:07:02

    Aff, tem que dividir tudo. Não dá para mandar um parágrafo de comentário.

  • Mauro Lissoni
    2015-09-25T16:43:01

    Já tive o Samsung Omnia W com WP7.5 e agora estou com o Lumia 730. Dificilmente volto para o Android. Lumia 950 será o próximo.