Jogos de RPG

28/09/2015 07h00 - Atualizado em 28/09/2015 07h00

Veja lista com os 10 momentos mais tristes do mundo dos games

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

The Last of Us, Red Dead Redemption e Final Fantasy VII tem uma coisa em comum: seus momentos tristes e marcantes. Os games podem nos proporcionar muitas alegrias, mas também apresentam sentimentos de tristeza em passagens que deixam uma mensagem pesada, porém, pertinente para sua história. Confira com o TechTudo 10 destes momentos, mas vale o aviso: há spoilers no texto, ou seja, informações que revelam surpresas das tramas destes jogos.

Veja como recrutar Yuffie, personagem secreta em Final Fantasy VII

The Last of Us

The Last of Us é um jogo triste por si só. Lançado no PS3 e PS4, ele é muito bonito e com jogabilidade bem produzida, mas é também repleto de momentos bem tristes, a começar pelos seus primeiros minutos de aventura, que se passam poucos anos antes do caos que toma conta do mundo no cenário do game.

Joel em The Last of Us (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Joel em The Last of Us (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tudo por conta da filha do protagonista Joel, que morre em seus braços. Os dois começam a fugir da desordem e são abordados pelos militares, que estão tentando conter tudo à força. A filha do homem é covardemente alvejada de tiros e morre pouco tempo depois. A cena é tocante por atingir uma jovem de pouca idade, mas também pela sua ligação com seu pai, que parecia bem próxima.

Brothers: A Tale of Two Sons

Brothers: A Tale of Two Sons é um jogo que foi lançado em diversas plataformas, incluindo PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC. O game tem enredo tocando e que envolve dois irmãos em busca de uma cura para seu pai.

Momento marcante em Brothers: A Tale of Two Sons (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Momento marcante em Brothers: A Tale of Two Sons (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Os dois passam por grandes apuros ao longo da jornada mas, próximos do fim, um dos irmãos é gravemente ferido e morre pouco tempo depois, enquanto o outro finalmente obtém a cura mas, quando retorna, seu irmão não suporta a dor e perece. Ao fim do game, o jovem salva seu pai, que junto com ele lamenta a perda de mais um filho, mas de forma bem comovente e emocionante.

Red Dead Redemption

Red Dead Redemption foi um grande sucesso da geração passada, lançado no Xbox 360 e PS3. O jogo de Velho-Oeste coloca o usuário no papel de John Marston, fora da lei que precisa resolver suas “últimas pendências” antes de voltar para sua família – mulher e filho.

John perde sua vida em final de Red Dead, mas seu filho o vinga (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)John perde sua vida em final de Red Dead, mas seu filho o vinga (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ao final do game, Marston consegue se reunir com seus familiares, mas é emboscado por homens da lei, ou é o que parece. Após uma grande peleja, onde o fora da lei abate boa parte dos inimigos, chega sua vez de ser morto pelos oficiais. A morte é marcante e emocionante, pois aquele foi o personagem que controlamos durante todo o jogo. Apesar do momento triste, o game termina com um final satisfatório, já que seu filho vai atrás de vingança, contra o homem que matou John.

Final Fantasy VII

Muitos são os jogos da série Final Fantasy com momentos tocantes, mas nenhum deles chegou perto de se tornar tão popular neste sentido quanto Final Fantasy VII. Lançado no PSOne, e relançado em diversas plataformas, o jogo inovou em seu tempo ao apresentar a morte de uma de suas protagonistas, quase que ainda no início de seu enredo.

Aerith morre em Final Fantasy 7 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Aerith morre em Final Fantasy 7 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aerith, uma das heroínas do game, morre pela espada do vilão Sephiroth, que desce dos céus e crava a arma em suas costas, pegando todos de surpresa. Em uma época com pouca Internet, quando o jogo foi lançado pela primeira vez, a surpresa sempre marcava neste cena. O pior vem depois, quando Cloud, o herói principal, carrega o corpo de Aerith para “enterrá-lo” nas águas da caverna onde foi assassinada.

Silent Hill 3

Silent Hill é um verdadeiro palco de cenas chocantes e grotescas, o que não é nenhuma novidade, porém, a série também carrega consigo uma bela dose de momentos capazes de partir até o mais frio dos corações. E Heather é a protagonista de uma das cenas mais tristes da franquia em Silent Hill 3. Após o estranho episódio do shopping, Heather se sente aliviada por finalmente estar em casa, em segurança.

Heather encontra seu pai morto em Silent Hill 3 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Heather encontra seu pai morto em Silent Hill 3 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

No entanto, a garota retorna apenas para presenciar um cenário ainda pior; ela encontra seu pai, Harry Manson, sentado no sofá da sala, sem nenhum sinal de vida. Ao ver a poça de sangue no chão, o choque do momento faz com que Heather se jogue no chão, sem dizer nada. Sua única reação é chorar no colo do homem que a protegeu durante toda a vida.

The Walking Dead

The Walking Dead segue a mesma cartilha da tristeza que vemos no seriado de TV e nos quadrinhos originais, com mortes de personagens importantes. Uma delas, porém, marcou bastante, que foi a de Lee, protagonista do primeiro game da produtora Telltale.

Lee se despede de Clementine em The Walking Dead (Foto: Divulgação/Telltale)Lee se despede de Clementine em The Walking Dead (Foto: Divulgação/Telltale)

Lee começa sua aventura como um preso que escapa frente ao apocalipse zumbi. Após fugir do carro onde estava, que bateu, ele se encontra com um grupo de sobreviventes e cria laços com uma menina, a jovem Clementine. Os dois agem como pai e filha durante todo o jogo, mas o laço é cortado bem ao final, quando Clementine é forçada a “crescer”, frente à morte inesperada de Lee.

Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus talvez seja o jogo mais triste dessa lista. O game inteiro reflete a tristeza pela qual o personagem central passa, incluindo perdas diversas. A aventura foi lançada no PS2 e até hoje é lembrada como um dos melhores títulos da plataforma.

Shadow of the Colossus é repleto de momentos tristes (Foto: Divulgação/Sony)Shadow of the Colossus é repleto de momentos tristes (Foto: Divulgação/Sony)

No controle do jovem “Wanda”, o jogador precisa matar 16 colossis, que são gigantescos seres que guardam algo primordial para o menino dentro de si. O problema é que os colossis estão apenas vivendo sua vida, quando o personagem do jogador chega para matá-los sem pena. Outro momento bem triste é quando Aggro, o cavalo de Wanda, morre.

Mass Effect 3

Mass Effect 3 foi o último game da trilogia da série de ficção científica da BioWare. O game teve um monte de “despedidas” e, dependendo das escolhas do jogador, alguns personagens morriam e outros não.

A possível morte de Mordin em Mass Effect 3 é tocante (Foto: Divulgação/BioWare)A possível morte de Mordin em Mass Effect 3 é tocante (Foto: Divulgação/BioWare)

Uma das despedidas possíveis mais marcantes, porém, foi a do médico Mordin, que se sacrifica para não comprometer uma missão vital. O comandante Shepard deixa Mordin para trás com muita amargura e logo vê a torre onde ele estava ruir e explodir.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é outro game sentimental, apesar de tratar de temas onde o sentimento normalmente não tem vez, como guerras. Aqui a emoção fica por conta da relação entre Naked Snake e Boss, sua “mestra”, que é como a relação entre um filho e sua mãe.

Snake e Boss se despedem em luta emocionante (Foto: Divulgação/Konami)Snake e Boss se despedem em luta emocionante (Foto: Divulgação/Konami)

Mais tarde no game o jogador descobre que Boss arquiteta alguns dos planos contra Snake e tem que vencê-la ao final, em um combate até a morte. A cena é muito bonita e comovente para os fãs, quando ela se despede de Snake e passa a ele o título de “Big” Boss.

StarCraft

StarCraft também pode ser um game sobre guerras, mas tem seus momentos tristes. O maior deles fica durante a fuga dos humanos de um planeta dominado por Zergs, a raça alienígena que é a maior ameaça deste universo. Uma grande quantidade de soldados é deixada para trás, abandonados à própria sorte, quando os Terrans não podem mais voltar lá.

Kerrigan é deixada para morrer em StarCraft (Foto: Divulgação/Blizzard)Kerrigan é deixada para morrer em StarCraft (Foto: Divulgação/Blizzard)

Um destes humanos é Sarah Kerrigan, amor da vida de Jim Raynor, protagonista do jogo. Apesar da cena pertencer a StarCraft 1, ela pode ser vista com mais detalhes em um flashback durante StarCraft 2: Wings of Liberty. Mais tarde descobrimos que Kerrigan não morre, mas é assimilada para se tornar a Rainha das Lâminas, nova líder dos Zergs. Não sabemos ainda qual dos destinos seria o mais triste para a guerreira.

Quais suas melhores experiências em The Last of Us? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Babinski
    2017-09-29T10:09:42

    Cade Life is Strange?

  • Carlos Cabral
    2016-11-13T23:00:50

    Esqueceram de To the moon.

  • José Cicarello
    2015-09-28T22:34:19  

    Red Dead Redemtion, pra mim, é um dos melhores de todos os tempos.

    recentes

    populares

    • José Cicarello
      2015-09-28T22:34:19  

      Igualmente. joguei red dead, e nunca vi até hoje jogo melhor nesse estilo.

    recentes

    populares

    • José Cicarello
      2015-09-28T22:34:19  

      tambem tirou toda ideia do jogo gun

  • Seu Madruga
    2016-05-15T09:38:36

    Doom e Maria em Gears of war 2!!!!!

  • Andre Magalhaes
    2015-10-05T21:28:31

    Faltou o Dead island... Aqui video e bacana

  • Dr. Parkinson
    2015-09-28T08:27:11  

    Faltou o momento em que o cavalo Arrow de Shadow of Colossus cai de um penhasco e o garoto chora ao perde-lo. A morte da árvore Deku em Zelda Ocarina of Time. E quando o Mário deixa o Yosh cair no buraco pra salvar a própria vida.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-09-28T08:27:11  

      Com certeza um grande jogo em todos os sentidos. Não vi defeito nele. Que venha the last of us 2. Ta entre meus jogos favoritos de todos os tempos, também.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-09-28T08:27:11  

      Shadow of the colossus, é todo emocionante, das musicas, do inicio, do meio, no decorrer, no final, emociona pelo final, e por saber q tinha acabado! Meu jogo, minha historia favorita! Shadow of the colossus!

  • Guilherme Ruiz
    2015-10-02T14:40:04

    Shadow OF The Colossus é o melhor jogo do PS2 e está entre os 10 melhores que já foram feitos!

  • Leandro Pecoraro
    2015-09-29T19:26:16

    Eu não sei que faz essas listas , mas faltam muitos jogos melhores , vou citar o heavy hainnn , o beyound o resident evil e outros

  • Marcelo Soares
    2015-09-29T16:54:14

    Não citar PREY foi um erro, ao meu ver... quem jogou e chegou no final e ter que enfrentar aquela pessoa, aposto que pegou todos de surpresa, eu não vou dar spoiler, mas foi um dos finais mais tristes que joguei, foi punk. Além do jogo ser muito legal!

  • Washington Gabiratti
    2015-09-28T17:45:39

    Triste é ver um time com 100 anos de história e sem mundial, sniff

  • Roberto Junior
    2015-09-29T16:28:39

    Vários RPGs japoneses poderiam figurar na lista. Tales of Phantasia é um jogo inteiramente triste. Mal começa e a vila dos protagonistas é inteiramente destruída, eles acabam orfãos. Em Terranigma, é impossível não se comover quando o personagem principal descobre a verdade sobre o mundo em que ele vive.

  • Luís Canto
    2015-09-28T20:06:17  

    O final de Hall Life 2 tb é muito triste...

    recentes

    populares

    • Luís Canto
      2015-09-28T20:06:17  

      Resident evil 6: história do chris

  • Heitor Neto
    2015-09-29T09:38:21  

    Correção - No game Shadow of the Colossus, os 16 colossais são as partes que formam um ser demoníaco cujo foi aprisionado nas terras proibidas, sendo assim, Wander (personagem principal) não está sendo mal por matar cada um dos 16, está sendo mal por ajudar o demônio a ressuscitar, mesmo não tendo escolha, quando se trata da vida de sua mulher (Mono) em jogo. O Agro ( o cavalo que parecia ter morrido) volta com a pata quebrada no final do game. A história realmente é bonita, vale apena jogar!!

    recentes

    populares

    • Heitor Neto
      2015-09-29T09:38:21  

      obrigado heitor, agora faz sentido!!

  • Ivan Schrammel
    2015-09-29T10:34:24

    Red Dead é o melhor jogo que tive o prazer de jogar!

  • Orlando Junior
    2015-09-29T08:15:22

    Só uma correção, na foto do jogo do The Walking Dead, a Clementine não tá se despedindo do Lee, ela está o abraçando pois estava feliz por ele ter voltado em segurança. Eu joguei esse jogo 3 vezes, ela só se despede dele no final do último episódio que é quando Lee morre.

  • Paulo Santiago
    2015-09-28T22:33:03

    Essa da Aerith eu tinha certeza que estaria nessa lista. Teria sido um choque se a revista Gamers (apesar de ser a melhor revista que o Brasil já teve) não tivesse dado o spoiler meses antes do jogo chegar no Brasil... Ainda assim, foi uma das melhores e mais emocionantes cenas da história dos games. The Last of Us foi traumatizante. A todo momento eu achava que um protagonista ia morrer depois daquilo

  • Luis Jesus
    2015-09-28T19:49:59

    sem comentário the last of us, o melhor jogo que eu já joguei .

  • Francisco
    2015-09-28T19:28:52

    mano cade a cena de gears of war 2 com Dom encotrando a esposa!

  • William Melo
    2015-09-28T17:59:20

    A morte de Emma, irmã de Otacon em Metal Gear Solid 2(PS2) tbm foi um momento bastante triste, com uma carga dramática forte inclusive, já que o cara praticamente não parava de chorar em uma animação quase sem fim. Sem falar que já era a segunda perda do cara na série, onde em Metal Gear Soid(PSOne) ele já havia perdido o amor de sua vida, Sniper Wolf, morta por Snake num combate de snipers.

  • Dr. Parkinson
    2015-09-28T17:47:55

    CORREÇÃO: A égua Agro de Shadow of Colossus não morre ao cair do penhasco, apesar de que o personagem do game "Wanda" pensou que ela havia morrido por tê-la visto cair do penhasco e nada pode fazer a não ser chorar, no final do jogo depois que "wanda" é morto, sua égua Agro aparece machucada e mancando carregando a princesa em um jardim cheio de flores e animais. Um dois finais mais marcantes para um jogo de PS2. O cara que escrevei essa matéria não deve ter visto o final do game.

  • Lucas
    2015-09-28T11:09:10  

    The Last OF US é disparado o Melhor game que já joguei!! Na boa esse jogo é TOP demais , enredo , historia , graficos , tudo!!

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-09-28T11:09:10  

      The evil Whintin , não é um jogo ruim , mas foi uma decepção , existem partes legais e tensas no jogo , mas outras , meio nada haver e a historia fica cheio de incertezas e perguntas , zerei 2x , já vi enredo com spoiler e ainda não decifrei a Moral do game.

    recentes

    populares

    • Lucas
      2015-09-28T11:09:10  

      Cara , eu zerei na dificuldade mais difícil e chega a um determinado ponto que voce é praticamente imortal. Aquelas runas são inúteis, não há logica para se preocupar com elas. Outro ponto negativo são as árvores de talentos também bem mal aproveitadas. Fiz quase todas as quests secundárias e os contratos de bruxo. Chegou uma hora que era tudo sempre a mesma coisa, sem falar nos pontos de ? espalhados pelo mapa que davam recompensas que muitas vezes não valia o esforço. Um jogo nota 8 no máximo.

  • Ana Lucia
    2015-09-28T10:43:15  

    faltou Assassin's Creed 2... quando Ezio vê pai e os irmãos morrerem

    recentes

    populares

    • Ana Lucia
      2015-09-28T10:43:15  

      A morte de Emma, irmã de Otacon em Metal Gear Solid 2 também foi bem triste, houve inclusive uma carga dramática muito forte nesta cena, onde ele quase nao parava de chorar, sem falar que já era a segunda perca do cara na série, em Metal Gear Solid, (PSOne), ele perde o amor de sua vida, Sniper Wolf, morta por Snake numa disputa de Snipers.

  • Jefferson Farias
    2015-09-28T17:39:48

    Aí, o sacrifício do Grom Hellscream, para matar o Mannoroth no Warcraft 3, também foi triste...

  • Leonardo Féboli
    2015-09-28T16:33:07

    Red Dead foi um dos melhores jogos que ja joguei, muito bom mesmo, muito melhor que o travado do last of us e do metal.

  • Igor Lima
    2015-09-28T12:58:26

    e esqueceram o Halo reach a ultima missao que é ele sozinho lutando contra os covernants pq veio ....