Celular

17/09/2015 13h55 - Atualizado em 17/09/2015 19h09

Zenfone 2: cinco coisas que você precisa saber sobre o smartphone da Asus

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Zenfone 2 chegou ao Brasil chamando muita atenção. Com configurações para bater de frente com tops de linha como Galaxy S6 e iPhone 6, o celular da Asus se destaca pelo preço baixo: R$ 1.299. Por dentro, ele conta com 4 GB de RAM e bateria de 3.000 mAh. 

Testamos o Zenfone 2: Asus acerta de novo com superpotência e preço baixo

Pouca gente sabe que o smartphone não chegou sozinho e foi lançado com outros quatro aparelhos Zenfone no Brasil. Cada um tem um público-alvo distinto e por isso, configurações diferentes. Confira essas e outras informações sobre o celular da Asus. 

Conheça mais detalhes do Asus Zenfone 2 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Conheça mais detalhes do Asus Zenfone 2 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1) Modelos 'secretos'

O Zenfone 2 foi lançado no Brasil em agosto de 2015 com design fino e hardware top da Asus. Mas, ele não foi o único: a fabricante revelou detalhes de mais quatro celulares da linha, o Zenfone 2 Deluxe, Zenfone 2 Lasere  Zenfone Selfie. Já o ZenFone Zoom foi anunciado na feira de tecnologia de Berlim, a IFA 2015.

O Deluxe é uma versão aprimorada do celular, com design exclusivo e sofisticado que lembra a superfície de um cristal. A tampa traseira foi projetada ergonomicamente para dar mais conforto para o usuário e está disponível nas cores roxo e branco.

Zenfone 2 Deluxe tem design diferenciado e armazenamento de 128 GB (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenfone 2 Deluxe tem design diferenciado e armazenamento de 128 GB (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Ele tem tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD e câmera traseira de 13 e frontal de 5 megapixels. Por dentro está o processador Intel Atom de 2,3 GHz, 4 GB de RAM e armazenamento interno de até 128 GB. Para concluir, o preço é de R$ 1.999.

Já o Zenfone 2 Laser tem como destaque o preço, bem menor que seus "irmãos". Por R$899, o usuário pode comprar um celular com tela HD de 5,5 polegadas, proteção Gorilla Glass 4 e processador Qualcomm Snapdragon 410, acompanhado de 2 GB de RAM. Ele chega às lojas brasileiras no início de outubro de 2015.

Zenfone 2 Laser tem melhor estabilidade de câmera (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenfone 2 Laser tem melhor estabilidade de câmera (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

A câmera, que dá o nome do aparelho, tem tecnologia PixelMaster, com foco laser automático e sensor de 13 megapixels. A lente frontal (para selfies) tem 5 megapixels e o armazenamento interno é de 16 GB, com suporte para MicroSD de até 128 GB. O modelo vem nas cores preto, branco e vermelho. 

O Zenfone Selfie, como o nome antecipa, tem destaque para a câmera frontal, que oferece impressionantes 13 megapixels. Ela ainda é equipada com flash duplo LED Real Tone, para ambientes mais escuros. A lente traseira também vem com 13 megapixels, flash duplo de LED e foco automático.

Zenfone Selfie tem câmera frontal potente com flash (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenfone Selfie tem câmera frontal potente com flash (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

A tela de 5,5 polegadas Full HD vem com Gorilla Glass 4 e no hardware está um processador Qualcomm Snapdragon 615, com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Há suporte para cartão externo MicroSD de até 64 GB e o modelo está disponível nas cores branco, azul e rosa, com preço a partir de R$ 1.299.

Por fim, o Zenfone Zoom é um celular-câmera que vem com sensor (fabricado pela Panasonic) de 13 megapixels, que combina imagens para chegar até 52 megapixels de qualidade, a chamada “Super Resolution”, com zoom óptico.

Zenfone oferece super qualidade na câmera com zoom óptico (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenfone oferece super qualidade na câmera com zoom óptico (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O modelo vem com tela de 5,5 polegadas Full HD (1080p), 4 GB de RAM e armazenamento de 64 ou 128 GB. O processador é um Atom de 1,3 GHz, mas ainda não há informações sobre preço e disponibilidade no Brasil. 

Assista abaixo ao vídeo dele durante a IFA 2015.



2) Configurações

O Zenfone 2 chega com configurações que devem agradar tanto os usuários intermediários como os avançados. Por dentro, ele é equipado com um processador Intel Atom quad-core de 2,3 GHz (compatível com 64 bits), acompanhado de uma memória RAM de 4 GB.

A capacidade da memória RAM merece destaque por deixar o funcionamento do smartphone mais fluído e rápido. Principalmente quando comparado com concorrentes como o iPhone 6 que tem apenas 1 GB de RAM e o iPhone 6S, com 2 GB de RAM. Por outro lado, a maior potência pode resultar em um gasto maior de energia. 

Zenfone 2 vem com processador Intel (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 2 vem com processador Intel (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

No armazenamento interno, o Zenfone 2 oferece opções de 16 GB e 32 GB , com expansão de até 64 GB. O celular tem conexão Wi-Fi, Bluetooth 4.0,  NFC, além do chip 3G/4G. Suas dimensões são de 152,5 mm x 77,2 mm x 10,9 mm e peso de 170 g.

Quando o assunto é foto, o Zenfone 2 vem com duas lentes: uma traseira de 13 megapixels e outra frontal de 5 MP com ângulo maior de visão. A bateria vem com potência de 3.000 mAh e acompanha um carregador rápido, que promete suprir 60% da bateria em cerca de 39 minutos.

3) Preço e disponibilidade

O Zenfone 2 pode ser encontrado em diversas lojas nacionais – tanto físicas quanto online, inclusive no site da própria Asus. O modelo está disponível nas cores preto, dourado, prata, e vermelho. A versão com armazenamento interno de 16 GB tem preço sugerido de R$ 1.299 e o Zenfone 2 com espaço maior, de 32 GB, é vendido por R$ 1.499.

Zenfone 2 tem preço diferenciado entre os tops de linha (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 2 tem preço diferenciado entre os tops de linha (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

4) Tela e Interface exclusiva

O Zenfone 2 oferece uma tela de IPS Full HD (1080p) de 5,5 polegadas, com tecnologia Corning Gorilla Glass 3, para evitar arranhões ou danos. O celular tem ainda um revestimento para reduzir marcas de dedos durante o uso. O ângulo de visão do display é de 178º, o que permite uma exibição ampla de vídeos e fotos, e a densidade de pixels de 403 ppi.  

O Zenfone 2 vem com interface ZenUI da Asus no Android (Foto: Divulgação/Asus)O Zenfone 2 vem com interface ZenUI da Asus no Android (Foto: Divulgação/Asus)

O Zenfone 2 roda a interface Asus ZenUI, uma personalização do Android somente para celulares da fabricante. Por isso, o Zenfone conta com algumas ferramentas extras, não disponíveis no Android "puro". Dentre elas está o ZenMotion, tecnologia de gestos intuitivos para acesso rápido de ações recorrentes.

Qual é o melhor smartphone em custo-benefício? Comente no Fórum do TechTudo.

O celular tem também tecnologia de segurança da Trend Micro, tradicional empresa deste setor. Já as atualizações dos aplicativos ficam por conta do ZenUI Instant Updates. A interface também permite personalizações dos usuários com temas, fontes e launchers, além de dois modos de visualização especiais – simplificado e infantil. Entretanto, quem está acostumado com o Android “puro” pode ter dificuldades de se adaptar à interface da Asus. 

5) Smartphones concorrentes

O Zenfone 2 possui algumas configurações potentes, que o colocam no mesmo nível tops de linha, como a sua memória RAM. O Galaxy S6, o Moto X Style, o LG G4 e o  Xperia Z4 oferecem algo aproximado, com seus 3 GB de RAM.

O Zenfone 2 tem preço semelhante ao do Motorola Moto X Play (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)O Zenfone 2 tem preço semelhante ao do Motorola Moto X Play (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

No entanto, esses celulares são mais avançados em outros quesitos, com câmeras mais poderosas, tela com resolução maior e processador top de linha. A câmera do Zenfone 2, por outro lado, tem a mesma qualidade do Moto G 3: 13 na traseira e 5 megapixels na frontal.

Levando em consideração o preço e as configurações, o Zenfone 2 fica na faixa do Moto X Play: o modelo de 32 GB custa R$ 1.499, enquanto o modelo da Motorola fica por R$ 1.489 com mesmo armazenamento.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tânia Ziesldorff
    2017-08-31T14:20:13

    Eu comprei um Zen2 laser... como posso saber se ele está usando internet WIFI ou a do chip da operadora? Pois na tela aparece os 2...

  • Adriana Fernandes
    2017-07-25T07:08:49

    meu zen2 não esta segurando carga e durante a utilizaçao ele trava e desliga

  • Cledovam Gonçalves
    2017-07-17T13:14:39

    Ja possuir varios modelos entre tantos,mais tenho o meu terceiro Zenfone 2 e nao tenho problemas,é um aparelho que traz recursos que nenhum android traz.Parabens!!

  • Adalmo
    2017-03-30T09:51:22

    Alguns dizem que o Zenfone trava, trava mas o dele, minha amiga tem um Zenfone que não trava.

  • Leandro
    2017-01-11T05:47:20

    Aparelho extremamente frágil, pesquisem na internet sobre a quebra repentina da tela

  • Abraao Messias
    2016-05-30T17:18:37  

    nao sei se é defeito de fabrica ou Eu que estou errado.. Mais acabei de receber o aparelho Zen Fone 2 16GB Prata pela famosa Cissa Magazine. e nao ligou! esta 40 minutos na tomada e nem sinal no sensor frontal .. aguem pode me ajuda.. ? eleva essa demora mesmo.?

    recentes

    populares

    • Abraao Messias
      2016-05-30T17:18:37  

      Todo aparelho já vem pré-carregado com 40 ou 50%, se ele não ta ligando está com problema e a loja tem que trocar =)

    recentes

    populares

    • Abraao Messias
      2016-05-30T17:18:37  

      Também estou na mesma pessoal, aparelho chegou e nao ligava deixei um dia todo carregando e ligou mas nao sai dos 50% da bateria, ou seja bateria durou bem mas ele nao chega a 100% fica travado nos 50 e desliga apos umas 10hs, ja solicitei a troca.

  • Angela Brito
    2016-12-22T10:53:12

    eu tenho um 4 de ram e 16 de memoria funciona tdo no wi fi pega chip tdo direito mas não ta fazendo ligação telefonica e nem recebendo porque?

  • Joao Barros
    2015-09-18T20:20:17  

    Uma coisa que Vc precisas saber sobre o ZEN FONE 2 ...ele trava ....bem estes comentários deveria testar o aparelho antes estou com o aparelho a mais de um mês ...Não é tudo isto não ..bem travado

    recentes

    populares

    • Joao Barros
      2015-09-18T20:20:17  

      não tenho nenhum tipo de problema com o meu... meu iphone trava mais que o zenfone!... kkkk...

    recentes

    populares

    • Joao Barros
      2015-09-18T20:20:17  

      Usando.. simultaneamente bluetooth, waze, deezer meu iphone 6 as x trava! Zenfone 2 32gb nunca me deixou na mão!

  • Tadeu Neto
    2016-10-28T01:05:25

    Comprei o Zenfone 2 Plus ha mais ou menos 10 meses e até agora não tive problema nenhum. Funcionando perfeitamente!

  • Allys José
    2016-10-27T16:28:30

    Tive um Zenfone 2, confesso que é tem um super desempenho, mas, para por aí, pois aparecem muitos defeitos, tipo: Chip só reconhece o Sim Card 1, o Sim card 2 não reconhece, enviei para garantia, em menos de 3 meses deu defeito novamente, não só o chip, mais o alto falante, depois deu defeito que não carregava a bateria.. Resultado, me ressarciram, não repararam mais!! NÃO RECOMENDO!!

  • Luis Xavier
    2016-06-05T14:57:43  

    Comprei um zemfone2 32g, mas não carrega a galeria de imagens. No whatsapp, e nem na galeria do aparelho, e as vezes eles fica com a câmera toda preta, não abre. Se reinicio volta ao normal. Mas por poucos minutos. Depois abre a galeria e fica tudo em branco. Alguém sabe o porque?

    recentes

    populares

    • Luis Xavier
      2016-06-05T14:57:43  

      Luiz, comigo aconteceu a mesma coisa, mas somente depois q atualizei o android para 6.0, fiz uma restauração de fabrica, voltou para a versão antiga do androide e o problema acabou, espero q isso ajude.

  • Frederico Ramos
    2016-02-19T11:55:11  

    A tela Gorilla Glass 4 do meu Zenfone 2 Selfie rachou na primeira queda de aproximadamente 40 cm....

    recentes

    populares

    • Frederico Ramos
      2016-02-19T11:55:11  

      Por isso não troco LG por essas marcas modinhas....tenho um f-60 que já levou mais tombo q tudo e não tem nem arranhão...

    recentes

    populares

    • Frederico Ramos
      2016-02-19T11:55:11  

      Quem é descuidado não pode ter smart caro... Eu já tive 3: 1 Lumia 520 e 2 zenfones nunca nenhum quebrou tela...

  • Tiago Pereira
    2015-09-17T23:07:39  

    FALAM QUE IPHONE É CELULAR DE RICO MAS CONHEÇO UM MONTE DE POBRE QUE TEM FICAM SE ACHANDO DE IPHONE E ANDANDO DE BUSÃO.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-09-17T23:07:39  

      melhor comentário

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-09-17T23:07:39  

      vdd

  • Ronie Teixeira
    2016-04-08T15:10:04  

    Boa tarde, comprei um zenfone 2, estou muito satisfeito com o aparelho! Só tenho uma duvida: baixei o whatssap e no meu teclado não aparece a opção "pular para linha seguinte" Somente no teclado do whats acontece isso, alguem pode ajudar?

    recentes

    populares

    • Ronie Teixeira
      2016-04-08T15:10:04  

      Baixe outro teclado pela loja do android.

    recentes

    populares

    • Ronie Teixeira
      2016-04-08T15:10:04  

      Essa opção é configurável nas opções de configurações do WhatsApp, no menu Conversas, desativando a opção Enviar com Enter

  • Ronie Teixeira
    2016-04-08T14:59:22  

    Boa tarde, comprei um zenfone 2, estou muito satisfeito com o aparelho! Só tenho uma duvida: baixei o whatssap e no meu teclado não aparece a opção "pular para linha seguinte" no lugar fica aparecendo a tecla de enviar msg, acontece somente no teclado do whats, alguem pode ajudar?

    recentes

    populares

    • Ronie Teixeira
      2016-04-08T14:59:22  

      é so desativar a opção "emviar com a tecla enter" nas configurações

  • Rodrigo Andrei
    2015-09-17T19:55:28  

    sempre isso. querendo comparar iphone com outros celulares,tenho um iphone6 e comprei na russia, mas descuidei e quebrou toda a tela dele,estava todo riscado dos lados e a câmera quebrada. fui passar uns dias em londres, resolvi arrumar por la meu aparelho.Que em londres custa 640 libras dei 200 libras e peguei um novo . isso se chama qualidade e um investimento que vale a pena

    recentes

    populares

    • Rodrigo Andrei
      2015-09-17T19:55:28  

      Ele acha que somos idiota igual a ele.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Andrei
      2015-09-17T19:55:28  

      SÓ QUEM USA SABE QUE É VDD

  • Eurico Nunes
    2015-12-17T09:09:30  

    galera nao precisa comprar o top , comprei um zenfone 2 laser. muito bom nao trava um espetaculo de celular e o custo beneficio nao tem igual. o mas importante que eles trabalham os seus programas para nao travar e ficar pessado., otimo ,bateria blz muito bom mesmo!!!

    recentes

    populares

    • Eurico Nunes
      2015-12-17T09:09:30  

      Tô pensando em comprar um zenfone 2 laser, mas tô muito na duvida! vc ainda acha ele bom? cotinua não travando?? obrigadaa

    recentes

    populares

    • Eurico Nunes
      2015-12-17T09:09:30  

      Tbm tenho um e ele é ótimo.

  • Jefferson Alcantara
    2015-09-18T00:21:21  

    Comprei e não gostei. O Xperia z2 me parecia mais estável, câmera superior, resolução de tela Tb, além do que o Zenfone 2 está apresentando o erro no processo com.android.phone é a câmera parece não ter sintonia com o flash e travou algumas vezes. A bateria é horrível. Não recomendo.

    recentes

    populares

    • Jefferson Alcantara
      2015-09-18T00:21:21  

      Jefferson, este erro (processo "com.android.phone") realmente acontecia, mas não era culpa da Asus. Era conflito com o Google Now. Não ocorre mais.

    recentes

    populares

    • Jefferson Alcantara
      2015-09-18T00:21:21  

      Edson Oliveira, ainda acontece sim =/

  • Alessxandre Minimundo
    2016-01-30T14:47:41  

    Eu tenho o zenfone 2 de 16gb e 1.8ghz e posso dizer que é um excelente smartphone. No entanto, ele esquenta significativamente e, a menos de uma semana de uso, e já travou duas vezes. Dessas, uma enquanto eu jogava a outra enquanto eu assitia um vídeo.

    recentes

    populares

    • Alessxandre Minimundo
      2016-01-30T14:47:41  

      Eu tenho o zen2 e nunca travou. Tive um problema no Wi-Fi e mandei para a garantia, a mesma onde a Asus foi muito competente e resolveram o meu problema. O aparelho é fantástico e o upgrade que fiz do zen5 para o 2, percebi a diferença é muito absurda.

  • Ikehara Jorge
    2016-02-09T11:19:26  

    O site americanas e shoptime tem em suas características técnicas o processador Z3560 com 1,8 GH e não com 2,3GH do Z3580. Será que estão vendendo em duas versões sem avisar os consumidores??? Já no site do Kabum é informado o mesmo processador anunciado nas mídias. Alguém sabe se é verdade?

    recentes

    populares

    • Ikehara Jorge
      2016-02-09T11:19:26  

      Isso aí. Tem as versões com processador de 1.8 e 2.3 GHz. Tem que prestar muita atenção nesse detalhe.

  • Ricardo Ferreira
    2015-10-28T19:17:04  

    Não comprem. Não se iludam com o suposto bom custo benefício. A tela dele é extremamente frágil. Não resiste a quedas maiores de 10 cm. Mesmo propagando que ele tem uma tela super resistente, empresa não reconhece sua falha de projeto e não disponibiliza substituição. Propaganda enganosa!

    recentes

    populares

    • Ricardo Ferreira
      2015-10-28T19:17:04  

      o meu cai qse todo dia e está intacto... o seu tombo não deve ter sido um tombinho qualquer... mané

    recentes

    populares

    • Ricardo Ferreira
      2015-10-28T19:17:04  

      O meu Zenfone 5, infelizmente (ou felizmente, afinal continua intacto), caiu 2 vezes de cima da cama no chão e não aconteceu nada. Funcionando perfeitamente. Show de celular. (até aquele inicial problema da bateria, corrigido em atualização posterior, nem lembro mais. Uso bastante e nunca mais tive problemas de ficar sem bateria).

  • Preta
    2015-09-18T08:42:18  

    Porque sempre tentam derrubar o iphone? Infelizmente o preço aqui no Brasil é muito caro, mais podem falar oque quiser, mais quem pode pagar sempre terá um iphone, pq me desculpem mais é o melhor!!!

    recentes

    populares

    • Preta
      2015-09-18T08:42:18  

      kkkkkk vc ja teve um iphone kkkk so nao vale o 4 neh o 3gs kkkke neh o 5c mais ai os mais recentes vc ja teve

    recentes

    populares

    • Preta
      2015-09-18T08:42:18  

      so digo uma coisa ja tive o 6 e tive oportnidade de ficar 1 mes com o 6s man so te flo uma coisa tem dispositivo melhor no mercado por m preço melhor sem desmerecer otimo celular mais nao passa de uma modinha se vc comprar um iphone 5s ou o 6 ele vai caino a cada atualizaçao so digo isso

  • Luciano Rocha
    2015-09-18T10:50:36  

    Derrubar o iPhone com Android? E com esse design? kkkk Isso é piada né? Nem juntando Sony (com a churrasqueira eletríca Xperia Forreman), Samsung (eterna Xerox) e Motorola (A MELHOR), se consegue isso... Eu possuo um Moto Maxx e já fui usuário de iphone, por isso digo: iPhone é iPhone! E ponto! É o Smart mais desejado do mercado! Ponto! Parem de mi...mi...mi.

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-09-18T10:50:36  

      Luciano Rocha eu não desejo iphone, jamais vou querer um smartphone com ios. Tem muitos aparelhos com android que são melhores sim e deixa eu te falar uma coisa quem tem iso tem que se matar por que não vão saber o que é compartilhamento via NFC tão cedo, compartilhamento via bluetooh para outros aparelhos tão cedo e sempre estarão em cárcere privado do itunes

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2015-09-18T10:50:36  

      Parem de achar que só porque é o mais caro também tem que ser o melhor! Ter experiência com ios e android e preferir ios chega a ser burrice.

  • Rafael Souza
    2015-11-27T13:02:41

    pessoal entenda uma coisa, o mesmo hardware pode ser lento ou rápido isso vai depender da programação do S.O.. (Falando em hardwares em perfeito estado de funcionamento) Quem discordar disto não conhece sobre hardware e software!

  • Wagner Andrade
    2015-09-18T07:29:28  

    sempre a mesma reportagem........... derrubar o iphone,,,,,,acabar com o iphone,,,,,,,ja encheu esses tópicos......até pq o iphone ja foi derrubado faz tempo. tenho o galaxy s6 edge, e posso afirmar,,,,,,é um avião.;

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade