Redes sociais

31/10/2015 11h01 - Atualizado em 31/10/2015 11h01

Como turbinar seu perfil do Pinterest e aumentar o alcance da conta

Maria Clara Pestre
por
Da redação

O Pinterest é uma rede social de fotos muito usada para compartilhar projetos de artesanato, moda e decoração. A plataforma já conta com mais de 100 milhões de usuários ativos por mês e, com isso, está cada vez mais difícil chamar atenção dos internautas. A cada post, muitas publicações acabam se perdendo no meio de tanta informação.

Pinterest: dicas e truques para criar um pin relevante e de sucesso

Em conversa com o TechTudo, Enid Hwang, Community Manager internacional do Pinterest, explicou como turbinar seu perfil e garantir que ele seja visto pelo maior número de usuários possível.  

Pinterest  (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Pinterest (Foto: Luana Marfim/TechTudo)



1) Pensar como o usuário 

A primeira dica de Enid é antecipar as necessidades do seu público alvo na hora de criar pins e painéis. No Brasil, ela revela, as categorias mais pesquisadas são: DIY (Faça Você Mesmo), artesanato, arte, decoração, moda e festas. Um perfil que tenha painéis e pins relevantes sobre esses assuntos terá mais acessos. 

2) Usar títulos diretos e simples 

Títulos diretos rendem mais acessos a painéis (Foto: Reprodução/Pinterest)Títulos diretos rendem mais acessos a painéis (Foto: Reprodução/Pinterest)


Embora títulos inspirados possam deixar seus painéis mais atraentes para os usuários que já acessam o seu perfil, eles dificilmente serão encontrados por quem usa a busca do serviço. Por exemplo, se um usuário está planejando as férias no Pinterest, ele pesquisará por termos diretos como "Ideias para viagens" e não por "Lugares maravilhosos". A dica é criar boards com nomes simples, que tenham mais chance de ser  buscados pelos usuários.

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3) Programar a criação de painéis 

Enid recomenda criar pins temáticos com antecedência (Foto: Reprodução/Pinterest)Enid recomenda criar pins temáticos com antecedência (Foto: Reprodução/Pinterest)


Enid explica também que algumas publicações temáticas fazem mais sucesso durante períodos pré-determinados do ano. Um exemplo clássico são pins de decoração natalina, que fazem muito sucesso durante dezembro. Mas, o que muita gente não sabe é que o pico de pesquisas para esse termo é em novembro - quando as pessoas estão planejando o natal.

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Por isso, esse é o momento ideal para criar pins e painéis sobre o assunto. É importante, portanto, programar bem as publicações para aproveitar o fluxo de busca dos usuários. 

4) Postar com regularidade 

O sistema de buscas do Pinterest prioriza painéis com mais conteúdo, mas nem sempre é possível postar com regularidade em todos os seus boards. Mesmo assim, para garantir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, Enid recomenda ter menos painéis com mais pins. Segundo ela, é preferível direcionar todos os seus esforços a um número reduzido de álbuns, do que ter vários painéis irrelevantes.  

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