Video game

25/10/2015 11h00 - Atualizado em 25/10/2015 11h00

Confira os melhores jogos exclusivos para Nintendo 3DS e PS Vita

Cássio Barbosa
por
Para o TechTudo

Quem deseja adquirir um portátil pode comparar o Nintendo 3DS e o PS Vita de várias maneiras mas, para muitos jogadores, um aspecto importante é a quantidade de jogos exclusivos. Desse modo, o TechTudo organizou uma lista para apresentar títulos de maior sucesso - tanto de crítica quanto de público - que podem ser encontrados apenas nas plataformas portáteis da Nintendo e da Sony. Confira:

3DS x PS Vita: veja a comparação entre os portáteis da Nintendo e Sony

Nintendo 3DS

Pokémon X e Y

A sexta geração da série Pokémon foi a primeira dos monstrinhos de bolso a sair no 3DS. Ambientada na região de Kalos (inspirada na França), X e Y trouxeram 70 novos pokémons, além de uma série de revoluções à série, como mega evoluções e batalhas com monstros renderizados em 3D.

Sexta geração da série foi a primeira com combates em 3D (Divulgação/Nintendo)Pokémon X e Y: Sexta geração da série foi a primeira com combates em 3D (Divulgação/Nintendo)

 Super Mario 3D Land

Super Mario 3D Land é até hoje um dos jogos mais vendidos do Nintendo 3DS. Se no game Mario precisa resgatar a princesa Peach, o jogo traz várias inovações ao combinar com harmonia elementos dos títulos clássicos em 2D com a exploração dos mundos tridimensionais ao longo de suas 96 fases.

Super Mario 3D Land é o jogo do encanador mais bem sucedido do 3DS (Divulgação/Nintendo)Super Mario 3D Land é o jogo do encanador mais bem sucedido do 3DS (Divulgação/Nintendo)

Animal Crossing: New Leaf

O quarto jogo da série Animal Crossing é um game que exige dedicação do jogador, que assume o papel de prefeito em uma pequena vila habitada por diferentes animais. Como os dias seguem o horário do mundo real, visitar a sua vila diariamente e em diferentes horários proporciona oportunidades para realizar várias atividades diferentes com os seus vizinhos.

Animal Crossing New Leaf exige bastante dedicação dos jogadores (Divulgação/Nintendo)Animal Crossing New Leaf exige bastante dedicação dos jogadores (Divulgação/Nintendo)

Super Smash Bros. for Nintendo 3DS

Lançada em conjunto com a versão de Wii U, o game de luta conta com um elenco de 49 lutadores de várias franquias da Nintendo (como Mario, Link e Charizard) e outras companhias (como é o caso de Sonic, da SEGA). Enquanto no portátil o jogo permite menos usuários simultâneos, a versão do 3DS conta com dois modos exclusivos: Smash Run e StreetSmash, feitos para aproveitar as características da plataforma.

Super Smash Bros para o 3DS é a primeira versão do jogo de luta para portáteis (Divulgação/Nintendo)Super Smash Bros para o 3DS é a primeira versão do jogo de luta para portáteis (Divulgação/Nintendo)

Monster Hunter 4 Ultimate

Monster Hunter 4 foi o segundo título da franquia de RPG de ação da Capcom a sair para o Nintendo 3DS. O jogador assume o papel de um caçador de monstros que deve ir atrás de diversas criaturas. Uma das novidades do game é a adição do sistema de missões especiais integradas ao Streetpass. Assim, ao encontrar outros jogadores, os caçadores podem adquirir equipamentos exclusivos em missões oferecidas por esses contatos.

Monster Hunter 4 oferece combates online e grande variedade de inimigos (Divulgação/Capcom)Monster Hunter 4 oferece combates online e grande variedade de inimigos (Divulgação/Capcom)


PS Vita

Uncharted: Golden Abyss

Um dos títulos de lançamento do PlayStation Vita, o game detalha acontecimentos anteriores ao primeiro título da série, Drake’s Fortune em uma aventura ambientada no Panamá. Além de trazer a exploração característica da franquia, o game também conta com seções que aproveitam algumas características do portátil, como a tela sensível ao toque.

Golden Abyss se passa antes das outras aventuras de Nathan Drake (Divulgação/Sony)Golden Abyss se passa antes das outras aventuras de Nathan Drake (Divulgação/Sony)

LittleBigPlanet PS Vita

Além de permitir o uso da tela de toque para mover facilmente objetos pelo cenário, a versão conta com outras características interessantes, como a possibilidade de usar fotos tiradas com a câmera do aparelho para inserir texturas e padrões dentro do jogo. Outro destaque são as fases que usam, de maneira inteligente, as características do Vita, como o seu sensor de movimento.

LittleBigPlanet utiliza várias das funções exclusivas do PS Vita (Divulgação/Sony)LittleBigPlanet utiliza várias das funções exclusivas do PS Vita (Divulgação/Sony)

Killzone: Mercenary

Desenvolvido pela Guerrilla Cambridge, Killzone: Mercenary é um jogo que conseguiu transpor com sucesso a experiência do gênero FPS para os portáteis. No game, o jogador assume o papel de um mercenário que pode lutar tanto ao lado dos humanos quanto dos Helghasts, dependendo de quem oferecer o pagamento mais atraente. A grande variedade de armas permite que os usuários completem as missões de diversas maneiras.

Killzone: Mercenary leva com sucesso o gênero FPS aos portáteis (Divulgação/Sony)Killzone: Mercenary leva com sucesso o gênero FPS aos portáteis (Divulgação/Sony)

Persona 4: Golden

Versão expandida do RPG lançado originalmente pela Atlus no PS2, Persona 4 leva os jogadores para uma pequena cidade no interior do Japão. No controle de um grupo de adolescentes, é preciso investigar uma série de estranhos assassinatos e, ao mesmo tempo, cuidar de suas vidas pessoais. Dependendo de suas ações, é possível chegar a sete finais diferentes, enquanto um deles está presente exclusivamente no portátil da Sony.

Persona 4: Golden conta com sete finais diferentes (Divulgação/Atlus)Persona 4: Golden conta com sete finais diferentes (Divulgação/Atlus)

3DS ou PS Vita: qual você prefere? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yuriy Gonçalves
    2015-10-26T11:59:14  

    Que avaliação fraca techtudo. Onde está o Soul sacrifice para o os vita? Onde está o Dysnaty Warriors next? Vocês já foram mais completos em suas reportagens.

    recentes

    populares

    • Yuriy Gonçalves
      2015-10-26T11:59:14  

      Dynasty Warriors next ? Tá de piada ne cara... Você pode até gostar do game, beleza, eu até curto, mas nunca que um Warriors apareceria em uma lista de "Top Games". Eles tambem ignoraram os Zeldas do 3DS e Fire Emblem que são grandes jogos... Ao menos lembraram do Monster Hunter.