Jogos de ação

14/10/2015 09h00 - Atualizado em 14/10/2015 14h47

Conheça os games da série Star Wars: Battlefront desde o início no PS2

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Star Wars: Battlefront traz o reboot da aclamada série multiplayer no universo de Star Wars, que iniciou há mais de 10 anos no PlayStation 2, Xbox e PC. Após o sucesso inicial, no entanto, a franquia ficou adormecida por um tempo, com exceção de títulos paralelos e versões canceladas.

Star Wars: Battlefront tem requisitos revelados para rodar no PC

Antes da possibilidade de um reboot finalmente se concretizar, houve a versão muito avançada de um possível Star Wars: Battlefront 3. Ela seria desenvolvida pela Free Radicals, estúdio de ex-funcionários da Rare que trabalharam em GoldenEye 007 e Perfect Dark, porém a versão foi cancelada. Confira todos os games da franquia lançados até hoje: 

Star Wars: Battlefront 2 foi um dos mais populares games da série (Foto: Reprodução/YouTube)Star Wars: Battlefront 2 foi um dos mais populares games da série (Foto: Reprodução/YouTube)

Star Wars: Battlefront (2004)

O primeiro game da saga Star Wars: Battlefront foi lançado para o PlayStation 2, Xbox e PC, com desenvolvimento da Pandemic Studios. Ele seguia o modelo multiplayer de sucesso de séries como Battlefield 1942 ao oferecer batalhas que aconteciam tanto a pé quanto em veículos, para até 32 jogadores nos consoles e 64 nos PCs.


O diferencial do game é que Star Wars sempre contou com universo muito rico, repleto de batalhas épicas, veículos interessantes, como as X-Wings e os AT-ATs, e forças opostas de igual apelo com o público, como o Império e a Aliança Rebelde. Todos esses elementos criaram facilmente um jogo de sucesso.

Star Wars: Battlefront 2 (2005)

Com o sucesso do jogo original, a sequência logo foi planejada, ainda pela Pandemic, novamente para PlayStation 2, Xbox e PC, mas com a adição inesperada para o PSP, cuja versão se tornou bastante popular com os donos do portátil. Star Wars Battlefront 2 confiou na base já estabelecida pelo antecessor, mas trouxe elementos novos.


A principal novidade do segundo jogo foi a presença de batalhas espaciais, que permitiam um maior foco em veículos para quem não gostasse dos confrontos terrestres. Por sua vez, para quem preferir ficar no chão, foram adicionados os poderosos cavaleiros Jedi.

Star Wars Battlefront: Renegade Squadron (2007)

Alguns anos depois de Star Wars: Battlefront 2 ter se tornado bastante popular no PSP, Renegade Squadron veio para aproveitar a demanda do público com um game exclusivo para o portátil.


O título trazia muitas novidades, como novos personagens e a famosa nave Millennium Falcon, mas com campanha menos interessante, o que dividiu o público. Foi também o primeiro jogo não desenvolvido pela Pandemic, e sim pela Rebellion.

Star Wars Battlefront: Mobile Squadrons (2009)

Desenvolvido pela antiga THQ, Mobile Squadrons tentou levar o sucesso da franquia para telefones celulares, porém antes do fenômeno que são os jogos em smartphones e tablets hoje em dia. A jogabilidade do game era bastante limitada, basicamente um jogo de tiro ao alvo, mas trazia alguns elementos online como facções que ganhavam mais poder dependendo da sua performance.

Star Wars Battlefront: Mobile Squadrons tinha pouco em comum com a franquia que o inspirava (Foto: Reprodução/Star Wars Battlefront Wiki)Star Wars Battlefront: Mobile Squadrons tinha pouco em comum com a franquia que o inspirava (Foto: Reprodução/Star Wars Battlefront Wiki)

Star Wars Battlefront: Elite Squadron (2009)

Dessa vez não só o PSP recebeu Star Wars Battlefront: Elite Squadron, mas também o Nintendo DS. O game mantinha o esquema familiar dos outros capítulos, apesar de estar pouco obsoleto, ainda desenvolvido pelo mesmo estúdio de antes, a Rebellion.


A versão do Nintendo DS, no entanto, foi criada pela N-Space, estúdio conhecido pelas versões portáteis da série Call of Duty, e era um game de ação bem diferente. Nas batalhas espaciais a bordo das naves ele até fazia bonito, mas em terra o jogo usava uma estranha visão aérea e nem havia multiplayer online.

Star Wars: Battlefront 3 (Cancelado)

Desde 2006, um terceiro capítulo da saga Battlefront tentava ser produzido, sempre com um novo estúdio que terminava por não levar o projeto até o final. A versão mais conhecida do game foi a da Free Radicals, formado por ex-funcionários da Rare especializados em FPS.


Segundo rumores, o jogo teria chegado a ficar praticamente pronto quando a LucasArts, responsável pela marca Star Wars, resolveu desistir e não lançá-lo devido aos vários atrasos no desenvolvimento. Muito conteúdo dessa versão chegou a ser disponibilizada em vídeos na internet.

Star Wars Battlefront (2015)

Após um bom tempo parada, a série Star Wars Battlefront recebeu o reboot pela produtora DICE, mais conhecida pelo trabalho na série Battlefield. Apesar de haver certa similaridade nos conceitos de ambos os jogos e a mesma produtora trabalhar neles, nada parece ter sido reaproveitado.


Recentemente, Star Wars Battlefront teve a fase beta disponível para o público, na qual foi possível ver que o game tem estilo próprio. Ele conta com jogabilidades e mecânicas únicas que não lembram o título de guerra da DICE, o que faz com que ele seja digno do legado da franquia.

Quais os melhores jogos de Star Wars? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Silva
    2015-10-14T16:25:25

    Seria Bacana um lista com todos os games da série... Os que mais lembro é o clássico Retorno de Jedi de Super Nintendo.