Sistemas Operacionais

14/10/2015 09h32 - Atualizado em 14/10/2015 09h32

Mac OS: seis funções que fazem o sistema da Apple superar o Windows

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Mac OS preserva uma grande gama de fãs, mesmo com as novidades trazidas por outros sistemas operacionais, como o Windows 10. Embora o novo OS da Microsoft tenha encurtado a distância em relação à Apple, isso pode não ser o é suficiente para convencer os usuários de Mac a trocar de sistema. 

MacBooks podem vir com identificador de impressões digitais, diz patente

O OS X El Capitan trouxe melhorias discretas para um sistema que é sólido há anos, com alguns recursos que a Microsoft ainda deve levar um tempo para incluir em PCs. Confira uma lista com seis funções que são melhores no Mac OS tem e que, certamente, ajudam a torná-lo tão amado por seus usuários.

iPhone-no-Mac-OS-X (Foto: Divulgação/Apple)Lista reúne recursos que só o Mac OS tem (Foto: Divulgação/Apple)


1) Uso inteligente de memória e energia

Um dos grandes trunfos do OS X frente ao Windows, há tempos, é a maneira com que gerencia os programas abertos pelo usuário. Ao contrário do Windows, que os fecha completamente ao clicar no “x” no canto da janela, o Mac os mantém sempre rodando em segundo plano consumindo o mínimo possível de energia e memória. Assim, é sempre rápido abri-los quando necessário, e não é preciso se preocupar com falta de RAM ou bateria – com a exceção do Chrome.

OS X abre vários apps sem consumir muita memória ou bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)OS X abre vários apps sem consumir muita memória ou bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O resultado é uma experiência mais leve, que requer menos preocupação em sair dos apps abertos. Usuários podem fechar a tampa do Macbook após um dia de trabalho e não se preocupar em desligar o sistema, que sempre estará pronto para trabalhar.

2) Animações e efeitos de transição elegantes

Animações e transições são fluidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Animações e transições são fluidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Windows 10 trouxe refinamentos importantes no design, incluindo uma visão explodida de apps abertos mais intuitiva e alguns efeitos de transição, mas nada que se compare com a fluidez das animações do OS X. O sistema da Apple lança mão do uso mais eficaz da GPU que sua base em Linux oferece, resultando em uma experiência de uso mais agradável: as janelas minimizam e maximizam suavemente e os programas em tela cheia flutuam na tela.

3) Captura de tela fácil

Capture a tela inteira ou uma área qualquer com comandos no teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Capture a tela inteira ou uma área qualquer com comandos no teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O Mac traz comandos nativos para tirar prints de tela, que ajudam na hora de catalogar tudo o que você vê no computador, inclusive frames de vídeos: é possível capturar o desktop inteiro, somente a janela ativa ou uma área selecionada com o mouse. O OS X ainda coloca as imagens na área de trabalho, salvando as capturas sem perder tempo entre um clique e outro.

No Windows, essa tarefa só é facilitada com o uso de apps, como o PicPick, uma das melhores ferramentas para tirar prints na plataforma da Microsoft que,sem coincidência alguma, imita algumas das principais características do Mac.

4) Periféricos plug & play

Mouses e teclados são reconhecidos sem drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mouses e teclados são reconhecidos sem drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usuários de Windows estão tão acostumados com a instalação de drivers para todo equipamento conectado à porta USB que não percebem a inconveniência dessa necessidade. No Mac, não é preciso instalar nada antes de começar a usar um mouse, teclado, HD Externo ou qualquer outro acessório ou periférico: são todos verdadeiramente plug & play.

5) Você sabe onde estão seus apps

Apps ficam organizados em pasta e podem ser excluídos com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps ficam organizados em pasta e podem ser excluídos com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Se há uma área em que o Windows é uma verdadeira bagunça é a famosa pasta “Arquivos de Programas”. Lá, o sistema da Microsoft coloca todos os executáveis junto com arquivos auxiliares de todos os apps instalados, o que acaba causando uma confusão na cabeça do usuário: afinal, onde está o programa que você acabou de instalar?

No Mac, tudo o que é instalado fica organizado na pasta “Aplicativos”, com ícones que identificam cada programas. O conteúdo de cada programa pode ser explorado, mas fica oculto para os usuários que só precisam executá-los ou excluí-los do computador com um clique ou movendo-os para a lixeira – não há painel de controle ou prompt de desinstalação para todo app, por mais simples que ele seja.

6) Pré-visualização

Selecione e tecle Espaço para pré-visualizar arquivos em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione e tecle Espaço para pré-visualizar arquivos em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um recurso pouco valorizado no Mac é a ferramenta de pré-visualização, que vem se tornando mais poderosa a cada versão do sistema. Com ela, é possível ver rapidamente o conteúdo de um arquivo pressionando a tecla "Espaço" quando o cursor está sobre o ícone - algo especialmente útil na hora de selecionar as melhores fotos da sua última viagem, por exemplo.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo.

Em arquivos de texto, como notas e PDFs, é possível até fazer pequenas edições ao maximizar a janela de pré-visualização, obtendo um conjunto razoavelmente completo de pinceis e outras ferramentas.

No Windows, o que há de mais parecido com essa função é o modo preview do Explorer, que mostra uma miniatura do conteúdo em uma janela lateral. Porém, na hora de ver fotos em tela cheia ou realizar qualquer alteração, o usuário é obrigado a abrir apps de fotos, vídeos e outros, algo que só um usuário de Mac sabe o quanto prejudica o dia a dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano
    2017-01-03T09:16:17

    Com essas "vantagens" todas só tenho que trocar para MAC kkkk irônico essas vantagens.

  • Paulo Alexandre
    2015-10-14T15:09:11  

    Que bosta de matéria em! O redator quer comparar o Windows XP com o Mac??? Só pode. O windows 10 só fica atrás nos 6, 4 e 3 na minha opinião, no restante o redator disse BOSTA! Agora compara em quais ponto o Mac fica atrás do Win 10! hahahah praticamente todos.

    recentes

    populares

    • Paulo Alexandre
      2015-10-14T15:09:11  

      Esses fanboys não tem jeito

    recentes

    populares

    • Paulo Alexandre
      2015-10-14T15:09:11  

      tanto windows quanto Mac podem travar se não fizerem manutenção no S.O. Além disso, com o preço de um MAC você monta um pc com hardware de alto nível e qualidade muito superior ao MAC que só vai travar se o usuário for burro e encher o S.O de tranqueiras e vírus, eu fazia curso no senai e os macs antigos voltados para artes gráficas eram lentos e até travavam igual Pcs antigos

  • Brendo Andrade
    2015-10-15T17:44:54  

    Nao viw nada de especial pr ame faazer pagar 6 mil reais em um mac

    recentes

    populares

    • Brendo Andrade
      2015-10-15T17:44:54  

      9.000,00

    recentes

    populares

    • Brendo Andrade
      2015-10-15T17:44:54  

      É modinha e os fanboys adoram jogar dinheiro fora

  • Sergiora
    2015-11-16T18:00:10

    São funções irrelevantes que não justificam o preço quase três vezes maior do Mac frente ao PC com Windows 10 de hoje...

  • Bruno
    2015-10-14T19:35:16  

    UAAAAUUUUU quantas funções "úteis"

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-10-14T19:35:16  

      kkkkk nao viw bosta de nada legal ai kkk

    recentes

    populares

    • Bruno
      2015-10-14T19:35:16  

      Invejoso detected..

  • Herman Sabino
    2015-10-14T17:45:09  

    Galera, esses colunistas quando escrevem materia, eles nao Sao transparentes. O important nao foi dito a Apple so ten ima fatia menor do que 5% do Mercado. O windows 10 so precisou de 1 mes Para ultrapassar esta fatia. Imagine qual sera o % do MAC OS quando Windows river todas essas funções? Pode chorar colunista (fã da Apple).

    recentes

    populares

    • Herman Sabino
      2015-10-14T17:45:09  

      Pois é. É questão de tempo pro windows ter um print mais prático, organizar melhor os aplicativos e permitir uma pré visualização das fotos... E nada disso justifica os 9 mil reais cobrados por um Mac.

  • Luis Kalfels
    2015-10-15T09:27:51

    O artigo me ajudou a desinstalar o Google Chrome hehehe

  • Marcelo Medio
    2015-10-15T08:45:13

    O Windows hoje só é tem este domínio todo de mercado graças a pirataria isso é fato , o sistema do Mac sempre foi muito difícil de se instalar em maquinas não apple , mas não impossível , os chamados hackintosh, hoje com a arquitetura intel ficou mais fácil , mas o domínio do windows já esta consolidado, e isso dificilmente vai mudar , pois o usuário comum não quer sair de sua zona de conforto e aprender a usar outro sistema, por melhor que ele seja , o Linux esta ai para provar isso, um sistema superior ao o Windows , grátis roda em qualquer maquina , mas não decolou .

  • Rafael
    2015-10-14T19:58:01

    KKKKKKKKK Se você quer brincar de barbie compre o Mac, se quer usar o computador de verdade vá de Windows

  • Kylderi Oliveira
    2015-10-14T17:34:59

    Que o hardware dos MACs é bom não se questiona; mas essas funções não são diferencial nenhum.

  • Fernando Datorre
    2015-10-14T15:44:09  

    O item 3 é bem típico de usuário mac... A pessoa nunca olhou pra tecla PrintScreen (ou Alt+PrintScreen) e vem falar asneira...

    recentes

    populares

    • Fernando Datorre
      2015-10-14T15:44:09  

      Mas o do Windows e fraco. O Linux por exemplo, ao teclar PrintScreen, já aparece na tela opções pra salvar, editar, ou colocar na área de transferência.

  • Bruno Nirello
    2015-10-14T09:56:50  

    as funções de print tem as mesmas no onenote

    recentes

    populares

    • Bruno Nirello
      2015-10-14T09:56:50  

      O item 4 não é verdade. Muitas, MUITAS, coisas precisam de drive pra rodar no mac. Joystick usb, mouse de terceiros, etc, etc... Igualzinho no windows.

    recentes

    populares

    • Bruno Nirello
      2015-10-14T09:56:50  

      Muitas o windows tem sim, com a dos apps