Video game

20/10/2015 09h00 - Atualizado em 20/10/2015 09h00

Nos 30 anos do Nintendinho, relembre 10 curiosidades do console

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

O NES, primeiro console de mesa da Nintendo, comemorou 30 anos de vida no dia 18 de outubro. Para celebrar a brilhante vida do aparelho que mudou a indústria dos jogos, o TechTudo preparou uma lista com 10 curiosidades imperdíveis sobre o clássico videogame da gigante japonesa.

Mega Drive ou Super Nintendo? Veja o comparativo dos consoles clássicos

Entre acessórios úteis e curiosos, aparições em filmes famosos, detalhes das fases iniciais de desenvolvimento e até mesmo alguns ‘parentes’ lançados no Brasil, o Nintendinho, como é conhecido no Brasil, tem muita história para contar nas suas três décadas de vida. Confira:

30 anos do Nintendinho: relembre 10 curiosidades sobre o console (Foto: Divulgação/Nintendo)30 anos do Nintendinho: relembre 10 curiosidades sobre o console (Foto: Divulgação/Nintendo)

Limitação de lançamentos

Na tentativa de proteger o console de games de péssima qualidade, a Nintendo estipulou uma quantidade anual máxima de jogos a serem lançados por outras empresas para o aparelho. Isso limitava o NES a receber apenas cinco títulos de ‘third parties’ por ano.

Depois de alguns anos e muitas reclamações das empresas, a gigante japonesa finalmente relaxou suas políticas, e permitiu a chegada de mais games ao aparelho, que o ajudaram a se tornar um dos videogames mais importantes de todos os tempos.

Botões de borracha

Nos primeiros protótipos do Famicon, versão japonesa do console, os controles tinham os botões A e B feitos de borracha. O material supostamente deveria tornar o manuseio mais agradável.

Botões de borracha foram uma ideia ruim (Foto: Reprodução/VGFacts)Botões de borracha foram uma ideia ruim (Foto: Reprodução/VGFacts)

Depois de testes, foi constatado que os botões de borracha insistiam em emperrar no controle, já que ficavam presos na parte de plástico. Ao tentar soltá-los, eles terminavam danificados.

Leitor de discos

O Famicon Disk System foi uma tentativa frustrada de expandir as capacidades do console da Nintendo adicionando um leitor de discos. Além de mais baratos, os discos também têm mais armazenamento, e permitiriam jogos maiores e mais complexos.

Leitor de discos nunca engrenou (Foto: Reprodução/VGFacts)Leitor de discos nunca engrenou (Foto: Reprodução/VGFacts)

O projeto infelizmente fracassou, já que a tecnologia era pouco desenvolvida e gerava muitos problemas na hora da execução. Uma versão do Disk System também havia sido planejada para o NES, mas terminou abortada.

Funcionamento da Zapper

A popular pistola do NES sempre intrigou os jogadores, já que parecia muito moderna para sua época. Na prática, o funcionamento da Zapper é bem básico. Ao atirar, toda a tela se torna preta, e então exibe um pequeno quadro branco, onde o alvo está, por uma fração de segundo.


Quando o sensor posicionado na ponta do cano da arma ‘enxerga’ esse quadrado, o alvo será acertado no game. De outra forma, o jogador errará o tiro, e deverá mirar com mais cautela.

As cores do Nintendinho

Lançado oficialmente no Japão com uma chamativa combinação de branco e vermelho, o console teve um bom motivo para chegar com esse visual. Essas eram as cores favoritas do então presidente da empresa, Hiroshi Yamaushi, que inclusive costumava usar com cachecol com as mesmas tonalidades.

Cores do Famicom foram escolha estratégica (Foto: Reprodução/VGFacts)Cores do Famicom foram escolha estratégica (Foto: Reprodução/VGFacts)

Outro fato curioso é que essas eram as cores de plástico mais barato na época. Isso ajudou a empresa a gastar menos com a fabricação do aparelho, e faturar ainda mais com seu sucesso.

Controle especial

Comovida com o pedido de uma mãe que gostaria de ver sua filha deficiente física jogando o NES, a Nintendo resolveu desenvolver um controle especial que permitia que pessoas sem o movimento das mãos conseguissem operar o videogame.

Engenhoso controle permitia o uso do console sem as mãos (Foto: Reprodução/VGFacts)Engenhoso controle permitia o uso do console sem as mãos (Foto: Reprodução/VGFacts)

Batizado de Hands-Free, o controle é preso ao tronco do jogador, que pode mover o direcional com o queixo e usar os comandos A e B por um pequeno cano, soprando ou puxando ar por ele.

Microfone no controle

Na primeira versão do Nintendinho, lançada no Japão, os controles podiam ser presos à lateral do console, criando um visual curioso. O primeiro controle é uma versão bem tradicional, enquanto o segundo possui um pequeno microfone, usado em alguns games.

Controle com microfone foi inovador (Foto: Reprodução/VGFacts)Controle com microfone foi inovador (Foto: Reprodução/VGFacts)

Controle dos Caça-Fantasmas

No filme GhostBusters 2 (Os Caça-Fantasmas 2 no Brasil), é possível ver uma versão modificada do controle arcade NES Advantage em ação. No filme,  joystick é usado para controlar a Estátua da Liberdade, que aterroriza as ruas da cidade de Nova Iorque.

Controle arcade fez aparição especial nos Caça-Fantasmas (Foto: Reprodução/VGFacts)Controle arcade fez aparição especial nos Caça-Fantasmas (Foto: Reprodução/VGFacts)

Versão ‘genérica’ no Brasil

Apesar de ter aparecido por aqui, o Nintendinho também fez sucesso no Brasil com o nome de Dynavision. O console lançado pela Dynacom nada mais era do que um clone do aparelho da Nintendo, inclusive usando os mesmos cartuchos. Vendido em grandes lojas de varejo e com diversas versões lançadas, o console ‘genérico’ teve relativo sucesso.

Versão genérica fez sucesso por aqui (Foto: Divulgação/Dynacom)Versão genérica fez sucesso por aqui (Foto: Divulgação/Dynacom)

Criação dos cartuchos

Preocupada com problemas de degradação dos conectores, a Nintendo resolveu criar um novo tipo de Chip para o NES, na esperança de fazê-los durar por muito tempo sem oxidação e outros problemas. Para testar os cartuchos, a empresa designou funcionários para inserir e remover as fitas centenas de vezes no console.

Cartuchos passaram por testes severos (Foto: Reprodução/VGFacts))Cartuchos passaram por testes severos (Foto: Reprodução/VGFacts))

Quais são seus melhores para o SNES? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edgard Junior
    2015-10-20T14:43:32  

    Pô, só citaram o Dynavision? Phamtom System, Top Game, Turbo Game... o NES foi o console com maior número de clones da história...kk

    recentes

    populares

    • Edgard Junior
      2015-10-20T14:43:32  

      Ainda teve o Polystation, o famoso cruzamento do Playstation com NES, talvez o último dos clones do NES, quando a era 32 bits já estava na moda e já tinha chegado a era 64 bits com N64.

    recentes

    populares

    • Edgard Junior
      2015-10-20T14:43:32  

      O meu era o Bit System, inclusive o design dele era o que mais aproximava do original americano.

  • Leonardo
    2015-10-20T22:40:11

    Eu tinha um genérico chamado Top System, e cada amigo meu também possuía um nintendo genérico: Phantom System, Dynavision etc... Os cartuchos eram adaptáveis.

  • Fabio Junior
    2015-10-20T11:06:44  

    Battletoads, Mega Man, Super Mário, Castlevania, Zelda, Tiny Toon, Chip'n Dale, Yo! Noid, Bart vs Space Mutants ... jogos fantásticos.

    recentes

    populares

    • Fabio Junior
      2015-10-20T11:06:44  

      Eu tinha um Turbo Game, não precisava de adaptadores, ele já tinha entrada para cartuchos de 60 (JPN) e 72(EUA) pinos.

    recentes

    populares

    • Fabio Junior
      2015-10-20T11:06:44  

      O que falar de Ninja Gaiden, Double Drible, Double Dragon, Contra... E o famoso truque cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, B, A

  • Eduardo Lima
    2015-10-20T15:38:56

    O ruim do CCE Turbo Game era o seu controle invertido de Mega Drive que não se encaixava nas mãos, deixando a jogatina cansativa e chata! Mas tudo se resolvia quando plugava o controle original de Mega Drive hehehe.

  • Erick Lima
    2015-10-21T10:06:50  

    A melhor fase da minha vida, eu passei jogando nintendo. Eu e meus irmaos nos reuniamos e jogavamos até tarde da noite. Éramos unidos. A tecnologia hj em dia, achega os que estão longe e afasta os que estão perto.

    recentes

    populares

    • Erick Lima
      2015-10-21T10:06:50  

      E verdade também dois melhor fase da minha vida...

  • Diego Falafranco
    2015-10-20T13:58:18  

    Turbo game!

    recentes

    populares

    • Diego Falafranco
      2015-10-20T13:58:18  

      vinha*

    recentes

    populares

    • Diego Falafranco
      2015-10-20T13:58:18  

      O Nome que vinha nele era TURBO GAME!

  • Smile Vieira
    2015-10-20T13:53:34  

    Na época as pessoas davam a vida para ter um desses. A diversão era plena, e era diversão mesmo, e hoje em dia se passa mais raiva do que se diverte.

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-10-20T13:53:34  

      A raiva que ele se refere é aos jogos e não a pirataria meu amigo, mas acho que ele está errado mesmo assim, pois quem nunca passou raiva jogando mário, ninja gaiden, mario kart, megaman, sonic, as vezes repetia por vezes as fases até passar, só que hoje ficou mais estratégico, hoje pra passar alguns pontos é só pensar um pouco, antes não era pela insistência em acertar o pulo, virar na hora certa,tacar o poder no momento exato, meio segundo a mais ou a menos já elvis.

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2015-10-20T13:53:34  

      Eu posso afirmar joguei muito ATARI, e Nintendo e depois Genesis(Mega Drive) , depois disso parei com video game console e fui para computador, tinha pensamento que não existia mais diversão nos games atuais, até que comprei um Xbox, na realidade minha namorada comprou na época e desde etntão so jogo online via Live, a diversão é outra, novos tempo onde vc não joga mais contra máquina previsivel e sim contra outro ser humano totalmente imprevisivel.

  • Bernardo Queiroz
    2015-10-21T09:56:02

    Não falaram nada sobre o R.O.B? Eu tinha mas nunca conseguir fazer funcionar, era pra ele te ajudar jogando algns jogos, pra época ter um robo jogando com vc era incrivél, melhor tb foi comprar Genesis(Mega Drive), fazia uma diferença gigante, pulava de 8 bit para 16 bits e com jogos 3d. Agora por mais que se tenha realismo fora do comum, vc espera por isso, ná época não tudoera novidade gigante.

  • Luiz Nogueira
    2015-10-20T18:25:54  

    Se você não viveu isso vou te falar. Esses console faz parte de um tempo em que com pouca tecnologia a criatividade dava um show.Os melhores games e titulos são dessa epoca e muitos estão ai ate hoje.Personagens e franquias frequentemente re maquiadas em consoles modernos e de graficos espetaculares,POREM SEM GRAÇA E SEM NADA DE NOVO . Pobre de voce que não sabe.

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2015-10-20T18:25:54  

      A falta de recursos tecnológicos era tão grande que as músicas não podiam ser bem elaboradas. O Mário usava boné porque não havia pixels suficientes para desenhar o cabelo. O Nintendinho era da geração 8 Bits (não era nem bytes).

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2015-10-20T18:25:54  

      que monte de bobagem nostálgica.

  • Usuário Sério
    2015-10-20T12:34:58  

    Apesar da inferioridade frente ao Atari era 1 bom console

    recentes

    populares

    • Usuário Sério
      2015-10-20T12:34:58  

      Nasa

    recentes

    populares

    • Usuário Sério
      2015-10-20T12:34:58  

      O Atari foi da geração entre o Telejogo e o Nintendinho. Reinou absoluto no período porque não teve concorrentes, já o Nintendinho teve o Mastersystem (Sega) para disputar mercado. Foi extinto porque tinha jogos muito ruins e quase matou a indústria de games em consoles domésticos.

  • Pedro R
    2015-10-20T23:14:05  

    Resumo da opera... Playstation1 jogou Sega, Nintendo e seus genéricos tudo no buraco. Imaginem o choque de tecnologia, enquanto um coleguinha seu jogava jogos do megadrive ou Snes, Playstation chegou com tecnologia futura no seu console na década de 90. Ninguém mais queria saber de jogos de cartucho ou outros concorrentes. Playstation se tornou popular e reinou absolutamente até quase os dias de hoje, até a Microsoft entrar nesse mercado e lançar seu console Xbox pra tentar fazer frente...

    recentes

    populares

    • Pedro R
      2015-10-20T23:14:05  

      Não é verdade. A Nintendo realmente foi vencida pela Sony (PlayStation) e pela Microsoft (XBox), mas não foi o Playstation 1 que a derrotou. Na verdade, os consoles Nintendo 64 e Wii foram inovadores e revolucionários e sua tecnologia foi copiada e aperfeiçoada pelos concorrentes. O console que iniciou a derrocada da Nintendo foi o PS4 foi o PlayStation 2.

    recentes

    populares

    • Pedro R
      2015-10-20T23:14:05  

      Digo, foi o PlayStation 2, também chamado PS2 (o PS4 foi a pá de cal).

  • Luiz Henke
    2015-10-21T08:06:00

    Parabéns pelo seus 30anos , foi o segundo vídeo game na minha vida, gostava jogar super Mário Bros 3

  • Wellington Silva
    2015-10-21T00:29:39

    ainda guardo alguns cartuchos de recordação

  • Leandro Futebol
    2015-10-20T23:45:52

    Quem tiver algum cartucho de Nintendinho eu compro!

  • Antunis Costa
    2015-10-20T12:07:03  

    Uma pena eu não ter jogado, comecei com o concorrente o Master system, depois veio os de 16 bits....até Atari joguei...mas o Nintendinho não...uma pena!

    recentes

    populares

    • Antunis Costa
      2015-10-20T12:07:03  

      O concorrente do Master system era o nintendinho

    recentes

    populares

    • Antunis Costa
      2015-10-20T12:07:03  

      Sim...isso que eu disse, comecei jogando o concorrente!

  • Luciano
    2015-10-20T17:10:49  

    Da um like aqui, quem soprava o cartucho antes de jogar

    recentes

    populares

    • Luciano
      2015-10-20T17:10:49  

      CUSPE, BOM BRIL E MAIS.....

    recentes

    populares

    • Luciano
      2015-10-20T17:10:49  

      Desodorante Spray álcool

  • Marco Correa
    2015-10-20T17:02:06  

    Eu tinha um Phanton System, da Gradiente, que era clone do NES... Pirava jogando double dragon, tartarugas ninja, ninja gaiden, mario, predador...

    recentes

    populares

    • Marco Correa
      2015-10-20T17:02:06  

      Battletoads também era irado, mas era muito apelativo...kkkkk

    recentes

    populares

    • Marco Correa
      2015-10-20T17:02:06  

      Pow, esse tempo não volta mais! nem pra escola queria ir pra ficar jogando o dia inteiro! Phanton, top e turbo game, master system, mega drive, dactar... aproveitei

  • Marcelo Silva
    2015-10-20T18:01:08

    Ahh saudade desse tempo. Anos 80 e 90 foram os melhores anos. Quem ai tinha um Super Charger?

  • Gabriel
    2015-10-20T17:15:02

    Meu primeiro video game, meu pai jogava Mario Bros comigo, era bacana demais...

  • Luciano
    2015-10-20T17:08:41

    DA UM LIKE AQUI, QUEM SOPRAVA OS CARTUCHOS ANTES DE JOGAR

  • Carlos Pinto
    2015-10-20T12:29:47  

    Esses consoles genéricos podiam rodar jogos originais? Não eram processados pela NINTENDO e SEGA?

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2015-10-20T12:29:47  

      eu tive um phanton system

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2015-10-20T12:29:47  

      O NES somente possuia bloqueio por parte do formato do cartucho. Americano com 72 Pinos e Japonês com 60 pinos. Mas tinham adaptadores baratos que faziam rodar tudo. No SNES o cartucho era diferenciado por um pedacinho de plastico na traseira que impedia o encaixe do cartucho japonês no console americano. Era só remover essas pecinhas no console e ele estava "desbloqueado"

  • Marcos Krelling
    2015-10-20T16:36:35

    Que saudades de jogar Double Dragon

  • Rafael Sales
    2015-10-20T14:49:50  

    Mais uma vez, notícia errada. A Dynacon, empresa fabricante do Dinavision, nunca representou a nintendo no Brasil. A playtronic representou, muitos anos mais tarde.

    recentes

    populares

    • Rafael Sales
      2015-10-20T14:49:50  

      E se esqueceram do Turbogame (da CCE e depois da Gradiente).

    recentes

    populares

    • Rafael Sales
      2015-10-20T14:49:50  

      Bit system kkkkkkkkk eu tinha um

  • Marcus Santos
    2015-10-20T15:21:42

    mega man e rock in roll race era os mais top do game

  • Roberto Santos
    2015-10-20T13:11:46  

    Compra um controle de PC, configura ele direitinho e baixa emulador com todos os jogos. A maioria tá datado e é ruim, mas os medalhões, os famosos são ótimos até hoje!! Recomendo o "The Punisher", "Ninja Gaiden" 1 e 2. Fora Mario 2 e 3.

    recentes

    populares

    • Roberto Santos
      2015-10-20T13:11:46  

      Ninja Gaiden.. so lembro da musiquinha... kkkkkk bons tempos

    recentes

    populares

    • Roberto Santos