Câmera

03/10/2015 06h00 - Atualizado em 03/10/2015 06h00

Nostalgia: brinquedos tech dos anos 80 e 90 que estão de volta

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Lembrar da infância dá uma certa nostalgia e a primeira coisa que vêm à cabeça são os brinquedos e jogos de antigamente. Quem nunca cantarolou com "O Meu Primeiro Gradiente" ou ficou com os dedos doendo de tanto jogar Pac-Man que atire a primeira pedra! Sonhos de consumo que garantiam a diversão nos anos 80 e 90 estão de volta e as “crianças” com mais de 25 anos vão se divertir com os pequenos de hoje em dia. 

Dia das Crianças: lista tem 14 ideias tech para presentear a garotada

Confira a lista que o TechTudo preparou com os brinquedos tech mais nostálgicos:

O Meu Primeiro Gradiente

Meu Primeiro Gradiente agora suporta MP3 (Foto: Divulgação)Meu Primeiro Gradiente agora suporta MP3 e tem tela de LCD (Foto: Divulgação/Gradiente)

O design continua o mesmo, mas as funções… O Meu Primeiro Gradiente era objeto de desejo das crianças nas décadas de 1980 e 1990. A primeira versão do brinquedo vinha com entrada para fita cassete, botões de controle pausa, avançar, parar e retroceder e um microfone. Agora a versão high-tech possui display de LCD, entradas USB para pendrive (vem acompanhado de um com 8 cantigas) e um microfone e rádio FM. Além disso, é compatível com MP3, possui entradas para fones de ouvido e conector mini USB e cabo para conectar a computadores e transferir as gravações. A memória interna é de 128 MB para gravação e 512 MB para pendrive.

O brinquedo permite gravar músicas, ouvir e cantar com rádio FM e até criar efeitos de voz. As crianças também podem cantar em dupla, pois possui entrada para dois microfones. E ainda é possível tirar a voz do cantor para gravar a sua voz junto somente com a melodia. O brinquedo funciona alimentação de 6 pilhas AA ou em fonte de energia.

Gradiente MPG 2C

Câmera MPG 2C da Gradiente (Foto: Stella Dauer)Câmera MPG 2C da Gradiente tem 2 megapixels (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Aproveitando o enorme sucesso do gravador, a Gradiente lançou a câmera MPG 2C. Colorida e com sensor de apenas 2 megapixels, o brinquedo é ideal para os pequenos fotógrafos. Além disso, é possível gravar vídeos com áudio em formato AVI de 320 x 240 pixels. A câmera também oferece ferramentas para edição de imagens, como molduras, carimbos, cortar, distorção de rosto e até jogos!

O brinquedo funciona com pilhas AA, a memória interna é de 256 MB e possui entrada para cartões de memória de até 16 GB. A MPG 2C vem acompanhada de um cabo áudio e vídeo para exibição das imagens na TV e um cabo USB para transferir as fotos para o computador.

Genius

Genius:o computador que brinca (Foto: Divulgação)Genius:o computador que brinca (Foto: Divulgação)

O Genius foi o primeiro brinquedo eletrônico comercializado no Brasil. Chamado de “o computador que brinca”, virou febre entre as crianças nos anos 1980 e agora ele está de volta! Com um design repaginado, mas sem fugir do tradicional formato de disco, ele emite sons e acende os painéis de cor e o jogador tem que repetir a sequência dada pelo brinquedo sem errar. São três jogos diferentes e quatro níveis de dificuldade. Uma competição divertida para quem tem boa memória.

Perfil

O jogo de tabuleiro Perfil agora é aplicativo (Foto: Divulgação)O jogo de tabuleiro Perfil agora é aplicativo (Foto: Divulgação)

Saudades dos jogos de tabuleiro? Quem se lembra do Perfil vai adorar saber que agora existe uma versão digital gratuita para dispositivos móveis Android, iOS e Windows Phone. Com opção de jogar sozinho ou em turma, como antigamente, o jogo da Crow traz charadas sobre um lugar, coisa, pessoa ou ano. O aplicativo tem exatamente as mesmas regras do jogo de tabuleiro e traz versão gratuita e pagas.

Master System

Sucesso nos anos 90, o Master System está de volta (Foto: Divulgação)Sucesso nos anos 90, o Master System está de volta (Foto: Divulgação)

O Master System ataca novamente! A nova versão do videogame apresenta um design moderno e atraente, mas sem esquecer o tradicional tom azul escuro e a estampa do memorável porco-espinho Sonic no console com dois joysticks ergonômicos.

Esqueça os antigos cartuchos de jogos, o Master System Evolution conta com 132 jogos com classificação livre na memória incluindo os clássicos como Alex Kidd , Sonic the Hedgehog, Axe, Hang On e Altered Beast.

Mega Drive

Mega Drive agora é um videogame portátil (Foto: Divulgação)Mega Drive agora é um videogame portátil (Foto: Divulgação)

O Mega Drive voltou em versão portátil. O videogame foi sucesso há mais de 20 anos e volta para fazer a alegria das crianças e dos adultos de hoje. São 20 jogos na memória incluindo os clássicos, como o Sonic, California Games, Castle of Illusion e Mortal Kombat. E ainda conta com entrada para o MD CARD GAME para jogar mais jogos.

O game tem tela de LCD de 2,8 polegadas e bateria interna recarregável com, aproximadamente, 5 horas de duração. Acompanhado de um cabo de áudio e vídeo é possível jogar na TV.

Furby

O Furby voltou com visual repaginado e com novas cores (Foto: Divulgação)O Furby voltou com visual repaginado e com novas cores (Foto: Divulgação)

O Furby foi lançado no final da década de 1980 e foi sucesso de vendas. O brinquedo eletrônico é um “robô fofo” que interage com as crianças. A nova versão vem com um aplicativo para os pequenos cuidarem do seu Furby: dando comida, banho, fazendo cócegas e brincando e jogando com ele. E ainda, o Furby Boom pode criar ovos! Choque-o para nascer um Furbling, uma pequena e divertida criaturinha virtual. Além da cor tradicional azul, o brinquedo está disponível em outras diversas cores e estampas.

Tamagotchi

O Tamagotchi virou aplicativo (Foto: Divulgação)O Tamagotchi virou aplicativo (Foto: Divulgação)

O bichinho virtual que era mania entre as crianças na década de 1990 voltou em forma de aplicativo para Android. O jogo é não deixar o Tamagotchi morrer e para isso é preciso alimentá-lo, dar banho e brincar com ele. E agora, o usuário pode obter templates especiais para o jogo. 

Games viraram aplicativos

Os jogos clássicos que fizeram a cabeça da garotada também estão de volta. Um deles é o saudoso Pac-Man. Antes jogados nos fliperamas e no Atari , agora podem ser baixados nos smartphones. O aplicativo do jogo está disponível para Android, iOS e tem versão até para computador Windows.

O clássico Pac-Man agora no celular (Foto: Divulgação)O clássico Pac-Man agora no celular (Foto: Divulgação)

Outro jogo clássico do Atari que voltou em forma de aplicativo é o Enduro. Game de 1983, produzido para o Atari, está disponível para Android e iOS.

Enduro: jogo de corrida de carros do Atari agora no seu celular (Foto: Divulgação)Enduro: jogo de corrida de carros do Atari agora no seu celular (Foto: Divulgação)

O popular jogo da cobrinha, Snake'97, presente nos celulares Nokia no final da década de 1990 também virou aplicativo. O app desenvolvido pelo mesmo criador da versão antiga está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Snake: popular jogo da cobrinha é anunciado para smartphones (Foto: Divulgação)Snake: popular jogo da cobrinha é anunciado para smartphones (Foto: Divulgação)

O tradicional jogo de lógica e raciocínio Tetris também está de volta nos smartphones Android, iOS e Windows Phone. No jogo, o jogador deve empilhar cubos e encaixar em linhas contínuas em uma base sem falhas.

O game Tretis também virou aplicativo (Foto: Reprodução)O game Tretis também virou aplicativo (Foto: Reprodução)

E quem não se lembra do jogo Space Invaders do Atari? Sentiu saudades em destruir ondas de naves com um canhão a laser para ganhar o maior número de pontos possíveis? Agora você já pode baixar o jogo no seu celular. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Space Invaders agora em versão mobile (Foto: Divulgação)Space Invaders agora em versão mobile (Foto: Divulgação)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Zanardi
    2015-10-30T17:53:21

    Ninguém mais reparou na foto do master system e do mega drive que colocaram?????????????????????

  • Diogo Souza
    2015-10-03T12:52:26  

    Meus pais nao eram ricos,tive alguns brinquedos iguais a estes,tive educação e passo para minhas filhas os ensinamentos. Que tive ..

    recentes

    populares

    • Diogo Souza
      2015-10-03T12:52:26  

      essa foi boa Jurema kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Diogo Souza
      2015-10-03T12:52:26  

      Diogo, que bom que foi bem educado e bacana que passe para suas filhas essa boa educação. Mas senti um fundinho de insinuação de que quem teve todos esses brinquedos e portanto era "rico", foi mal educado. Estou errado? Se eu estiver certo, reveja essa educação que recebeu e está repassando às suas meninas. Se eu estiver errado, apenas me ignore, por favor.

  • Paulo Antonio
    2015-10-04T01:56:09

    Tive o genius da estrela e o space ivanders.....se não falha a memória ....acho que era da Atari.

  • Ricardo
    2015-10-03T23:45:40

    Eu gostava do banco imobiliário tmb...

  • Celso Maciel
    2015-10-03T23:34:35

    Eu jogava futebol na rua, pique-pega e esconde-esconde, todos esses brinquedos citados ai era coisa de Barrigudo.

  • Daniel Louro
    2015-10-03T21:31:32

    Atari!!! river raid, enduro, hero, demon attack, pitfall.... Época boa, quem viveu isso sabe!!!

  • Humberto
    2015-10-03T18:05:38  

    Cadê o MAXIMUS?

    recentes

    populares

    • Humberto
      2015-10-03T18:05:38  

      Pégasus?! Colossos?!

    recentes

    populares

    • Humberto
      2015-10-03T18:05:38  

      Supermáquina?

  • Fábio Roulien
    2015-10-03T18:05:41

    e o pense bem da tectoy fica onde nessa lista?Não era só tecnológico vinha com um mini gabinete imitando um computador antigo...

  • Cristina
    2015-10-03T18:04:28

    Space Invaders e o Enduro "roubaram" muito meu tempo. Me diverti bastante. Muito bom.

  • John Doe
    2015-10-03T14:55:36  

    so lembro do tetris.....viciante

    recentes

    populares

    • John Doe
      2015-10-03T14:55:36  

      Eu chegava a fechar os olhos e ver as plaquinhas se encaixando, era um vício mesmo.

  • Alexandro Santos
    2015-10-03T16:22:42  

    Bons tempos!!!1

    recentes

    populares

    • Alexandro Santos
      2015-10-03T16:22:42  

      Bons tempos pra quem tinha dinheiro pra comprar. Eu jogava bola descalço, jogava taco, rodava pião, andava em cima de lata de leite ninho, pique brincava de todos. Oh tempo bom que não volta mais....

  • Cacauporta
    2015-10-03T13:35:12  

    Eu era muito pobre mesmo, não lembro de nenhum trem desse.

    recentes

    populares

    • Cacauporta
      2015-10-03T13:35:12  

      Que bom.. aproveitou o arco 'arquinho', peão.. bola de gude, os 'x-piques' etc....

    recentes

    populares

    • Cacauporta
      2015-10-03T13:35:12  

      kkkk tem uns aí que nunca nem ouvi falar kkkkk

  • Luciano Cardoso
    2015-10-03T12:58:21  

    Nossa! Que reportagem legal! Revivi minha infância... Baixei vários agora.

    recentes

    populares

    • Luciano Cardoso
      2015-10-03T12:58:21  

      título da matéria é brinquedos "eletronicos"...

    recentes

    populares

    • Luciano Cardoso
      2015-10-03T12:58:21  

      Bruno, tu ao menos leu o título da matéria? "BRINQUEDOS TECH" O que tem de tecnologia no pega varetas, ou no bambolê por exemplo? E não me venha com a resposta que é a tecnologia da máquina que a fabrica.... rsrsrsrs

  • Leonardo Galiotto
    2015-10-03T12:07:47

    Faltou o "pense Bem" quando eu tinha uma eu achava a ultima palavra em tecnologia.... garoto ingenuo

  • Leandro Rangel
    2015-10-03T11:42:57  

    Só brinquedo de rico, eu não tive tantos brinquedos...mas felizmente tive infância e principalmente educação...Coisa que os pais de hoje ainda não ensinaram seus filhos.

    recentes

    populares

    • Leandro Rangel
      2015-10-03T11:42:57  

      Mimimi...

    recentes

    populares

    • Leandro Rangel
      2015-10-03T11:42:57  

      Atá kkkk

  • La Rage
    2015-10-03T10:40:16  

    Mega drive *-*

    recentes

    populares

    • La Rage
      2015-10-03T10:40:16  

      nintendo,nintendinho