Video game

03/10/2015 11h00 - Atualizado em 03/10/2015 11h00

Veja vantagens e desvantagens da mídia digital no Xbox One e PS4

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PlayStation 4 e Xbox One contam com lojas virtuais em que os usuários podem comprar diversos tipos de conteúdo, inclusive versões de todos os games lançados para os consoles em mídia física. O TechTudo preparou uma lista com as vantagens e desvantagens dos títulos disponibilizados em formato digital, baixados e instalados no HD dos aparelhos, que rodam sem a necessidade de disco. 

PS4 x Xbox One: veja a comparação entre os dois consoles da nova geração

Comprou seu novo console agora e está curioso para saber mais sobre mídias digitais, além dos prós e contras? Confira a seguir o guia comparativo dos formatos e tire suas próprias conclusões:

Mídia digital: veja as vantagens e desvantagens do formato no Xbox One e PS4 (Foto: Reprodução/Débora Magri)Mídia digital: veja as vantagens e desvantagens do formato no Xbox One e PS4 (Foto: Reprodução/Débora Magri)


Vantagens

Variedade

Basta acessar as lojas dos consoles para conferir nada menos do que a lista completa de jogos já lançados para os aparelhos. Os títulos também são bem organizados, e contam com imagens, vídeos e até versões de demonstração para ajudar na compra.

Grande variedade de títulos nas lojas digitais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Grande variedade de títulos nas lojas digitais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Preço acessível

Atualizadas constantemente, as lojas digitais dos consoles trazem várias promoções com jogos muito acessíveis. Não é raro encontrar jogos por um terço do valor visto em lojas, pagando em reais no cartão de crédito, ou por meio dos gift cards vendidos em lojas.

Comodidade

Alternar entre dezenas de títulos sem ter que levantar do sofá ou procurar por caixas e inserir discos no console é uma verdadeira benção. Com apenas alguns cliques, você estará nos menus, pronto para jogar.

Acessei seus títulos com facilidade (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Acessei seus títulos com facilidade (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Jogos protegidos

Quem nunca perdeu um game graças a riscos ou trincados? Com as mídias digitais todos os seus títulos estão totalmente protegidos, pois estão salvos com a sua conta, e também poderão ser baixados novamente, caso ocorra um problema no console ou você o tenha deletado por engano.

Desvantagens

Jogos digitais não podem ser vendidos ou emprestados (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Jogos digitais não podem ser vendidos ou emprestados (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Sem valor de revenda

Uma das maiores desvantagens das cópias digitais é a impossibilidade de revender jogos que o usuário já terminou ou não gostou muito.

Para você revender os games seria necessário abrir mão completamente da própria conta, com todas os saves, conquistas, amigos e nome de usuário.

Downloads podem ser demorados

Os downloads são bastante práticos, isso quando você tem acesso a uma boa velocidade de Internet. Títulos médios passam facilmente dos 30 GB, e demoram uma eternidade para serem baixados em conexões mais modestas. Isso sem falar nos casos de arquivos corrompidos e downloads interrompidos insistentemente.

Downloads sofrem com conexões lentas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Downloads sofrem com conexões lentas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Sem caixa/manuais

Mesmo com todas as vantagens e valor reduzido, alguns jogadores simplesmente não conseguem se desapegar das caixinhas e manuais exclusivos dos jogos em disco. Dessa forma, é mais fácil “ostentar” alguma coleção, que pode até ser usada como bela decoração.

Caixas e manuais são exclusividade dos jogos em discos (Foto: Reprodução/Konami)Caixas e manuais são exclusividade dos jogos em discos (Foto: Reprodução/Konami)

Impossível emprestar

Com a popularização das mídias digitais, a tradição de emprestar games para os amigos sofreu um duro impacto. É possível até fazer login em contas diferentes, no entanto, o sistema não é nada prático, e muito limitado para evitar múltiplos consoles em um mesmo perfil da Xbox Live ou PSN.

Já se decidiu entre Xbox One ou Playstation 4? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dr. Parkinson
    2015-10-05T10:57:28  

    Essas empresas parecem malucas. Jogos digitais eram para economizar tanto na produção das mídias físicas quanto para transporte, capinhas, manuais impressos, etc. Mesmo assim os jogos digitais são bem mais caros que os físicos. Tão vendendo o BF4 a 199,00, o FIFA 14 a 99,00, tais jogos podem ser comprados por menos de 80,00 reais em lojas de games especializadas ou seminovos pela internet. Não entendo qual a lógica já que as empresas quase não tem gastos com jogos digitais.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-10-05T10:57:28  

      A midea digital veio pra facilitar e não para baratear, no caso do Xbox One ela barateou pois você compra um jogo e divide em dois no compartilhamento...

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-10-05T10:57:28  

      Amigo, o valor da mídia é o de menos em questão de custo pra empresa. O custo principal dos desenvolvedores é o alto investimento pago pra desenvolver os jogos. Esse investimento tem que ser retornado com lucro para o investidor, essa é a motivação pra fazer o jogo. Mas concordo que devido ao fato de que o comprador não pode recuperar dinheiro com a venda do jogo, deveria ser mais barato. Porém entenda amigo, o que faz o preço é principalmente a demanda pelo produto. Se a demanda pelo digital for maior, então ele tende a ser até mais caro..

  • Rodrigo Bernardes
    2015-10-06T19:57:35

    Já que somos obrigado a instalar os jogos por completo independente da escolha, um se destaca pela praticidade e conforto na hora de mudar o game, e a outra opção se destaca na hora de uma revenda ou empréstimo isso é claro, sinceramente eu queria só um hd externo fácil de plugar na Ps4, ou que se mudasse o sistema e os jogos físicos rodasse direto do bluray sem a obrigação de instalar.

  • Marcelo Silva
    2015-10-03T15:05:02  

    Jogos digitais para PS4 podem ser emprestados ou revendidos se forem criadas contas exclusivas para cada jogo. O jogo a ser comprado não precisa ter conta Plus, basta a principal do usuário. Aí compra-se o jogo na conta exclusiva para o jogo.

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2015-10-03T15:05:02  

      Se vc compra um gift card por exemplo vc pode parcelar o gift card e compra o jogo. Av.

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2015-10-03T15:05:02  

      Aqui em Salvador nenhum lugar que vende os giftcards parcela o valor... nem americanas nem supermercados

  • Renato Togashi
    2015-10-03T17:08:13  

    Faltou a maior vantagem de todas. Poder compartilhar: entre duas contas. Faço isso sempre, então pra mim o jogo já começa por 50% do valor.

    recentes

    populares

    • Renato Togashi
      2015-10-03T17:08:13  

      Vítor, funciona off line. É um compartilhamento permitido por ambos os consoles.

    recentes

    populares

    • Renato Togashi
      2015-10-03T17:08:13  

      O compartilhamanento entre contas é realmente uma vantagem... alem dos jogos que não existem em midia fisica, serem bem em conta (entre 20 e 30 reais)... agora a maior desvantagem na minha opinião é a impossibilidade de parcelar a compra, com jogos a quase 300 reais, fica dificil pagar a vista

  • Gilberto Silva
    2015-10-04T12:16:22  

    Desvantagem q custa mesmo preço do jogo físico, aí vc perde pôster CD e adesivos. Exemplo quem comprou witcher 3 digital tomou prejuízo. As vezes físico tá mais barato q digital cansei ver isso. Fora q enche seu HD!

    recentes

    populares

    • Gilberto Silva
      2015-10-04T12:16:22  

      Nao sei se vc sabia mas tanto o digital ou a física vao ocupar o msm espaço no seu hd..... Kkkkkk

    recentes

    populares

    • Gilberto Silva
      2015-10-04T12:16:22  

      Gilberto Silva Comprei na semana de lançamento a key do The Witcher 3 por 69,00 pra um game sem modo coop ou online preço show de bola, poster cara a maioria dos players não são fan boy , só querem jogar um bom jogo, HD Externo ta aí pra isso maninho.

  • Guilherme Viana
    2015-10-04T22:37:00  

    Na verdade tirando as raras vezes que a PSN tem jogos bons no plus é quase sempre mais vantagem comprar a mídia física pq se vc pesquisar em sites de comparação de preço acha jogos muito mais baratos. Por exemplo eu comprei o FarCry 4 mídia física, chegou em 5 dias e paguei R$90,90 com o frete, na PSN tá R$199,00.

    recentes

    populares

    • Guilherme Viana
      2015-10-04T22:37:00  

      Mas nunca de jogos grandes, o GOW 3 tá menos de 120 no submarino online, e mais de 150 na playstore

    recentes

    populares

    • Guilherme Viana
      2015-10-04T22:37:00  

      Wellington Gallo para de flooda a mesma msg por ai mano, o que eu quero com jogos clássicos, se quiser clássico jogo no console anterior, vo pagar por um remasterizado que nem fica tão bom assim...

  • Leandro Guimarães
    2015-10-05T09:34:04

    O melhor é você compra algumas mídias físicas e depois é só ficar trocando ou vendendo e comprando outros usados... Diversão eterna com custo único...