Redes sociais

28/10/2015 07h00 - Atualizado em 03/05/2016 11h26

WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do país, mas não significa que seja o líder também em quantidade de recursos. Concorrentes como Skype, Viber e Facebook Messenger trazem inúmeras funcionalidades que ainda não chegaram ao mensageiro (mantido pelo Facebook), deixando-o para trás na hora, por exemplo, de fazer uma videochamada ou compartilhar arquivos de todo tipo.

WhatsApp: sete funções 'escondidas' que deixam o app ainda melhor

Confira uma lista de funções que rivais têm e o WhatsApp não tem.

Veja como usar imagens de fundo em HD no WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Rivais possuem funções que ainda não chegaram ao WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Realizar videochamadas

WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação)WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação)

O WhatsApp demorou algum tempo para implementar as chamadas de voz, então pode-se dizer que haverá certamente uma espera grande para que a função e videochamadas chegue ao aplicativo. Com isso, concorrentes saem na frente ao oferecer videoconferências gratuitas pela web, celular e tablet, seja Android ou em dispositivos da Apple com o FaceTime. A funcionalidade é encontrada no Skype, Messenger e Hangouts, entre outros.

Compartilhar stickers

Messenger é um dos rivais do WhatsApp que já tem stickers faz tempo (Foto: Divulgação)Messenger é um dos rivais do WhatsApp que já tem stickers faz tempo (Foto: Divulgação)

Como remover o "Visto pela última vez" do WhatsApp? Confira no Fórum do TechTudo

Emojis são cada vez mais populares, mas há momentos em que os stickers são mais úteis para revelar um sentimento a alguém. Esses adesivos digitais, porém, ainda não estão disponíveis no WhatsApp, obrigando o usuário a lançar mão de alternativas como Line, que tem um pacote próprio com várias opções, além de Telegram, Viber e Messenger – no chat do Facebook para Android e iOS, é comum encontrar stickers comemorativos do carnaval ou de filmes, por exemplo.

Deletar mensagens depois de um tempo

Simsme permite programar autodestruição das mensagens (Foto: Divulgação)Simsme permite programar autodestruição das mensagens (Foto: Divulgação)

O Snapchat é o app mais famoso com mensagens que se autodestroem, mas alternativas como o SIMSme dão um passo além: é possível até programar quanto tempo suas conversas ficarão disponíveis antes de sumirem do seu telefone e do seu amigo. Além disso, o aplicativo criptografa fotos, vídeos e outros conteúdos multimídia, em um conjunto de funções oferecidos também pelo Telegram.

O WhatsApp, por outro lado, não oferece nada disso.

Traduzir mensagens automaticamente

WeChat pode traduzir mensagens no chat, algo que o WhatsApp só faz no Android 6.0 (Foto: Divulgação)WeChat pode traduzir mensagens no chat, algo que o WhatsApp só faz no Android 6.0 (Foto: Divulgação)

Apesar de o Android Marshmallow (6.0) já possuir recurso de tradução rápida praticamente em qualquer lugar, só apps como o WeChat oferecem essa função no iPhone. Assim, é possível usar o app chinês para conversar com estrangeiros sem maiores problemas, aproveitando a tradução simultânea dentro do próprio app, algo que o WhatsApp não tem no iOS ou em versões anteriores do Android.

Usar outros apps para melhorar o chat

Messenger pode integrar outros apps como extensões do chat (Foto: Divulgação)Messenger pode integrar outros apps como extensões do chat (Foto: Divulgação)

O Facebook lançou, em março de 2015, uma plataforma que permite ao Messenger obter extensões para melhorar o chat. Assim, por meio do app oficial para dispositivos móveis, é possível acessar o Giphy, para criar GIFs, o PicCollage, para fazer montagens de fotos, ou o Talking Tom Cat, para mudar sua voz em uma mensagem de áudio. Para isso, basta abrir o menu e escolher entre as várias opções. Apesar de ser detido pelo Facebook, o WhatsApp não aproveita esta plataforma de extensões.

Compartilhar qualquer arquivo

Telegram consegue transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB, algo que o WhatsApp não chega nem perto (Foto: Divulgação)Telegram consegue transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB, algo que o WhatsApp não chega nem perto (Foto: Divulgação)

O compartilhamento de arquivos no WhatsApp é restrito a áudio, vídeo, fotos, contatos e localização, algo ultrapassado facilmente por apps como o Telegram. O app russo usa sua poderosa nuvem para transmitir qualquer arquivo guardado no celular, tablet ou desktop, desde que tenha até 1,5 GB, tornando-o uma poderosa ferramenta de trabalho colaborativo.

Fazer ligações para fixo e celular

Viber faz ligações para celular e fixo, enquanto Whatsapp se restringe aos seus próprios usuários (Foto: Divulgação)Viber faz ligações para celular e fixo, enquanto Whatsapp se restringe aos seus próprios usuários (Foto: Divulgação)

O WhatsApp já tem chamadas de voz, mas só via internet para outro amigo que também está disposto a gastar o pacote de dados para receber a ligação no celular. Se você precisar chamar números fixo ou celulares, terá que usar opções como Skype e Viber, que cobram planos mensais ou pacotes de minutos para efetuar ligações para telefones comuns.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Martins
    2015-10-28T12:08:57  

    Na minha opinião só falta a chamada por vídeo e deletar as msgs depois de um certo tempo, de resto não tem mais nada essencial.

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2015-10-28T12:08:57  

      e ocultar o status online quando a pessoa está dentro do aplicativo.

  • Eli Kaiser
    2015-11-07T20:29:43

    Atualizar watzapp

  • Abner Oliveira
    2015-12-13T19:43:24

    Não existe Windows Phone não e?

  • Cuca Beludo
    2015-10-28T13:17:11  

    COM O IPHONE 6S PLUS, FAÇO MUITAS COISAS, COISAS ESSAS QUE JAMAIS FARIA SE FOSSE COM UM ANDROID, OK...???

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-10-28T13:17:11  

      Tenho que rir , mas chega, já perdi muito tempo discutindo com você e sou sim uma criança de 32 anos de idade que não sabe o que está fazendo aqui ainda.

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2015-10-28T13:17:11  

      Pela sua atitude na internet divida esses 32 por 4 que dará sua idade.

  • Marcos Elias
    2015-10-29T08:44:38  

    não consigo baixar o zap no meu motorola V3,alguem pode me ajudar?

    recentes

    populares

    • Marcos Elias
      2015-10-29T08:44:38  

      MArcos elias, o papo aqui eh serio, eles mentem que tem iphone e outros fingem que acreditam ; kkkkkmas essa do v3 foi osso.. rsrsrs

    recentes

    populares

    • Marcos Elias
      2015-10-29T08:44:38  

      kkkkk, é desse jeito, Fernando. Com a crise, só um pouco de humor pra relaxar.

  • Vitor Menezes
    2015-10-29T11:09:20

    Com tantas funções em um app, fica poluído. O Aplicativo tem que ser limpo e funcional, simples, prático, nada de muito enfeitado. Por isso o whatsap continua sendo o mais usado.

  • Dom Beto
    2015-10-29T09:57:47  

    Esse tal de iPhone é tão bom, mas tão bom que no Novembro Azul seus usuários poderão fazer o exame de próstata com ele. É só colocar e tirar algumas vezes o iPhone no "tobias" que o diagnóstico da próstata sai na tela!

    recentes

    populares

    • Dom Beto
      2015-10-29T09:57:47  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Dom Beto
      2015-10-29T09:57:47  

      Invejoso detected.

  • Douglas Sepanhak
    2015-10-28T13:05:12  

    só digo uma coisa: não digo nada.fim..

    recentes

    populares

    • Douglas Sepanhak
      2015-10-28T13:05:12  

      e digo mais: só digo isso.

    recentes

    populares

    • Douglas Sepanhak
      2015-10-28T13:05:12  

      Vou dizer uma coisa: já disse

  • Edvaldo Oliveira
    2015-10-29T10:01:57

    4 anos de faculdade de jornalismo pra isso?

  • Fluminense Stjd
    2015-10-29T04:42:57

    precisa colocar a foto de um mongol na video chamada?

  • Antonio Martinez
    2015-10-28T12:06:13  

    Por isso q o Whatsapp e mais usado, é simples, somente por isso, ele é o mais usado do "MUNDO".

    recentes

    populares

    • Antonio Martinez
      2015-10-28T12:06:13  

      Na verdade o whatsapp e realmente fraco, mas é simples e fácil de usar. E é famoso no Brasil por isso. Sem falar que pessoas divulgam seu numero de telefone para qualquer um em grupos que não tem nenhum tipo de controle, um perigo.

    recentes

    populares

    • Antonio Martinez
      2015-10-28T12:06:13  

      600 milhoes de pessoas so no brasil?? perai quantos habitantes tem no brasil ??ou eu to muito desinformado sobre o crescimento populacional brasileiro ??

  • Wilson Silva
    2015-10-29T09:09:09

    WhatsApp rival do Facebook Messenger?

  • Glauber Lima.
    2015-10-29T00:43:42

    QUER CHAMADA DE VÍDEO ? BAIXA IMO. SIMPLES ASSIM

  • Fernanda Araújo
    2015-10-28T15:27:20  

    A hora q o whatsapp liberar a chamada de de vídeo, ninguém mais o segura.

    recentes

    populares

    • Fernanda Araújo
      2015-10-28T15:27:20  

      Imagino que chamada de vídeo não é algo que seria necessário, mas o compartilhamento de arquivo seria uma coisa primordial.

    recentes

    populares

    • Fernanda Araújo
      2015-10-28T15:27:20  

      Não citaram o aplicativo zap zap, brasileiro e gratuito. Tem mensagens que se auto destroem e com tarja preta, criptografia... Mais pessoas no grupo... Um banho nesse whatsapp, pena que poucos o usam.

  • Bruno Alex
    2015-10-28T23:23:22

    Whatsapp logo compartilhará arquivos, sempre atualizo meu wpp pelo site do desenvolvedor e nao pelo play, na ultima atualização encontrei dentro da pasta MIDIA a pasta, Whatsapp Document, o que indica que logo sera liberado a transferência de documentos, tendo em vista que logo que vi a pasta fiz o teste, e já não aparece mais aquele erro "formato do arquivo não suportado" ela ate tenta compartilhar, indo na janela do contato, porem ainda nada acontece.

  • Schimith45
    2015-10-28T15:15:03  

    Prefiro mandar carta pelos Correios...

    recentes

    populares

    • Schimith45
      2015-10-28T15:15:03  

      chupa Lula!!!!

    recentes

    populares

    • Schimith45
      2015-10-28T15:15:03  

      Cassiano, tem três dias uteis pra chegar. Schimith45 é zoeero..kkkkkk

  • Juan Suarez
    2015-10-28T18:26:18

    Na verdade o WhatsApp é popular, não o melhor.

  • Guilherme Pacheco
    2015-10-28T21:11:38  

    Sou mais o ICQ! hahuahuhauaha

    recentes

    populares

    • Guilherme Pacheco
      2015-10-28T21:11:38  

      Mirc! Não existe melhor!

  • Telmo Silva
    2015-10-28T22:07:07

    As pessoas querem que o Whatsapp acrescente mais funções, mas reclama que toda vez que atualiza ele consome mais memoria. Obvio que vai

  • Felipe Guimarães
    2015-10-28T21:58:09

    O principal é a troca de mensagens, se faz isso eu acho que ta bom, esses "concorrentes as vezes bugam muito, o WhatsApp é mais estavel

  • Brema Santiamengo
    2015-10-28T19:42:08  

    Nojo dessas novas ferramentas. Sou da geração do final do IRC ( final entre aspas, msn e orkut, os dois que tiraram o poderio do irc/irc morreram, e o irc lá vivo com seus fiéis guerreiros ) . Daqui a pouco eu ansiosamente verei o final do facebook.

    recentes

    populares

    • Brema Santiamengo
      2015-10-28T19:42:08  

      Undernet / Brasnet (RIP) presente.

    recentes

    populares

    • Brema Santiamengo
      2015-10-28T19:42:08  

      o que seria IRC?

  • Sergio Silva
    2015-10-28T19:39:26

    O problema é que tem muitos mão de vacas. Se contentam com pouco só pra não ter que gastar.

  • Sergio Silva
    2015-10-28T19:38:27

    o viber é o melhor.

  • Jefferson Carvalho
    2015-10-28T19:21:36

    Um monte de funcionalidade inútil, se eu tenho um telefone 3g não preciso de app pra fazer video chamada ou ligação de voz, se eu posso colocar um arquivo no sandspace e compartilhar o link com o universo todo pra que quero app que transmita qualquer arquivo? Já não posso usar SMS para conversar pois minha conta viria muito alta, então o whatsapp é líder por isso, quando você não acha o indivíduo através de uma chamada manda um whatsapp pra ele, quando ele ver responde e o assunto não fica esquecido, além do que é um app leve se comparado aos outros do mercado, por isso todo mundo tem.

  • Brasileiro
    2015-10-28T16:43:05  

    Coisa do K P TA que faz as pessoas se desviar do caminho divino. lamentável, a criação destes aplicativos para aumentar o compartilhamento de p.o.r. nografia.

    recentes

    populares

    • Brasileiro
      2015-10-28T16:43:05  

      Né isso, natasha. Cada um com sua consciência

    recentes

    populares

    • Brasileiro
      2015-10-28T16:43:05  

      X videos nunca mais!!!