Video game

07/11/2015 08h00 - Atualizado em 07/11/2015 08h00

Confira recursos que existem no Xbox One, mas estão fora do PS4

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O Xbox One traz funcionalidades que seu principal concorrente, o PS4, não possui. O videogame da Microsoft foi lançado com apenas uma semana de diferença do seu rival, ambos em novembro de 2013. Nesses dois anos, os consoles mostraram pontos fortes e fracos. O TechTudo preparou uma lista com funções exclusivas ou melhores no Xbox One, como o excelente acessório Kinect, a possibilidade de fazer streaming do jogo para PC com Windows 10 e, principalmente, a retrocompatibilidade nativa com games de Xbox 360.

Xbox One e Xbox 360 ficarão mais caros em todo o Brasil

Kinect 2

Inicialmente vendido junto com o Xbox One, a câmera Kinect 2 pode ser adquirida separadamente. Com mais capacidade de processamento que a versão do Xbox 360, o acessório permite não apenas controlar jogos e menus usando movimentos do corpo, mas também dar dezenas de comandos para o videogame, permitindo realizar diversas ações dando algumas ordens.

Confira os recursos que fazem o Xbox One ser superior ao PS4 (Foto: Divulgação/Microsoft)Confira os recursos que fazem o Xbox One ser superior ao PS4 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Além disso, o Kinect permite reconhecimento dos jogadores, pois facilita o login na sessão e ainda o controle de qual jogador está no comando.

Retrocompatibilidade

Durante a E3 2015, a Microsoft anunciou que o Xbox One teria retrocompatibilidade nativa com games do Xbox 360, isto é, seria possível inserir os discos antigos no videogame que eles funcionariam. O esperado recurso finalmente será disponibilizado dia 12 de novembro, e conta com uma lista de mais de 100 jogos com funcionalidade garantida, entre eles Burnout Paradise, Forza Motorsport (do 2 até o 4) e The Witcher 2.

Retrocompatibilidade do Xbox One com o Xbox 360 estará disponível em 12 de novembro (Foto: Divulgação/Microsoft)Retrocompatibilidade do Xbox One com o Xbox 360 estará disponível em 12 de novembro (Foto: Divulgação/Microsoft)

Streaming para PC

Com o lançamento do Windows 10, o Xbox One ganhou a interessante funcionalidade de fazer stream de jogos para o PC. Fácil de configurar, esse recurso permite continuar a partida no computador enquanto, por exemplo, alguém quer usar a televisão para outra atividade. Também pode ser interessante, dependendo do jogo, enxergar o game mais próximo do monitor.

Snap

Com o poder de processamento da nova geração, uma das funcionalidades interessantes do Xbox One é o Snap, que permite executar duas tarefas ao mesmo tempo. Uma segunda janela é aberta no canto da tela, permitindo jogar enquanto conversa no Skype, acompanhar notícias, guia de achievement, sites, entre outros.

Aplicativo Xbox Smartglass

A Microsoft lançou o aplicativo Smartglass para controlar o Xbox One mesmo à distância. O app transforma o smartphone em uma extensão do videogame, permitindo usar o aparelho como uma segunda tela, navegar nos menus, realizar compras e controlar diversas ações no console, como mudar músicas e vídeos.

Aplicativo SmartGlass ajuda a controlar melhor o Xbox One (Foto: Divulgação/Microsoft)Aplicativo SmartGlass ajuda a controlar melhor o Xbox One (Foto: Divulgação/Microsoft)

Imagem de fundo personalizada

Parece algo inútil, mas muitos jogadores gostam de personalizar completamente seu ambiente de jogo. Alguns reclamam do fato de o PS4 não permitir colocar a imagem que desejam como papel de parede no menu. Já no Xbox One essa funcionalidade está disponível há algum tempo, dando mais liberdade para os usuários.

Skype em vídeo

O Skype é da Microsoft, e nada mais natural do que seu produto estar disponível também no Xbox One. E não apenas isso: com o Kinect é possível conversar em vídeo até enquanto joga.

Skype do Xbox One permite conversar enquanto joga ou assiste filmes (Foto: Divulgação/Microsoft)Skype do Xbox One permite conversar enquanto joga ou assiste filmes (Foto: Divulgação/Microsoft)

OneGuide

Ao ligar a televisão a cabo no Xbox One, o videogame passa a funcionar como um guia televisivo. Além de mostrar a programação dos canais, o OneGuide traz ainda informações extras, como sinopse e autores de filmes, horários em que o programa será reprisado, entre outros.

Processamento em Nuvem

O processamento em Nuvem pode aumentar o poder do videogame em até 13 vezes – segundo os desenvolvedores de Crackdown 3, que sai em 2016 e faz uso da nuvem. Outros games que utilizaram essa capacidade extra foram Forza 5 e 6 com a funcionalidade Drivatar, que avalia o desempenho do jogador após os dados serem enviados aos servidores.

Dessa forma, a inteligência artificial dos demais personagens eram ajustadas para melhorar a experiência. Apesar de não ter sido tão utilizada, a nuvem pode aumentar a vida útil do videogame por algum tempo.

HD Externo para salvar jogos

Tanto o Xbox One quanto o PS4 contam com 500 Gb de capacidade de armazenamento em suas versões padrão. Parece muito, mas com a grande quantidade de jogos digitais vendidas hoje a capacidade do disco acaba rapidamente. O videogame da Microsoft tem algo que o concorrente não tem: pode usar um HD externo para armazenar os games, inclusive jogando-os direto do acessório, sem precisar copiar novamente para dentro do console. No PS4 o armazenamento externo serve apenas para mídias como vídeo, música e fotos.

Qual console comprar: PS4 ou Xbox One? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lorena Schumacher
    2016-01-04T15:22:14

    a unica coisa legal do xone é a retrocompatibilidade e os games do ps4 são muito melhores e ainda uso o meu ps3 jogo muito ainda e uso o ps vita para acessar o ps4 jogar através dele ou seja prefiro muito mais a tecnologia da sony embora eu ja tenha jogado muito no x360

  • Marco Paula
    2016-01-04T10:41:37  

    bla bla bla... resolvido! Compro os dois!!!!! Ai esse papo de exclusividade, retro, hardware, joystick, jogabilidade, tamanho, peso, cor, capacidade e etc, ficam irrelevantes.... O que importa mesmo é se minha mulher vai me "deixar" jogar, seja qual for, ao invés de querer cia kkkkkkkkkkkkkkk ......

    recentes

    populares

    • Marco Paula
      2016-01-04T10:41:37  

      kkkk ... Fiz isso .... depois de um ano vendi o PS4 por não usar quase nunca e fiquei somente com o xbox one ...

  • Negojames
    2015-12-31T20:57:25  

    to com xbox one e to doidinho para troca no ps4 so sei isso nao quero saber qual e melho..... zap 11,930001684

    recentes

    populares

    • Negojames
      2015-12-31T20:57:25  

      Eu já tive os 2 ... por mais de 1 ano ... e acabei vendendo o PS4 por falta de uso ... os 2 vão lhe atender muito bem ... mas eu vejo o xbox one com muito mais opção para se ter bastantes jogos por um bom preço... principalmente por causa da EA access.

  • Edian Gama
    2015-11-09T11:00:57  

    Ps4 >>>>>>>>>>>abismo>>>>>>>>>>>>>>> xone.

    recentes

    populares

    • Edian Gama
      2015-11-09T11:00:57  

      Já está na hora da MS começar a fabricar televisores, sons, e outros pra ganhar mais dinheiro e aumentar a concorrência e deixar a sony com medo.

    recentes

    populares

    • Edian Gama
      2015-11-09T11:00:57  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Microsoft precisando de dinheiro p deixar Sony com medo???? kkkkkkkkkk so rindo mesmo aushauhsuas

  • Anderson Silva
    2015-11-07T22:41:54  

    O PC ri na cara do XB e do PS

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-11-07T22:41:54  

      A questão do PC não é nada disso aí colega, o lance é jogar de graça, lançamentos e tal, além de fazer outras coisas é claro. Ah, tenho controle sem fio original, só plugar e usar. Agora pra quem pode pagar 200 reais por jogo, de boas né, não é meu caso.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2015-11-07T22:41:54  

      "PC = alta sociedade" kkkk quem vê pensa que ele tem um PC de R$ 10.000,00

  • El Cadoure
    2015-12-21T00:36:11  

    Só coisas inuteis que fogem do conceito de "video game" enquanto em jogabilidade, velocidade,graficos e joystick o PS4 dá de 10x0 no xbox one... Retrocompatibilidade pra que? Se eu comprei um console da nova geração porque vou perder tempo jogando jogos de 3 anos atrás? Ea Acess só tem jogos velhos totalmente dispensaveis... Eu compreo um xbox one e depois de 3 meses vi a besteira que fiz vendi ele e comprei o PS4...

    recentes

    populares

    • El Cadoure
      2015-12-21T00:36:11  

      Hum. Você em outro comentário falou que tava no pc e queria motivos pra comprar o One e não o PS4. Agora você falou que tinha One e tem o PS4. tsc tsc tsc

    recentes

    populares

    • El Cadoure
      2015-12-21T00:36:11  

      Eu curto mais os exclusivos da sony por isso peguei o ps4.Mas nem sabia dessa opção do xbox one de poder jogar os jogos pelo hd externo.Isso é algo que até hoje não entendo porque a sony não coloca no ps4.

  • Fabricio Pereira
    2015-12-31T03:32:40

    TT quanto a Microsoft pagou por essa reportagem? Segundo você's o PS4 é pouco mais rápido do que o XB1!

  • Daniel Pereira
    2015-11-08T07:04:51  

    Além do que foi citado poderia enumerar dezenas de outras superioridades do Xbox One. Mas, passei aqui só pra ver as lágrimas das viúvas da Sony e do PS. Porque a surra de exclusivos só começou, 2016 será muito pior, além do futuro médio e longo prazo devido as geniais parcerias da Microsoft com as maiores produtoras do ramo, da compra da Havok, desenvolvedora do melhor motor gráfico FPS, e do HoloLens, óculos de realidade virtual, que já está na mão do desenvolvedores para criação de jogos para o acessório único. Phill Spencer e Bill Gates, mitos! Sonysta, se hoje está ruim, amanhã então...

    recentes

    populares

    • Daniel Pereira
      2015-11-08T07:04:51  

      Boa noite srs ja tive a oportunidade de testar os dois consoles, sou vendedor de tecnologia, o xbox one e chato ja no inicio tem tem configurar via internet pra começar..... E lento pra carregar o jogo.... E na boa.... Sony e sony.........

    recentes

    populares

    • Daniel Pereira
      2015-11-08T07:04:51  

      Anderson Silva não consegue nem disfarçar.

  • Jose Manoel
    2015-12-19T09:34:30  

    Aff.. Q surra!!! Já algum tempo venho pesquisando sobre qual adquirir, mas há muita discussão e lobby nos forúns (raramente discusão técnica e muito fanboys deturpando sobre o assunto) sobre qual é melhor. Depois dessa reportagem finalmente decidi, vou ficar com XBOne de Natal.

    recentes

    populares

    • Jose Manoel
      2015-12-19T09:34:30  

      Cara pode comprar sem erro, na minha sala tudo funciona por ele, a Sky, leitor de Blue Ray e filme 3D, net flix, NBA, tudo conectado e controlo tudo via smartphone... Show de Bola, PS$ só tem uma memória mais rápida e uma Placa de vídeo levemente mais potente, tipo 4 fps a mais na maioria dos gameplays por aí, temos que lembrar que o jogo é optimizado para ele então não tem problema...

  • Pablo Ramos
    2015-12-21T13:20:52  

    Conceito "vídeo game", esse conceito não existe mais e por isso mesmo que o Xbox dá uma surra no ps4! Quem não gosta de ter acesso e matar a saudade daqueles jogos que já zerou no 360? Fala sério, o Xbox one ultrapassa as perspectivas do que se espera de um vídeo game. É uma central multimídia top, além de ser sensacional vídeo game. O Kinect por si só já faz valer a pena o aparelho!!! É a maior inveja dos sonystas!!!!rsrsrsrsrsrsrrssrs

    recentes

    populares

    • Pablo Ramos
      2015-12-21T13:20:52  

      Nem comento... falou tudo...

  • Daniel Mesquita
    2015-12-20T20:34:29

    O poder do Xbox é de mais de 8.000!!! Que surra foi essa, meu deus!

  • Valdinei Matos
    2015-12-20T07:58:51

    xbox one meu preçioso

  • Augusto Santos
    2015-11-08T10:49:02  

    Sempre fui sonysta, todos os meus equipamentos de áudio e vídeo são Sony. Mas quando a MS decidiu montar o 360 no Brasil, enquanto a Sony desprezava o nosso país, dizendo que não valia a pena, não tive outra alternativa se não mandar a Sony ir pastar. Agora que viram o quanto a MS ganha por aqui mudaram de ideia. Perceberam tardiamente que nem todos são piratas e que a maioria consome jogos originais.

    recentes

    populares

    • Augusto Santos
      2015-11-08T10:49:02  

      Falou tudo, Augusto. Eu sou contra a pirataria mas sabemos que nosso mercado é complicado ( culpa nossa mesmo, reconheçamos) mas o que a M$ fez dando o primeiro passo foi o que permitiu melhorar o mercado "original" pra gente. Está longe da perfeição mas é possível. Agora o pecado da Sony não vai sumir e não a perdoo pela maneira que ela agiu. Nos humilhou. Cada um joga o que quer, mas acho a M$ superior em quase tudo da Sony.

    recentes

    populares

    • Augusto Santos
      2015-11-08T10:49:02  

      Digamos que você tem uma empresa de vidros em um bairro A, ganha muito dinheiro ali e ainda vende para o bairro B, porem, no bairro B vc vê muita gente comprando acrílico que é mais barato para substituir o vidro. Vendo esse mercado, por que iria arriscar montar parte a sua empresa onde as pessoas só querem se dar bem, sendo que existem vários outros bairros? O que a sony fez foi estrategia de mercado e não humilhação nenhuma, ela é uma empresa com conceitos de mercado e não um vizinho chato.

  • Marcelo Meneses
    2015-11-07T12:32:05  

    Xboxta humilha PS4?....kk...Nao compro videogame para ficar no skype...compro para jogar...processamento grafico do ps4 dá um baile no Xbox...bom depois dessa materia chega de internet por hoje.

    recentes

    populares

    • Marcelo Meneses
      2015-11-07T12:32:05  

      Sonysta com dor de cotovelo detected

    recentes

    populares

    • Marcelo Meneses
      2015-11-07T12:32:05  

      gosto não se discute. a matéria fala das funcionalidades que o one tem e o ps4 não. e só. não fala em melhor ou pior. tem gente que acha o ps4 melhor tem quem ache o xone melhor. ser humano é f&$@ mesmo. não me adianta ser bom, o outro tem que ser ruim tbm...

  • Carlos Junior
    2015-11-08T08:56:57  

    Esqueceram de citar a funcionalidade do Xbox de segurar portas. Com seu tamanho e peso é ótimo pra colocar em baixo das portas em dias de vento forte.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2015-11-08T08:56:57  

      Até que um dia o cara descobre umas coisas chamadas pilhas recarregáveis...

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2015-11-08T08:56:57  

      *sonyta detected*

  • David Coelho
    2015-11-23T14:55:00

    Me adicionem na Live. GT: davidpdcoelho

  • Tiago Pereira
    2015-11-08T00:28:02  

    Enquanto vcs discutem quem é melhor ps4 ou xboxone eu to transando com a mulherada.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-11-08T00:28:02  

      Kkkkk esse tiago pereira deve ser um nerd balofo de 120 kilos q pega a mulherada virtual, virgem detected.

    recentes

    populares

    • Tiago Pereira
      2015-11-08T00:28:02  

      Que cara multifuncional... transa com a mulherada enquanto lê e ainda comenta as matérias aqui.

  • Fabio Luiz
    2015-11-10T10:11:56  

    O ruim e que as vantagens do xbox sao basicamente firulas pouco importantes. Talvez um melhor dominio do processamento em nuvem de alguma diferença no futuro. A microsoft economizou demais no hardware do xbox, ja existia tecnologia disponivel para mais, o resultado disto sao resoluçoes baixas, fps inferiores em jogos mais fortes que exigem ate do ps4 uma reduçao de resolução.

    recentes

    populares

    • Fabio Luiz
      2015-11-10T10:11:56  

      Sem contar que sem internet = sem jogo.Sem contar o kinect-skynet que estava sempre de ouvidos ligados em tudo que se passa na sua casa (depois que o governo dos USA foI atrás disso, reverteram isso).

  • Liquid Snake
    2015-11-09T15:38:52

    PS4 = Ferrari . xbone = Fusca Bage

  • Alisson Trindade
    2015-11-07T14:15:49  

    xbox é infinitamente superior, só não vê quem não quem.

    recentes

    populares

    • Alisson Trindade
      2015-11-07T14:15:49  

      O ps4 só e mais caro no brasil

    recentes

    populares

    • Alisson Trindade
      2015-11-07T14:15:49  

      PS4: Ferrari , Xone: fusca báge

  • David Coelho
    2015-11-07T09:40:20  

    Faltou EA Access, controle profissional, gravação de 2h de vídeo, Exclusivos AAA 1080 60 fps, preço acessível, bundles. GT: davidpcoelho

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-11-07T09:40:20  

      Jefferson sabe de nada inocente...

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-11-07T09:40:20  

      PS4 = Ferrari . Xbone = fusca báge

  • Lucas Melquiades
    2015-11-08T00:14:22  

    O Xbox One é tão bom que vende menos que o dobro do PS4. O mesmo vale para os jogos. Aparentemente a Microsoft está pagando realmente bem para elogiarem seu aparelho.

    recentes

    populares

    • Lucas Melquiades
      2015-11-08T00:14:22  

      Não entendi nada, brother. Acho que vc quis dizer que o Xbox vende menos que a metade do PS4, certo? Acho os 2 excelentes consoles. E o que REALMENTE faz os jogadores optarem por um ou outro são os jogos exclusivos. No demais, é coisa pra quem é xarope por videogame e não tem vida social.

    recentes

    populares

    • Lucas Melquiades
      2015-11-08T00:14:22  

      Vende menos e lucra muito mais que a Sony. Igual aos exclusivos, nossa dá até vergonha de falar. Tem 25 milhões de consoles e vendeu pouco mais de 2 milhões de Bloodborn e Driveclub. Nem quem tem PS4 tá querendo seus exclusivos. Quem sabe quando lançar Uncharted 4 , consiga vender pelo menos metade do que foi Halo 5 (dúvido muito).

  • Marcos Dener
    2015-11-09T11:49:00  

    adoro ver briga entre fanboys das marcas kkkk vc escolhe o console pelos exclusivos dele, é simples mas ninguém entende, qual outro motivo teria para falar que ps4 ou xone é melhor que pc se não for pelos exclusivos? só rindo kkk

    recentes

    populares

    • Marcos Dener
      2015-11-09T11:49:00  

      xone é o melhor console kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabriel Silva
    2015-11-08T09:15:09  

    Na minha humilde opinião, a única coisa que realmente é interessante ali é a retrocompatibilidade. O resto é descartável.

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2015-11-08T09:15:09  

      A ideia é essa.. isso ajuda na escolha de um produto, se essas funcionalidades são descartáveis pra vc, então vc já fez sua escolha.. Já na minha opinião, ligar para falar com amigos fora do país ou estado pelo skype , é muito bom, e nesse quesito o Kinect dá um show.. a câmera da zoom, afasta de acordo com o seu deslocamento.. gosto muito tbm de controlar a tv com o comando de voz ou pelo celular.. mas, cada um é cada um!

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2015-11-08T09:15:09  

      streaming com pc e muito bom tbm e vc pode usar controle de pc para jogar se não tiver outro controle

  • Usuário Sério
    2015-11-07T23:36:53  

    Tenho PS4, One e PC. Fazendo uma análise puramente técnica posso dizer que o One estupra o PC e PS4 juntos

    recentes

    populares

    • Usuário Sério
      2015-11-07T23:36:53  

      Caham vamu lá: "Tenho PS4, One e PC. Fazendo uma análise puramente técnica posso dizer que o PS4 estupra o One e PC juntos". Que fácil é inventar opiniões na net, gostei manhêê vem verr.

    recentes

    populares

    • Usuário Sério
      2015-11-07T23:36:53  

      depende do pc