Jogos de arcade

25/11/2015 06h00 - Atualizado em 25/11/2015 15h34

Conheça curiosidades e polêmicas de Alex Kidd, famosa franquia da Sega

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Alex Kidd foi o protagonista de vários jogos da Sega – mesma empresa que criou Sonic. Seu primeiro jogo foi Alex Kidd in Miracle World, lançado para competir com Mario Bros, da Nintendo. Para relembrar a franquia, o TechTudo reuniu algumas curiosidades sobre este famoso personagem.

Sega Saturn faz 20 anos; confira curiosidades sobre o clássico console

Irmão gêmeo

O protagonista tem um irmão gêmeo: Igul. Ele se tornou príncipe regente de Radaxian depois que seu pai, King Thunder, desapareceu. Embora não tenha ficado tão famoso quanto seu irmão, Igul participou de quase todos os jogos de Alex Kidd

Alex Kidd in Miracle World (Foto: Reprodução/Youtube)Jogo Alex Kidd in Miracle World (Foto: Reprodução/YouTube)

A inovadora jogabilidade

Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro título da franquia com um personagem carismático e jogabilidade inovadora. O jogo era do gênero plataforma side-scroller e trazia gráficos bonitos, diferentes cenários – os games da época faziam poucas alterações devido à baixa memória dos consoles – e uma mecânica muito divertida.

Alex Kidd: para derrotar chefões, era necessário enfrentá-los em uma batalha de Jo Ken Po (Foto: Reprodução/Youtube)Alex Kidd: para derrotar chefões, era necessário enfrentá-los em uma batalha de Jo Ken Po (Foto: Reprodução/YouTube)

Alex Kidd era um menino que treinava artes marciais. Ele podia quebrar pedras e derrotar inimigos usando os punhos. Além de possuir diversos veículos que podiam ser controlados durante o jogo, os chefões de Alex Kidd in Miracle World eram derrotados em partidas de Jo Ken Po – ou Pedra, Papel e Tesoura.

Embora tivesse títulos lançados para Mega Drive em 1989 - Alex Kidd in the Enchanted Castle - e Arcades em 1986 - Alex Kidd With Stella: The Lost Stars -, a franquia se consagrou em outro console da Sega: o Master System. Posteriormente, isso virou o motivo do jogo vir na memória do videogame.

Opa-opa é considerado por muitos o primeiro mascote da SEGA (Foto: Reprodução/Gamesdbase)Opa-opa é considerado por muitos o primeiro mascote da Sega (Foto: Reprodução/Gamesdbase)

Não foi o primeiro mascote

Muitos associam Alex Kidd como “O primeiro mascote da Sega”, mas a empresa teve outro personagem: o Opa-Opa, uma espécie de nave com emoções e sentimentos. Ele chamou atenção no jogo Fantasy Zone e foi considerado, por algum tempo, “A Cara da Sega”.

Alex Kidd BMX Trial foi lançado apenas no Japão e não atingiu o sucesso necessário (Foto: Reprodução/VGDB)Alex Kidd BMX Trial foi lançado apenas no Japão e não atingiu o sucesso necessário (Foto: Reprodução/VGDB)

A queda

Aproveitando o sucesso de Alex Kidd, a Sega decidiu lançar mais jogos sobre o aventureiro, mas não obteve êxito. Em Alex Kidd The Lost Stars, lançado em 1986 para arcades, a dificuldade exagerada foi um dos fatores que fizeram do game um fracasso de vendas. Ainda esperançosa, a empresa lançou Alex Kidd BMX Trial, no qual o protagonista usava uma bicicleta e precisava desviar de obstáculos e inimigos que surgiam no caminho. 

Alex Kidd in the Enchanted Castle foi o retorno do aventureiro ao sucesso (Foto: Reprodução/Youtube)Alex Kidd in the Enchanted Castle foi o retorno do aventureiro ao sucesso (Foto: Reprodução/YouTube)

Após o lançamento de Alex Kidd in the Enchanted Castle, a Sega conseguiu voltar com seu mascote e ter sucesso. Em 1990, ela lançou Alex Kidd in Shinobi World, onde apresentava melhoria gráfica, sonora e dificuldade moderada, tornando-se um sucesso de vendas.

A chegada do Super Nintendo fez com que Alex Kidd fosse apagado (Foto: Reprodução/Youtube)A chegada do Super Nintendo fez com que Alex Kidd fosse apagado (Foto: Reprodução/YouTube)

Em 1991, a Nintendo lançou seu console Super Nintendo e o jogo Super Mario World, fazendo o Master System da Sega virar obsoleto. O avanço que o título da Big N trazia aos consoles fez com que a fama de Alex Kidd fosse apagada e, pouco a pouco, foi perdendo seu espaço.

Alex Kidd é visto em Segagaga trabalhando em um comércio (Foto: Reprodução/Youtube)Alex Kidd é visto em Segagaga trabalhando em um comércio (Foto: Reprodução/YouTube)

Passando a toalha e Easter Eggs

Com a fama do console e do mascote da Nintendo, a Sega precisou criar outro jogo para disputar com sua rival. Foi criado Sonic, the Hedgehog, um ouriço azulado super-rápido. Apesar de não ter títulos exclusivos lançados, Alex Kidd fez aparições em jogos como Sega Superstars Tennis e Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed. Além disso, Alex Kidd apareceu de formas incomuns em outros games através de Easter Eggs, que indicavam a morte do pequenino.

Alex Kidd sendo trocado por Sonic em Segagaga (Foto: Reprodução/Youtube)Alex Kidd sendo trocado por Sonic em Segagaga (Foto: Reprodução/YouTube)

Em Segagaga, jogo lançado pela Sega em 2001 para Dreamcast, Alex Kidd é visto trabalhando como atendente em um comércio. Mas, durante uma lembrança, ele aparece sendo substituído por Sonic ao chegar no estúdio onde trabalhava. Já em Altered Beast é possível ver, durante uma fase, os túmulos de Alex e Stella, os dois personagens marcantes da franquia Alex Kidd.

Em Altered Beast é encontrado dois túmulo que podem estar referenciando Alex Kidd e sua namorada (Foto: Reprodução/Youtube)No jogo Altered Beast há dois túmulos que podem ser de Alex Kidd e sua namorada (Foto: Reprodução/YouTube)

Quais os melhores jogos de Sonic the Hedgehog? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ribeiro
    2016-02-11T10:49:54  

    Bem que a Sega poderia lançar um novo game do Alex Kidd.......é um sonho

    recentes

    populares

    • Alex Ribeiro
      2016-02-11T10:49:54  

      ja tem

  • Luis Santos
    2017-06-29T21:53:03

    Alex Kidd in Miracle World era um jogo bastante viciante mas qd zerei fiquei frustrado com o boss final (Janken) e qd zerei fiquei mais frustrado ainda,mas ainda marcou bastante a minha juventude!!!

  • Carlos Santos
    2016-01-17T15:28:08  

    Poderiam relançar Alex Kidd do master system para smartphones ios e android. Seria um sucesso!!

    recentes

    populares

    • Carlos Santos
      2016-01-17T15:28:08  

      Usa um emulador cara.

  • Marcio Neves
    2016-01-07T09:24:07

    Show de bola, voltei aos anos 90, eu tinha um Master System 3 com Alex Kidd na memória, zerei várias vezes... Um jogaço, saudades desse game...

  • Washington Leitao
    2016-01-06T09:55:36

    Eu fui o fera no Alex Kidd in Miracle World!! zerei 3 vezes seguidas!! sem ajuda de manual!! na tora!!

  • Paulo Santiago
    2015-12-13T11:55:03

    Cheguei a ter um Master System, mas ele nunca foi mesmo a minha praia. Nunca me dei coma maioria dos jogos. Meu negócio era Nintendo mesmo. Alex Kid mesmo eu sempre achei bem acabado mas nunca consegui pegar o jeito do controle dele. E tipo, não concordo que o Mario tirou o trono dele, afinal tinha essa birra entre Nintendo e Sega. Quem destronou ele foi o Sonic mesmo. A Sega deu pouca atenção o Alex Kidd depois de criar o porco-espinho. Pra falar a verdade, do Mega até o Dreamcast esqueceram mesmo ele.

  • Rasputin
    2015-11-25T12:17:03  

    Eu achava os jogos do Alex Kidd bastante caprichados. O que eu mais gostei foi o Shinobi World, porém eu achava a jogabilidade dele um pouco ruim no quesito controle do personagem. O Alex Kidd escorregava com muita facilidade.

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2015-11-25T12:17:03  

      Kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rasputin
      2015-11-25T12:17:03  

      Pow uma vez eu estava numa fase longe pra caramba do miracle world, com varias vidas que havia juntando.....e derrepende minha mãe pertubando pra comer, desligou meu master system na tomada. tipo...trauma pro resto da vida.....kkkkk so voltei a jogar um ano depois pra zerar...rs

  • Rafael Lucena
    2015-11-25T21:28:15

    Matéria excelente.

  • Fabio Murbach
    2015-11-25T18:08:37

    Já perdi algumas noites jogando esse cara, muito legal, me remeti a infância bonito agora.

  • Caio Santana
    2015-11-25T11:44:01  

    Cade Alex kidd Shinobi World?

    recentes

    populares

    • Caio Santana
      2015-11-25T11:44:01  

      Nooossaaaa esse jogo era demais

    recentes

    populares

    • Caio Santana
      2015-11-25T11:44:01  

      era o mais divertido na minha opinião.

  • Humberto Matias
    2015-11-25T15:52:08

    Zerei demais. O do Master claro, pq o do Mega era um saco.

  • Alex Silveira
    2015-11-25T11:20:01  

    sempre apanhou do Mário.

    recentes

    populares

    • Alex Silveira
      2015-11-25T11:20:01  

      Só se for nosEUA. No Brasil só dava Alexx Kid no Master System. Top demais. Outro jogo que eu adorava era o Black Belt. Único jogo que eu invejava do Nintendinho era o Tartaruga Ninjas kkkkkk

    recentes

    populares

    • Alex Silveira
      2015-11-25T11:20:01  

      A parada era Phantom System, mané!

  • Alex Ribeiro
    2015-11-25T16:47:34

    Um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.......

  • Joaquim José
    2015-11-25T09:28:59  

    1) Quais as "polêmicas" que o título da matéria menciona? 2) Esse parágrafo não faz nenhum sentido: "Embora tenha sido lançado para Mega Drive em 1986, a franquia se consagrou em outro console da Sega: o Master System, pois o jogo veio na memória do console. A partir de então, os outros títulos da série foram lançados apenas para a plataforma mais atual."

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2015-11-25T09:28:59  

      Além disso, eu e a maioria das pessoas que conheço jogamos usando cartucho. Isso do jogo vir na memória do console rolou bem depois.

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2015-11-25T09:28:59  

      sim, no master system II

  • Romulo Pina
    2015-11-25T16:22:58

    Não sabia que Alex Kidd tinha falecido! Que Deus o tenha!

  • Pablo Borges
    2015-11-25T16:03:22

    o primeiro jogo que zerei

  • Mks Suspensao
    2015-11-25T15:00:35  

    A fase do castelo era a melhor

    recentes

    populares

    • Mks Suspensao
      2015-11-25T15:00:35  

      E a musiquinha da fase do castelo.

  • Donkey Country
    2015-11-25T13:55:55  

    Lançado para Mega Drive em 1986 TÁ SÉRTUUU ... Sendo que o console foi lançado em 88 , Parabéns Techtudo !!!

    recentes

    populares

    • Donkey Country
      2015-11-25T13:55:55  

      KKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Donkey Country
      2015-11-25T13:55:55  

      kkkkkkkkkkkkk

  • Flávio Nascimento
    2015-11-25T15:35:22

    O primeiro jogo da minha vida... Luxo.

  • Roger Antunes
    2015-11-25T15:34:17

    Altered Beast era bem loco

  • Alex Ribeiro
    2015-11-25T15:01:14

    Um dos principais jogos da minha infância.

  • Vinícius Castro
    2015-11-25T14:49:59

    eu me lembro de um desses joguinhos do Alex Kidd que tinha um telefone, e do lado dele uma caderneta c/ numeros. Se vc ligasse pra um específico, ele pedia pizza - e do nada aparecia um entregador no meio do jogo p/ te trazer a pizza.

  • Leticia Marçal
    2015-11-25T12:07:07  

    Alguém sabe onde posso achar na internet para jogar?

    recentes

    populares

    • Leticia Marçal
      2015-11-25T12:07:07  

      eu sei

    recentes

    populares

    • Leticia Marçal
      2015-11-25T12:07:07  

      Eu sei mas não conto.

  • Fellipe Chrispim
    2015-11-25T14:26:50

    Se lançar um novo deve dar uma surra em muitos jogos de hoje em dia.

  • Bruno Barbieri
    2015-11-25T14:17:15

    Cara essa do túmulo foi sagaz hein......! joguei muito alex kidd... era top demais!!! Primeira vez que vi esse boneco descendo o cenário na TV fiquei doido, era o matrix da epoca (pq no atari a tela nem mexia meu amigo...rsss)