Redes sociais

20/11/2015 08h00 - Atualizado em 20/11/2015 08h00

Facebook e Instagram: 20 apps oficiais para usar no iPhone e no Android

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Facebook e Instagram são muito mais do que duas redes sociais. Cada uma delas tem, além dos aplicativos tradicionais, outros 18 softwares com diferentes funcionalidades. Alguns programas são bem sucedidos e outros nem tanto, mas todos buscam levar novidades além das redes sociais tradicionais.

Vídeos no Instagram; 15 dicas que você precisa saber

Ao longo dos anos, alguns programas foram encerrados depois de não popularizarem. O Facebook Camera, por exemplo, que era uma alternativa para a fotografia, e o Facebook Home, que era um launcher com o foco na rede social, não aparecem mais na lista de apps do Facebook Inc. Outro que foi descontinuado foi o Facebook Poke, que permitia envio de mensagens curtinhas para os seus amigos.

Confira a lista completa com os 18 apps oficiais do Facebook e do Instagram, além dos dois originais.

Facebook e Instagram têm aplicativos com diversas funções  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Facebook e Instagram têm aplicativos com diversas funções (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Aplicativos do Facebook

Messenger - Disponível para todas as plataformas, o Facebook Messenger é o mais famoso da lista. O aplicativo de mensagens instantâneas usa a base de amigos da rede social para que você se comunique com eles. O programa permite enviar mensagens de texto e conteúdos multimídia.

Lite - Somente para Android, o Facebook Lite é voltado para os smartphones que não têm o desempenho muito bom. Os usuários de telefones mais baratinhos com configuração fraca podem ter dificuldades com o app tradicional, que é mais pesado. O app é mais leve e exige menos do celular e consome menos dados 3G/4G, e também oferece boa parte dos recursos básicos da rede social.

Groups - Como diz o nome, o Facebook Groups é um aplicativo para o gerenciamento de grupos. Para quem participa de muitas turmas na rede social, é uma forma de sempre poder conferir de maneira prática e eficiente o que está sendo comentado. É um app dedicado, similar aos grupos de WhatsApp.

Pages Manager - O trabalho de gerenciamento de páginas de fãs Facebook, o social media, foi uma profissão que cresceu muito nos últimos anos. O aplicativo Pages Manager permite que a pessoa controle várias páginas, agendando posts, visualizando mensagens e muito mais no seu celular. 

Moments - Ferramenta interessante, permite que os usuários mandem fotos em que seus amigos da rede social aparecem de maneira bem prática. Usando a sincronização com o Facebook, o Moments identifica quais pessoas estão nas fotos armazenadas no celular e compartilha o conteúdo com elas.

Facebook at Work - Este aplicativo só está disponível para quem tem uma conta ligada a uma empresa que se registrou no projeto do Facebook. O programa filtra o conteúdo que os usuários podem ver e acaba tornando-se uma alternativa para acessar a rede social mesmo do trabalho.

Entre os apps do Facebook está o Stickered (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Entre os apps do Facebook está o Stickered (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Slingshot - O Slingshot é o Snapchat do Facebook, ou pelo menos tenta ser. O aplicativo permite enviar fotos e vídeos que vão se autodestruir, e não vão mais estar disponíveis para visualização em 24 horas. Há filtros, emojis, adesivos e muito mais para personalizar seu conteúdo dos seus posts.

Ads Manager - Assim como o Page Manager, o Facebook Ads Manager é voltado para quem trabalha com social media e marketing. É um gerenciador de anúncios mobile para o usuário fazer sua campanha publicitária de forma eficiente na rede social mesmo se estiver usando só o celular.

Hello - O Hello é um identificador/bloqueador de chamadas que o Facebook fez para os usuários do Messenger. Com ele, é possível ver quem está te ligando e também bloqueadas números e ligações.

Mentions - Uma experiência para celebridades, exclusiva para quem tem páginas que são verificadas e recebe autorização da rede social para usar. O Facebook Mentions é um feed como o que é visto por qualquer pessoa, com pequenas modificações para facilitar a interação de um famoso com seus fãs – incluindo a possibilidade de fazer streaming de vídeos ao vivo.

Paper - O app é uma transformação do feed de notícias do Facebook em algo como o Flipboard, uma espécie de revista virtual, que deixa a leitura do conteúdo que for postado pelos seus amigos. Além disso, o Paper tem um visual bonito e com recursos interessantes.

Rooms - Esse app é como um bate-papo, em que você pode criar salas com os temas que quiser e ter pessoas conversando sobre diversos assuntos. Customizar o visual, chamar amigos e compartilhar conteúdo multimídia. Tudo é possível no Facebook Rooms.

Riff - Um sistema de compartilhamento e criação de vídeos que pode se tornar até uma experiência colaborativa. Os usuários do Riff podem se divertir não só fazendo seus próprios vídeos como também replicar conteúdo dos amigos em um feed exclusivo de vídeos na rede social.

Notify - Recém lançado, o Notify by Facebook é o esperado app de notícias da rede social. O software funciona como um feed RSS, com links de reportagens online. Os usuários se cadastram em listas de fontes e assuntos sobre os quais desejem ler e recebem notificações de novidades. É possível abrir as notícias já direto no programa, sem precisar de um navegador.

Apps para Messenger - O Facebook também possui uma série de aplicativos que são extensões para o Messenger. Stickered for Messenger, com uma série de emojis gigantes para enviar, o Selfied for Messenger, com criação de emojis de selfies, Strobe for Messenger, que faz GIFs com fotos, e Shout! for Messenger, que permite adicionar textos a fotos e criar montagens bem bacanas.

Boomerang, do Instagram, cria vídeos com suas expressões (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Boomerang, do Instagram, cria vídeos com suas expressões (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Aplicativos do Instagram

Layout - Com aplicativo oficial de montagens/colagens do Instagram você tem uma ferramenta da própria rede social para preencher uma lacuna que antes dependia de aplicativos feitos por terceiros. O Layout é oficial e serve como um bom substituto do Pic Collagereduzindo o total de apps instalados.

Hyperlapse - Como diz o nome, o Hyperlapse é um aplicativo de timelapse para o Instagram. O app permite criar vídeos com o efeito de tempo passando mais rápido para publicar na rede social.

Boomerang - Um app divertido, que cria mini vídeos com suas expressões. A ideia do Boomerang é fazer selfies em vídeo, com modificações nas expressões faciais, criando um efeito de vai e volta. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares