Video game

05/11/2015 08h00 - Atualizado em 05/11/2015 08h00

Lista traz recursos que existem no PS4, mas estão fora do Xbox One

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

O PS4 traz recursos e funções que não estão presentes no rival Xbox One. O videogame da Sony conseguiu abrir ampla vantagem em número de vendas de consoles, principalmente por conta de funcionalidades exclusivas ou melhores que o concorrente da Microsoft. Confira lista com opções únicas – ou superiores – no PlayStation 4, como seu joystick DualShock 4 e a capacidade de fazer streaming dos games para o PS Vita

Confira lista de jogos baratos para PS4 e economize dinheiro

PlayStation Plus

O serviço de assinatura da Sony existe desde 2010, lançado ainda para o PlayStation 3. No PS4, a assinatura passou a ser obrigatória para jogar boa parte dos games online, como GTA 5.

Participe de eventos especiais no PS4 (Foto: Matheus Vasconcellos/TechTudo)Lista traz os recursos que fazem o PS4 ser superior ao Xbox One (Foto: Matheus Vasconcellos/TechTudo)

O PlayStation Plus concede ainda um backup dos saves de jogos “na nuvem”, além de oferecer, mensalmente, ao menos seis jogos, dois para cada plataforma da Sony. Com tudo isso, o serviço acaba se destacando quando comparado à Xbox Live Gold, plataforma de assinatura do Xbox.

DualShock 4

O controle do PlayStation 4 é recheado de novidades. Logo ao olhar para ele já se percebe o touch pad, bem no centro, que facilita a digitação de mensagens de texto ou movimento de cursor pela tela. O DualShock 4 conta ainda com led luminoso, entrada para fone de ouvido, personalização dos botões, bateria interna (não exigindo pilhas como o controle do Xbox One),o botão Share, que faz fotos da tela e acelera o compartilhamento de vídeos e imagens, giroscópio (que permite girar o controle para realizar comandos), entre outros.

DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony)DualShock 4 é recheado de recursos interessantes (Foto: Divulgação/Sony)

PS Now

Enquanto o Xbox One oferece retrocompatibilidade nativa, o PS4 oferece o PlayStation Now, um serviço de assinatura mensal que conta com uma grande biblioteca de jogos que podem ser usados via streaming. Ainda não disponível no Brasil, o PS Now conta com títulos lançados desde o primeiro PlayStation, em 1994.

Remote Play

O PlayStation 4 tem a capacidade de fazer streaming de seus games para o videogame portátil da Sony, o PS Vita. Essa funcionalidade permite continuar a partida mesmo longe da televisão, ideal para casas com apenas um televisor, já que é possível jogar os títulos com ótima qualidade gráfica e pouco lag. Alguns games, como Destiny, inclusive tem controles adaptados quando jogados remotamente.

Remote Play entre PS4 e PS Vita (Foto: Divulgação/Sony)Remote Play entre PS4 e PS Vita (Foto: Divulgação/Sony)

Gravação de vídeo de até 15 minutos

O PS4 mantém gravado automaticamente os últimos 15 minutos de partida. Em comparação, o Xbox One grava apenas cinco minutos. O tempo maior é importante para gravar partidas completas, principalmente quando se trata de disputas online, em que os jogos podem durar mais de 10 minutos. Isso facilita a vida dos jogadores que querem publicar seus vídeos.

Compartilhamento nas redes sociais

O PS4 conta hoje com um app para editar os vídeos de gameplay, o shareFactory. Apesar de sair depois do Upload Studio, do Xbox One, ele acabou trazendo funcionalidades a mais, como diversas transições, efeitos, inserção de imagens e legendas, além de incluir diversos clipes diferentes e editá-los na mesma linha de tempo. Para compartilhar as imagens e vídeos, o controle do PlayStation 4 conta com o botão Share, que acelera bastante o processo.

Share Play

Com essa funcionalidade, os usuários podem convidar amigos para jogar mesmo que eles não tenham o game. Isso tudo é feito via streaming, com um PS4 enviando as informações para o outro pela Internet. O recurso tem duração limitada de 60 minutos e não é liberado em alguns títulos, mas é muito interessante para mostrar um game novo para um colega ou até pedir ajuda caso fique travado em algum momento.

Qual console comprar: PS4 ou Xbox One? Opine no Fórum do TechTudo.

Share Play permite jogar com amigo que não tem o game (Foto: Reprodução/komputerswiat.pl)Share Play permite jogar com amigo que não tem o game (Foto: Reprodução/komputerswiat.pl)

Cross-Play

Uma das funcionalidades mais interessantes dos videogames da Sony é o Cross-Play. Com ele, o usuário pode comprar um game para uma plataforma e ganhar, gratuitamente, a versão para um dos demais consoles PlayStation. Obviamente, desde que o jogo esteja disponível nas demais plataformas. Alguns jogos permitem inclusive salvar a partida em um videogame e continuar em outro utilizando o save na nuvem.

PlayStation VR

O óculos de realidade virtual da Sony será lançado apenas em 2016, mas promete ser um divisor de águas no mercado de jogos. Há, obviamente, uma certa desconfiança por parte dos usuários, já que outros acessórios da empresa japonesa como PlayStation Eye e Move foram pouco utilizados e praticamente esquecidos. Entretanto, o grande diferencial do PS VR em relação a esses gadgets é o fato de prometer games “normais”, com alguns grandes títulos já anunciados como Gran Turismo Sport, Tekken 7, Until Dawn: Rush of Blood e Robinson: The Journey.

Aguardado PlayStation VR sai apenas em 2016 (Foto: Divulgação/Sony)Aguardado PlayStation VR sai apenas em 2016 (Foto: Divulgação/Sony)

Hardware (pouco) mais poderoso

Apesar de gerar muita discussão, não há como negar que o PS4 seja um pouco mais poderoso do que o Xbox One. Basta ver a grande quantidade de títulos multiplataforma que rodam a 60 quadros por segundo no PS4 e a 30 no Xbox One. As principais diferenças estão na memória e na placa de vídeo do videogame da Sony.

Apesar de ambos contarem com 8GB de memória, o PlayStation 4 tem o modelo DDR5 funcionando a 5500MHz, contra DDR3 de 2133 MHz do Xbox One. Isso gera uma largura de banda (capacidade de transmissão) de cerca de 170 GB/s contra 68.3GB/s do console da Microsoft. Já a placa de vídeo do PS4 conta com 1152 núcleos contra 768 do XOne, o que resulta em um pico máximo de processamento 66% maior no videogame da gigante japonesa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Correa
    2015-11-05T13:30:33  

    Parei quando falaram que o joystick do Xbox precisa de pilhas...

    recentes

    populares

    • Marco Correa
      2015-11-05T13:30:33  

      Sempre ridícula essas comentários sobre alimentação de controle. Do PS3 durava bastante, nunca foi um problema, imagino que também não seja no PS4, e que mal há em ficar com o cabo conectado? No XOne a bateria que comprei já não está muito boa, um dia compro outra, mas por enquanto quando está para acabar coloco a pilha recarregável ou então conecto um cabo usb grade e jogo sem problema nenhum... Conecto o cabo tanto no console quanto no carregador de celular na tomada ao lado do sofá. Não jogo correndo pela sala então não me atrapalha em nada...

    recentes

    populares

    • Marco Correa
      2015-11-05T13:30:33  

      Eu li isso direito, o camarada ali em cima disse que não tem coragem de comprar pilhas recarregáveis, mas tem um controle RESERVA pra ficar carregando enquanto ele joga? é, bem mais barato que pilhas...

  • Rodrigo Oliveira
    2015-11-05T16:44:21  

    Tem Halo nesse PS4? Não?! Então quando tiver me procura aqui pra fazer qualquer comparação! Abraços!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira
      2015-11-05T16:44:21  

      kkkkkkk " to com dó" " sofra modinha" halo, halo, halo, halo, deveriam mudar o nome do console para xhaloboxone. jogo fraquinho fraquinho.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Oliveira
      2015-11-05T16:44:21  

      Já tive Xbox 360, era um bom console mas os exclusivos da Sony são muito melhores, isso que fez eu mudar para o PS4.

  • Duas Barras
    2015-11-05T10:35:00  

    Mas na hora do vamo ver..... da Xone!

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-11-05T10:35:00  

      Until Down você não faz nada, aperta botões e só, tipico filme de sessão da tarde e depois que zera já era, fator replay 0

    recentes

    populares

    • Duas Barras
      2015-11-05T10:35:00  

      Os exclusivos do PS4 é o melhor, aceitam que doí menos.

  • Helio Brandao
    2017-07-12T15:01:03

    Kkkkk. Piada essa lista. Xbox da jogos AAA. Sony ccc. Controle Xbox é muito melhor. A live nem se fala. Se quer discutir jogos blz. Mas o que está na matéria se torna insustentável.

  • Ivan Domingues
    2016-08-29T22:50:37

    O pior do controle do ps4 pra mim são os botoes L2 eR2 que praticamente funcionam sosinhos. São ruins demais !

  • Furacão Negro
    2016-07-27T23:22:44

    Sempre preferi os consoles da Sony, mas vou ser sincero, a Live é bem mais interessante que a PSN, o controle do Xbox é superior na minha opinião e o Xbox One é um console mais completo no aspecto multimídia, acho porém que em relação aos jogos exclusivos e melhor resolução dos mesmos o PS4 ganha, então é simples quem prefere um console versátil vai de Xbox, quem quer um console focado em jogos exclusivos de qualidade vai de PS e fim de papo.

  • Marcio Lennes
    2015-11-05T08:12:45  

    Se o PS4 tivesse um controle igual o do Xbox One, com a mesma anatomia, com certeza não existiria mais concorrência.

    recentes

    populares

    • Marcio Lennes
      2015-11-05T08:12:45  

      Faz uma matéria do que tem no xbox one que não tem no playstation 4. Pode começar com 4 jogos gratuitos, 2 do xbox one e 2 do xbox 360, e pasme: os do 360 funcionam NATIVAMENTE no xbox one sem taxa adicional. Se quiser mais informação para essa matéria dá uma corridinha no google, vai desbancar essa sua matéria aqui Emanuel.

    recentes

    populares

    • Marcio Lennes
      2015-11-05T08:12:45  

      Oq vibraçao muda? Se vamos falar de inutilidades. Vc acabou de citar uma..se vc acha q led nao e touch pad n Importante, pq vibração seria?

  • Antonio Ferreira
    2016-01-13T11:32:50  

    Na verdade o melhor console é o que vc tem em casa, no meu caso o meu PS4 uma das melhores compras de 2015.

    recentes

    populares

    • Antonio Ferreira
      2016-01-13T11:32:50  

      No meu caso tenho xbox one , xbox 360 , WII U , e meu ps4 ja e passado foi condenado ! Fazer oque a sony quer ser melhor e força sua maquina d+ da nisso sony nunca mais !

  • Fabio Santos
    2015-11-11T12:08:12  

    O cara disse que o controle é melhor pq tem um Led e touch screen, coisa que não faz falta nenhuma... Sou mil vezes a vibração a mais nos gatilhos. Tenho dinheiro pra comprar o PS4 se achasse que é tão bom. . . Mas não me faz falta nenhuma

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2015-11-11T12:08:12  

      Fica ai mesmo com seu hallo e tomb raider temporario ja que esta satisfeito. Nois ficamos com melhores exclusivos vlw flw

    recentes

    populares

    • Fabio Santos
      2015-11-11T12:08:12  

      concordo plenamente

  • Igor Favretto
    2016-01-14T20:18:19

    O Remote Play não necessita de um PSVita, se você tiver um celular da Sony ou baixar um apk é possível utilizar deste recurso para jogar.

  • Kleber Tank
    2016-01-14T13:19:34

    THE TRETA HAS BEEN PLANTED.

  • Nicholas Moreno
    2015-12-31T22:09:55  

    2016 será o ano da Playstation, além deles terem o melhor console, também terão os melhores exclusivos, quer dizer eles já possuem isso oque é Forza 5 e Hallo comparado a God Of War 3, GTA 5, Gran Turismo 6, The Last Of Us ? Não são nada. E ainda vai ficar melhor, a madeira vai entrar sem camisinha e com caco de vidro na Microsoft...

    recentes

    populares

    • Nicholas Moreno
      2015-12-31T22:09:55  

      GTA 5 exclusivo do play4? Ta sabendo legal...

    recentes

    populares

    • Nicholas Moreno
      2015-12-31T22:09:55  

      kkkkk curto PlaySt.. mas vacilou no "GTA"

  • Rodrigo Perez
    2015-11-11T07:53:17  

    Cara, não se baseiem por essa matéria... Muitas das bobagens escritas aqui não tem a informação completa. Comprem o console pelos exclusivos, que é o que realmente faz a diferença.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-11-11T07:53:17  

      2016 será o ano do ps4, lista de exclusivos que está por vim é avassaladora.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-11-11T07:53:17  

      concordo

  • Reinaldo Scapelle
    2015-11-05T11:03:41  

    Depois dessa nunca mais visito esse site.

    recentes

    populares

    • Reinaldo Scapelle
      2015-11-05T11:03:41  

      E se fizer uma matéria falando que o Xbox One humilha PS4, aí você volta?

    recentes

    populares

    • Reinaldo Scapelle
      2015-11-05T11:03:41  

      god, bloodborne(concorrente a jogo do ano), uncharted, until dawn, infamous, horizon dawn, the gardian mandaram abraços para os caixistas que vieram fanboyola os comentarios de quem está satisfeito com ps4. vlw flw

  • Paulo Rosa
    2015-11-05T10:36:03  

    E ainda querem dizer que o X-box é mais video game. Fala sério.

    recentes

    populares

    • Paulo Rosa
      2015-11-05T10:36:03  

      óbvio né Lucas Santos....

    recentes

    populares

    • Paulo Rosa
      2015-11-05T10:36:03  

      Pessoal, parem de discutir! Os dois games são excelentes, escolham aquele cujas características e jogos lhe agradem melhor! Eu estou pensando em comprar o PS4, no entanto ficaria bastante feliz se por acaso eu comprasse o XBOX-ONE! Os dois são bons! Escolha o que te faz mais feliz!

  • Gino Gaseba
    2015-11-05T10:32:06  

    Sony é tipo a Apple dos videogames. Só a Sony inventa, revoluciona. O resto corre atrás do que ela fez. Às vezes até conseguem fazer melhor, mas sempre vem depois da Sony.

    recentes

    populares

    • Gino Gaseba
      2015-11-05T10:32:06  

      vc falou tudo só q o contrario, a microsoft q criou a primeira jogatina online TOTALMENTE FUNCIONAL até entao as q tinha usavam net discada e eram ridiculas de ruim, e nessa onda da 7 geração a sony copiou a nintendo com o psmove a microsoft criou algo inédito nunca visto o kinect

    recentes

    populares

    • Gino Gaseba
      2015-11-05T10:32:06  

      E ainda, foi um brasileiro que encabeçou o projeto Natal (que virou kinect). Deviam ter orgulho de um produto desenvolvido por um brasileiro

  • Flávio Cerqueira
    2015-11-06T13:46:59  

    Acho que falta imparcialidade em várias matérias do Techtudo. Isso complica a vida de quem pretende adquirir um console da nova geração, uma vez que não conseguimos analisar as características de cada console e avaliar se condizem com os nossos perfis. Somos induzidos a comprar determinados aparelhos que podem não se enquadrar no nosso perfil gamer, pelo fato de sermos bombardeados com análises e listas completamente tendenciosas.

    recentes

    populares

    • Flávio Cerqueira
      2015-11-06T13:46:59  

      mesmo tendo um ps4 e sendo fã da sony tenho que concordar com o Flavio cerqueira!

    recentes

    populares

    • Flávio Cerqueira
      2015-11-06T13:46:59  

      Caham vamu lá: "mesmo tendo um Xbone e sendo fã da microsoft tenho que concordar com o Flavio cerqueira!" Que fácil é inventar opiniões na net, gostei manhêê vem verr

  • Dan Santos
    2015-11-06T17:37:05

    Ai pessoal, se vc curti games aproveita e da uma passada no meu canal, aposto que vai curtir. Denn 7 - GameplayGO

  • Joao Carvalho
    2015-11-06T03:46:56  

    " Basta ver a grande quantidade de títulos multiplataforma que rodam a 60 quadros por segundo no PS4 e a 30 no Xbox One. " Eu só conheço 1 jogo que roda a 60 no ps4 e 30 no ONE. SÓ 1!!!!

    recentes

    populares

    • Joao Carvalho
      2015-11-06T03:46:56  

      Matéria parcial e precária. Techtudo foi tão infeliz com essa matéria que mudou o nome da manchete. "Fãboísmo não serve de nada" O parágrafo que fala da PS Plus é ridículo e não faz qualquer comparação ponto-a-ponto com a Live. Parece-me que este texto foi escrito por alguém que só tem o PS4 e não conhece nada relativo ao X-box One ou qualquer outro console que não faça parte do seu pequeno e apertado mundo dentro dos video games.

    recentes

    populares

    • Joao Carvalho
      2015-11-06T03:46:56  

      É que você não entendeu o que eu quis dizer com exclusivos, quando eu disse exclusivos eu generalizei todas as gerações passadas.Não tenho esse problema de fanboy não kkkk, tanto que tenho o ps3, 360, ps4 e agora no começo do ano pego o One,porque sou apaixonado pelo Forza, e nao curto o Gran turismo da sony,e o outro que quero jogar muito e o Halo, que parece estar muito bom. Mas o que me faz pegar o console da Sony antes do da Microsoft é o fator dos jogos exclusivos.

  • Liquid Snake
    2015-11-06T08:36:17  

    Querem falar de "jogos exclusivos"? Os jogos "exclusivos" do "XCaixa" são temporários. Daqui 1 ano estão no PS4. Querem continuar falando de "jogos exclusivos"? Street Fighter 5 será eternamente exclusivo para PS4. Ihhh...... que desagradável heim?

    recentes

    populares

    • Liquid Snake
      2015-11-06T08:36:17  

      Da mesma forma que quem tem One, vai jogar FF VII, Shenmue e quem sabe até o Rocket league. Agora sobre a fidelidade da Capcom sei não...

    recentes

    populares

    • Liquid Snake
      2015-11-06T08:36:17  

      Luiz Gustavo realmente eu queria não saber ler so assim não teria lido tanta mentira e estupidez escrita por esse sujeito para promover uma empresa que simplesmente caga e anda para o brasil e eu prefiro ter um carro 1.0completo do que um2.0basico ok

  • Daniel Castro
    2015-11-06T11:42:38

    Trabalho em lojas de games e percebo um detalhe, quem compra Xbox futuramente compra PS4, mas quem compra PS4 não sente falta do Xbox, estranho isso não kkkk!

  • José Aleixo
    2015-11-06T09:44:03  

    Poxa Emanuel, sem noção isso, você misturou tudo cara, vou citar só algumas inconsistências: Playstation Plus, você diz que ela oferece até 6 jogos por mês, mas pro PS4, objeto da comparação são só 2, os outros 4 você tem que ter as outras plataformas. PS Now - Você esquece que os jogos tem que ser comprados, mesmo que você já o tenha em outra plataforma, enquanto a retrocompatibilidade é grátis. Remote play, fazer streaming pro Vita? o Xbox faz pra qualquer Windows 10, o que considero uma vantagem infinita.. Gravação de 5 minutos é configurável no Xbox, até 30 minutos... e por aí vai..

    recentes

    populares

    • José Aleixo
      2015-11-06T09:44:03  

      Emanuel, obrigado pela resposta, porém não esclareceu muita coisa. Quem vem ler a matéria é pelo título, que afirma que vai listar recursos que existem no PS4 e que não existem no Xbox, a maioria absoluta existe e, dependendo da forma que usa, são melhores no Xbox do que os apresentados pelo PS4.. (continua)

    recentes

    populares

    • José Aleixo
      2015-11-06T09:44:03  

      Muitos falam de comprar pilhas recarregáveis no xbox (mesmo tendo que usar o controle do PS4 grande parte do tempo conectado para "carregar"), mas pra usar alguns recursos que listou tem que ter outro console, fazer outras assinaturas, etc. muito mais caro que as pilhas... enfim, tudo é ponto de vista e gosto pessoal, mas que a matéria, seu título e conteúdo são altamente questionáveis, não resta dúvidas, basta ler os comentários

  • Junior
    2015-11-06T09:57:21  

    Quanto vc esta ganhando da Sony para falar tanta mentira

    recentes

    populares

    • Junior
      2015-11-06T09:57:21  

      William melhor em que?

    recentes

    populares

    • Junior
      2015-11-06T09:57:21  

      E me desculpe sofrer e jogar uma.porrada de jogos repetidos kkkkkk os famosos remakes

  • Flávio Cerqueira
    2015-11-06T13:46:58

    Acho que falta imparcialidade em várias matérias do Techtudo. Isso complica a vida de quem pretende adquirir um console da nova geração, uma vez que não conseguimos analisar as características de cada console e avaliar se condizem com os nossos perfis. Somos induzidos a comprar determinados aparelhos que podem não se enquadrar no nosso perfil gamer, pelo fato de sermos bombardeados com análises e listas completamente tendenciosas.

  • Daniel Pereira
    2015-11-05T16:44:06  

    Me recuso comentar. Vou limitar meu posicionamento as notas dedicadas a cada console no fim dessa mesma página onde se encontra essa infame matéria, além de nefasta, irresponsável, amadora, equivocada, e com muitas suspeitas de existir um acordo comercial nos bastidores. Amadorismo gritante. Desrespeitosa até, com a comunidade gamer!

    recentes

    populares

    • Daniel Pereira
      2015-11-05T16:44:06  

      Pedro Juvenil e Liquid Inocência. O Emanuel não me permite postar! Se não as lágrimas remasterizadas e capadas dos fãnsboys players casuais de fdsony inundariam a página. Ele deve entender que o sofrimento é grande demais com a supremacia Xbox/Mitosoft/Phill Spencer. Que diga o Tiago Leifert, jogador e conhecedor da superioridade do lado verde da força. Chora no meu ombro aqui vai. A verdadeira nextgen é acolhedora!

    recentes

    populares

    • Daniel Pereira
      2015-11-05T16:44:06  

      Tech Tudo... Uma página que não merece credibilidade, haja visto algumas matérias passadas. Usam de sensacionalismo barato, para atrair cliques, são tendenciosos e suspeito que seus colaboradores fazem acordos e favores comerciais. Não acredito na isenção das opiniões dos colaboradores deste website.