Jogos simuladores

23/11/2015 07h00 - Atualizado em 23/11/2015 09h46

Neymar Jr. Quest é um dos melhores jogos inspirados em atletas famosos

Cássio Barbosa
por
Para o TechTudo

O jogo esportivo foi um dos primeiros gêneros de videogames a ser criado. Com a ascensão da indústria, não demorou muito para que ícones dos esportes reais passassem a promovê-los e até emprestarem seus nomes para alguns títulos. A prática, que se mantém até hoje, resultou em vários jogos e séries que marcaram a história dos consoles e a vida de jogadores. Acompanhe a seleção feita pelo TechTudo com alguns dos games mais memoráveis inspirados por atletas do mundo real.

Conheça os melhores jogos de futebol para Android, iOS e Windows Phone

Ronaldo V-Football

Se Ronaldinho Soccer foi um jogo memorável para grande parte dos brasileiros, o game do SNES era uma versão pirata de International Super Star Soccer, da Konami. Já Ronaldo V-Football, lançado pela Infogrames para o Playstation em 2000, era um produto oficial não apenas aprovado por Ronaldo Fenômeno, mas que também trazia dezenas de seleções internacionais com o seu elenco oficial atualizado (para a época). A versão brasileira ainda contava com narração do locutor Osmar de Oliveira.

Ronaldo V-Football tinha escalações reais e atualizadas na época (Reprodução/YouTube)Ronaldo V-Football tinha escalações reais e atualizadas na época. (Reprodução/YouTube)

Mia Hamm Soccer 64

Alguns anos antes da EA Sports incluir o futebol feminino na série FIFA, o esporte foi representado por Mia Hamm Soccer 64, lançado para o Nintendo 64 em 2000. Além de 32 seleções e 18 clubes dos Estados Unidos (país de origem da jogadora), o game contava também com um time especial chamado “Mia Hamm All-Stars”, com as melhores jogadoras da época (incluindo, é claro, a americana). Pena que na época Marta ainda era jovem demais para atuar em campo.

Mia Hamm 64 levou o futebol feminino para os games alguns anos antes de FIFA 16 (Reprodução/YouTube)Mia Hamm 64 levou o futebol feminino para os games alguns anos antes de FIFA 16. (Reprodução/YouTube)

Tiger Woods PGA Tour

Nascida no início dos anos 90 ainda no PC, a série de golfe “PGA Tour” da EA Sports recebeu o nome do americano Tiger Woods desde a sua edição de 1999, para PC e PlayStation. A parceria deu certo por anos e manteve-se inabalada até 2010, quando o golfista envolveu-se em escândalos após ter um affair descoberto pela imprensa. Com a queda no desempenho de Woods, no entanto, a EA Sports assinou em 2015 com o irlandês Rory McIlroy, que passou a emprestar seu nome à série a partir de Rory McIlroy PGA Tour, lançado para PS4 e Xbox One.

Tiger Woods foi a estrela da série de golfe da EA até 2014 (Divulgação/Electronic Arts)Tiger Woods foi a estrela da série de golfe da EA até 2014. (Divulgação/Electronic Arts)

Tony Hawk’s Pro Skater

Desde que o primeiro jogo da série Tony Hawk’s Pro Skater foi lançado em 1999 para o PlayStation, muita gente passou a se interessar pelo mundo do skate. Com trilha sonora e controles que permitiam emendar várias manobras radicais em combos gigantescos, os jogos da série traziam uma grande variedade de skatistas, além do americano que emprestava seu nome ao título, como o brasileiro Bob Burnquist. Além disso, participações especiais como a do herói Homem-Aranha também contribuíram para o grande sucesso da série.

Tony Hawk foi o responsável por muita gente começar a se interessar por skate (Divulgação/Activision)Tony Hawk foi o responsável por muita gente começar a se interessar por skate. (Divulgação/Activision)

Ayrton Senna’s Super Monaco GP II

Lançada em 1992 para Master System, Mega Drive e Game Gear, a sequência do primeiro Super Monaco GP teve o auxílio do piloto brasileiro Ayrton Senna durante o seu desenvolvimento. No game, é possível correr em todas as pistas presentes na temporada de 1991 da Fórmula 1, incluindo o circuito de Monaco – dominado pelo brasileiro. Além disso, o jogo oferece também três pistas extras: o circuito privado de uma fazenda de Senna na cidade de Tatuí e outros dois fictícios desenhados pelo próprio piloto.

O desenvolvimento do game teve a supervisão de Ayrton Senna (Reprodução/YouTube)O desenvolvimento do game teve a supervisão de Ayrton Senna (Reprodução/YouTube)

Michael Phelps: Push The Limit

Enquanto alguns esportes, como o futebol e basquete, tenham recebido incontáveis títulos, não se pode dizer o mesmo de modalidades como a natação. Lançado em 2012 para o Xbox 360, Michael Phelps: Push The Limit tentou mudar isso com jogabilidade inovadora tendo o auxílio do Kinect. Assim, o jogo que leva o nome do medalhista olímpico americano, utiliza o sensor de movimentos da Microsoft para identificar as braçadas dos jogadores frente à câmera. Os destaques ficam para a presença das principais modalidades do esporte, como crawl, costas e borboleta – todas identificadas apropriadamente pelo sensor.

Toda braçada é importante no game inspirado em Michael Phelps (Foto: Divulgação/505 Games)Toda braçada é importante no game inspirado em Michael Phelps (Foto: Divulgação/505 Games)

Shaq Fu

Nem todas as aparições de atletas nos video games são para promover os seus esportes de origem. Em Shaq Fu, lançado em 1994 para Mega Drive e SNES, o jogador de basquete americano Shaquille O’Neal está na cidade de Tóquio, onde é transportado para uma outra dimensão. Nesse novo mundo, o jogador precisa usar todos os golpes de sua arte marcial própria para derrotar monstros e resgatar um jovem garoto chamado Nezu.

O astro do basquete troca de esporte e vai para as artes marcias em Shaq Fu (ReproduçãoYouTube)O astro do basquete troca de esporte e vai para as artes marcias em Shaq Fu. (ReproduçãoYouTube)

Ronaldo: SuperStar Skater

Em SuperStar Skater, disponível gratuitamente para Android e iOS, o português Cristiano Ronaldo deve usar toda a sua habilidade para escapar dos paparazzi. Além de correr pelas ruas, o astro do Real Madrid também pode contar com a ajuda de um skate e até mesmo de uma wingsuit para fugir dos cliques invasivos.

Cristiano Ronaldo improvisa no skate para fugir dos paparazzi (Divulgação)Cristiano Ronaldo improvisa no skate para fugir dos paparazzi. (Divulgação)

Neymar Jr. Quest

Desenvolvido no Brasil e inspirado nas revistas em quadrinhos do Mauricio de Souza, Neymar Jr Quest apresenta uma série de quebra-cabeças em várias fases. O game segue o estilo de Candy Crush Saga. Lançado gratuitamente para Android e iOS, os usuários devem resolver os desafios para ajudar o craque da seleção brasileira a recuperar a coleção de bolas de futebol que foi roubada do jogador.

Neymar Jr. Quest conta com o traço de Maurício de Souza (Divulgação)Neymar Jr. Quest conta com o traço de Maurício de Souza (Divulgação)

FIFA ou PES, qual é a sua franquia de futebol favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Rocha
    2015-11-24T08:12:00

    O Jogo do Senna era até legal, mas não tinha licenciamento da FIA, tanto que os carros, eram todos genéricos, mas o interessante era que na época o Senna devia gostar tanto da MacLaren, que no jogo deram o nome do carro de Madonna... rsrsrsr, faltou incluir o do Mansell, esse sim era 100% licenciado.

  • Tiarles Rocha
    2015-11-23T16:28:49

    Techtudo é do grupo da globo, por isso a neymidia

  • Fabiano Oliveira
    2015-11-23T11:10:44  

    Vocês não estão falando sério! rs "Neymar Jr. Quest é um dos melhores jogos inspirados em atletas famosos" : /

    recentes

    populares

    • Fabiano Oliveira
      2015-11-23T11:10:44  

      NINGUEM DESSE TECHTUDO DEVE TER JOGADO RONALDINHO SUPER STAR SOCCER AFF OQ A MIDIA NAO FAZ PRA POR O NILMAR PRO ALTO KKK

  • Hugo Ferreira
    2015-11-23T12:25:07

    Neymar Quest? Tá vendo essa barra? Então... Num força ela não...