Jogos de arcade

18/11/2015 06h00 - Atualizado em 18/11/2015 06h00

Veja curiosidades e polêmicas dos games da franquia Battletoads

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Battletoads, jogo criado pela desenvolvedora Rare – a mesma de títulos como Donkey Kong, Banjo-Kazooie e 007 Goldeneye – foi um grande sucesso lançado para NES, que logo foi importado para outros consoles como Game Boy Advance e Mega Drive. O TechTudo reuniu algumas curiosidades sobre os famosos games dos sapos lutadores. Confira:

Confira nosso review sobre a Rare Replay

Nem tão difícil assim

O terceiro estágio do primeiro jogo de Battletoads – chamado Turbo Tunnel – é considerado uma das fases mais difíceis não só do game, como de todos os tempos. O cenário em questão fazia com que os sapos andassem na moto em alta velocidade, ao mesmo tempo em que o veículo precisava desviar de obstáculos à medida que ficava mais rápido. 

Battletoads (Foto: Reprodução/Uce Gamers)Battletoads tem uma das fases mais difíceis do mundo dos games. (Foto: Reprodução/Uce Gamers)

Alguns consideram o estágio como “fácil”, se comparado ao restante do universo dos sapos. A sétima fase, – chamada Volkimire’s Inferno – é um bom exemplo de dificuldade encontrada em Battletoads, pois não é necessário apenas reflexos rápidos, mas boa pitada de sorte e muitas tentativas.

Todos podem jogar

Ao ser lançado em 1991 para NES, Battletoads alcançou o gosto do público por ser um jogo ao melhor estilo Double Dragon – de 1987. Ele se tornou muito popular, não só pela jogabilidade, mas também pelos gráficos.

A Rare não se limitou apenas ao Nintendinho, mas também lançou o jogo para Game Boy, Game Gear, Amiga CD32 e Mega Drive, neste último os gráficos e sons foram melhorados, mas a dificuldade diminuída.

Battletoads: a versão para Mega Drive possuía gráficos e sons melhores (Foto: Reprodução/Vao Jogar)Battletoads: a versão para Mega Drive possuía gráficos e sons melhores (Foto: Reprodução/Vao Jogar)

A versão obscura de Battletoads

Battletoads ganhou versão para Arcade que adicionou uma atmosfera mais obscura ao jogo. Chamado de Super Battletoads, o game conta com diversas vozes e uma dose a mais de violência implementada.

Além de poder decapitar inimigos com golpes específicos ao derrotá-los, eles se transformam em uma pilha de ossos radioativos antes de sumirem. Com melhores gráficos, os oponentes ganharam detalhes mais sinistros e sangue ao serem feridos.

Uma série animada quase foi lançada

O mundo quase recebeu uma série de desenho animado dos sapos lutadores. Battletoads teve um episódio especial de uma hora transmitido pela FOX em 1991. A história seguia trama diferente do jogo, na qual três estudantes do ensino médio recebem o poder de se transformar em sapos que podem criar armas especiais a partir dos membros.

Com estes poderes, eles devem proteger a princesa Angélica da Dark Queen, que deseja seu amuleto mágico para dominar o universo. Mas o desenho animado recebeu apenas um episódio piloto e nunca mais foi exibido.

Crossover entre Battletoads e Double Dragon foi lançado para SNES e Mega Driver (Foto: Reprodução/Retro Gaming)Crossover entre Battletoads e Double Dragon foi lançado para SNES e Mega Driver (Foto: Reprodução/Retro Gaming)

Crossover com Double Dragon

O jogo Double Dragon era um dos mais populares no final da década de 80 e inicio de 90. O game que antecedia Battletoads tinha mecânica similar ao tema “briga de rua”. Battletoads & Double Dragon foi o crossover em que os dois universos se juntaram, permitindo aos jogadores controlar personagens como Billy e Jimmy, do Double Dragon, ou Zitz, Pimple e Rash de Battletoads. Com sete fases diferentes, o título trazia inimigos de ambas as franquias e foi lançado para Mega Drive e Super Nintendo em 1993.

Battletoads possuía uma referência forte a Space Invaders (Foto: Reprodução/Cheat CC)Battletoads possuía uma referência forte a Space Invaders (Foto: Reprodução/Cheat CC)

Referência a Space Invaders

Durante o gameplay de Battletoads, o jogador poderá perceber que há alguns inimigos verdes que ocasionalmente surgem na tela e roubam suas barras de energia. Como se não bastasse o fato desses rivais terem o mesmo formato e cores dos alienígenas encontrados em Space Invaders, o manual do jogo faz referências aos inimigos – chamados no game de Vaders – com a seguinte descrição: “Estes sobreviventes do ‘Invaders’ original estão a solta para roubar suas barras de energia e escapar com elas”. 

O motivo da Rare citar Space Invaders em seu título é devido aos fundadores da empresa, Tim e Chris Stamper, terem iniciado a carreira como programadores do jogo dos alienígenas.

Qual é a melhor empresa de jogos? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson
    2015-11-18T11:13:56  

    tome jeito rapaz vai joga um blodboorne kkkk

    recentes

    populares

    • Anderson
      2015-11-18T11:13:56  

      Coisa do cão aquela fase que tem que desviar dos blocos andando em uma nave pelo amor!!! e não tinha checkpoint igual tem hoje!

    recentes

    populares

    • Anderson
      2015-11-18T11:13:56  

      Não tinha checkpoint e as vidas eram limitadas. Acabaram as vidas, game over e começa tudo de novo. A vida dos gamers hoje é MUITO mais tranquila, no máximo, um checkpoint fica um pouco mais longe do outro e só... Essa geração não aguenta tomar um Game Over na cara!

  • Ricardo Ucha
    2015-11-18T11:03:35  

    que review porco! cadê o melhor jogo deles? Battletoads in Battlemaniacs do super nintendo...

    recentes

    populares

    • Ricardo Ucha
      2015-11-18T11:03:35  

      Isso não foi um review, foi só uma recordação!

    recentes

    populares

    • Ricardo Ucha
      2015-11-18T11:03:35  

      Battletoads in Battlemaniacs era legal, mas o original era muito melhor.

  • And Luz
    2015-11-18T15:44:38

    Pra mim, Battletoads, Golden Axe e Street of Rage eram os melhores!

  • Silvia
    2015-11-18T11:31:48

    ..Encontrei um site que já está com preço de black friday !! Copie e cole no google e procure : black friday brasil 2015 ml

  • Jeferson Moura
    2015-11-18T13:33:12  

    Hoje me vejo com 30 anos...tenho um Xbox 360 que mal jogo. Sei lá...parece que os games de hoje só tem gráficos. Faz tempo que não tenho mais aquele "feeling". Temos ótimos jogos hoje em dia sim mas quem viveu a era dos 8, 16 e 32/64 bits não engole qualquer coisa. Até Final Fantasy já não tem aquele brilho...

    recentes

    populares

    • Jeferson Moura
      2015-11-18T13:33:12  

      Os melhores consoles pra reviver nossos tempos de infância sem ter que recorrer às antiguidades são os da Nintendo. No Wii, Mario Galaxy tem aquela pegada bacana dos anos 90, de ser agradável de jogar sem precisar ter um enredo pesado ou missões complexas. O Wii U eu nunca joguei, mas creio que seja bom também pra quem quer menos gráfico e mais diversão. Só sair por aí pulando na cabeça dos outros e explorando o ambiente. A Nintendo é a única que continua com game design mais nas raízes, enquanto as outras partiram mais pros shooters com ação e aventura.

  • Mks Suspensao
    2015-11-18T13:02:34  

    Mano, battletoads e contra 3 só não é mais dificil q campo minado do PC

    recentes

    populares

    • Mks Suspensao
      2015-11-18T13:02:34  

      Era um jogo bom e tenso.

  • Carlos Pinto
    2015-11-18T11:17:31  

    Os jogos do meu celular tem gráficos melhores que esses. E ainda em 3D

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2015-11-18T11:17:31  

      Melhor que muito dos lançamentos de hoje em dia.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2015-11-18T11:17:31  

      Pedrosouza, baixa um emulador de SNES e joga a vonts.... Eu já faço isso.

  • Fabio Bastos
    2015-11-18T14:15:07

    A versão de Arcade é muito massa mesmo. Pena que não tem a fase Turbo Tunnel.

  • Rasputin
    2015-11-18T13:49:32

    Nossa, joguei muito no NES. Era uma fita que tinha que alugar mais de uma vez para zerar, pois era bem dificilzinho. Os warp zones até ajudavam, mas mesmo assim as fases eram muito mais de habilidade no controle do que de ação pura e sólida.

  • Jorge Fernandes
    2015-11-18T12:21:30  

    essa fase é dificil? n viu nada filhote!

    recentes

    populares

    • Jorge Fernandes
      2015-11-18T12:21:30  

      Dificil é compreender crianças de 10 anos igual a vc querer opinar em um jogo da decada de 90... na mora, fica quieto ai

    recentes

    populares

    • Jorge Fernandes
      2015-11-18T12:21:30  

      o pior era perder as vidas e ter que começar tudo de novo desde o início! Hoje em dia a cada 30 segundos o jogo salva e vc não precisa começar tudo de novo

  • Comentador Franco
    2015-11-18T10:58:07  

    Battletoads era bacana, mas o Double Dragon é insuperável. Só fui conseguir terminar aquele jogo na era dos emuladores, utilizando "save state" praticamente após cada inimigo eliminado, tamanha a dificuldade do jogo. Hoje em dia, são basicamente filmes interativos, com níveis bem acessíveis de dificuldade.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-11-18T10:58:07  

      Caraca mano, Double Dragon do Master System eu zerava TODA VEZ que jogava, se zerei menos de 50x foi pouco, a única graça era você e seu amigo, quando jogando de 2 players, disputarem no final para ver quem ficava com a mina, porque os chefes eram muito fáceis!

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-11-18T10:58:07  

      E o do Nintendo 8bits também, era tão fácil quanto.

  • Eric Culler
    2015-11-18T11:58:39

    O mais legal era apertar start igual louco com o player 2 para jogar juntos...

  • Thiago Paraiso
    2015-11-18T11:05:34

    Jogava muito na locadora perto de casa, bons tempos....

  • Jean Souza
    2015-11-18T10:59:22

    joguei muito no pollystation em meados dos ano 2000 saudades dessa epoca

  • Alex Sousa
    2015-11-18T10:59:12

    Era o bixo esse jogo, quanta saudades da epoca de mlq

  • Acyl Heeler
    2015-11-18T10:47:47

    Mano, esse jogo era bem loko

  • Wagner Rizzi
    2015-11-18T10:43:55

    Saudades....joguei muitooooooo

  • Carlos Alberto
    2015-11-18T10:39:04

    Um dos melhores jogos que já fizeram pro 8 bits. saudades dessa época.