08/11/2015 07h01 - Atualizado em 08/11/2015 07h01

Veja curiosidades e polêmicas sobre Contra, clássico game de plataforma

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Contra é a clássica série de jogos de tiro da Konami, que fizeram sucesso em diversas plataformas. Influente para o gênero, o game também tem histórias muito curiosas e interessantes, além de algumas passagens polêmicas e bizarras. Entre capas copiadas de filmes, mudanças de nome, inovações no mundo dos arcades, inspiração em uma revolução e o lendário Konami Code, o título marcou época e é lembrado com carinho por fãs.

Confira nosso review completo de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain

O TechTudo preparou uma lista que reúne as principais curiosidades sobre a clássica série de plataforma da Konami. Confira:

Veja curiosidades e polêmicas sobre Contra, clássico game de plataforma (Foto: Reprodução/YouTube)Veja curiosidades e polêmicas sobre Contra, clássico game de plataforma (Foto: Reprodução/YouTube)

Protagonistas “emprestados” de Alien

Mais do que a temática que remete aos filmes da série Aliens, Contra também pegou emprestado os nomes de personagens das obras cinematográficas dirigidas por James Cameron. Os protagonistas Bill Ritzer e Lance Bean são na verdade uma mistura entre os nomes dos atores do filme, Bill Paxton, Paul Reiser, Lance Henriksen e Michael Biehn.

Nomes dos personagens foram inspirados no filme Aliens (Foto: Reprodução/MentalFloss)Nomes dos personagens foram inspirados no filme Aliens (Foto: Reprodução/MentalFloss)

A ascensão do Konami Code

O icônico código da Konami (ou Konami Code, em inglês) é até hoje um dos mais lembrados cheats de todos os tempos, e muito disso se deve a Contra, para NES. Originalmente lançado em Gradius, o código garantia vidas extras no game, que fez muito sucesso e popularizou o cheat.

Nomes dos personagens foram inspirados no filme Aliens (Foto: Reprodução/YouTube))Nomes dos personagens foram inspirados no filme Aliens (Foto: Reprodução/YouTube)

Gryzor na Europa e Oceania

Por remeter ao escândalo político “Irã-Contras” (Iran-Contra, em inglês), o shooter da Konami terminou tendo seu título alterado no lançamento para Europa e Oceania. Em vez de Contra, o jogo foi batizado de Grayzor.

Nome alternativo apareceu na Europa e Oceania (Foto: Reprodução/YouTube))Nome alternativo apareceu na Europa e Oceania (Foto: Reprodução/YouTube)

Inspirado na Revolução Sandinista

Apesar do enredo recheado de extraterrestres e armas futuristas, o jogo de tiro da Konami faz algumas importantes referências à revolução ocorrida na Nicarágua, onde os rebeldes eram conhecidos como “Contras”. Uma das faixas da trilha sonora do game é chamada “Sandinista”, também lembrando a revolução.


Tela vertical nos arcades

Apesar de pouco convencional, o formato de tela mais vertical dos arcades de Contra foi um sucesso. A explicação da escolha curiosa são as fases “pseudo-3D” do game, onde os jogadores devem controlar os personagens de costas para a tela, por corredores repletos de inimigos.

Tela vertical permitia ângulos diferentes no game (Foto: Reprodução/YouTube))Tela vertical permitia ângulos diferentes no game (Foto: Reprodução/YouTube))

Capa copiada

Grande ilustrador da época, Bob Wakelin confessou mais tarde ter se inspirado muito nas artes do filme Predador, estrelado por Arnold Schwarzenegger. Ao reparar na capa do game para NES, é até mesmo possível conferir um personagem com traços muito semelhantes aos do astro austríaco.

Capa continha inspiração em ator famoso (Foto: Reprodução/MentalFloss)Capa continha "inspiração" em ator famoso (Foto: Reprodução/MentalFloss)

Versão portátil bizarra

Muito mais do que as versões originais para NES e Arcade, Contra também podia ser jogado em versões portáteis para lá de bizarras, lançadas também pela Konami. Tratava-se de uma versão muito simplificada, com poucos comandos e uma tela no mínimo modesta.

Versão portátil bizarra também foi lançada pela Konami (Foto: Reprodução/MentalFloss)Versão portátil bizarra também foi lançada pela Konami (Foto: Reprodução/MentalFloss)

Qual é a melhor empresa de jogos? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Mejeve
    2015-11-08T17:59:55

    alex kid, top gear,

  • José Mejeve
    2015-11-08T17:59:19  

    não tem pra bater o Golden AXE e Double Dragon.

    recentes

    populares

    • José Mejeve
      2015-11-08T17:59:19  

      é amigos isso só mostra que passamos dos 30 kkkk

    recentes

    populares

    • José Mejeve
      2015-11-08T17:59:19  

      Eu ainda não... mas ja já chego lá rsrs

  • Donkey Country
    2015-11-08T15:34:07  

    Quero um novo Contra Only on PS4

    recentes

    populares

    • Donkey Country
      2015-11-08T15:34:07  

      Vc vai ver é o Melpal Contra Su A.bunda Psfanboy

  • Daniel
    2015-11-08T15:27:43  

    Eu joguei Contra no dynavision. Meus pais não tinham dinheiro para comprar um videogame bom, então compraram esse dynavision (vinha até com uma pistolinha) e entre os jogos de um cartucho que tinha 99, vinha o Contra. Era o número 5 do cartucho. Bons tempos!

    recentes

    populares

    • Daniel
      2015-11-08T15:27:43  

      Em se tratando de nostalgia, se alguém quiser ouvir umas verdades vejam este video youtube . com / watch?v=21r0qxJofEQ (Para todos os nascidos antes de 1986) muito bom.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2015-11-08T15:27:43  

      pow, sou de 1990!

  • Jonatas Fernandes
    2015-11-09T10:19:35  

    lembro quando meu pai chegou em casa com uma caixa embrulhada com papel de presente , meus olhos brilharam , pensei que era o famoso PS1 , mas era uma mini mesa de sinuca , chorei por 2 dias , hoje eu sou um bebado de boteco que nao sai da sinuca graças a ele.

    recentes

    populares

    • Jonatas Fernandes
      2015-11-09T10:19:35  

      kkkkk.

  • Helcio Machado
    2015-11-09T10:40:35

    Antigamente a gelera se reunia pra jogar todos esses jogos, era mair bagunça, hj em dia é cada um na sua casa, vc mal zoa seu amigo, ngm passa o controlers rsrsrs.... bons tempos aqueles

  • Bruno
    2015-11-09T10:38:24

    Claaassssiiicccooooooo

  • Marcelo
    2015-11-09T10:31:37

    Joguei muito esse jogo. Se eu não estou enganado, acho que zerei.

  • Fabio Lima
    2015-11-09T10:25:27

    Bons tempos onde tudo se resumia a três vidas e três continues. Jogos hoje em dia são muito mais elaborados, porém muito mais fáceis. E o melhor de tudo, não havia DLCs.

  • Darlan Bombazar
    2015-11-09T08:40:22  

    tenho um ps1 com 51 jogos alternativos, um controle e memori card, troco por super nintendo ou dinavision com fitas. Passe seu whats pra gente fazer negocio.

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2015-11-09T08:40:22  

      "Você acaba de ganhar um Dinavision que é quase igual ao pleisteixo 2" - TAMASHIRO, Yudi

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2015-11-09T08:40:22  

      Cod. area cinquenta e um, nove meia, dois dois, quatro nove meia cinco.. Whats

  • Anderson Santana
    2015-11-09T10:15:32

    Se é pra fazer uma matéria, faça por completo por favor. Obrigado!

  • Humberto Garces
    2015-11-09T07:26:49  

    capitão comando e Cadillac dinossauro também eram muito fó-das

    recentes

    populares

    • Humberto Garces
      2015-11-09T07:26:49  

      CABAL era meu favorito

    recentes

    populares

    • Humberto Garces
      2015-11-09T07:26:49  

      bomberman eu ficava louco!

  • Maciel Martins
    2015-11-09T09:00:52

    Contra 3 - o melhor jogo de tiro do SNES.

  • Tévor Alves
    2015-11-09T08:54:25

    Falta conteúdo nesse tech tudo... Já teve dias melhores

  • Daniel Mazaro
    2015-11-09T08:54:13

    Sem duvida uns dos melhores jogos do nintendo, jogava muito ...

  • Norton Santos
    2015-11-09T08:39:18

    Me lembro quando era natal e meu pai fez eu dormir cedo kkk para por na arvore de natal um polystation! (para muitos que nao sabem era a copia do play station so que de fita muito louco) ai quando acordei vi nossa chorei achando que era o famoso console de cd que todos desejavam! mas era a copia mesmo assim fiquei feliz e comecei a jogar tinha jogos na memoria contra e castlevania eram os mais jogados além do lendario super mario e bomberman!! Saudade deste tempo era feliz e nem sabia.

  • Fábio Guazuma
    2015-11-09T04:13:45  

    Se não achar a palavra 'bizarro', certamente vai achar 'baratinho' ou 'humilha'....uma falta de criatividade tremenda nessa TechTudo!

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-11-09T04:13:45  

      A algum tempo atrás havia colocado praticamente o mesmo comentario. Faltou o "desbancar".

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2015-11-09T04:13:45  

      Joguei muito!!!

  • Humberto Garces
    2015-11-09T07:31:31

    época dourada jogávamos por jogar, só pela diversão e melhor não existia as maldições "DLC e fanboys"

  • Ron Silva
    2015-11-09T01:17:21  

    Battletoads era o melhor jogo!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Ron Silva
      2015-11-09T01:17:21  

      capitão comando também era loco

  • João Fontana
    2015-11-08T12:04:52  

    Achei q conseguiria ler uma matéria sem a palavra "bizarro", mas não foi dessa vez ainda...

    recentes

    populares

    • João Fontana
      2015-11-08T12:04:52  

      Bizarro!!!

    recentes

    populares

    • João Fontana
      2015-11-08T12:04:52  

      Wellington, passei a noite toda com sua mae. Fedorenta ela, hein.

  • Pescador Parrudo
    2015-11-09T01:56:44

    nunca ouvi falar

  • anderson bezerra
    2015-11-08T22:29:12

    Na arcade superior ao contra somento cadilac dinossauros...

  • Edson Velho
    2015-11-08T22:00:52

    Jogo no ps4

  • André Luiz
    2015-11-08T19:19:23

    na verdade essa capa tem o arnold schwarzenegger, sylvester stallone e o alien xenomorfo

  • Fernando Cordeiro
    2015-11-08T14:39:23  

    Antigamente gente jogava na raça através de nossas habilidades, destravando novas fases, subindo de nível para conseguir melhores armas, desbloqueando novos jogadores por ae vai......... Hoje em dia é só injetar dinheiro comprando um monte de itens que o cara fica bom............ Resumindo o que quero dizer, nos dias atuais o melhor jogador é aquele que tem mais dinheiro para investir e não o quem tem mais habilidades.

    recentes

    populares

    • Fernando Cordeiro
      2015-11-08T14:39:23  

      Você esta certo mesmo, mas isso so acontece quando o jogo e online. Resumindo qualquer jogo de campanha da pra se ter uma boa experiencia de jogo usufruindo de tudo que o jogo tem.

    recentes

    populares

    • Fernando Cordeiro
      2015-11-08T14:39:23  

      "Usufruindo de tudo que o jogo tem" só se comprar todas as dlcs porque hoje em dia não tem mais essa de desbloquear personagens, roupas, armas, etc só na raça.