Jogos de esporte

01/11/2015 07h00 - Atualizado em 01/11/2015 07h00

Veja detalhes que existem no Fifa 16, mas ainda estão fora do PES 2016

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Fifa 16 traz detalhes, recursos e funções que ainda não estão presentes no principal rival PES 2016. Apesar de o novo game da EA não ser inovador em alguns aspectos, ele apresenta características que não existem ou são superiores aos recursos do concorrente da Konami. Neste ano, sem dúvidas, a disputa entre eles está mais acirrada. Confira a lista com os detalhes de Fifa 16 que não existem no PES 2016.

Produtor de Fifa 16 explica novidades do game e diz o que ainda pode vir

Fifa não tem tantos times brasileiros quanto o rival, é verdade, mas todos que têm estão 100% licenciados, assim como todos os times da Premier League, que tem até suas características de transmissão na TV migradas para o game.

Oscar é o garoto-propagada de Fifa para o Brasil (Foto: Divulgação/EA Sports)Oscar é o garoto-propagada de Fifa para o Brasil (Foto: Divulgação/EA Sports)


Licenças

O grande ponto negativo do PES é um dos mais positivos de Fifa. Todos os times estão 100% licenciados, com jogadores e uniformes perfeitos. Enquanto o Campeonato Inglês para quem joga PES tem times como London FC (Chelsea) e North London (Arsenal), a Premier League tem todos os times, jogadores e até estádios licenciados no Fifa.

Uniformes e elencos de times brasileiros estão corretos (Foto: Reprodução/TechTudo)Uniformes e elencos de times brasileiros estão corretos (Foto: Reprodução/TechTudo)


Ultimate Team

A experiência no MyClub parece ter melhorado em PES 2016, porém ele ainda está longe de oferecer o que o Fifa tem com FUT. As compras de pacotes, os mercados de cartas e todas as opções de torneios ou temporadas são bem superiores ao modo concorrente do rival. Não mudou muita coisa no Fifa 16, mas segue super divertido.

FUT segue como um grande destaque da série (Foto: Reprodução/TechTudo)FUT segue como um grande destaque da série (Foto: Reprodução/TechTudo)


Atualizações

Mais um ponto super problemático de PES: o jogo foi lançado sem atualizações para os times, e quando elas saíram, mesmo assim ainda foram incompletas. No Fifa, isso é um ponto super positivo. A cada rodada, há atualizações que melhoram o desempenho dos jogadores de acordo com seus desempenhos na vida real. 

Atualizações deixam o jogo mais real (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Atualizações deixam o jogo mais real (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Informações das equipes

Além disso, o jogo ganha atualizações com notícias e informações dos campeonatos que o time favorito do gamer participa. Há uma aba só para isso, o que não muda em muito no gameplay, mas é uma maneira interessante de deixar o usuário atualizado e complemento útil para os jogadores.

Game tem uma série de informações sobre os times (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Game tem uma série de informações sobre os times (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Mudanças táticas no meio do jogo

A parte tática de PES é melhor, e isso é preciso se admitir. Porém, Fifa torna tudo bem simples com seus comandos pelo direcional no meio do jogo. É possível avançar ou recuar sua equipe, configurar marcação por pressão ou contra-ataque e muito mais em apenas alguns toques. Isso torna o jogo mais dinâmico.

Edição tática no meio do jogo é importante no game (Foto: Reprodução/TechTudo)Edição tática no meio do jogo é importante no game (Foto: Reprodução/TechTudo)



Qual o melhor jogo online de futebol? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Arruda
    2015-11-01T14:57:04  

    O pes dominou até a edição 2012 , daí por diante só deu FIFA , comigo foi assim

    recentes

    populares

    • Felipe Arruda
      2015-11-01T14:57:04  

      jogo os 2 Desde 94 e PES depois do 13 morreu, mas desde 2008 não é superior.

  • Ray Jonathan
    2016-02-13T19:15:39

    tenho os dois em casa, e jogo todo final de semana Jogo com os amigos, o Fifa deixa muito a desejar por isso só jogamos o Pes, a jogabilidade do Pes16 esta ganhado muito do Fifa16, eu so mais p PES16 1000 vezes

  • Adriano Pereira
    2015-11-11T23:39:24

    Acho o PES demais, mas tenho que confessar que devo prestar mais atenção ao que falam do FIFA.. Vou comprar o fifa16 .. tomara que eu não me decepcione!!!

  • Igor Miguel
    2015-12-26T11:20:24

    O fifa arrumo a marca será

  • Daniel Augusto
    2015-11-01T22:59:21  

    Fifa é jogo de criança, PES é pra Homens

    recentes

    populares

    • Daniel Augusto
      2015-11-01T22:59:21  

      Usando a frase característica de Fifeiros a favor do Pes kkkkkk Recalcado kkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Augusto
      2015-11-01T22:59:21  

      só se for para homens de 15 anos

  • Cristian Candido
    2015-11-01T13:22:44  

    Mano na boa, PES é simplesmente infinitamente melhor que FIFA, desde gráficos até realidade... a maior vantagem do PES em relação ao FIFA, é que o PES tem UCL, diferente de FIFA...

    recentes

    populares

    • Cristian Candido
      2015-11-01T13:22:44  

      Tirando gráfico e a modelagem dos jogadores que acho bem feitas no PES, não resta nada que seja melhor.. PES parece um amontoado de robôs em campo... Ainda falta pra se tornar jogável.. melhorou muito pros anos anteriores mas ainda não tá bom

    recentes

    populares

    • Cristian Candido
      2015-11-01T13:22:44  

      PES mais bem feito? com aqueles chutes que mais parecem balas de canhão?

  • Lucasz Calker
    2015-11-03T16:59:20  

    Argumentos dos fãs de PES; temos Champions League, Libertadores, estádios brasileiros, melhores táticas, fox engine, e o que mais? aposto que tem mais argumentos furados, o pior cego é o que não quer ver, PES é uma franquia decadente e não está pouco não, está muito atrás do FIFA, não somente pelos méritos do jogo da EA já que deu uma estagnada nos últimos anos, mas por completo amadorismo da Konami, FIFA hoje não tem concorrente á altura.

    recentes

    populares

    • Lucasz Calker
      2015-11-03T16:59:20  

      mas esse ano acho que pes 16 esta bem melhor que fifa 16

    recentes

    populares

    • Lucasz Calker
      2015-11-03T16:59:20  

      PES precisa ainda de mais uns 2 anos para se tornar JOGÁVEL...

  • Ricardo Araujo
    2015-11-02T17:36:24  

    Qual é melhor e difícil de dizer, o Fifa 15 vendeu quase 17mi a mas que o PES são números que ninguém imaginava , gosto mais do Fifa, hj a diferença que o PES e um jogo de futebol e o Fifa e um simulador de futebol, acho que hj todos fifeiros já foram fãs de PES, mas se decepcionaram tanto com a evolução do jogo que se adaptaram ao Fifa e não quiseram retornar.

    recentes

    populares

    • Ricardo Araujo
      2015-11-02T17:36:24  

      Eu sou um deles.. Jogo PES desde o Winning Eleven, hoje jogo os dois, mas sempre curto mais o FIFA... E sofro feito um cavalo com as configurações do controle, porque deixo todos os botões iguais ao PES... Mas volta e meia, a minha configuração simplesmente some e eu tenho que reconfigurar tudo de novo. Problema crônico do FIFA desde o 12... Será que um dia irão arrumar isso, pô?

    recentes

    populares

    • Ricardo Araujo
      2015-11-02T17:36:24  

      Sou mais um pensando em migrar para o FIFA, apesar de ser consumidor de longa data do PES e ter achado a versão 2016 boa, tenho que admitir que estão muito aquém do FIFA..

  • Fabio Zanardi
    2015-11-03T11:10:21

    O tipo de matéria desnecessária onde a mera opinião do redator pode causar a 3 guerra mundial.

  • Armando Junior
    2015-11-03T11:06:27

    Pra que discutir qual o melhor? quem compra, compra oque quer... TechTudo também faz esse review direto mas não coloca nada útil sempre deixa no ar pro leitor decidir qual o melhor, quem avalia não da opinião...

  • Leonardo Henriques
    2015-11-03T10:24:31

    Joguei PES até 2011, e sempre ouvia falar em FIFA mas não dava a mínima. Quando comecei a jogar o FIFA 11 não consegui voltar ao PES. Em 2012 ainda comprei as duas versões, mas não devo ter jogado o PES 12 nem 2 vezes. Desde então não comprei mais o PES, acho o FIFA muito mais real, mas opinião cada um tem a sua. Abraço.

  • Vinicius Damasceno
    2015-11-02T13:28:36

    os 2 jogos são bons. estilos diferentes, isso é bom para o mercado não acho que da pra dizer que um é melhor que o outro, o que se pode discutir é se as franquias estão entregando um jogo bom ou ruim dentro do que foi proposto. acho desnecessário uma comparação vendo que as duas empresas segue caminhos diferentes para o game

  • Carlos Junior
    2015-11-02T20:51:37

    Acho o FIFA mais "evoluído" porém no modo de jogo que mais gosto de jogar que é o Rumo ao estrelado(PES) ou Carreira(FIFA) o jogo no PES é muito mais divertido, no FIFA é uma porcaria, fica tudo muito repetitivo e cansativo!!!

  • Marcos Filho
    2015-11-02T18:49:03

    F I F I N H A

  • Ricardo Araujo
    2015-11-02T17:28:49

    U

  • Carlos Carvalho
    2015-11-02T17:05:39

    É tanta treta de fanboy que eu prefiro tirar minhas próprias conclusões e sair vazado.

  • Jonas Silvério
    2015-11-02T16:55:26

    Na minha opinião o FIFA ganha pelos detalhes, o campo fica marcado quando o jogador da carrinho, quando o jogador chega perto puxa a camisa, as tatuagens dos jogadores também são detalhes interessantes, o PES ganha na minha opinião na camera de 1 jogador, você se sente dentro do campo e nos gráficos que não tem aquelas travadas que o FIFA apresenta.. mas o melhor de todos foi wining eleven 6 esse sim todos gostavam hehehe.

  • Tévor Alves
    2015-11-01T22:18:36  

    Fico reparando os comentários... Não só aqui mas em várias lugares... Os PES maníacos além de expor sua preferência pelo PES e claro grande maioria ainda tenta fala mal do FIFA colocando mil e um defeitos... Quem joga FIFA grande maioria apenas só diz que preferem FIFA... Maioria desses PES maníacos ta igual político e religioso só o partido e religião deles que presta

    recentes

    populares

    • Tévor Alves
      2015-11-01T22:18:36  

      É pq eles sabem q são eternos perdedores! kkkkkk

    recentes

    populares

    • Tévor Alves
      2015-11-01T22:18:36  

      Acho que você inverteu as coisas

  • Bruno Ferreira
    2015-11-02T15:43:23

    Fifa é mais realista os movimentos! Pra mim o melhor!

  • Victor Lima
    2015-11-02T14:18:39

    Eu prefiro o PES, porém acho o Fifa divertido, mas eu compraria o PES.

  • Thiago Eloy
    2015-11-02T12:45:41

    Todo ano é a mesma História, quem é Gamer de verdade Joga os 2 cada um tem seu ponto positivo e seus negativos tenho os 2 e Jogo os 2.. o Resto é frescurinha de Fanboy....

  • Aziz Neto
    2015-11-02T10:55:17  

    Quanto a EA pagou por essa materia?

    recentes

    populares

    • Aziz Neto
      2015-11-02T10:55:17  

      Muita grana pois inclusive criaram perfil fake para postar comentários mentirosos !!!

  • Jailson Silva
    2015-11-02T12:15:50

    O melhor é o que você joga!

  • Jean Viana
    2015-11-02T10:52:55  

    Quem nasceu pra ser PES, nunca vai ser FIFA. Sinceramente até o PES 2013 eu jogava mais depois disso o FIFA ficou superior ao PES.

    recentes

    populares

    • Jean Viana
      2015-11-02T10:52:55  

      podem tenta mas nunca jamas chegara ao nivel do pes

  • Edivaldo Silva
    2015-11-02T11:31:39

    Jogo fifa, minha opinião é que o pes tem gráfico muito bom , já a jogabilidade (pra mim) não é legal . O fifa tem gráfico um pouco abaixo, mas (pra mim) a jogabilidade é 10.