Jogos de esporte

25/12/2015 08h00 - Atualizado em 25/12/2015 08h00

Need for Speed e Tony Hawk estão entre as maiores decepções do ano

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Need for Speed, Tony Hawk 5 e Evolve foram alguns dos jogos que fizeram feio em 2015. O TechTudo preparou a lista completa das maiores decepções e você pode conferir a seguir. Mas vale lembrar que não se tratam de games ruins, apenas títulos que prometiam muito antes de serem lançados, porém apresentaram falhas em alguns pontos e assim não corresponderam a todas as expectativas dos fãs.

Melhores jogos do ano: The Witcher, Bloodborne e Fallout são destaques

Need for Speed

O novo Need for Speed veio com a promessa de renovar a franquia da EA, de ser um retorno às raízes – e ele realmente parecia ser isso tudo, principalmente quando o TechTudo testou a versão de demonstração na E3 deste ano.

Need for Speed (Foto: Divulgação/EA)Need for Speed prometeu trazer a franquia às origens. (Foto: Divulgação/EA)

No entanto, quando o jogo foi lançado a história foi outra. Ele realmente trouxe de volta aspectos que tornaram a franquia famosa, mas elementos como a exigência de conexão com a Internet, falta de perseguição de policiais e o enredo do modo campanha fraco decepcionou o público que aguardava seu retorno.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Rock Band 4

Rock Band 4 se manteve justo com a série de jogos musicais, mas decepcionou ao cometer algumas falhas. Apesar de não inovar como o concorrente Guitar Hero Live, o game pretendia cumprir apenas o que os fãs queriam: mais um capítulo da franquia, com novas músicas e a mesma jogabilidade.

Rock Band 4 (Foto: Divulgação/Harmonix)Rock Band 4 não inovou tanto quanto a concorrência. (Foto: Divulgação/Harmonix)

Porém, a principal promessa era de que as canções extras baixadas pelos jogadores anteriormente, nos games antigos da série, iriam funcionar no novo capítulo. Sim, até funcionou, mas apresentou diversos problemas de compatibilidade e conexão. Além disso, o título teve muitas funcionalidades cortadas, como o modo online e a personalização de músicos mais vasta.

Tony Hawk’s Pro Skater 5

Tony Hawk’s Pro Skater 5 não precisa de muitas explicações para figurar nessa lista. Quando a Activision parecia pronta para trazer de volta uma de suas marcas mais conhecidas da época do PSOne, tudo deu errado.

Tony Hawks Pro Skater 5 (Foto: Divulgação/Activision)Tony Hawk's Pro Skater 5 figura na lista das maiores decepções de 2015. (Foto: Divulgação/Activision)

Para começar, o estilo gráfico do game mudou totalmente a poucas semanas para o lançamento. Quando chegou às lojas, o game ele completamente “quebrado”, injogável e com muitos bugs nos controles.

The Order 1886

The Order 1886 pode ser injustiçado, mas cometeu um grave erro: ser um jogo muito curto – e sem nenhum outro grande atrativo. Apesar de muito bonito e a jogabilidade bem redonda e produzida, o game pode ser completado em menos de três horas, em alguns casos, o que é bem pouco para um título deste naipe.

The Order 1886 (Foto: Divulgação/Sony)The Order 1886 tem curta duração. (Foto: Divulgação/Sony)

The Order decepcionou por ter recebido inúmeros elogios antes do lançamento, principalmente pelo visual, e, quando chegou ao mercado, mostrou que era apenas um “rostinho bonito” e nada mais. O exclusivo de PS4 fez feio este ano.

Ultra Street Fighter 4

Ultra Street Fighter 4 foi relançado na nova geração, e a versão de PS4 veio repleta de problemas, como bugs nos controles, lentidão, travamentos e muitos elementos que deixaram essa edição bem ruim.

Ultra Street Fighter 4 (Foto: Divulgação/Capcom)Ultra Street Fighter 4 foi produzido por outra empresa. (Foto: Divulgação/Capcom)

A versão para PS4 do game não foi feita pela Capcom, e sim por uma empresa terceirizada, o que poderia explicar alguns dos problemas. É claro que isso logo foi corrigido, com atualizações que vieram após o lançamento. Mas o estrago já havia sido feito.

Batman Arkham Knight

Não se engane, Batman: Arkham Knight é um ótimo jogo. Nele, ocorre a aguardada conclusão da saga de Batman nos games e o título faz isso com maestria. Mas há problemas pelo caminho e eles não são poucos.

Batman Arkham Knight (Foto: Divulgação/Warner)Batman Arkham Knight: dependência do Batmóvel desagradou. (Foto: Divulgação/Warner)

Além do visual ligeiramente exagerado, Arkham Knight faz o jogador praticamente depender do Batmóvel como nunca antes o Homem-Morcego dependeu. Chega a ser ridículo, de tanto que o veículo é usado de maneira forçada. Apesar de ser bonito, ter jogabilidade agradável e bela história, Batman Arkham Knight decepcionou bastante neste ponto.

Battlefield Hardline

Battlefield Hardline tem narrativa interessante, como um seriado de TV policial, além da temática bem trabalhada com esta mesma dinâmica. Mas, como jogo de tiro, pecou em aspectos importantes, principalmente para um título da franquia Battlefield.

Battlefield Hardline (Foto: Divulgação/EA)Battlefield Hardline: motor gráfico não trouxe inovação. (Foto: Divulgação/EA)

Assim como em Batman, esse é um exemplo em que o jogo em si não é ruim, mas o fato de usar o mesmo motor gráfico de Battlefield 4, sem muita inovação, desanimou um pouco os jogadores. Sem falar na dublagem brasileira, que ficou bem aquém do esperado.

Evolve

Evolve foi “vendido” no marketing como o verdadeiro sucessor de Left 4 Dead, já que a equipe de produção dos dois jogos era a mesma. Com ideia de ser cooperativo e competitivo ao mesmo tempo, quatro jogadores controlavam personagens pelo mapa, enquanto um quinto era o monstro que os caçava.

Evolve (Foto: Divulgação/2K)Evolve: problemas de desempenho atrapalharam o jogo. (Foto: Divulgação/2K)

A ideia foi muito boa, mas o marketing não vingou. Evolve saiu e, apesar do bom suporte que a produtora deu ao game com extras via download, o desequilíbrio em partidas, carregamento demorados e desbloqueio injusto de personagens não ajudou em nada a fama.

Halo 5 Guardians

Novamente, Halo 5 Guardians é mais um caso em que o game não é ruim, mas apresenta pequenas decepções que não o tornam o jogo perfeito que os fãs aguardavam. A 343 Industries ainda não consegue chegar no mesmo nível da Bungie no quesito desenvolvimento.

Halo 5 Guardians (Foto: Divulgação/Microsoft)Halo 5 Guardians: multiplayer carece de elementos clássicos da franquia. (Foto: Divulgação/Microsoft)

O multiplayer é divertido, mas carece de elementos clássicos da série Halo. É possível notar também que a história não é das mais inspiradas. Fizeram um enorme alarde para Locke, o novo personagem, durante a campanha de marketing, mas no final das contas ele não é tão importante quando aparentava. 

O que você está achando de The Witcher 3? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • George Vasconcelos
    2015-12-25T11:20:24  

    Faltgou o Rainbow six siege.. jogo caro, mas que não tem campanha, apenas multiplayer e bem fraquinho... tem só uns 8 cenários.. comprei e em 3 dias já não tinha mais o que fazer

    recentes

    populares

    • George Vasconcelos
      2015-12-25T11:20:24  

      Rainbow Six é um jogo que exige estratégia e é bem próximo de um combate na vida real, não é um jogo que você sai correndo e atirando igual um retardado. Pra mim Rainbow Six Siege foi uma das melhores compras que fiz esse ano, vale muito a pena

    recentes

    populares

    • George Vasconcelos
      2015-12-25T11:20:24  

      Retardado que adora atirar que nem um doido! Rainbow six siege é um dos melhores jogos de tiro e estratégia que já lançado.. E quem foi que disse que precisa de campanha pra um jogo ser bom? Já ouvisse falar num tal de counter strike? Tem campanha?

  • Thiago P
    2016-01-12T22:57:53

    Hj em dia n cria jogos dovertidos. E sim jogos dificeis de se jogar Dificuldade em jogo eh bom mas tem q ser algo n horrivel igual veem colocando

  • Thiago Silva
    2016-01-05T14:08:22

    Acho uma vergonha os desenvolvedores de jogos dos dias de hoje. São fraquíssimos, quanto a esse negócio de não ter modo campanha eu acho um absurdo! Não sou do tipo que joga on line. Tenho PS4 mas não ativei a psn plus. Prefiro jogar no off line mesmo.

  • Renato Togashi
    2015-12-26T09:07:51

    Amigo, Batman e Halo decepções????? Tá doido?!! "O jogo é uma decepção porque não é perfeito?" Tá louco de pedra, né?!

  • Guilherme Guimarães
    2015-12-25T19:54:30  

    INFELIZMENTE ESTÁ NOVA GERAÇÃO DE CONSOLES IRÁ NOS DECEPCIONAR! NÃO FOI DADO O SALTO QUE SE ESPERA DE UMA GERAÇÃO PARA A OUTRA ; VEJA A DIFERENÇA ENTRE PS2 E PS3 É ENORME , JÁ DO PS3 PARA O PS4 O SALTO É APENAS UM PASSO ...ACREDITO QUE ESSE SEJA O MOTIVO DAS DECEPÇÕES, COM OS GAMES A GERÇÃO PASSADA AINDA SE FAZ PRESENTE.

    recentes

    populares

    • Guilherme Guimarães
      2015-12-25T19:54:30  

      Quanto ao Need For Speed os únicos que realmente foram excelentes são do PS2: Underground 1 e Hot Pursuit 4, o resto ficaram horríveis !!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Guimarães
      2015-12-25T19:54:30  

      Street Fighter e Mortal Kombat na minha opinião são dois jogos imortalizados nos Fliperamas, eta época boa, das disputas depois da escola.

  • Robson Ferraz
    2015-12-25T12:04:08  

    O Need for Speed a expectativa era de reviver o Underground e não o Most Wanted. Injusto a crítica de enredo fraco( analisar enredo em jogo de corrida é sacanagem!) e falta de perseguições policiais. Só concordo com a obrigatoriedade de só jogar conectado que é um erro absurdo da EA.

    recentes

    populares

    • Robson Ferraz
      2015-12-25T12:04:08  

      É grave pq se cair a conexão o game para.(...) Poder-se-ia incluir Star Wars Battlefront . Game caríssimo e sem modo campanha. Pessoalmente, a decepção do ano.

    recentes

    populares

    • Robson Ferraz
      2015-12-25T12:04:08  

      gostei muito do novo need só não gostei das customizações muito fracas perto do underground 1 e 2 (lanternas,faróis,etc)tem carro que não dá para mecher em quase nada!!!(até o the crew tem mais customizações que ele)

  • Anderson Santos
    2015-12-26T02:04:52  

    O salto dessa geração poderia ter sido bem maior . Ta chegando o momento de parar com a paranoia de gráficos absurdos e buscar aprimorar cada vez mais a Inteligencia Artificial nos games. Esse é o caminho.

    recentes

    populares

    • Anderson Santos
      2015-12-26T02:04:52  

      Eles se preocupam tanto com gráficos, que os jogos estão perdendo totalmente os sentidos das histórias originais.

    recentes

    populares

    • Anderson Santos
      2015-12-26T02:04:52  

      Dá pra ver isso em Tomb Raider e alguns Resident Evils, que fugiram de seu contexto absurdamente.

  • Lion Fernandes
    2015-12-25T12:46:21  

    Ps4 descepcionou esse ano na realidade ,

    recentes

    populares

    • Lion Fernandes
      2015-12-25T12:46:21  

      ??

    recentes

    populares

    • Lion Fernandes
      2015-12-25T12:46:21  

      Não achei q ps4 decepcionou não achei q ta muito bom a culpa é dos desenvolvedores que não fazem bons jogos

  • Fábio Campos
    2015-12-25T23:13:46

    O novo nfs nada mais é do que o The run melhorado.prefiro o The run..aliás, é o que estou jogando no momento..

  • Pedro
    2015-12-25T20:34:52

    Tony Hawk's foi só uma modinha do final dos anos 90 e começo dos anos 2000, os jogos da franquia sempre foram ruins e cheios de bugs, só que o povo só começou a enxergar isso agora porque já deixou de ser moda.

  • Pedro
    2015-12-25T20:30:36

    Tony Hawk's foi só uma modinha do final dos anos 90 e começo dos anos 2000, agora que passou a modinha é que o povo vê que os jogos sempre foram ruins.

  • Pedro
    2015-12-25T20:27:44

    Tony Hawk's foi só uma modinha do final dos anos 90 e começo dos anos 2000, agora que passou a modinha é que o povo vê que o jogo sempre foi ruim.

  • Herman Fonseca
    2015-12-25T20:26:38

    Kkkk.....Se fosse seguir as recomendações daqui não teria nenhum jogo... need...batman...the order...são ótimos! Tudo é uma questão de gosto.

  • Weflen Vicente
    2015-12-25T19:39:23

    NFS ficou irado, quem gostoun de Underground 2 para Ps2 com certeza tbm gostou deste... Eu gostei muito.

  • Andson Costa
    2015-12-25T19:04:43

    Para salvar o NFS é só atualizar o Most Wanted e pronto é simples!!!

  • Carlos Lima
    2015-12-25T18:21:33

    Comprei bf hardline e n me arrependi, a dublagem com o Roger n é das melhores mas n atrapalha em nada, zerei e curti, n trocaria pelo bf4 nem que me voltassem dinheiro, desses jogos citados talvez ainda pegue o nfs e o batmam, o resto n vale msm a pena...

  • Marcus Silva
    2015-12-25T15:08:32

    "Além do visual ligeiramente exagerado" Exagerado em qual sentido? Se a própria análise diss que o jogo é belissímo nos gráficos, por que diabos ele é exagerado ?

  • ALEXANDRE
    2015-12-25T17:48:45

    Ahh! NFS deu tiro no pé ao fazer um jogo que nem modo manual tem...

  • Filósofo Contemporâneo
    2015-12-25T10:56:44  

    Só tem um jeito de salvar a franquia NFS. Colocar mais de 1000 carros no próximo título.

    recentes

    populares

    • Filósofo Contemporâneo
      2015-12-25T10:56:44  

      Para o techtudo sim, agora todo NFS tem que ser hot pursuit , ou ter simulação a lá Forza, GT!

  • Laerte Renck
    2015-12-25T16:57:47

    Analisar enredo em jogo de corrida? por favor! E a linha Underground NUNCA teve perseguições policiais, calma aí Techtudo, que logo teve ter um Hot Pursuit ou Rivals 2.

  • Alex Oliveira
    2015-12-25T14:03:40

    A globo tem mania de achar que dita tendências.

  • Carlos Silva
    2015-12-25T13:10:58

    A EA errou feio em colocar o NFS somente online. Não tem razão fazer isso. Já o Batmóvel eu não achei forçado, só que controlar aquele tanque é muito chato. O Hardline segue todos os clichês de série policial americana, muuito chato por sinal. Já o The Order 1886 foi feito para ser bonito, simplesmente isso. Eles queriam mostrar a capacidade do PS4. Infelizmente algumas pessoas compram jogos sem ter conhecimento prévio. Assistam análises, leiam sobre os desenvolvedores, não faça a pre-order e cada compra valerá a pena. Fica a dica.