Video game

02/12/2015 06h00 - Atualizado em 02/12/2015 10h38

Veja lista com curiosidades e fatos divertidos do Super Nintendo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Super Nintendo marcou época e foi um console bem sucedido em todo o mundo, vendendo 49 milhões de unidades. No Brasil, o console de 16 bits da Nintendo também conquistou o grande público, especialmente graças à sua superioridade técnica ao Mega Drive, seu grande rival. Os jogos também marcaram gerações, como Super Mario World, Donkey Kong, Mario Kart, International Super Star Soccer, Top Gear, Chrono Trigger e muitos outros.

Super Nintendo: confira os games com os melhores gráficos do console

Abaixo, vamos mergulhar na história do Super Nintendo para conhecer algumas curiosidades sobre o videogame, bem como fatos obscuros de sua trajetória de sucesso.

Nintendo vendeu 49 milhões de Super Nintendo em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Nintendo vendeu 49 milhões de Super Nintendo em todo o mundo (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

1 – Design para evitar acidentes com líquidos

O Super Nintendo foi projetado para dificultar acidentes que envolvem o derramamento de líquidos no console. Seu antecessor, o NES, conhecido como Nintendinho, tinha um desenho mais quadrado e um topo plano.

Unidades quebradas por bebidas derrubadas fizeram a Nintendo considerar um desenho impedindo que copos fossem colocados no console. Por isso, o Super Nintendo tem slot vertical para cartuchos e uma superfície cheia de ângulos.

2 – Super Nintendo online!

O Super Nintendo tinha um acessório que permitia conexão com a Internet via dial-up para que jogadores disputassem partidas de alguns jogos com adversários do mundo todo.

Batizado de XBand, o acessório consistia em um modem que intermediava a conexão e era exigido o pagamento de uma mensalidade para usar o serviço.

XBand permitia partidas online em jogos como NBA Jam.  (Foto: Reprodução)XBand permitia partidas online em jogos como NBA Jam no Super Nintendo (Foto: Reprodução/NintendoAge)

Contudo, as limitações tecnológicas da infraestrutura de rede da época e do próprio hardware do Super Nintendo sempre foram um obstáculo para que o serviço se popularizasse e funcionasse corretamente.

3 – Demorou, mas chegou

Nos anos 1990, o lançamento de qualquer produto de tecnologia demorava para chegar ao Brasil. E o Super Nintendo só chegou no Brasil em 30 de agosto de 1993, três anos depois da chegada do produto ao consumidor japonês.

Esse atraso causou uma situação curiosa em que o console da Nintendo acabaria concorrendo com o PlayStation, lançado mundialmente em 1994, mas já bastante difundido no Brasil em 1995. Como jogos para o SNES ainda seriam lançados ao longo da década, o console continuou viável por muito tempo no Brasil, mesmo depois de ter sido aposentado no exterior.

4 – 13 anos de fabricação

Todo mundo se impressiona com o PlayStation 2, que foi fabricado de 2000 a 2012 e vendeu 155 milhões de unidades. Mas o Super Nintendo também teve fôlego de mais de uma década.

A Nintendo encerrou a fabricação do console, no Japão, apenas em 2003, 13 anos depois do lançamento original do console.

5 – Super Nintendo marrom não é culpa sua

Eletrônicos da época eram feitos com um tipo de plástico rico em bromo. O bromo era usado no composto para torná-lo menos inflamável e mais resistente ao fogo.

O problema é que o bromo oxida com facilidade (oxidação é o processo de ferrugem, no ferro e, no caso do bromo, a “ferrugem” tem essa coloração bege), especialmente na presença de calor. Como o videogame esquenta naturalmente para funcionar, o tom marrom no plástico do console acabava sendo inevitável com o tempo.

Console vai ficando com aspecto "encardido" pela oxidação do bromo, presente no plástico, e não por descuido do usuário  (Foto: (Foto: Filipe Garrett/TechTudo))Super Nintendo vai ficando com aspecto "encardido" pela oxidação do bromo, presente no plástico, e não por descuido do usuário (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)


6 – Nintendo PlayStation

Essa é uma história mais conhecida: em algum momento da história, a Nintendo esteve perto de lançar um acessório que permitiria ao Super Nintendo ler CDs. O acessório se chamaria PlayStation e seria fabricado pela Sony.

Uma série de desentendimentos em torno da quantidade de grana que cada empresa levaria dos lucros da empreitada acabou matando o acessório. O que restaram foram alguns protótipos e a verdade de que o PlayStation, com seus 21 anos de história, só surgiu porque a Nintendo desmontou a parceria.

7 – Star Fox

Star Fox é um jogo de muito sucesso no catálogo da Nintendo e a sua primeira versão, criada para o SNES, é muito importante.

Foi um dos primeiros jogos a criar ambientes 3D e permitir a jogador interagir com eles, mesmo rodando em um hardware que, ao contrário do Nintendo 64 e do PlayStation, não foi desenvolvido para esse tipo de tarefa.

Star Fox foi criado para testar o chip Super FX e ficou tão divertido que a Nintendo decidiu lançar o game  (Foto: Reprodução)Star Fox foi criado para testar o chip Super FX e ficou tão divertido que a Nintendo decidiu lançar o game (Foto: Reprodução)

Outra curiosidade bacana sobre o jogo é que, na verdade, ele era apenas uma demonstração interna, criada pela Nintendo para testar o chip Super FX. No fim das contas, os engenheiros gostavam tanto de “testar” o SNES com Star Fox que o jogo acabou sendo lançado comercialmente.

8 – Netflix de jogos

Em 1995, usuários japoneses do Super Nintendo podiam assinar o serviço Stellaview. Ele usava sinais de rádio para transmitir jogos em horários definidos previamente pela Nintendo. Quem fosse assinante e ligasse o console na hora programada, podia jogar o game selecionado à vontade.

A plataforma tinha suas limitações, nunca saiu do Japão, mas permitia que demos e conteúdos extras para jogos fossem distribuídos.

9 – Cartuchos melhoravam a performance do console

As “fitas” do Super Nintendo podiam dar uma ajuda ao console na hora de executar algum jogo mais exigente. Star Fox, por exemplo, só podia executar as corridas em alta velocidade e ambientes tridimensionais porque o cartucho usava um chip especial, chamado de Super FX que atuava como um processador auxiliar àquele embutido no console.

10 – Muito menos que o seu celular

O Super Nintendo divertia todo mundo apoiado em um processador de um núcleo rodando a máximos 3,58 MHz, com 128 KB de memória RAM e um chip gráfico de 2,56 MHz e 64 KB de memória dedicada: tudo isso permitia jogos rodando na resolução de 512 x 448 pixels.

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Oliveira
    2015-12-02T11:09:22  

    NUNCA PUDE TER UM... SEMPRE FUI MUITO POBRE, MAS SEMPRE ACHEI QUE TUDO PODIA MELHORAR, MAS HOJE, TÁ QUASE FALTANDO O QUE COMER... TENSO...

    recentes

    populares

    • Andre Oliveira
      2015-12-02T11:09:22  

      André mais um dos suspeitos de desvios da Petrobras ....

    recentes

    populares

    • Andre Oliveira
      2015-12-02T11:09:22  

      nao adianta mais falar com o André .. agora ele ta dando um rolé no gta .. auhhsahusa

  • Português
    2015-12-16T18:37:30  

    Cara Eu vou comprar um Super Nintendo só por causa do Ultimate Mortal Kombat 3 só por isso cara! Os Efeitos Sonoros são únicos!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-12-16T18:37:30  

      Amigo Bruno no Mercado Livre tu acha Controle do Super Nintendo!

    recentes

    populares

    • Português
      2015-12-16T18:37:30  

      Pode crer! Finish Him!!

  • Alex Ribeiro
    2016-06-29T17:42:56

    Melhor console de todos os tempos até hoje!!!!!

  • Barbosa
    2015-12-15T16:15:53  

    Essas novas geracoes nunca vao saber o que tentar passar da 3 faze de batletoads, nunca conhecer ninguem q tenha zerado... kkk

    recentes

    populares

    • Barbosa
      2015-12-15T16:15:53  

      Ai eu zerei no nintendo e no super nintendo, no nes levei 2 anos, na época tinha uns 12 anos

    recentes

    populares

    • Barbosa
      2015-12-15T16:15:53  

      RAPAIZ EU SÓ PUDE COMPRAR O SNES NESSE ANO ACREDITEM, EU SÓ TIVE O MEGA, MAS O SNES É MUITO BOM MESMO! SEGA E NINTENDO SEMPRE SERÃO AS MELHORES E SONY E MICROSOFT NUNCA SERÃO

  • Ivan Santos
    2015-12-14T15:41:51  

    Quem lembra que jogo pra PC tinha o código 'IDSPISPOPD' pra tornar o carinha em God Mode?

    recentes

    populares

    • Ivan Santos
      2015-12-14T15:41:51  

      Ninguem acertou. Foi o Quake!

    recentes

    populares

    • Ivan Santos
      2015-12-14T15:41:51  

      Ou foi o Duke Nukem 3D?

  • José
    2015-12-02T10:47:50  

    nunca tive um super nintendo falava que os graficos eram horriveis e só teria vieo game o dia em que os graficos se aproximassem da realidade, então tive o ps2 meu primeiro video game depois o ps3 e agora o ps4! não o psone tive porque achava os graficos ruins! celular a mesma coisa só tive quando lançaram o android!

    recentes

    populares

    • José
      2015-12-02T10:47:50  

      josé, você não joga minecraft, não?

    recentes

    populares

    • José
      2015-12-02T10:47:50  

      meu DEUS o cara nao teve o super nintendo '0' se e loko o a doidera.

  • Jayro F
    2016-01-04T04:30:52

    Mario RPG é inesquecível!!

  • Barbosa
    2015-12-15T16:15:09

    Bons tempos, Mario World, MArio RPG, Supermetroid, Metal Warriors, Rock Roll Race... qto tempo passei jogando com os brothers!!!

  • Marcos Costa
    2015-12-03T00:22:27  

    ja perdi noites jogando donkey kong ,street fight, super mario era doido demais, fala nisso alguem ai tem o pasworld do top gear lembram ?passa ai

    recentes

    populares

    • Marcos Costa
      2015-12-03T00:22:27  

      Top Gear 1 é Horizons no fácil. No difícil é Keelson. A última fase é até fácil no modo hard, mas joga a fase da Itália que aí você o que é difícil.

    recentes

    populares

    • Marcos Costa
      2015-12-03T00:22:27  

      verá* o que é difícil

  • Tenente Zureta
    2015-12-07T11:35:58

    O maior sucesso da Nintendo... ever !!!

  • So Formulas
    2015-12-02T11:22:02  

    vendo Super Nintendo Modelo superior a esse por 2.500 reais grátis 3 fitas, contatos por aqui mesmo mando por sedex frete gratis

    recentes

    populares

    • So Formulas
      2015-12-02T11:22:02  

      Obrigado pela compra marcos, até amanha chega o seu Super nintendo pelo sedex 10 :)

    recentes

    populares

    • So Formulas
      2015-12-02T11:22:02  

      2500 reais ? Nem o Ps4 custa isso

  • Rafael Silveira
    2015-12-04T10:56:34

    Bizarro!

  • Luciano Zulu
    2015-12-02T10:55:31  

    Clássico. O meu era Super Famicom que diziam ser a versão japonesa do SNES . Madrugadas e madrugadas jogando Super Castlevania IV, Top Gear e Internacional Super Star Soccer Deluxe.

    recentes

    populares

    • Luciano Zulu
      2015-12-02T10:55:31  

      chevara da escola sextam jogava a mochila de lado ligava o snes se so deus sabia a hora que iria parar. jogando zelda então eu e me irmao ja viramos noites e mais noites ate terminar ele....

    recentes

    populares

    • Luciano Zulu
      2015-12-02T10:55:31  

      Só o narrador falando DELUXE, já me deixava doido. hehehehe

  • Fred Lima
    2015-12-02T22:02:20  

    Star Fox, Mario, Donkey Kong, Star Soccer, Top Gear, que saudade disso tudo, mais de 15 anos que joguei :/

    recentes

    populares

    • Fred Lima
      2015-12-02T22:02:20  

      a musica do top gear era o melhor.... ganhei o meu SNES tinha 9 anos de idade... já se passaram 21 desde então.. :(

    recentes

    populares

    • Fred Lima
      2015-12-02T22:02:20  

      Top Gear... melhor jogo de corrida existente...

  • Armando Mariano
    2015-12-03T09:49:36

    Tempo mágicos onde os amigos se reuniam para jogar juntos. Agora o que prevalece é o isolamento do convivio a sociedade com o modo online. Mas ainda me divirto muito.

  • Neto Rodrigues
    2015-12-03T09:39:10

    Eu tinha um SNES e um Mega Drive, eram dias malocado dentro de casa

  • Moacyr Júnior
    2015-12-03T09:32:12

    Eu tenho...kkkkkk

  • Anderson Costa
    2015-12-03T08:26:55

    será que um dia ele chega aqui no acre?

  • Eduardo Rodrigues
    2015-12-03T08:05:02

    Joguei muito!!! Ótimos tempos que não voltam mais!!

  • Jose Filho
    2015-12-02T18:20:52  

    SUPER NINTENDO ? ISSO PRA MIM, NA EPOCA ERA COISA DE RICO ...EU AINDA TINHA MEU ATARI CONTROLES DE SO BOTÃO ... ETERNO PITFAL

    recentes

    populares

    • Jose Filho
      2015-12-02T18:20:52  

      Eu tbm tinha, o Ataris....por volta dos anos 1983-1984

  • Wesley Ferreira
    2015-12-02T11:41:55  

    Só N e r d s almofadinhas v i r g e n s que gostam de vídeo game

    recentes

    populares

    • Wesley Ferreira
      2015-12-02T11:41:55  

      E os travesseiros também.

    recentes

    populares

    • Wesley Ferreira
      2015-12-02T11:41:55  

      Não sou nerd e amo video game.

  • André Soares
    2015-12-03T07:02:11

    Meu Deus..que Saudades

  • Thiago
    2015-12-03T00:58:47  

    demorava mais pra zerar as veses tinha que esperar vários meses para sair a revista com os mapas e as dicas , hoje com a internet qualquer dificuldade e resolvido em 1 minuto

    recentes

    populares

    • Thiago
      2015-12-03T00:58:47  

      em 96 eu e meu irmão ganhamos um N64 junto com mario 64, começamos a jogar sexta a noite e paramos so domingo depois do Faustão.. jogo e muito loco e pegar as 120 estrelas nao era para qualquer um não....

  • Hirlan Borges
    2015-12-03T01:12:35

    Castelvânia IV, Final Fight, Mortal Combate III, Joe e mac, vixi...

  • Vitor Chavari
    2015-12-03T02:47:56  

    Melhor game da história! Quando vc queria detonar algum jogo, tinha que comprar revista, hj tem gameplay no youtube e os mapas ja te jogam no final, mas queria ver o cara zerar super ghous n ghosts na raça, que nem eu quando ganhei a fita em 1996. Saudade demais dos anos 90

    recentes

    populares

    • Vitor Chavari
      2015-12-03T02:47:56  

      me lembro eu e meu irmao terminando supermario no snes, sem revista, sem videos. foi no braço mesmo... ohhh tempo bom.