Jogos de luta

02/01/2016 08h00 - Atualizado em 15/01/2016 18h21

Confira lista com melhores jogos da franquia The King of Fighters

Thomas Schulze
por
Para o TechTudo

The King of Fighters é uma das séries mais cultuadas pelos jogadores brasileiros. Lançada em 1994 pelas mãos da SNK na poderosa placa e console Neo Geo, não demorou para a franquia dominar os fliperamas de todo o planeta com seus títulos anuais, que sempre apresentavam novos personagens, técnicas e recursos. Relembre os melhores capítulos dessa gloriosa história:

Conheça o jogo rítmico de The King of Fighters para mobile

O grande crossover (The King of Fighters ‘94)

The King of Fighters nasceu de um crossover entre outras aclamadas séries de luta da época. O jogo pegou emprestado alguns personagens dos sucessos Fatal Fury (de onde vieram os populares Mai Shiranui e Terry Bogart), Art of Fighting (Ryo Sakazaki e Robert Garcia), Ikari Warriors (Ralf Jones) e Psycho Soldier (Athena Asamiya), e acrescentou outros inéditos, como o protagonista Kyo Kusanagi.

the-king-of-fightersThe King of Fighters 94 apresentou o combate por times (Foto: Divulgação/SNK Playmore)

Rugal Bernstein organiza o torneio que dá nome ao jogo, mas além do chefão apelão, o primeiro The King of Fighters ficou marcado pelo seu inovador sistema de seleção de personagens, permitindo ao jogador jogar com times de três membros, o que virou o principal diferencial da franquia.

Time dos sonhos (The King of Fighters ‘95)

Quando a SNK decidiu que a série teria lançamentos anuais, encontrou a deixa perfeita para desenvolver arcos narrativos contínuos em seus jogos. Foi aqui que começou a aclamada saga de Orochi, que serviu de pretexto para nos apresentar o lendário Iori Yagami. Iori logo vira o rival de Kyo, com quem divide os holofotes e posto de mascote da série até hoje.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

the-king-of-fighters2Pôster oficial de The King of Fighters 96 (Foto: Divulgação/SNK Playmore)

A principal sacada e inovação do game, que foi levada para todos os títulos seguintes, foi permitir que o jogador escalasse o trio de sua equipe livremente, pegando quaisquer dos 24 personagens disponíveis para jogar na ordem que bem entendesse.

O auge da fama (The King of Fighters ‘98)

Tido por muitos fãs e críticos como o melhor capítulo da série, foi certamente um dos fliperamas mais populares do Brasil. Com o fim da saga de Orochi, a SNK decidiu lançar um jogo festivo e livre das obrigações do cânone, chegando a reviver Rugal e abrir mão de uma trama elaborada para criar a “luta dos sonhos”.

The King of Fighters ‘98 (Foto: Divulgação)The King of Fighters ‘98 (Foto: Divulgação)

Apesar da jogabilidade ter certa similaridade com a excelente edição ‘97, mantendo os modos de luta Advance e Extra, o que valorizava bastante as técnicas de esquiva, o grande elenco, o equilíbrio dos golpes e o balanceamento dos lutadores garantiram ao KOF ‘98 um lugar de honra entre os grandes jogos de luta da história.

O poder dos strikers (The King of Fighters 2000)

Embora o título fique marcado negativamente por ser o último jogo da série lançado antes da SNK decretar falência, o segundo capítulo da saga NESTS não pode ser menosprezado, especialmente por ter aprimorado o sistema de strikers inaugurado em KOF ‘99, agora batizado de Active Striker System.

the-king-of-fighters4O grande elenco de The King of Fighters 2000 (Foto: Reprodução/YouTube)

A jogabilidade permitia chamar os strikers em qualquer momento da luta, seja jogando na ofensiva ou defensiva, além de escalar strikers alternativos como personagens de capítulos anteriores do KOF, Fio Germini de Metal Slug 2, ou Duke Edwards de Burning Fight. O jogo também contava com uma das melhores trilhas sonoras da série!

A volta da SNK (The King of Fighters 2003)

Graças aos problemas financeiros da SNK, a desenvolvedora coreana Eolith ficou encarregada das polêmicas edições 2001 e 2002, que dividiram os fãs. Em 2003 a retomada ocorreu e o desenvolvimento ficou novamente a cargo da SNK Playmore, que lançou o último The King of Fighters da história para um console Neo Geo.

O popular Ash Crimson estreia em The King of Fighters 2003 (Foto: Divulgação/SNK Playmore)O popular Ash Crimson estreia em The King of Fighters 2003 (Foto: Divulgação/SNK Playmore)

KOF 2003 marca o início da saga Tales of Ash e a estreia do popular Ash Crimson, um dos favoritos dos cosplayers. O legal aqui era o formato multi-shift, que permitia trocar de personagem sempre que o sinal Change OK aparecia sobre a barra de especial, ou mesmo gastar um ponto da barra para realizar uma troca ofensiva. Também dava para designar um capitão para o time, o único personagem que podia soltar o poderoso movimento especial do líder.

Uma nova dimensão (The King of Fighters: Maximum Impact)

Desenvolvido pela Noise Factory e publicado pela SNK Playmore no PlayStation 2 e Xbox em 2004, trata-se do primeiro título totalmente tridimensional da série, um capítulo disposto a quebrar convenções.

Os belos modelos 3D de The King of Fighters Maximum Impact (Foto: Reprodução/YouTube)Os belos modelos 3D de The King of Fighters Maximum Impact (Foto: Reprodução/YouTube)

Além de acabar com o sistema de times e botar os personagens para lutarem sozinhos (ao menos na história principal), o combate se tornou mais cadenciado e ficou mais próximo de Tekken do que de seus antecessores. Os jogadores de Xbox podiam usufruir de um exclusivo modo online, o que virou regra nos lançamentos seguintes para consoles.

O futuro de The King of Fighters

O próximo capítulo da série, The King of Fighters XIV, foi confirmado na Tokyo Game Show de 2015 como uma exclusividade do PS4 e deixou de lado o tradicional fliperama. Dirigido por Yasuyuki Oda e desenvolvido pela SNK Playmore, ainda não se sabe muita coisa sobre o game além do fato de que ele contará com gráficos em 3D.

The King of Fighters é seu jogo de luta favorito? Vote no fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fluminense Stjd
    2016-02-01T22:23:34  

    KOF 2000 foi o melhor de todos

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-02-01T22:23:34  

      7 pessoas tomavam um combo infinito e perdia a ficha kkk

  • Paulo Almeida
    2016-01-08T12:48:47  

    Essa matéria é um tanto estranha. KOF 95 sim, é um grande KOF e bem popular entre os fãs. Mas o 97, da saga Orochi é o mais popular. Os Dream Matchs da saga são os mais populares, tanto o 98 e o 2002 (sendo seus remakes bem melhores). Na saga Nests, o 99 é muito melhor que o 2000, que seu sistema de strikers permitia combos ridículos com strikers, a ponto de um agarrão do Clark ou Ralf, poder fazer 100% com o Joe de striker por ex (um dos tantos). KOF da saga Ash, o 2003 é o mais fraco, o XI é o melhor. Sistema de tag foi muito aperfeiçoado. E o XIII, que fechou essa saga é um ótimo KOF.

    recentes

    populares

    • Paulo Almeida
      2016-01-08T12:48:47  

      Mal joguei KOF 2000 e 2001 por conta do sistema de strikers, que a meu ver era chato. E não perdia fichas por causa destes combos, já até me beneficiei deles. Gastei fichas com outros KOF's.

    recentes

    populares

    • Paulo Almeida
      2016-01-08T12:48:47  

      A kof 97 é a queridinha da maioria com toda certeza. Respeito a opiniao dos demais tbm.

  • Thiago Santos
    2016-01-03T08:10:39  

    Qual o trio preferido de vcs?? Meu - K9999, Athena e Kula.

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2016-01-03T08:10:39  

      kof 98; terry"com start pressionado" ; yashiro; Choi

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2016-01-03T08:10:39  

      Kof 97 Iori, Kim, Benimaru

  • Thiago
    2016-03-01T15:27:58

    SNK Playmore nunca chegará a qualidade da antiga SNK

  • Rodrigo Santos
    2016-02-23T13:13:02

    o melhor KOF de todos ate agora foi o 2002 e 2002 unlimeted match

  • Myllerson Nunes
    2016-01-22T21:59:54

    Quem não lembra o código para liberar o Iori a Leona e o New Faces Orochi no Kof 97? Muita molecada da época tinha "prazer" em ouvir a Leona com a revolta de sangue.

  • Lucas Angulo
    2016-01-02T11:38:21  

    Não tinha Geese no 98, aquele ali é o 95 Techtudo.

    recentes

    populares

    • Lucas Angulo
      2016-01-02T11:38:21  

      Essa The King com o Geese e uma versão de aniversário feita que tem na Live e se não me engano tem na PSN tb Não tenho certeza o Trio do Geese vem o Orochi e o Rugal e se aparta o start vira maligno.........

    recentes

    populares

    • Lucas Angulo
      2016-01-02T11:38:21  

      Versão do 98 que tem o Geese é a Ultimate Match, a melhor KOF já lançada. Saiu para Playstation 2, Xbox Live Arcade, Steam e arcades japoneses da placa Taito.

  • Getulio Garcia
    2016-01-03T09:59:19  

    Eu gostava muito da the king of finght 94 pq VC tinha que pegar o triu já formado, o triu do Brasil era da hora, mas o triu fatal fury e o melhor! Mas o 97 e 98 tb são top!!! mas depois não tive mais tempo de acompanha a saga pq comecei a trabalhar, e não tinha tempo de ficar nos fliperamas !

    recentes

    populares

    • Getulio Garcia
      2016-01-03T09:59:19  

      top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top top

  • Ivan Santos
    2016-01-02T11:29:25  

    Nada de "bizarro" neste jogo, techtudo?

    recentes

    populares

    • Ivan Santos
      2016-01-02T11:29:25  

      Challenge accepted! Let the fight begin!!

    recentes

    populares

    • Ivan Santos
      2016-01-02T11:29:25  

      kkkkk, vocês devem ser muito fracos. Dava stryker só com Yamazaki.

  • Jilvanei Pereira
    2016-01-02T13:58:48  

    Eu tenho na minha fliperama o jogo " The King Of Fighters 2002 plus " ( É Kof 2002 plus, não é Magic Plus ), e gostaria de saber se esse jogo é bom e no q ele é diferente do Kof 2002 normal , pois minha versão aparenta ser igual ao do Kof comum

    recentes

    populares

    • Jilvanei Pereira
      2016-01-02T13:58:48  

      na minha opiniao e pior pois voce tem orugal liberado e especial cheio, que sao as unicas diferenças mas atrapalham o jogo

    recentes

    populares

    • Jilvanei Pereira
      2016-01-02T13:58:48  

      Negativo, as minhas barras não são cheias e nenhum bug. Eu dei uma pesquisada melhor e notei q aparentemente no Kof 2002 o Rugal e o Kusanagi são bloqueados, mas no meu ambos estão liberados ( Somente os 2 ), e aparentemente é essa a diferença entre o meu plus e o classico!

  • Luciano Nascimento
    2016-01-03T20:33:01

    Iniciei a saga em 94, salvei com todos os trios, o mais difícil para salvar foi com o trio americano. Para mim, o melhor ano foi o de 1997, foi a época de vários contras. Benimaru e Clark, não ficavam de fora kkk

  • Matheus Conceição
    2016-01-03T16:09:37

    Imagem que ilustra the king 98, é na realidade o último trio da 96!

  • Ivan Santos
    2016-01-03T15:00:33

    Nada iguala ao Virtua Fighter, da Sega! Jogo de 1993.

  • Leandro Oliveira
    2016-01-03T11:50:37

    97 e 2002 - os melhores!

  • Fernando Silva
    2016-01-03T11:33:07

    Sem sombra de dúvida, o melhor jogo de lutas de todos os tempos!

  • Rodrigo Oliveira
    2016-01-03T10:14:44

    Essa luta ae em cima não é no k.o.f 98 nem tem geese e o melhor the king o melhor eh o 2002

  • Obelisko
    2016-01-02T13:04:59  

    Eu gosto muito do 2002!

    recentes

    populares

    • Obelisko
      2016-01-02T13:04:59  

      Prefiro o KOF 2001.

    recentes

    populares

    • Obelisko
      2016-01-02T13:04:59  

      2002 humilha o 2001...

  • Helio Jr
    2016-01-02T16:03:18  

    não li a matéria mas kd o 97

    recentes

    populares

    • Helio Jr
      2016-01-02T16:03:18  

      Preguiça ou falta de tempo??

  • Kenseiden
    2016-01-02T11:05:48  

    Estou sentindo falta dos jogos de luta, principalmente das franquias Art Of Fighting e Fatal Fury.

    recentes

    populares

    • Kenseiden
      2016-01-02T11:05:48  

      98 foi de longe a melhor...97 é boa tbm, mas nao se compara a 98...

    recentes

    populares

    • Kenseiden
      2016-01-02T11:05:48  

      Em matéria de diversão nos fliperamas, fico com o 98 e o 2002... Mas pra falar a verdade, cada um tem seu atrativo...

  • Alessandro Silva
    2016-01-02T15:27:04  

    Melhor jogo de Luta disparado na frente dos outros... mas fiquei mto chateado com essa exclusividade para o PS4... SNK Playmore se vendeu... mto triste mesmo, não vou jogar, pq não vou comprar um ps4 só para isso...

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2016-01-02T15:27:04  

      Chora mais monoplataforma.

    recentes

    populares

    • Alessandro Silva
      2016-01-02T15:27:04  

      desculpa ai senhor Multiplataforma... kkkkk... é que ao invés de comprar 2 video games, eu prefiro investir em outras coisas... tipo viagens...

  • Mks Suspensao
    2016-01-03T06:44:14

    melhores sao tkof 95' e 97' Benimaru, Heidern e Takuma.

  • Carlos Ferreira
    2016-01-03T02:13:38

    - Os noob choram nas sequencia do 2002 , haha' so os fortes conseguem os fracos choram

  • Daniel Pereira