Jogos de arcade

15/01/2016 08h00 - Atualizado em 15/01/2016 08h00

Lista reúne curiosidades e polêmicas da franquia Final Fight

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Final Fight, uma das franquias mais populares da década de 90, foi deixada de lado nos últimos anos pela Capcom. Pensando nisso, o TechTudo produziu a lista abaixo com as melhores curiosidades e polêmicas sobre essa que é uma das maiores séries de beat ‘em up da história dos games.

Streets of Rage: curiosidades e polêmicas sobre o clássico do Mega Drive

A origem

Final Fight iniciou o seu desenvolvimento como uma continuação do primeiro Street Fighter. O game chegou a ser apresentado em feiras com o título Street Fighter 89. Com o lançamento de Double Dragon 2, Yoshiki Okamoto, produtor do game, resolveu que ele deveria abandonar o combate entre dois lutadores e apostar no gênero beat ‘em up.

Cody e Guy na versão de arcade de Final Fight (Foto: Reprodução/Gamefaqs)Cody e Guy na versão de arcade de Final Fight (Foto: Reprodução/Gamefaqs)

Quando os chefes da Capcom viram o projeto, notaram que ele era muito diferente de Street Fighter, mas viram potencial no jogo, mudando o nome e iniciando uma nova série. Mesmo assim, Final Fight fez parte do mesmo universo de Street Fighter, tendo lutadores como Guy e Cody, heróis do primeiro game, como personagens de futuras versões da série de luta.

Agora chamado Final Fight, o jogo se passa na cidade de Metro City. Quando a filha do prefeito Mike Haggar, Jessica, é sequestrada por uma gangue, seu namorado Cody, Haggar e um ninja chamado Guy resolvem resgatá-la.

Os produtores comentaram que boa parte da trama de Final Fight foi influenciada pelo cinema dos Estados Unidos, em especial o filme Ruas de Fogo, de 1986. Nele, uma cantora é sequestrada por uma gangue e seu antigo namorado, também chamado Cody, vai ao seu resgate.

Caixa da versão de SNES de Final Fight (Foto: Divulgação/Capcom)Caixa da versão de SNES de Final Fight (Foto: Divulgação/Capcom)

Com o título completo, Final Fight foi lançado em arcades em dezembro de 1989. O game ainda recebeu um port para o Super Nintendo no ano seguinte, mas com algumas mudanças, como a ausência de Guy como um personagem jogável. Uma outra versão, apenas com Guy, no lugar de Cody, acabou sendo lançada no Japão dois anos depois, com novas cenas de abertura e um final inédito.

O nascimento de Poison

Uma das várias inimigas que você encontra na franquia Final Fight (e que depois acabou indo parar em Street Fighter) é a Poison. Inicialmente, ela deveria ser apenas uma capanga que você deve eliminar durante o game.

Um funcionário da Capcom dos Estados Unidos não gostou muito do fato de você bater em uma mulher no jogo, o que fez Akira Yasuda, designer de Final Fight, afirmar que todas as mulheres que você combate são transexuais. Desde então, a Poison tem em seu perfil que nasceu do sexo masculino, mas, agora, é do feminino.

Poison também apareceu na série Street Fighter (Foto: Divulgação/Capcom)Poison também apareceu na série Street Fighter (Foto: Divulgação/Capcom)

Mesmo assim, em sua versão americana para o Super Nes, Poison, e sua versão com cores diferentes, Roxy, foram trocadas por dois personagens masculinos, Billy e Sid. Após aparecer em títulos futuros, a sexualidade da personagem acabou sendo abordada e ela acabou fazendo parte do time de lutadores em Street Fighter IV.

Sequência com um gostinho brasileiro

Em 1993, foi lançado Final Fight 2, para o Super Nintendo. Cody e Guy saem de cena para a entrada de novos personagens. Um deles foi Carlos Miyamoto, um espadachim brasileiro que, assim como boa parte dos personagens brasileiros que apareceram nos games na década de 90, tem apenas o seu nome para mostrar a nacionalidade.

Caixa estilizada de Final Fight 2 (Foto: Reprodução/Giant Bomb)Caixa estilizada de Final Fight 2 (Foto: Reprodução/Giant Bomb)

Mesmo assim, o fato de ter um brasileiro no game recebeu bastante atenção na época do seu lançamento por parte da imprensa especializada brasileira.

Misturando Street Fighter e beat ‘em ups

Com o lançamento de Final Fight 3, a Capcom resolveu utilizar alguns elementos da franquia Street Fighter para os comandos do novo game. Com isso, golpes especiais, que antes eram feitos com apenas um botão, agora precisavam ser realizados como as “magias” de Street Fighter.

Final Fight 3 trouxe várias melhorias à franquia, como melhores gráficos, o retorno de Guy como personagem selecionável, e um modo coop em que o segundo lutador é controlado pelo computador. O game foi um dos últimos títulos da Capcom lançados para o Super Nintendo.

Qual jogo antigo merecia um Remake? Opine no Fórum do TechTudo.

Um retorno às origens

Em 1999, a Capcom escolheu Final Fight Revenge como último game a ser lançado para o Sega Saturn. O título trazia a série de volta às suas origens como um novo Street Fighter, colocando lutadores em combates diretos em vez de um beat ‘em up.

Final Fight Revenge foi a tentativa de um jogo de luta direto para a franquia (Foto: Reprodução/Gamefaqs)Final Fight Revenge foi a tentativa de um jogo de luta direto para a franquia (Foto: Reprodução/Gamefaqs)

Revenge foi o primeiro game da franquia a apresentar gráficos 3D, algo que parecia não combinar muito com o gênero original da série. Personagens como Guy, Sodom, Rolento e Cody, que apareceram em jogos da franquia Street Fighter Alpha, utilizam seu golpes especiais em Revenge. Poison, também presente no game, utiliza golpes similares aos vistos em Ultra Street Fighter IV.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A americanização do clássico

Tentando agradar um público moderno, ligado a games como GTA, a Capcom lançou, em 2006, Final Fight Streetwise, para o Xbox e PlayStation 2.


O jogo voltou ao gênero beat ‘em up e trouxe um novo personagem Kyle, irmão de Cody, que investiga o desaparecimento do herói do primeiro game e o uso de uma nova droga na cidade. Originalmente, o título deveria ter um visual em cel-shading, mas os chefes da Capcom optaram por algo mais próximo aos gostos do público dos Estados Unidos.

Por isso, o jogo traz uma trilha sonora de hip-hop, nada lembrando os primeiros capítulos da franquia. Streetwise acabou sendo massacrado pela crítica e pelos fãs de Final Fight, fazendo dele o último game (até o momento) da franquia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tatiane Saraiva
    2019-11-26T15:14:32

    tem alguém que sabe se tem o Final Fight para PS4 ou XBOX ONE ??

  • Daniel Silva
    2016-01-15T17:29:53  

    Final Fight, Cadillacs Dinosaurs e Street Fighter, mães esses eram seus trocos do pão..kkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Silva
      2016-01-15T17:29:53  

      kkkk Daniel do céu, pô cara eu vivi isso também...os troquinhos dos pães kkkkk muito bom recordar!

  • Gozadana Guela
    2016-01-15T13:38:26  

    Mato o Sodom na sequência sem errar.

    recentes

    populares

    • Gozadana Guela
      2016-01-15T13:38:26  

      Era a chance de passar de fase sem correr o risco de perder a ficha ficar em cima do barril dentro do metrô. kkkkk...

    recentes

    populares

    • Gozadana Guela
      2016-01-15T13:38:26  

      Lembro dessa manha, kkkkk. E tem aquela do primeiro chefão de ficar dando soquinhos, virar pro outro lado, voltar e continuar com os soquinhos, ciclicamente. O vilão não conseguia sair até morrer.

  • Vagner Peixoto
    2016-01-15T17:11:25  

    Meu irmão zerava com uma ficha, na época dos fliperamas.

    recentes

    populares

    • Vagner Peixoto
      2016-01-15T17:11:25  

      Maverik, vc é dessa época?

    recentes

    populares

    • Vagner Peixoto
      2016-01-15T17:11:25  

      Cara ja zerei com 2 fichas mas cheguei no chefe da cadeiras de rodas mais de 10 vezes com uma ficha só era muito louco o flipper ficava lotado de gente para ver o final hahaha

  • Alexandre Wotan
    2016-02-11T13:04:20

    otimas materias e curiosidades dos jogos classicos. Ainda penso q poderia haver algum detalhamento maior, tipo sei la, biografia dos personagens. Se pode sugerir matérias que tal uma com "Splatterhouse" , "Pit Fight" e "Kid Chameleon" ?

  • Tenente Zureta
    2016-01-19T08:09:50  

    Cadillacs and Dinosaurs manda um abraço!

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-01-19T08:09:50  

      Verdade... o melhor!

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-01-19T08:09:50  

      Golden Axe também.

  • Vegeta
    2016-01-16T12:26:38

    gostava do final fight pq era bastante briga de rua. diferente do street fighter que com o tempo foi virando cavaleiros dos zodíaco com tanto super poderes

  • Cleber Alves
    2016-01-15T18:16:52  

    Nostálgicoooo. Jogava direto no super nes.

    recentes

    populares

    • Cleber Alves
      2016-01-15T18:16:52  

      jogo ate hoje no emulador do play 2 com meu filho show de bola

    recentes

    populares

    • Cleber Alves
      2016-01-15T18:16:52  

      Quem sabia da sequencia de soquinho prum lado e pro outro que paralizava o inimigo?

  • Cristiano Moreira
    2016-01-16T07:58:05

    Me lembro que ganhei um campeonato de final fight lá em Goiânia quando eu rodava o mundo atrás dos melhores

  • Bart Simpson
    2016-01-16T03:53:38

    Eu acho que os melhores jogos de vídeo game foram dessa época. ... final dos anos 80 e início dos 90. Dei sorte de ter vivido essa época.

  • John Carlos
    2016-01-16T00:13:25

    Pô merecia uma versão estilo GTA.

  • Gislei Pimentel
    2016-01-15T22:15:09

    E Final Fight era muito bom na época para jogar ele no fliperama tinha que pegar fila o época boa

  • Julia
    2016-01-15T21:28:51

    +Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

  • Eldemar Silva
    2016-01-15T20:59:56  

    E aquela manha de qundo aparecer o nome capcom ficar segurando select? alguem lembra?

    recentes

    populares

    • Eldemar Silva
      2016-01-15T20:59:56  

      L ,R ,SELECT , START , acessa o modo cheat

  • Linguador
    2016-01-15T18:46:47

    Que bosta! Bem-vindo ao Clube dos virgens que jogavam video game.

  • Marcio Silva
    2016-01-15T16:50:36  

    Eu que sou da geração double dragon!! confesso que esse maguinífico jogo,mudou o estilo dos jogos desse gênero... pra mim esse clássico é o melhor jogo que joguei nos fliperamas... Eu cheguei a zerar o jogo varias vezes com apenas uma ficha... bons tempos!!

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-01-15T16:50:36  

      Eu falava "Doben Dragon" haueiaeuhe curtia Golden Axe tbm (Suvaco de Ouro)

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-01-15T16:50:36  

      Mentira só gosto quando eu conto!

  • Rafael Mota
    2016-01-15T18:11:57

    Hj VC pode matar a saudade no celular.... Só baixar o tiny game.... Lá VC encontra todos esses jogos....street, Cadillac...e outros mais

  • Charles Cardoso
    2016-01-15T17:47:11

    Eu Lembro que eu pedia dinheiro para comprar 100Gr de salgadinho na vendinha, e não comprava nada iria direto para o Fliper jogar kkk, bons tempos ainda bem que um tempo depois, eu consegui comprar um Super-Nintendo.

  • Carlos Fernandes
    2016-01-15T17:19:31

    Prefiro Cadillacs and Dinossaurs

  • Anderson Reis
    2016-01-15T16:53:24

    Faltou falar muitaaaa coisaaa.... O sucesso nos fliperamas. .. sobre os chefoes... Sobre os golpes especiais... Varios personagens foram deixados de fora nessa análise. Muito fraco mesmo.

  • Claudinei Correia
    2016-01-15T13:00:54  

    Ali na capa do jogo para nintendo, parece o frotas vs freddy mercury.

    recentes

    populares

    • Claudinei Correia
      2016-01-15T13:00:54  

      kkkkkkkkkkkkkkk eu ri

    recentes

    populares

    • Claudinei Correia
      2016-01-15T13:00:54  

      HUMMMM gosta do frota é?

  • Brazilian
    2016-01-15T16:16:36

    o doidão de vermelho solta fogo mano kkkkk É NÓIS QUE VOA BRUXÃO!

  • Jefferson Gouvea
    2016-01-15T14:23:48  

    Curiosidades de Final Fight e não fala de Axl? Não fala de Slash? Não fala da semelhança de Haggar com Zangief?? Tá de brincadeira Techtudo... Decepcionante a matéria.

    recentes

    populares

    • Jefferson Gouvea
      2016-01-15T14:23:48  

      Até meu sobrinho q nunca jogou sabe mais da história q esse pessoal ai;

    recentes

    populares

    • Jefferson Gouvea
      2016-01-15T14:23:48  

      Eles não falaram de ninguém na verdade, os chefes de estágio, Andori Jr. o ring, os bônus... lamentável resumir um clássico dessa forma !!!

  • Aldo Santos
    2016-01-15T13:04:40  

    SALVE COM UMA FICHA E ME CHAME ,VOU SER MAIS SUAVE PODE PERDER UMA NO ABIGAIL .QUEM MANJA ?

    recentes

    populares

    • Aldo Santos
      2016-01-15T13:04:40  

      mentiroso;

  • Carllo Guilherme
    2016-01-15T15:21:33

    Tem uma versão de Nintendinho (8 bits) chamada MIGHT FINAL FIGHT era muuuito massa. Era um dos melhores jogos no final da era Nintendo 8 bits.