Educação

29/01/2016 08h00 - Atualizado em 29/01/2016 08h00

Tradutor de libras: 5 programas e sites que podem ajudar a conversar

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

O deficiente auditivo têm a tecnologia como aliada na hora de conseguir se comunicar, já que existem aplicativos e programas que traduzem libras, a linguagem de sinais, para o idioma falado. Reunimos cinco aplicativos que realizam a tradução do português para a libras, facilitando assim a comunicação com pessoas com necessidades especiais.

Como fazer o rascunho do Imposto de Renda no celular

Há opções de aplicativos para dispositivos móveis, extensão para navegador e software para computador. Confira a lista a seguir:

Hand Talk foi eleito o melhor app social do mundo pela ONU (Foto: Divulgação/Hand Talk)Hand Talk foi eleito o melhor app social do mundo pela ONU (Foto: Divulgação/Hand Talk)

Hand Talk

O aplicativo brasileiro Hand Talk, promete ser um grande facilitador da comunicação com pessoas com deficiência auditiva. Eleito o melhor app social do mundo pela ONU e disponível para dispositivos móveis com Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo traduz simultaneamente texto e áudio para a linguagem de sinais. Ele permite implementar o tradutor ao seu site, criando páginas web acessíveis.

Qual o melhor tradutor gratuito? Veja no Fórum do TechTudo.

ProDeaf

ProDeaf é um dos programas de tradução entre português e libras mais conhecidos e utilizados. Ele possui versão web e aplicativos para smartphones e tablets com Android e iOS, realizando a tradução em tempo real. Ele funciona e é capaz de realizar as traduções através de textos escritos e com o reconhecimento de voz. Há também a opção ProDeaf WebLibras, que incorpora um tradutor automático ao seu site.

VLibras

Vlibras realiza tradução em tempo real de português para libras (Foto: Reprodução/VLibras)Vlibras realiza tradução em tempo real de português para libras (Foto: Reprodução/VLibras)

VLibras é um programa brasileiro que realiza o serviço de traduções em tempo real de linguagem de sinais para o português. O serviço está disponível como aplicativo para Android e iOS, em extensão para os navegadores Google Chrome, Safari e Firefox e também em software para Windows e Linux. Ele traduz de forma eficiente textos selecionados em páginas da web para a linguagem brasileira de sinais e promete ser um auxiliador para os deficientes auditivos.

Uni Libras

O aplicativo Uni Libras, disponível para smartphones e tablets com o sistema operacional iOS, funciona como um dicionário português-libras. Ele também permite realizar traduções ao digitar uma palavra na língua portuguesa, que será traduzida para a linguagem brasileira de sinais. Ele suporta fotos, vídeos e também oferece a opção de buscas na Internet, para facilitar ainda mais a comunicação.

Rybená

Rybená é um instituto de inclusão digital em libras e voz, que pertence ao Grupo ICTS e possui um aplicativo próprio com o mesmo nome, disponível para dispositivos móveis com Android ou iOS. Com uma tecnologia totalmente nacional, ele permite realizar traduções de textos e voz de português para libras, facilitando a comunicação com as pessoas com necessidades especiais.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciana Gonçales
    2016-06-07T14:21:12

    Boa tarde. Excelente reportagem!!! É muito importante a divulgação desses aplicativos, que facilitam a comunicação com os surdos. Só uma ressalva, Libras não é Linguagem, e sim uma Lingua. De acordo com a Lei 10436/2002, a Língua Brasileira de Sinais é a forma de comunicação e expressão da comunidade surda no Brasil.