Jogos de estratégia

29/02/2016 06h00 - Atualizado em 29/02/2016 06h00

Lembra de River Raid? Conheça as curiosidades do clássico do Atari

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

River Raid é o precursor de muitos jogos de nave – no Atari, foi o primeiro de tiro com aviões a apresentar terreno, cenário e visual colorido. Recheado de inovação, foi desenvolvido por uma garota e até banido na Alemanha. Conheça essas e outras curiosidades e história bizarras do lendário game na lista abaixo.

Como aproveitar jogos de Atari grátis online no seu PC

- Banido na Alemanha

Popularmente conhecidos no Brasil como “jogos de nave”, os shoot’em up estiveram no auge entre os anos 80 e 90. O jogador controla um avião em River Raid, com a missão de bombardear pontes, explodir navios e derrotas aeronaves inimigas. É evidente que o título se baseava em conflitos reais como a Segunda Guerra Mundial.

Propagandas e cenário de guerra levaram a proibição do jogo na Alemanha (Foto: Reprodução / VintageComputing.com)Propagandas e cenário de guerra levaram a proibição do jogo na Alemanha (Foto: Reprodução / VintageComputing.com)

Por conta da representação do cenário de guerra, que também foi demonstrado na capa do game, River Raid foi banido da Alemanha até, acredite, 2002.

- Zerar, virar, salvar ou terminar?

O ato de vencer completamente os jogos tem diversas denominações. Nos anos 90, era popular chamar de “salvar”, pois muitos enredos faziam referências ao resgate de algum personagem, geralmente mulheres. De 2000 em diante, ficou popular o termo “terminar”. Nos anos 80, o mais comum era “zerar”, pois muitos jogadores do Atari sentiam-se satisfeitos apenas quando “viravam” ou “zeravam” o placar dos games.


Apesar do final de River Raid ser considerado mito pelos jogadores, ele existe. Ao alcançar a pontuação de 9.999, o fim nada amistoso é apresentado. O avião literalmente explode sozinho, conforme mostrado no vídeo acima.

- Carol Shaw, a primeira game designer

River Raid foi imaginado e programado pela game designer Carol Shaw. Formada em Ciências da Computação pela universidade de Berkeley, Carol foi contratada pela Atari em 1978.

Carol Shaw é criadora de River Raid (Foto: Reprodução / VintageComputing.com)Carol Shaw é criadora de River Raid (Foto: Reprodução / VintageComputing.com)

Porém, foi na Activision que a game designer criou River Raid, em 1982. No ambiente de inovação e foco em jogos de ação, ela queria criar um shooter com rolamento vertical que não fosse randômico. Ao utilizar técnicas de programação de alto nível, Carol Shaw criou um game pesado demais para o cartucho do Atari.

- Jogabilidade inovadora

River Raid foi um marco de inovação para a época. O jogo tem diferentes velocidades para controle do avião, e é possível diminuir e acelerar a velocidade, colidir com vários objetos diferentes e abastecer. Parece rudimentar hoje em dia, mas eram muitos elementos e recursos se comparados aos outros jogos da época, em que o jogador era apenas um pontinho na tela.

Jogabilidade com muitos elementos foram um dos destaques do game (Foto: Reprodução / Youtube)Jogabilidade com muitos elementos foram um dos destaques do game (Foto: Reprodução / Youtube)

Além do avião amarelo, havia barcos parados, alguns que se movimentavam aleatoriamente, helicópteros e o avião kamikaze, que cruzava a tela rapidamente. 

- Jogo do ano de 1983

River Raid foi eleito o melhor jogo do ano por diversas revistas. Em 1983 pela InfoWorld, foi chamado de o “videojogo” mais desafiador. Em 1984, a revista The Desert News pontuou: “O mais jogável e divertido game de guerra”.

Lançado depois do natal de 1982, River Raid venceu diversos prêmios em 1983  (Foto: Reprodução / VintageComputing.com)Lançado depois do natal de 1982, River Raid venceu diversos prêmios em 1983 (Foto: Reprodução / VintageComputing.com)

Imagine o jogador, cansado de games com apenas duas ou três cores, soprar o cartucho e colocar River Raid no Atari 2600. Era uma grande surpresa. Também esteve entre os primeiros games a realmente criar a polêmica em torno de haver ou não um final.

- Um dos grandes sucessos da Activision

Hoje, a Activision é conhecida por gigantes como Call of Duty. Porém, a produtora começou como uma modesta empresa que fabricava jogos para a Atari, muitos deles com apenas 4 KB de dados.

Junto com Kaboom, Enduro e Pitfall, River Raid é um dos jogos de maior sucesso da Activision  (Foto: Reprodução / Dot Eaters)Junto com Kaboom, Enduro e Pitfall, River Raid é um dos jogos de maior sucesso da Activision (Foto: Reprodução / Dot Eaters)

River Raid foi um dos jogos que ajudou a Activision a ser o que é hoje. A versão do jogo para Atari 2600 vendeu um milhão de cópias, sem contar cópias não autorizadas e cartuchos com vários jogos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

- Checkpoint

Além do recurso de pausar, novidade para os games da época, River Raid ainda pode ser considerado o pai do Checkpoint. O jogador contava com apenas quatro aviões, as “vidas” do software.

Pontes eram o Checkpoint de River Raid (Foto: Reprodução / Google Play)Pontes eram o Checkpoint de River Raid (Foto: Reprodução / Google Play)

Quando uma ponte era destruída, tornava-se um checkpoint – caso o avião fosse destruído, o game começava imediatamente depois dela. Nos anos 80, o mais comum era recomeçar o jogo do início.

- Geração de terreno em tempo real

A programação do game era genial. Para muitos, os terrenos e desafios do game eram aleatórios, o que não é verdade. O código do game não guarda a sequência do terreno e inimigos, que eram geradas em tempo real, mas de forma linear. O motivo para usar um recurso tão complexo está na limitação do cartucho e do sistema. 

Limitação do Atari 2600 obrigou Caro Shaw a usar técnicas avançadas de programação (Foto: Reprodução / Wikipédia)Limitação do Atari 2600 obrigou Caro Shaw a usar técnicas avançadas de programação (Foto: Reprodução / Wikipédia)

Incluir toda a sequência dos cenários extrapolaria os limites de memória do Atari. Por isso, Carol Shaw criou um loop procedural que gerava o mesmo mundo sempre que o jogo estava em execução. Os movimentos dos inimigos também contavam com um algoritmo aleatório, o que tornou o jogo muito mais desafiador.

- Sequências e remakes

River Raid foi portado para todos os sistemas presentes na década de 80, como Atari 2600, Windows e MSX. Também foram lançadas versões diferentes para Colecovision, Atari 5200, Commodore 64 e Intellivision.


Em 1988, a Activision lançou River Raid II, sequência programa por David Lubar. Com jogabilidade similar, o novo River Raid tinha gráficos melhores, cenários diferentes e dificuldade ainda maior.

- Versão para Android e iOS

Para quem sentir saudade do clássico game, há inúmeros remakes e versões não autorizadas presentes nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Colectânea da Activision permite jogar clássicos do passado em suas versões originais (Foto: Reprodução / Google Play)Colectânea da Activision permite jogar clássicos do passado em suas versões originais (Foto: Reprodução / Google Play)

Caso o desejo de jogar o verdadeiro permaneça, com experiência idêntica e nenhum bit alterado, é possível por meio da coletânea "Activision Anthology", que além de River Raid, contém diversos jogos nostálgicos como Hero, Pitfall! e Enduro.

Qual é o console mais vendido de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Santos
    2017-04-29T00:42:04

    Saudades passei mais 15 fases ganhava banderada de parabéns.. Da 8 as 6 d amanhã jogando kkkkkkkk

  • Tenente Zureta
    2016-03-01T07:07:41  

    Carol Shaw é a cara das mulheres de informática dos anos 80/90 (se bobear ate hj em dia tb): FEIA.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-03-01T07:07:41  

      Pode até ser feia, mas criou um jogo que rendeu milhões de doletas no bolso. E tu? Fez o que da vida? kkkkkk

  • Jackson Paula
    2016-03-01T09:09:59  

    Embora não tenha jogado, pois sou de 88 e comecei na Era Mega Drive / Super Nes, sei da importância desse clássico. E sobre os termos ao terminar um jogo, havia ainda o 'fechar', disseminado pela molecada nos anos 90.

    recentes

    populares

    • Jackson Paula
      2016-03-01T09:09:59  

      "Fechar" e "salvar" só existia em SP. No resto do B sempre foi ZERAR mesmo.

  • Tião Ferreira
    2016-09-01T13:20:35

    Quanto ao termo "salvar", o autor do post se engana, essa gíria só existe em SP. No resto do BR é "ZERAR" mesmo.

  • Pescador Parrudo
    2016-02-29T16:52:03  

    Na boa vcs se divertiam com isso!?.....pela mor né, nao jogo games inferiores ao meu ps4 e xbox one mais, meu primo me chamou pra um X1 no fifa de ps3 eu dei risada da cara dele...kkkk imagina se m convidassem pra joga essa aberracao de river Raider q nem grafico tem direito., pior q tem mto nego hj em dia que compra isso a preço de ouro por nostalgia.....vai entender cada um com as suas loucuras.

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-02-29T16:52:03  

      É, muita gente hoje não tem mais a criatividade e a capacidade no hardware cerebral para enfrentar esses joguinhos que a gente jogava naquela época. São dependentes da alta renderização que já vem mastigada. Os gigabytes foram transferidos do cérebro para o computador. Só criticam porque não nasceram naquela época. Se gabam de uma tecnologia que daqui a 20 anos ou menos será totalmente obsoleta.

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-02-29T16:52:03  

      Esse Pescador Parrudo só deve pescar "trozobas", a julgar pelo que ele fala. Mais um fapador que nunca saiu de seu quarto escuro sob a luz solar, vai pra lá, ator de CREPÚSCULO!!

  • Thiago Paraiso
    2016-03-01T13:07:49

    Tempo bom... Que não voltará...

  • Juliano Beleti
    2016-03-01T10:35:20  

    NOS DIAS DE HOJE SE VC VER UM CARRO VOANDO, E ESSE CARRO FOR SEU, VC VAI SABER O QUE ERA TER UM VIDEO GAME E JOGAR ESSES JOGOS NA EPOCA, E GARANTO PRA VC QUE A CONCORRENCIA DE JOGABILIDADE NA EPOCA ERA A MESMA OU MAIS QUE NOS DIA DE HOJE, GAROTAO DO FUTURO.

    recentes

    populares

    • Juliano Beleti
      2016-03-01T10:35:20  

      Dá ideia não Juliano!!! Isso é um pela saco!!! Namora pelo snapchat... não come ninguém!!!! kkkkk

  • José Santos
    2016-02-29T16:08:20  

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk É isso aí que vocês idosos jogavam? kkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • José Santos
      2016-02-29T16:08:20  

      O gráfico não tem quase nada de diferente do "famoso" Minecraft...

    recentes

    populares

    • José Santos
      2016-02-29T16:08:20  

      Essa geração de minecraft...

  • Roberto
    2016-03-01T09:26:05  

    eu joguei pouco no atari, logo me desfiz dele e comprei o nintenho 8 bits, mais esse jogo era bem legal e tinha o pitfal tambem que era um otimo jogo do atari tambem

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-01T09:26:05  

      *nintendinho *pitfall

  • Charles Mayer
    2016-03-01T09:26:21

    River Raid, Enduro, Pitfall, Keystone Kepper, Frostbitee o glorioso Hero, j untava tudo isso com uns 6 amigos as mães piravam :)

  • Fabio Valle
    2016-03-01T09:24:05

    Viu adulto vocer nao sabe oque significava isso volta pro berçario nenem trocar as fraldinhas ta filhooooooooooooooo

  • Leandro Almeida
    2016-03-01T09:23:37

    Zoava o controle jogando decathlon

  • Rodrigo Lopes
    2016-03-01T09:22:46

    Tenho recorde no Guiness por ter chegado ao fim do River Raid, tambem tenho no Pitfall!, já dei entrevista aqui pra G1

  • Gabriel Paiva
    2016-03-01T09:21:45

    Tive um Atari e hoje tenho Xone, não se compara a diversão. Viva Carol Shaw! Nerdizinhos leite com pera e cab@çudos, reverenciai!

  • Pedro
    2016-03-01T08:57:35  

    época de ouro, passava horas jogando com meu atari imitacao do paraguai com 125 jogos embutidos... essa juventude de hoje em dia nunca vai saber o q é ter uma infancia feliz.... saudades dos anos 80

    recentes

    populares

    • Pedro
      2016-03-01T08:57:35  

      VERDADE!!!

  • Jackson Paula
    2016-03-01T09:16:47

    Embora não tenha jogado, pois sou de 88 e da Era Mega Drive/Super Nes, sei da importância desse clássico. E sobre um termo que usavam ao terminar um jogo, havia ainda o 'fechar', disseminado pela molecada nos anos 90.

  • Proud Mary
    2016-03-01T09:13:39

    Quem lembra de PittFall? E tinha tb um jogo que era um pinguim q saía do iglu e ia pulando nas placas de gelo e tinha q desviar de caranguejos e tudo mais. Época de ouro! Hoje em dia tem muita tecnologia e definição de imagem, mas não tem a emoção e a pureza que tínhamos na infância dos anos 80.

  • Adriano Bandeira
    2016-03-01T09:02:58

    Quero ver zerar é o Freeway! Aquele jogo da galinha que tinha que atravessar a rua! Chegava uma hora que os carros andavam tão rápido que na primeira via (eram 10) o carro já espatifava a coitada! Que tempo bom! kkkk

  • Washington Garcia
    2016-03-01T08:18:13

    Com certeza um dos jogos mais legais e difíceis que existiu. Finalizar??? Impossível!!! Saudades...

  • Leandro
    2016-03-01T08:08:28

    River Raid,Enduro,Policia e Ladrao,Tarzam,entre outros...

  • Leonel Reis
    2016-03-01T07:31:18  

    O duro era "negociar" a única TV da casa...

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2016-03-01T07:31:18  

      Pior ainda quando se criou o mito que estragava a TV.

  • Emerson Araujo
    2016-02-29T20:29:03  

    o pior que os jogos do atary nunca terminavam,ficavam cada vez mais difícil até vc perder kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Emerson Araujo
      2016-02-29T20:29:03  

      Galera, assistam Pixels: O Filme! Faz vermos muitos jogos que jogávamos na nossa infância/adolescência.... muito bom!

  • Mariilma Silveira
    2016-03-01T00:44:37  

    para nós velhos guerreiros de uma geração sadia, esta disponivel para baixar em nossos celulares, adorei poder relembrar minha infancia, obrigada tec por nos lembrar dele

    recentes

    populares

    • Mariilma Silveira
      2016-03-01T00:44:37  

      Pessoal, assistam Pixels: O Filme! Tenho 41 anos e me emocionei... me fez voltar a ser criança... todos os nossos jogos prediletos e quase impossíveis de se zerar...kkkkk...show!

  • Max Hemp
    2016-03-01T05:05:36

    Joguei muito esse jogo e vários outros jogos da atari, quem zerasse esses jogos eram considerados heróis pela gurizada na época.

  • Rogerio Francisco
    2016-03-01T04:08:33

    Daqui a vinte anos a geração futura estará rindo dos tiozinhos que jogavam aquela porcaria de Xbox one e Playstation 4.