Redes sociais

11/02/2016 09h00 - Atualizado em 11/02/2016 09h00

Sete dicas para proteger seu Instagram de trolls e ataques

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Instagram é uma das redes sociais de compartilhamento de fotos mais usadas do mundo e, devido à sua popularidade, é também alvo de muitos criminosos que procuram descobrir informações sobre seus usuários para usá-las contra eles ou até mesmo roubar suas contas.

Sete funções super úteis que você quase não usa no seu Instagram

É recomendado que os usuários da plataforma adotem algumas medidas simples que ajudam a proteger suas contas e evitar que elas sejam roubadas, ou mesmo comprometer o uso de outros serviços. Confira algumas dicas da Kaspersky Antivirus para deixar sua conta do Instagram mais segura:

Medidas simples ajudam a proteger conta no Instagram (Foto: Reprodução/Kaspersky)Medidas simples ajudam a proteger conta no Instagram (Foto: Reprodução/Kaspersky)

1) Tenha uma senha forte

Senhas fáceis de adivinhar são uma das formas mais comuns que criminosos encontram para poder invadir contas de usuários. Por isso, é importante ter uma senha que seja difícil de descobrir e, ao mesmo tempo, fácil de lembrar. A dica é mudá-las com frequência, sem nunca utilizar o mesmo código. Evite também repetir as senhas com outros serviços, uma vez que, se um deles for atacado, suas credenciais podem ser usadas para invadir mais contas.

2) Mantenha sua conta privada

Contas públicas são uma boa forma de conseguir informações sobre usuários que podem ser usadas em vários tipos de golpe. A recomendação é manter sua conta privada, o que faz com que seu conteúdo só seja visualizado pelas pessoas que você quiser. Para fazer isso, confira este tutorial.

3) Cuidado com quem você compartilha informações

O Instagram, assim como o Facebook e muitas outras plataformas, possui um API que permite que serviços de terceiro se conectem à sua conta. Isto representa uma facilidade extra ao usar estes aplicativos, uma vez que não é necessário inserir novamente muitos dados.

Ao mesmo tempo, representa um perigo de segurança, já que este sistema pode possuir alguma vulnerabilidade que torna a conexão insegura. Para aprender a revogar o acesso destes aplicativos, veja este tutorial.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

4) Fique alerta contra robôs

Muitos usuários do Instagram são falsos. Eles são robôs criados para se conectar a perfis, geralmente de pessoas do sexo oposto, simulando interesse romântico, para, na verdade, enviar links nocivos aos usuários. Se alguém estranho lhe adicionou no aplicativo, evite visitar os sites que eles lhe enviam.

5) Recupere sua conta hackeada

Se a sua conta no Instagram começou a exibir comportamentos estranhos, não se preocupe. A rede social possui diversas ferramentas que permitem recuperar o controle de contas. A recomendação é ter certeza que outras pessoas têm acesso ao seu usuário, o que pode ser feito redefinindo a senha e revogando o acesso de aplicativos.

6) Remova a marcação em perfis

Os usuários do Instagram podem marcar uns aos outros em fotos diferentes. Isto pode ser usado por pessoas mal intencionadas para conseguir informações sobre possíveis vítimas. Felizmente, o recurso pode ser desabilitado a qualquer hora por um usuário. Para aprender a fazer isso, veja este tutorial.

7) Apague informações de geolocalização

As fotos postadas no Instagram são acompanhadas de informações de geolocalização que permitem ao aplicativo identificar em que parte do mundo a imagem foi feita. Isto pode ser usado por criminosos para encontrar onde a pessoa vive e diversos outros dados, que podem ser usados depois para localizá-la. Se você quer aprender a usar o recurso de mapeamento do aplicativo, consulte este tutorial.

Como verificar conta no Instagram? Descubra mais funções no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares