Jogos de ação

25/03/2016 07h00 - Atualizado em 08/04/2016 17h12

Confira a lista com os melhores jogos de terror dos anos 2000

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Os anos 2000 foi uma época marcada não só pelo salto gigantesco nos gráficos e jogabilidades dos videogames, mas também por ter acolhido jogos de terror que ainda deixam muitas pessoas assustadas. O TechTudo reuniu alguns dos saudosos jogos que nos fizeram pular da cadeira na década passada, como Dead Space e BioShock. Confira:

The Evil Within, Resident Evil: veja os melhores jogos de terror do PS4 

F.E.A.R.

A proposta de F.E.A.R. era simples, mas incrível: um FPS misturado com elementos de horror. Lançado em 2005 pela Monolith Productions, trouxe uma revolução nos jogos do gênero ao mostrar um protagonista militar altamente treinado, munido de armas e equipamentos avançados, mas que de nada servem quando ele começa a encarar os eventos sobrenaturais que rondam a trama.

F.E.A.R.: jogo misturava elementos de FPS e horror (Foto: Reprodução/Movie Pilot)F.E.A.R.: jogo misturava elementos de FPS e horror (Foto: Reprodução/Movie Pilot)

O título criou uma legião de fãs, cativou a crítica e ganhou o prêmio VGX de Melhor Jogo de Ação de Primeira Pessoa, em que concorria com jogos como Call of Duty 2 e Battlefield 2.

Silent Hill 2

Considerado por muitos o melhor jogo de Silent Hill, o game lançado em 2007 foi desenvolvido pelo estúdio Climax Studios e publicado pela Konami. A narrativa gira em torno de James Sunderland, que recebe uma carta de sua esposa morta – a mulher conta que está viva e o espera em “seu lugar especial”. 

Silent Hill 2: jogo contava história profunda e obscura do protagonista (Foto: Reprodução/Kinja)Silent Hill 2: jogo contava história profunda e obscura do protagonista (Foto: Reprodução/Kinja)

O jogo conquistou o público pela história mais profunda e obscura do protagonista, contada no decorrer da campanha. Além de ter uma das trilhas sonoras mais belas da série, a narrativa é tão fluida que faz o jogador se esquecer que é perseguido por Pyramid Head e outras criaturas.

Dead Space

O grande sucesso da Visceral Games não poderia ficar de fora da nossa lista. O título lançado em 2008 trouxe uma mecânica diferente, trocando casas mal-assombradas e lugares amaldiçoados por corredores estreitos e, algumas vezes, até bem iluminados. Dead Space apresenta Isaac Clarke, engenheiro que necessita fugir de sua nave – toda a tripulação foi infectada, morta e transformada em monstros vorazes. 

Dead Space: jogo apresentava jogabilidade diferenciada e elementos fortes de terror (Foto: Divulgação)Dead Space: jogo apresentava jogabilidade diferenciada e elementos fortes de terror (Foto: Divulgação)

A mecânica do jogo, aliada aos efeitos e trilha sonora, cria uma atmosfera densa. É necessário ter agilidade e sangue frio para enfrentar os diversos inimigos que o game traz.

Siren: Blood Curse

Blood Curse mostra uma equipe de televisão dos EUA que visita a ilha Hanuda para documentar a história de sacrifícios humanos que ocorreram há 30 anos. O game transporta o jogador para a vila rural e é marcado pelos cenários escuros e trilha sonora perturbadora.

Siren: Blood Curse: jogo perturbador transportava o jogados para uma vila rural japonesa (Foto: Reprocução/GameSpot)Siren: Blood Curse: jogo perturbador transportava o jogados para uma vila rural japonesa (Foto: Reprocução/GameSpot)

 A narrativa é mostrada a partir de diferentes personagens na trama, com uma jogabalidade não-linear. O título agradou a crítica e alcançou a nota de 81% no Metacritic e 79% no Game Ranking.

Fatal Frame II: Crimson Butterfly

A franquia Fatal Frame se destacou pela jogabilidade peculiar entre os jogos de sobrevivência. Ao invés de pistolas, amuletos mágicos e poderes especiais, a protagonista do game é uma pessoa comum e tem como única “arma” uma câmera fotográfica. 

Fatal Frame 2: jogo conta a história de duas irmãs que se perdem em bosque (Foto: Reprodução/Writers Cafe)Fatal Frame 2: jogo conta a história de duas irmãs que se perdem em bosque (Foto: Reprodução/Writers Cafe)

Desenvolvido pela Tecmo em 2003, o game mostra duas irmãs gêmeas que se perdem no bosque após seguirem uma borboleta vermelha. O fato mais curioso está nas personagens –enquanto uma das irmãs é rápida e racional, a outra é mais lenta, pois sofreu um acidente na infância que a faz mancar. Com isso, não basta apenas correr e fugir dos fantasmas que aparecem, mas também proteger a irmã e, com a câmera, exorcizar os espíritos.

Bioshock

Embora não seja focado no terror, BioShock é a prova que a desenvolvedora 2K Games é capaz de assustar o jogador. O jogo é focado em um sobrevivente de um acidente aéreo que encontra uma cidade subaquática dominada por inimigos e criaturas bizarras. As cenas de survival horror são protagonizadas pelos seres que vivem em Rapture, que surgem em meio às ruas, corredores mal iluminados e até inesperadas cortinas de fumaça.

Bioshock: embora não foque no gênero horror, game tem cenas assustadoras (Foto: Divulgação)Bioshock: embora não foque no gênero horror, game tem cenas assustadoras (Foto: Divulgação)

O game adquiriu o carinho dos fãs pela jogabilidade polida, belos gráficos e história profunda, que toca em assuntos delicados como ética, ciência e religião. Em consequência do absoluto sucesso, em 2007 BioShock ganhou o prêmio de Melhor Jogo para Xbox 360, Melhor Trilha Sonora Original e Jogo do Ano pela VGX e BAFTA.

Penumbra: Black Plague

O título é uma continuação de Penumbra: Overture, lembrado pelo público por ter uma das melhores físicas realísticas feitas na época. A história gira em torno de Philip, um explorador que deseja saber mais informações sobre o desaparecimento de seu pai.

Penumbra: Black Plague: jogo da Frictional Games possui uma das melhores físicas realísticas da época (Foto: Divulgação)Penumbra: Black Plague: jogo da Frictional Games possui uma das melhores físicas realísticas da época (Foto: Divulgação)

Enquanto desvenda puzzles complexos, o protagonista precisa fugir de inimigos que o caçam pelos corredores e cenários obscuros.

Condemned 2: Bloodshot

A segunda versão do jogo é apresentada de forma mais perturbadora que a edição anterior. Condemned 2: Bloodshot coloca novamente o jogador na pele de Ethan Thomas, policial forense que está em busca de seu parceiro perdido. Lançado em 2008 pela Monolith Productions, o game se caracteriza pela mistura de gêneros e enfatiza o terror ao exibir cenários sombrios, estreitos e muito hostis.

Condemned 2: Bloodshot: jogo é caracterizado por muito sangue, violência e mistura de gêneros (Foto: Reprodução/Behind Games)Condemned 2: Bloodshot: jogo é caracterizado por muito sangue, violência e mistura de gêneros (Foto: Reprodução/Behind Games)

Além da possibilidade de usar praticamente qualquer coisa como arma – canos, garrafas de champagne, espadas medievais e mais –, o sangrento título apresenta uma boa jogabilidade e variedade de inimigos, que vão desde loucos armados até um urso gigante.

Qual o melhor game de terror? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Machado
    2016-03-25T14:06:57  

    Esqueceram de The Suffering prision is Hell (ps2) ,Cold Fear(ps2) , Alone In The Dark Inferno, e Comndened 2 Bloodshot e um titulo legal do ps4 que é The evil whitin

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2016-03-25T14:06:57  

      Caraio, alone in the dark... Clássico

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2016-03-25T14:06:57  

      Alone, aquela hora que o cachorro pulava na gente, eu me assustei e não foi a vez só...kkkk

  • Krystian Mendes
    2016-04-10T01:50:30

    Faltou Doom 3

  • Renato
    2016-03-25T11:33:51  

    Nossa, só jogão, Dead Space é muito loco!!!!!! Mas faltou Resident Evil 4 ai nessa lista! "UM FORASTEIRO!" Demais!

    recentes

    populares

    • Renato
      2016-03-25T11:33:51  

      Camilla entende dos paranauês de RE!

    recentes

    populares

    • Renato
      2016-03-25T11:33:51  

      resident evil 4 , vc eh tipo o rambo contra zumbis , municoes quase infinitas , pra quem jogou o resident evil 1 , que vc tinha que guarda municao no comeco por causa dos hunters e a parte dos macacos ( aaaaaaa os macacos ) , no RE 4 distribui bala pra todo lado , muito facil , ja code veronica esse sim merece todo respeito existentes unico que prestou apos a trilogia inicial , UNICO

  • Cesar Costa
    2016-03-25T16:00:30  

    Nenhum se compara a Resident Evil 2 .Eu morria de medo de entrar no necrotério....

    recentes

    populares

    • Cesar Costa
      2016-03-25T16:00:30  

      Falar que Dead Space assusta chega ser hilário.

    recentes

    populares

    • Cesar Costa
      2016-03-25T16:00:30  

      Ahhhhh vcs são o rambo, né? Eu tenho 29 anos e joguei Dead Space a 2 anos atrás. Para quem joga pela primeira vez e não ficou vendo videos no youtube antes afirmo que assusta sim. Tem partes que Necromorfos saem até dos save points...

  • Jose Campos
    2016-03-26T08:46:31  

    A PHILIPS NÃO É SÉRIA. HÁ VÁRIOS MODELOS DE TV QUE NÃO FUNCIONAM A OPÇÃO SMART TV EM TVS E BLUE RAYS. NÃO COMPREM APARELHOS PHILIPS POIS ESSA FUNÇÃO DEIXA DE FUNCIONAR COM POUCO TEMPO DE USO. TENHO EM CASA TV E BLUE RAY QUE SIMPLESMENTE PARARAM DE ACESSAR O NETFLIX. LIGUEI PARA O SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DA PHILIPS E ME DISSERAM QUE EU TINHA QUE COMPRAR OUTRO EQUIPAMENTO, PORQUE O EQUIPAMENTO QUE COMPREI NÃO ACOMPANHAVA A ATUALIZAÇÃO PARA SMART TV. NÃO COMPREM NADA DA PHILIPS PORQUE TERÃO PREJUÍZO.

    recentes

    populares

    • Jose Campos
      2016-03-26T08:46:31  

      Vei , que que isso tem a ver com o tópico ?

  • Raphael Campos
    2016-03-28T13:30:26

    A trilogia mais fantastica da historia dos games : Dead space . Sem mais . Obrigado.

  • Dono Verdade
    2016-03-25T16:17:17

    SH 2 é bom, mas não acho ele melhor que o primeiro. Eu tinha o Siren de PS2, e pra mim é fácil o jogo mais assustador que já joguei.

  • Badu
    2016-03-26T04:51:44

    Obscure 1 e 2 para PlayStation 2. Poucas pessoas falam desse jogo, mas é muito bom. O legal é que dá pra jogar multiplayer offline.

  • Pescador Parrudo
    2016-03-25T19:28:51  

    Procurando o tal " MEDO" nesses jogos...kkkkkk pela mor né quem se assustava c isso ?.hj em dia os jogos de horror sim dao espanto!

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-03-25T19:28:51  

      vc é burro ou o q ???

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-03-25T19:28:51  

      kkkkkkkk

  • Jefferson Marques
    2016-03-26T01:00:18

    falto o resident evil ,2,3,4,5,6....mais i silent hill origens jogo macabro....parte do sanatoria uuu que susto

  • Letycinha
    2016-03-25T17:27:23

    ;SÓ HOJE ! Ganhe GRÁTIS R$ 100 em notebooks, tvs e consoles ! Digite no goo.gle: cupomdedes conto agregador

  • Jhonis Pessini
    2016-03-25T21:00:24

    CADE O DOOM ?? SEM DOOM, SEM CREDIBILIDADE

  • Maikon Bezerra
    2016-03-25T20:46:04

    fatal frame era muitoooo bom n MINHA OPINIAO o primeiro foi o melhor e nas datas de hoje sao dois que nunca joguei igual ( pt ) e ( outlast ) esse para mim em questao de sustos foi o pior jogo muito bom

  • Hugo Fraga
    2016-03-25T14:01:34

    Fear e muito bom !

  • Fabio Manczak
    2016-03-25T13:20:35

    Silent Hill 2 em 2007?? ta "serto".

  • Edson Lima
    2016-03-25T13:15:47  

    joguei vários desses, mas silent Hill 2 me fazia suar frio

    recentes

    populares

    • Edson Lima
      2016-03-25T13:15:47  

      ah, e o jogo foi lançado em 2001 e não em 2007

  • Lucas Carvalho
    2016-03-25T12:45:58

    Os dois títulos do Amnésia são perturbadores tb

  • Guilherme Asfora
    2016-03-25T12:32:55

    fatal frame o melhor jogo de terror. poderia ser lançado pras novas plataformas!!! Vc jogar ele no escuro, com home theater ligado é a pedida!!!

  • Mateus Medino
    2016-03-25T11:00:12  

    Faltou Nightmare Creatures.

    recentes

    populares

    • Mateus Medino
      2016-03-25T11:00:12  

      Faltou DOOM 3

    recentes

    populares

    • Mateus Medino
      2016-03-25T11:00:12  

      Vc falou tudo Mateus medino