Jogos de RPG

21/03/2016 09h00 - Atualizado em 29/03/2016 10h30

Conheça todos os Pokémon lendários, de Mewtwo até Xerneas

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pokémon começou como uma série de monstros colecionáveis na qual alguns dos mais raros eram considerados “lendários”. Porém, ao longo dos seus 20 anos de existência e vários games, a lista de criaturas raras aumentou, e atualmente comporta mais de 50 deles. Conheça todos os Pokémon lendários que já deram as caras na franquia até hoje.

Pokémon Sun e Moon são os novos jogos da Nintendo para 3DS

Articuno, Zapdos e Moltres

Os três pássaros lendários são os primeiros Pokémon especiais que jogadores encontram na série em Pokémon Red e Pokémon Blue e muitos talvez tenham inadvertidamente derrotado-os sem saber que eles não voltariam. Cada um dos pássaros representa um elemento e uma estação do ano no continente de Kanto. Articuno é o pássaro de gelo do inverno, Zapdos a eletricidade da primavera e Moltres simboliza o fogo do verão.

Da esquerda para a direita, Articuno, Zapdos e Moltres são os pássaros lendários de Pokémon Red & Blue (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Da esquerda para a direita, Articuno, Zapdos e Moltres são os pássaros lendários de Pokémon Red & Blue (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mew e Mewtwo

O primeiro Pokémon lendário, Mew é tão raro que não pode ser capturado normalmente em Pokémon Yellow, Red ou Blue, e era apenas distribuído em eventos da Nintendo ou obtido com a ajuda de truques. Acredita-se que ele possa ter sido a origem de toda a vida no mundo de Pokémon, porém nada realmente foi comprovado.

Da esquerda para a direita, Mewtwo e Mew foram os primeiros lendários especiais dos games Pokémon (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Da esquerda para a direita, Mewtwo e Mew foram os primeiros lendários especiais dos games Pokémon (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Já Mewtwo, mais conhecido pelo seu papel na animação Pokémon: O Filme – Mewtwo contra-ataca, é um clone de Mew criado por cientistas na ilha de Cinnabar, o qual acaba por se revoltar e se refugia em uma caverna em Cerulean, onde pode ser então capturado pelos jogadores.

Entei, Suicune e Raikou

Semelhantes aos pássaros lendários, Entei, Suicune e Raikou são os três cães lendários (ou bestas lendárias) da região de Johto em Pokémon Gold & Silver. Originalmente o trio vivia na Brass Tower, até serem mortos por um raio que atingiu a torre e causou um incêndio. Eles foram então ressuscitados por outro pássaro lendário, Ho-oh, e se tornaram criaturas lendárias por si só. Após serem despertados eles vagam pelo mapa aleatoriamente e cabe ao jogador torcer para encontrá-los quando estiver preparado.

Da esquerda para a direita, os cães lendários Suicune, Entei e Raikou de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Da esquerda para a direita, os cães lendários Suicune, Entei e Raikou de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Ho-oh e Lugia

Pokémon Gold & Silver marcou o início de uma nova tendência para a série, a presença de Pokémon lendários na caixa, com Ho-oh em Gold e Lugia em Silver. Lugia é uma espécie de pokémon guardião dos três pássaros lendários de Pokémon Red & Blue e aparta suas brigas como na animação Pokémon 2000 O Filme: O Poder de Um. Já Ho-oh está em uma busca por um treinador de coração puro e chega a aparecer para Ash, o protagonista no desenho animado de Pokémon, no final do primeiro episódio da série.

Os pássaros Ho-oh em vermelho e Lugia em branco foram os mascotes lendários de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Os pássaros Ho-oh em vermelho e Lugia em branco foram os mascotes lendários de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Celebi

Inicialmente considerado como “O Mew da geração Gold & Silver” pois só podia ser obtido em eventos, Celebi provou-se um tipo diferente de pokémon lendário, um pouco mais simples em objetivo porém ainda poderoso. Ele é um guardião de florestas que procura sempre protegê-las e para isso pode até mesmo viajar no tempo, o que parece um pouco exagerado.

Com uma aura semelhante à de Mew, Celebi foi um dos lendários importantes de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Com uma aura semelhante à de Mew, Celebi foi um dos lendários importantes de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Regirock, Regice, Registeel e Regigigas

O novo trio de lendários em Pokémon Ruby & Sapphire, Regirock, Regice e Registeel, são os “Titãs lendários”, além de contar ainda com um quarto pokémon que os lidera, Regigigas. Estes Pokémon são baseados no famoso “Golem” do folclore hebreu, o que dá a eles uma forma levemente humanoide. Apesar de os três primeiros serem Pokémon de Ruby & Sapphire, Regigigas só aparece mais tarde na série em Pokémon Diamond & Pearl.

Da esquerda para a direita, Regirock, Registeel e Regice, com Regigigas no topo, compõem os titãs lendários de Pokémon Ruby & Sapphire (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Da esquerda para a direita, Regirock, Registeel e Regice, com Regigigas no topo, compõem os titãs lendários de Pokémon Ruby & Sapphire (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Latias e Latios

Diferente da maioria dos Pokémon da lista, não há realmente nenhuma história atrelada a Latios e Latias, eles simplesmente aparecem em Pokémon Ruby & Sapphire sem maiores explicações. O jogador pode escolher qual deles deseja capturar e ao fazer a escolha só poderá obter o outro através de trocas ou eventos. Assim como os cães lendários eles simplesmente vagam pela região até o jogador dar a sorte de encontrá-los.

Latias e Latios eram pokémons raros em Pokémon Ruby & Sapphire, porém sem uma história (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Latias e Latios eram Pokémon raros em Pokémon Ruby & Sapphire, porém sem uma história (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Groudon, Kyogre e Rayquaza

Os Pokémon da capa dessa geração, Groudon estampou a caixa de Pokémon Ruby, enquanto Kyogre ficou em Sapphire, com Rayquaza mais tarde em Pokémon Emerald. Groudon e Kyogre são um pouco mais essenciais na formação do mundo que os lendários vistos até agora. Groudon representa os continentes, Kyogre os oceanos e qualquer dominância de um sobre o outro levaria a haver mais terra ou mais água no planeta. Rayquaza por sua vez é o pokémon lendário que aparta as brigas dos dois.

Groudon e Kyogre perpetuam o molde no qual dois lendários brigam e um terceiro, no caso Rayquaza, precisa apartar o combate em Pokémon Ruby & Sapphire (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Groudon e Kyogre perpetuam o molde no qual dois lendários brigam e um terceiro, no caso Rayquaza, precisa apartar o combate em Pokémon Ruby & Sapphire (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Jirachi

Outro pokémon com aura de “Mew” porém dessa vez da geração Ruby & Sapphire, Jirachi era capaz de realizar o desejo de quem o encontrasse, porém encontrá-lo era bem difícil. Assim como “Mew”, não era possível capturá-lo por conta própria e a forma mais simples de adquiri-lo era através de um disco bônus do game Pokémon Colosseum do Nintendo GameCube.

Com estilo fofo, Jirachi era um lendário que realizava desejos em Pokémon Ruby & Sapphire (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Com estilo fofo, Jirachi era um lendário que realizava desejos em Pokémon Ruby & Sapphire (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Deoxys

Uma espécie de vírus mutante alienígena, Deoxys introduziu um novo conceito em sua geração, o de Pokémon lendários com múltiplas formas. Há 4 tipos de diferentes de Deoxys: o original, normal, apresentado em Pokémon Ruby & Sapphire, sua forma ofensiva em Pokémon Fire Red, outro defensivo em Pokémon Leaf Green e por último uma versão voltada para a velocidade em Pokémon Emerald. Com o tempo essa ideia foi aplicada também a outros lendários, até mesmo em alguns mais antigos, como Mewtwo.

Deoxys foi o primeiro pokémon lendário com várias formas através de Pokémon Ruby & Sapphire, Fire Red, Leag Freen e Emerald (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Deoxys foi o primeiro pokémon lendário com várias formas através de Pokémon Ruby & Sapphire, Fire Red, Leag Freen e Emerald (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Uxie, Mesprit e Azelf

O trio de lendários guardiões dos lagos do continente de Sinnoh em Pokémon Diamond & Pearl: Uxie, Mesprit e Azelf está ligado a um segundo trio que aparece logo abaixo: Dialga, Palkia e Giratina, por serem supostamente capazes de domá-los. Uxie representa a sabedoria, Mesprit se baseia no poder das emoções e Azelf seria a força de vontade. Tanto este trio quanto o abaixo teriam sido criados por “Arceus”.

Os pokémons lendários Uxie (amarelo), Azelf (azul) e Mesprit (rosa) agitam as coisas em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Os Pokémon lendários Uxie (amarelo), Azelf (azul) e Mesprit (rosa) agitam as coisas em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Dialga, Palkia e Giratina

Os mascotes da capa da vez, Dialga, Palkia e Giratina, dão um passo adiante em matéria de poder no universo de Pokémon. Dialga representa o tempo, Palkia seria o espaço e Giratina a antimatéria, o que garante a eles o apelido de “Trio da Criação”, gerados por Arceus assim que o universo foi criado.

Tempo e espaço se enfrentam com os lendários Dialga e Palkia de Pokémon Diamond & Pearl aos olhares de Giratina (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Tempo e espaço se enfrentam com os lendários Dialga e Palkia de Pokémon Diamond & Pearl aos olhares de Giratina (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Cresselia e Darkai

Baseados na Lua, os Pokémon lendários Cresselia e Darkai simbolizam fases diferentes da mesma em Diamond & Pearl. Cresselia traz uma aura positiva ao representar a Lua crescente, cheia de possibilidades e brilho. Já Darkrai é uma criatura sombria pois encarna o lado misterioso da Lua durante a Lua nova, a qual traz as noites mais escuras. Estranhamente não há outros Pokémon que representem a Lua cheia ou minguante.

Os lendários Cresselia e Darkrai representam fases da lua em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Os lendários Cresselia e Darkrai representam fases da lua em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Manaphy e Phione

Aqui temos um caso curioso com Manaphy, o guardião dos mares. Um pokémon lendário bem raro, Manaphy pode ser obtido na série paralela Pokémon Ranger e depois passado para Diamond & Pearl. Porém, a parte estranha é que ele pode ser cruzado com um Ditto para dar origem a Phione, uma espécie de pré-evolução de Manaphy. Para complicar ainda mais, a própria Pokémon Company não tem uma resposta oficial se Phione é um pokémon lendário ou não, com respostas que se contradizem às vezes.

O lendário Manaphy e sua pré-evolução Phione são bem raros em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)O lendário Manaphy e sua pré-evolução Phione são bem raros em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Heatran

Ao considerar a importância de Heatran, é estranho imaginar o quanto ele fica em segundo plano em Pokémon Diamond & Pearl. Ele representa o núcleo do planeta Terra e é tão velho quanto o “Trio da Criação”, porém simplesmente não ganhou muito destaque nem nos jogos nem na série animada. Ele possui uma particularidade no entanto, já que é o único pokémon lendário que pode ser encontrado em diferentes gêneros, macho ou fêmea.

Heatran é um pokémon lendário deixado um pouco de lado em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Heatran é um pokémon lendário deixado um pouco de lado em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Shaymin

Um pokémon um pouco curioso, Shaymin tem uma aura semelhante a “Celebi” por se envolver com a natureza e ser conhecido por purificar locais e trazer a eles vegetação. O mais interessante sobre este lendário no entanto é que ele possui duas formas, uma terrestre e outra voadora, a qual pode ser ativada com o item Gracidea Flower. Não se trata de uma evolução, mas de uma forma alternativa, algo incomum no jogo. Shaymin ainda volta para sua forma terrestre durante a noite ou ao ser depositado em um PC.

Shaymin deu início a uma geração de lendários que podem se transformar em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Shaymin deu início a uma geração de lendários que podem se transformar em Pokémon Diamond & Pearl (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Arceus

Simplesmente o criador de tudo, Arceus é como um Deus no universo de Pokémon. Assim que ele nasceu, Arceus criou tudo a sua volta, como tempo e espaço, e deixou o “Trio da Criação” encarregado de cuidar disso. Curiosamente havia uma forma de capturar Arceus planejada para Pokémon Diamond & Pearl, porém a Nintendo nunca a lançou por achá-la complicada demais e apenas o distribuiu em raras ocasiões em eventos especiais.

Conhecido como o criador de todo o universo em Pokémon Diamond & Pearl, Arceus é o maior lendário de toda a série (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Conhecido como o criador de todo o universo em Pokémon Diamond & Pearl, Arceus é o maior lendário de toda a série (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Victini

Mais uma vez um “Mew” de uma nova geração, Victini é o primeiro lendário de Pokémon Black & White. O monstrinho é a personificação da vitória e diz a lenda que um treinador que o possua nunca poderia perder, apesar de isso não acontecer no jogo. Suas grandes orelhas propositalmente formam um “V” da vitória como principal característica física.

Victini é um lendário que traz a vitória para quem o captura em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Victini é um lendário que traz a vitória para quem o captura em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Cobalion, Terrakion, Virizion e Keldeo

O grupo “Espadas da Justiça” é uma espécie de “Três Moqueteiros” no universo de Pokémon, e assim como acontece na história de D’Artagnan, eles são na verdade 4 integrantes. Cobalion, Terrakion, Virizion e o caçula Keldeo defendem Pokémon e seus habitats sem medo de atacar humanos se necessário. Uma curiosidade é que todos eles aprendem um golpe especial chamado “Sacred Sword” no qual utilizam seus chifres como se fossem espadas.

As Espadas da Justiça, da direita para a esquerda: Terrakion, Cobalion, Virizion e Keldeo no topo, são fortes lendários de Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)As Espadas da Justiça, da direita para a esquerda: Terrakion, Cobalion, Virizion e Keldeo no topo, são fortes lendários de Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Tornadus, Thundurus e Landorus

O novo trio de Pokémon lendários em Pokémon Black & White é baseado em deuses japoneses e por isso aparecem em cima de nuvens. Tornadus seria o deus do vento, Thundurus representa o deus do trovão e Landorus baseado na deusa da fertilidade. Eles ganharam novas formas em Pokémon Black & white 2, semelhante ao que acontece com Shaymin.

Tornadus, Thundurus e Landorus são pokémons lendários baseados em deuses japoneses, o que lhes dá imponência em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Tornadus, Thundurus e Landorus são Pokémon lendários baseados em deuses japoneses, o que lhes dá imponência em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Zekrom, Reshiram e Kyurem

Conhecidos como o “Trio do Tao”, Zekrom e Reshiram são os monstros da capa de Pokémon Black & White, personificações do Yin-Yang, com Zekrom como a escuridão e Reshiram como a luz. No entanto há também Kyurem, que é a ausência de ambos, o qual introduziu mais uma novidade interessante para a franquia. É possível fundi-lo com Zekrom e Reshiram para criar Black Kyurem e White Kyurem, respectivamente, em um processo reversível. As fusões por sua vez foram as capas das sequências Pokémon Black 2 & White 2.

Zekrom, Reshiram e Kyurem também lançaram moda em Pokémon Black & White com lendários que poderiam se fundir (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Zekrom, Reshiram e Kyurem também lançaram moda em Pokémon Black & White com lendários que poderiam se fundir (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Meloetta

Após tantos Pokémon lendários com papéis importantes, Meloetta traz uma função mais modesta, porém também em duas formas que representam o ritmo. Em sua primeira forma, conhecida como Aria, ela representa a música com longos cabelos de partitura, enquanto na segunda forma, Pirouette, ela representa a dança e sua “saia” sobe um pouco. É possível ainda notar que várias partes deste pokémon são feitas com notas musicais.

Com duas formas diferentes, Meloetta é o pokémon lendário da música e da dança em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Com duas formas diferentes, Meloetta é o pokémon lendário da música e da dança em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Genesect

Há algumas particularidades em Genesect que o tornam um lendário um pouco incomum. Para começar, ele é o único dos lendários do tipo “Inseto”, algo bastante raro na série. Porém o mais bizarro é como ele chegou à forma que aparece no game. Genesect existiu originalmente há mais de 300 milhões de anos e sua versão atual é na verdade um fóssil. No entanto, a organização Team Plasma tentou ainda colocar implantes cibernéticos nele, o que gerou uma criatura realmente única entre os lendários.

Genesect teve uma trajetória bem conturbada até se tornar um lendário em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Genesect teve uma trajetória bem conturbada até se tornar um lendário em Pokémon Black & White (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Xerneas, Yveltal e Zygarde

Os Pokémon lendários das capas de Pokémon X e Pokémon Y, Xerneas e Yveltal não partilham apenas as iniciais com os games, seus corpos também têm detalhes nos formatos de X e Y. Xerneas representa a vida e pode tornar uma pessoa imortal, enquanto Yveltal representa a destruição e pode sugar a força vital de qualquer criatura a sua volta. Assim como acontece com outros lendários, Zygarde, que surge em muitas formas, é capaz de anular os poderes dos outros dois, mas nunca houve um game Pokémon Z para estampá-lo na capa.

Da esquerda para a direita, Xerneas, Zygarde e Yveltal são os lendarios principais de Pokémon X & Y (Foto: Reprodução/YouTube)Da esquerda para a direita, Xerneas, Zygarde e Yveltal são os lendarios principais de Pokémon X & Y (Foto: Reprodução/YouTube)

Diancie

A existência de Diancie vazou na internet muito antes do pokémon ser anunciado oficialmente devido a um hacker que encontrou códigos em Pokémon X & Y que apontavam para Diancie, Hoopa e Volcanion. Este pokémon lendário do novo tipo fada e pedra é na verdade uma mutação do pokémon Carbink, porém com a capacidade de criar diamantes, o que o torna a única criatura capaz de aprender o golpe Diamond Storm. Diance conta ainda com uma mega evolução bem vistosa.

Diancie teve informações liberadas na internet antes de ser anunciado como lendário para Pokémon X & Y (Foto: Reprodução/Chuing)Diancie teve informações liberadas na internet antes de ser anunciado como lendário para Pokémon X & Y (Foto: Reprodução/Chuing)

Hoopa

Um pokémon lendário inspirado nos clássicos gênios da lâmpada, Hoopa conta com duas formas com muitos outros, porém com uma particularidade. Ao usar o item Prison Bottle, sua forma normal chamada de Confined Hoopa, se torna o poderoso Unbound Hoopa durante 3 dias, após os quais ele retornará a sua forma normal.

Hoopa é um lendário que possui uma forma alternativa bastante poderosa em Pokémon X & Y (Foto: Reprodução/YouTube)Hoopa é um lendário que possui uma forma alternativa bastante poderosa em Pokémon X & Y (Foto: Reprodução/YouTube)

Volcanion e Magearna

Ainda não acessíveis nos games, Volcanion e Mageama já foram anunciados oficialmente, porém não há como adquiri-los. Volcanion está nos códigos de Pokémon X & Y como um raro pokémon lendário do tipo Fogo / Água ao mesmo tempo. Já Magearna é uma espécie de pokémon robô criado há 500 anos por humanos, porém seu código não consta nos games anteriores e deverá aparecer apenas nos novos Pokémon Sun e Pokémon Moon.

Os mais novos lendários Volcanion e Magearna estarão no próximo filme de Pokémon com alguma ligação ainda não explicada (Foto: Reprodução/Vooks)Os mais novos lendários Volcanion e Magearna estarão no próximo filme de Pokémon com alguma ligação ainda não explicada (Foto: Reprodução/Vooks)

Pokémon X & Y atendeu as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Rezende
    2018-09-21T15:59:18

    Cara, namoral, até o Deoxys tava de boa, aceito até o trio da criação + o Arceus, mas depois disso virou bagunça e sem graça demais.

  • Felipe Puchta
    2016-11-02T17:17:42  

    e o zoroark

    recentes

    populares

    • Felipe Puchta
      2016-11-02T17:17:42  

      unown

    recentes

    populares

    • Felipe Puchta
      2016-11-02T17:17:42  

      Solgaleo, Lunala?

  • Carlos Freitas
    2016-11-22T23:50:32

    Cadê o heracross e o mightyena

  • Rafael Vaz
    2016-07-13T09:24:27

    Os três pássaros, Mew, Mewtwo, Os três cachorros, Latios e Latias, Rayquaza Kyogre e Groudon e Celebi, já era lendário o suficiente... Talvez Arceus ou Dialga e Palkia, mas não esse tanto que tem hj...

  • Sergio Filho
    2016-08-17T01:53:27

    Quando esse artigo foi feito ainda não tinha Pokémon XYZ , mas agora pode se dizer q n falta mais o Zygarde no título

  • Enzo Ramos
    2016-08-13T15:33:22

    por mim parava no pokemon gold and silver e colocava o trio da criação e o arceus, pronto, esses sim eu considero lendários!

  • Fernando Sousa
    2016-03-22T09:57:24  

    Quanto pokemon lendário SEM SENTIDO MEU DEUS! Prefiro os 150 iniciais, devia ter parado ali, mas a fome por dinheiro é insaciável.

    recentes

    populares

    • Fernando Sousa
      2016-03-22T09:57:24  

      eles ja nem fizeram direito latios e latias...para mim parava neles.

    recentes

    populares

    • Fernando Sousa
      2016-03-22T09:57:24  

      Cadê o Lucario =(

  • Haroldo Sampaio
    2016-03-21T13:28:06  

    É por isso que parei de gostar de pokemon. Deviam ter parado nos 150. No máximo no Silver e Gold.

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-03-21T13:28:06  

      Pois é...Só nessa lista dá para contar 56 lendários. Tão lendários que já ficou normal.

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-03-21T13:28:06  

      Tem mais pokemon lendário do que normal, e vários sem sentido nenhum.

  • Emerson Aran
    2016-03-21T16:33:20

    Gostei da matéria e tals, mas pelo que sei a história de Raikou, Entei e Suicune está errada. Se eu estiver equivocado desculpe